03 de julho de 2020

Opinião

Dia das Crianças

Com a chegada da primavera, que é o tempo de renovação, da vida, consigo trás o mês de outubro e não teria início mais representativo

Opinião 11/10/2019 -
Com a chegada da primavera, que é o tempo de renovação, da vida, consigo trás o mês de outubro e não teria início mais representativo de toda mudança que trás a primavera, comemorar o dia da criança em tal período. Visto que a criança, quando bem direcionada, é a esperança da humanidade em buscar mudanças, buscando através da educação uma sociedade menos violenta, com mais saúde, educação, garantias mínimas no trabalho, nas relações sociais, na velhice etc.

Nessa data comemorativa, não gostaríamos de dar somente brinquedos como presentes, mas simultaneamente queríamos poder deixar como legado para as gerações futuras principalmente bons exemplos, poder lhes transmitir como patrimônio águas limpas dos mares, rios, lagos, pequenos cursos d’água etc. Igualmente gostaríamos de deixar a eles ar puro, alimentos saudáveis e descontaminados, uma natureza que pudesse novamente, por si só, manter seus ciclos naturais como sempre foi. Que pudéssemos presenteá-los com a possibilidade de usufruírem toda evolução tecnológica, sem a necessidade de ter-se que fazer campanhas para arrecadação de dinheiro para aquisição de medicamentos e utilização de equipamentos médicos que atualmente custam fortunas que na maioria das vezes tratam em grande parte de impostos e lucros inseridos que estão nos custos.

Formarmos os cidadãos do futuro é o maior presente que podemos conceder às crianças, passando a eles que todos os cidadãos são iguais perante a lei, pois é ela que garante a todos os indivíduos sem distinção, direitos e deveres, devido ao fato de ser um conjunto de regras obrigatórias que assegura a convivência social graças ao estabelecimento de limites à ação de cada um de seus membros. E a educação é a ferramenta principal para darmos de presente às crianças uma vida social em condições de atender as suas necessidades. A educação constitui-se o processo pelo qual o ser humano adquiri conhecimentos e desenvolve sua capacidade intelectual, sua sensibilidade afetiva e suas habilidades. A educação reflete o momento histórico e a cultura em que está inserida. Não pode haver educação desvinculada das motivações concretas e dos objetivos de uma determinada sociedade.

Enfim, em meio a tantos presentes que nossa geração poderia dar às crianças do futuro, em nossa opinião, não poderia faltar o presente de acreditar em nossas instituições, principalmente de que a lei e a justiça serão aplicadas corretamente e sem nenhum privilégio. Que nossas autoridades políticas e seus respectivos quadros de servidores irão buscar constantemente a melhora de vida e os interesses públicos, utilizando bem todos os recursos disponíveis.

 

Toninho Menezes
Advogado e Professor Universitário
toninhomenezes16@gmail.com


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Toninho Menezes

CLIMA EM FRANCA

26°
12°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: