21 de janeiro de 2020

Opinião

Termômetro eleitoral

A um ano das próximas eleições municipais, mudanças de peças no tabuleiro movimentaram o jogo de xadrez da política local durante a semana.

Opinião 05/10/2019 -
A um ano das próximas eleições municipais, mudanças de peças no tabuleiro movimentaram o jogo de xadrez da política local durante a semana. As alterações impactam diretamente três possíveis candidatos à cadeira hoje ocupada por Gilson de Souza (DEM).
 
Na terça-feira, dia 1º, a empresária Flávia Lancha anunciou que havia deixado o Novo, partido onde havia se filiado em maio. Ela ainda não decidiu para onde ir. O PTB, do vereador Pastor Otávio e aliado à deputada Graciela Ambrósio (PL), escancarou as portas para Flávia. Ela também recebeu uma ligação de Gilberto Kassab, líder nacional do PSD. A ponte foi feita pelo presidente do diretório municipal do PSD, Corrêa Neves Jr, que em recente café já havia convidado Flávia a ingressar no partido. Um encontro em São Paulo deve acontecer nos próximos dias.
 
No dia seguinte, quando os bastidores políticos ainda tentavam absorver a saída de Flávia do Novo, outro movimento esquentou ainda mais a pré-campanha: Incomodados com a chegada de Alexandre Ferreira ao MDB, filiados de peso anunciaram uma debandada do partido.
 
Entre os que saíram, estão o ex-delegado seccional, Marcelo Caleiro, e o também delegado Daniel Paulo Radaeli, que é o chefe do Centro de Inteligência da Polícia Civil. Ambos vão se filiar no PSDB, de Adermis Marini. Marcelão deverá ser o principal puxador de votos a vereador pelo PSDB. Outro que deve sair do MDB na janela que se abrirá em março é Carlinhos da Farmácia. É provável que o vereador vá para o PL de Graciela Ambrósio.

CALENDÁRIO
Não é preciso pressa para o futuro candidato decidir em qual partido se filiar. Com a minirreforma eleitoral de 2017, não é preciso mais estar ligado a algum partido com um ano de antecedência. As eleições serão realizadas no dia 4 de outubro de 2020. O candidato tem que estar filiado seis meses antes, ou seja, 4 de abril. Até lá, muita água ainda passará debaixo da ponte.
 
Opção de esquerda
O Psol anunciou na sexta-feira que terá candidato próprio à Prefeitura de Franca. Na verdade, será uma candidata: A educadora e ativista Marília Angélica Martins.
 
Empoderamento
É possivel que a disputa pela Prefeitura de Franca tenha três mulheres candidatas. Além de Flávia Lancha e Marília Angélica, a advogada Cristiany Castro também pretende lançar seu nome. Atualmente, ela está no PL, de Graciela Ambrósio, mas avalia convites de outros partidos
 
Será que a Najila vem?
A seguir, informação sobre o Ministério Público. Mas, calma políticos, não é preciso se preocupar: nesta terça-feira, a Escola Superior do MP promoverá um ciclo de palestras sobre Violência Doméstica e Família em Franca. As palestrantes serão Estefânia Ferrazzini Paulin e Fabíola Sucasas Negrão Covas. Para quem não está ligando o nome à pessoa, Estefânia foi uma das promotoras que atuaram no caso de Neymar/Najila.
 
Marido da Sandy e Júnior
O músico Lucas Lima será uma das atrações da FamCafé, que será realizada de 8 a 10 de outubro no hotel Dan Inn em Franca.
 
Hotel
O prefeito Gilson de Souza renovou por mais um ano, até setembro de 2020, o contrato de aluguel de imóvel localizado na avenida Hélio Palermo. É a ampla casa onde funciona o Centro Pop, destinado a receber moradores de rua. O aluguel custa R$ 7 mil por mês. 
 
Planejamento estratégico
Esperto é o prefeito que instalou wi-fi “di grátis” nas unidades de saúde para a população se distrair enquanto aguarda horas para ser atendida.
 
Valeu, doutora
Escrevi em maio que me estranhava o silêncio dos vereadores, prefeito e deputados sobre a paralisação nas obras do novo sistema de captação de água no rio Sapucaí-Mirim. A obra, avaliada em R$ 160 milhões e vendida com a promessa de garantir o abastecimento por 40 anos, deveria ter sido entregue em 2014. A deputada Graciela entrou no caso e forçou a Sabesp a acionar a Justiça para dar continuidade às obras.

SAUDADES DO GILMAR
Quando vejo as ruas tomadas por buracos, me lembro de quando Franca foi administrada pelo PT....
 

Edson Arantes
Jornalista
edson@comerciodafranca.com.br



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Edson Arantes

CLIMA EM FRANCA

28°
19°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: