21 de fevereiro de 2020

Franca

EDUCAÇÃO

Rede estadual dobra número de escolas de ensino integral

A partir de 2020 aproximadamente 4,5 mil estudantes frequentarão oito escolas com Programa de Ensino Integral na cidade

Franca 15/09/2019 - Repórter: Carolina Ribeiro
Foto de: Dirceu Garcia/Comércio da Franca
O dirigente regional de Ensino, Marcos Antônio Pereira do Amaral, afirma que a previsão é que até 2022 metade das escolas sejam integrais
Seguindo a tendência adotada pela Secretaria Estadual da Educação em todo o Estado de São Paulo a Diretoria de Ensino de Franca também ampliará o número de unidades que oferecem o PEI (Programa de Ensino Integral). Atualmente 2,2 mil alunos já usufruem do ensino integral. Em 2020 este número dobrará e será de 4,5 mil. A expectativa é que até 2022 metade das escolas da rede estadual sejam integrais.

Até este ano quatro unidades - “Ângelo Scarabucci”, “Prof. Ângelo Gosuen”, “Prof. Antônio Fachada” e “Jerônimo Barbosa Sandoval” - contavam com o ensino integral. A partir de 2020 a oferta dobrará e as escolas “Profª Ana Maria Junqueira”, “Profª Carmem Munhoz Coelho”, “Profª Laura de Mello Franco” e “Prof. Pedro Nunes Rocha” também serão integrais.

No ensino integral os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui preparação para o mundo do trabalho, orientação de estudos, experiências práticas de ciências, tutoria personalizada com um professor, além dos clubes juvenis, em que os alunos se auto organizam de acordo com seus temas de interesse como jogos e até estudo para vestibulares. A carga horária é de até nove horas e meia - na rede regular a jornada é de cinco horas.

“Acredito muito no ensino integral e nos benefícios que ele proporciona. Os alunos, além das atividades curriculares normais, ainda aprendem tecnologia, projeto de vida e tem as disciplinas eletivas”, disse o dirigente regional de Ensino, Marcos Antônio Pereira do Amaral, o Diretor Marcos.

Em Franca a primeira escola a contar com o ensino integral foi “Ângelo Scarabucci”. E, de acordo com o dirigente de ensino, os resultados em provas como o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), vestibulares e exames como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) têm demonstrado a efetividade do projeto.

Outra vantagem do modelo apontada pelo dirigente de ensino é que ele permite que os professores atuem em regime de dedicação integral a uma escola, com mais tempo para estudo e preparação de aula e recebam por isso uma gratificação de 75% no salário-base.

Rematrículas na rede estadual seguem até dia 23 
 
Todos os pais e responsáveis por alunos já matriculados na rede estadual devem realizar um cadastro na rematrícula dos seus filhos. O prazo vence no próximo dia 23 de setembro e é obrigatório.
 
Além da opção de comparecer diretamente na unidade de ensino em que o aluno estuda, os responsáveis podem ainda realizar as rematrículas por meio do aplicativo Minha Escola SP e pela Secretaria Escolar Digital (sed.educacao.sp.gov.br). É preciso apresentar comprovante de residência, email, e documento de identidade e CPF.
 
O dirigente regional de Ensino, Marcos Antônio Pereira do Amaral, o Diretor Marcos, afirmou que os pais não precisam se preocupar que os filhos sejam transferidos de unidade após a apresentação dos comprovantes de residência. Todos os alunos seguem em suas atuais escolas, a não ser em casas de pedido de transferências feitos pelos próprios responsáveis.
 
A inscrição para os estudantes de outras redes (vindos de outros estados, rede particular ou que tenham abandonado a escola em algum momento) vai ocorrer entre os dias 1º e 31 de outubro.
 

 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • LILIANE CRISTINA PULHEIS
    15/09/2019
    Este sim é um GESTOR DEVERIA SE PREFEITO DE NOSSA CIDADE
  • Ronaldo
    15/09/2019 1 Curtiu
    Muito significativa esta conquista! Tirar as crianças das ruas e oferecer ensino fundamental e básico de boa qualidade é preparar nossos filhos para um futuro melhor!!!
  • sonia maria ribeiro
    16/09/2019
    meus filhos estuda integral , e muito bom
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

25°
20°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: