21 de fevereiro de 2020

Opinião

Há dez anos

Era para ser apenas durante um mês para substituir uma articulista que teve que se ausentar.

Opinião 20/09/2019 -
Era para ser apenas durante um mês para substituir uma articulista que teve que se ausentar. O convite foi feito pelo Luiz Neto, então Editor de Opinião deste Comércio. O primeiro texto (e esse a gente nunca esquece), foi publicado em 22 de setembro de 2009, com o título “sorte ou profissionalismo”. Naquela oportunidade o foco foi o treinador Dunga que havia completado cem dias no comando da Seleção Brasileira de Futebol, colhendo ótimos resultados.

Aquilo que era para ser transitório, completará, amanhã, dez anos ininterruptos. No início a coluna semanal era publicada às quintas-feiras, depois, com o novo formato do jornal, migrou para os sábados.

Confesso que nesta década que se passou conquistei vários amigos. Certamente agradei e desagradei muitos. Esse é o risco e a missão de quem escreve.

Procurei tratar de variados temas: esporte, literatura, direito de expressão, política, comportamento, campo e ecologia, saúde, direito e justiça, defesa do consumidor, quotidiano, ética, música, viagens, casos e causos, educação, pessoas queridas, algumas que foram para o “sombra indefinida” e, ainda, registrei momentos inesquecíveis, como o nascimento do meu neto Benício.

Foram mais de quatrocentos e oitenta textos escritos com a liberdade de expressão que a linha editorial do Jornal me concedeu.

Pude ainda externar o meu afeto pela minha Cássia e seu provo. Também pela minha Franca e seu povo, pois sou filho adotivo desta “terra das três colinas”. Em 2016, graças à generosidade do amigo e professor Everton de Paula, que fez a seleção dos textos aqui publicados, pude editar o meu Livro “Cartas aos Amigos”.

Derradeiramente registro o meu agradecimento à direção do GCN e o faço nas pessoas da D. Sônia e do Júnior. Ao Luiz Neto, à Joelma Ospedal, todos os funcionários, colaboradores, articulistas deste Comércio, ao Dr. Marco Aurélio, meu colega de escritório, à minha esposa Simone que sempre lê os meus textos antes de publicá-los, fazendo sugestões e aos leitores. Saibam que sempre procurei ser fiel aos meus princípios e às minhas convicções, porém evitando ferir suscetibilidade.

 

Setímio Salerno Miguel
Advogado Empresarial e Professor da Faculdade de Direito de Franca 


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais José Geraldo Segantin

CLIMA EM FRANCA

25°
20°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: