21 de fevereiro de 2020

Franca

REFORMA

Detentos pintam escolas estaduais em Franca

Parceria entre a Diretoria Regional de Ensino e a Penitenciária resultará em melhorias em dez escolas até o fim deste ano

Franca 20/09/2019 - Repórter: Carolina Ribeiro
Foto de: William Borges/Comércio da Franca
Escola Estadual “Adelmo Francisco da Silva” foi a primeira a ser pintada por detentos em Franca
Desde o mês passado, detentos da Penitenciária de Franca fazem parte de uma parceria com a Diretoria Regional de Ensino que resultará na pintura externa de dez escolas estaduais, sendo nove em Franca e uma em Ribeirão Corrente, até o fim deste ano. Os materiais para as melhorias foram comprados através de verba da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e a mão de obra é feita pelos presos com autorização prévia da Justiça.

“Recebemos a verba para pintar 18 escolas, mas sem a verba para a mão de obra. Assim a parceria com a Penitenciária para que o serviço fosse efetuado pelos detentos foi muito boa. Eles serão responsáveis pela pintura em dez destas escolas”, explicou o dirigente regional de Ensino, Marcos Antônio Pereira do Amaral, sobre o início da parceria. “Minha expectativa é que futuramente possamos ampliar a parceria e estender também, por exemplo, para o serviço de jardinagem nas escolas.”

“A diretora da escola Adelmo Francisco da Silva nos procurou para saber se seria possível os detentos ajudarem na pintura da unidade. Logo depois, a Diretoria de Ensino abraçou a ideia e sugeriu fazermos mais unidades. Com tudo organizado buscamos autorização na Justiça e começamos”, disse o diretor da Penitenciária, Válter Moretto.

A cada três dias de trabalho nas escolas os presos têm a remição de um dia na pena. Inicialmente 12 detentos participavam do projeto e agora cinco seguem realizando a pintura das escolas. Para a escolha entre os detentos, sendo todos voluntários, foram analisados quesitos como bom comportamento e experiência profissional na área (pintor, pedreiro ou ajudantes em obras).

Os presos trabalham normalmente de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com uma hora de almoço. A locomoção e alimentação dos detentos nas escolas são fornecidas pela própria Penitenciária. Além disso, durante todo o tempo eles são acompanhados por dois agentes de segurança da penitenciária.

A primeira escola que recebeu as melhorias foi a “Adelmo Francisco da Silva”, no Residencial São Domingos. Posteriormente serão feitas as outras nove escolas, sendo uma delas a “Nene Lourenço”, em Ribeirão Corrente, e as escolas, em ordem alfabética e não de execução das pinturas: “Prof. Agostinho Lima de Vilhena”, “Prof. Dr. Assuero Quadri Prestes”, “Profª. Helena Cury de Tacca”, “Prof. Israel Niceus Moreira”, “Profª. Lina Picchioni Rocha”, “Profª. Lydia Rocha Alves”, “Profª. Maria do Carmo Silva Ferreira” e “Profª. Stella da Matta Ambrósio”. Todas terão o lado externo completamente pintados.

“O voluntariado mostra muito sobre este preso e sobre o que ele quer. Estamos falando de pessoas que são muitas vezes discriminados e este trabalho ajudar a dignificar eles o que é muito bom. Além disso, este trabalho voluntário faz diferença para a escola, para os alunos e para a própria sociedade na qual ela está inserida”, finalizou o diretor da Penitenciária.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • LILIANE CRISTINA PULHEIS
    21/09/2019 1 Curtiu
    Esse homem ti há que ser prefeito de nossa cidade
  • WALDEMAR BORGES DE MORAES FILHO
    21/09/2019
    Aqui vai um simples comentário, Parabéns a todos que tiveram esta brilhante idéia. Primeiro porque as escolas terão uma aparência mais bonita. Segundo e principalmente, voces estão usando uma mão que estaria ociosa, sem o que fazer e na maioria das vezes fazenda algo que não agradasse a ninguém. Por este motivo parabenizo mais uma vez por esta iniciativa a todos os envolvidos neste projeto. e sugiro que façam chegar a toda comunidade, para que esta pratica se tornasse habitual em todas as cidades do Brasil. P A R A B É N S.
  • Maria Affonso
    21/09/2019
    Parabenizo governo Doria, pois é tendo que uma nação só prospera através da produtividade. Mão de obra ociosa, sendo utilizada em prol da comunidade. Parabéns a todos envolvidos.
  • Gomes
    21/09/2019
    Ótimo trabalho dos presos,e bom incentivo das instituições do governo estadual e municipal. Isso já tinha de ser pensando a mto tmp,tem muitas coisas q o governo poderia fazer pelos presos para eles pagarem suas penas com trabalho. As vezes esse pessoal tem mais vontade de trabalhar doque muitos q estão nessas repartições publicas.
  • Luiz Carlos
    21/09/2019
    Até que enfim uma luz no fim do túnel a sociedade agradece isso não é penalizar e crimilazar o preso pois da diguinidade e uma grande chance de quem veio a cometer um delito e a nós ter o retorno do dinheiro dos nossos impostos de.volta principalmente no investimento em educação parabéns a quem teve está iniciativa
  • Aldo Azevedo
    21/09/2019
    É muito bom, essa iniciativa do governo, assim eles sentem útil,e adquiri autoestima, tem muitos presos com talento, seria bom que também contratação de outras áreas, como por exemplo; tapar buracos, fazer muros dos terrenos abandonados e também limpeza nas praças que estão uma vergonha!
  • Angela Donizete paixão
    21/09/2019
    Agradeço quem teve está ideia e pra os sedento leva vantagem também que cada vez mais temos e volição quero vazer um pedido de puderem os policiais rondas escolares tem crianças que não estuda na escola e fica batendo nos alunos na porta e um policial na entrada dentro das escolas também pois os professores não estão dando conta fiquei com pena obrigada se der uma atenção
  • elisabete candido da silva tardivo
    21/09/2019
    Gostaria de parabenizar pela brilhante ideia , Só não estou de acordo de a cada 3 dias trabalhados os presos tem a remição de 1 dia na pena, Já que é uma iniciativa voluntária ... Já fiz vários trabalhos voluntários e nem por isso tive redução em impostos ou diminuiu meu tempo de contribuição para aposentadoria .
  • Edson
    22/09/2019
    Muito bom
  • Boa iniciativa, porém é necessário muita cautela, pois na escola estão os nossos filhos.
    22/09/2019
    Esta é uma boa iniciativa, porém não podemos esquecer que na escola estão os nossos filhos.
  • Gustavo Fernandes calandria
    22/09/2019
    Ótima atitude em fim uma atitude para melhora do nosso prefeito
  • Alcioni
    23/09/2019
    Parabéns.escolas escolas com aparencias como merecem e uma mova oportunidade para aqueles que estão ajudando! Muito bom mesmo!Bem pensado!
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

25°
20°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: