02 de junho de 2020

Crianças

Desastre ecológico no Brasil

O petróleo derramado no oceano chegou ao litoral do Brasil há dois meses e já atingiu cerca de cem praias do Nordeste, matou animais

Crianças 02/11/2019 -
O petróleo derramado no oceano chegou ao litoral do Brasil há dois meses e já atingiu cerca de cem praias do Nordeste, matou animais e afastou os turistas assustados
Em menos de dois meses, o derramamento de petróleo no Nordeste já atingiu quase cem locais. Matou animais. Prejudicou os negócios dos pescadores, das pessoas que vendem produtos nas praias, dos que vivem do turismo. Pode ter causado danos à saúde das pessoas que entraram em contato com a massa tóxica.

Até ontem, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, mais conhecido como Ibama, havia registrado a presença de óleo em 249 pontos, 92 municípios, nove estados do Nordeste. O material preto e viscoso, parecido com piche, se espalhou até agora por uma faixa de 2.500 km. É a maior área brasileira já afetada por uma catástrofe do tipo.

As primeiras manchas apareceram na Paraíba e em Sergipe no final do mês de agosto e chamaram a atenção dos moradores do litoral. Depois se espalharam para outros lugares. Em ao menos cem dos locais afetados, o óleo foi retirado por populares, mas a maré dos dias seguintes trouxe mais petróleo para a areia.

O derramamento causou danos a ecossistemas da região. O Ibama registrou dezenas de animais atingidos, dos quais muitos morreram. E recolheu preventivamente mais de 2.800 filhotes de tartaruga da Bahia e de Sergipe. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade afirmou que 14 unidades de conservação de espécies vegetais foram afetadas. Atividades que dependem do mar, como a pesca, também sofreram danos.

Quem é o culpado?
Até o momento existem ao menos quatro laudos indicando que o petróleo cru encontrado nas praias do Nordeste tem origem venezuelana. A Petrobras, segundo a Marinha, chegou à conclusão de que o petróleo vem de três campos diferentes da Venezuela. Mas ainda não se sabe quem é o responsável pelo desastre, qual navio deixou vazar uma quantidade tão grande de petróleo no mar.

É crime
O que está acontecendo nas praias brasileiras é considerado crime. Um crime ambiental. Por isso temos trazido ao Clubinho matérias que levem as crianças a pensar como o planeta está sendo maltratado. Nas cidades há poluição de todo tipo, desde o combustível dos carros a lixões degradados. Em muitas casas também há descuido nas formas de separar e acondicionar o lixo doméstico, deixar vasilhas com água parada, não arejar cômodos. Centenas de rios em nosso país recebem impressionante quantidade de lixo, além de esgoto. Então, temos de começar do zero. E a partir de um comportamento pessoal, ajudar a mudar a face do planeta Terra.
   



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Clubinho

CLIMA EM FRANCA

26°
17°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: