09 de agosto de 2020

Franca

CONFUSÃO

CPFL corta 'gatos' em condomínio de chácaras e revolta moradores

Donos de imóveis no Condomínio Bela Vista alegam que ligações foram feitas pela operadora

Franca 02/11/2019 - Kaique Castro, especial para o GCN
Foto de: Dirceu Garcia/Comércio da Franca
Moradores do condomínio Bela Vista protestam com a chegada de técnicos da CPFL
Uma ação de regularização da CPFL acabou em confusão no Condomínio Bela Vista, nas margens da Rodovia João Traficante, que liga Franca a Ibiraci (MG), no último dia 17 de outubro. Os moradores se revoltaram com funcionários da empresa que foram até o local para desligar transformadores que, segundo a responsável pelo fornecimento de energia na cidade, foram colocados irregularmente no bairro. Inconformadas, cerca de 50 pessoas tentaram impedir a retirada e a Polícia foi acionada. No fim foram desligados 46 “gatos” que estavam ligados na fiação.

“Deixamos ligados os transformadores daquelas pessoas que de alguma forma tinham contas e nos apresentaram. Esse foi o acordo que fizemos, pois estamos investigando como isso foi possível e quem de fato realizou essas ligações, mesmo sem a apresentação da documentação necessária”, explicou o gerente de operação de campo da CPFL, Fabiano Denardi. “Desta forma, desligamos a energia de 46 pessoas que puxavam a energia diretamente das casas regulares perante a CPFL e realizavam o famoso ‘gato’”, completou.

O problema com o fornecimento de energia no bairro começou há alguns anos, mas a situação se agravou desde o ano passado. Notando possíveis irregularidades no local, a CPFL deu início a uma investigação e em uma das etapas para a regularização da situação está o desligamento de todos os “gatos”.

Revoltados com a ação, parte dos moradores, que alegam estar regulares, apresentando inclusive contas de energia, interditaram as ruas do condomínio e evitaram por algum tempo a saída dos caminhões da CPFL. “ Naquele local tem pessoas que estão regulares, que tem a escritura tudo certinho. A nossa vontade é ligar todo mundo, mas eles precisam estar regulares perante a Prefeitura e os órgãos ambientais para ligarmos todos os pontos. Vamos discutir internamente e com a Prefeitura a melhor maneira para regularizar essa situação.”, disse Denardi.

Em nota, a CPFL informou que essas operações de inspeção têm como objetivo coibir a prática ilegal que, segundo a empresa, causa o encarecimento das tarifas para todos os clientes da distribuidora, pioram a qualidade do fornecimento de energia e colocam em risco a vida da população.

Além disso, disse que a distribuidora reforça que as iniciativas de combate a irregularidades estão dentro da norma e cumprem com a resolução normativa nº 414/2010 da ANEEL, bem como disponibiliza todas as informações corretas e necessárias por meio dos seus canais de atendimento.

A empresa restabeleceu algumas ligações na última semana, mas uma rua do condomínio, onde a CPFL retirou todas as ligações irregulares, continua gerando discussão.
 



COMENTÁRIOS

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  • Lúcia Helena Giolo
    03/11/2019
    Há controvérsias.
  • Jose
    04/11/2019
    Regularizar o que na prefeitura.????o que tem isso a ver....povo complicado...
  • Samuel
    04/11/2019
    A verdade não e essa!!!
  • Ronaldo Araújo
    04/11/2019
    \"Gatos\"??? Não é bem essa a definição do que acontecia ali. Todos os usuários possuíam medidores, todos procuraram a CPFL para fazer a ligação. No nosso caso fomos atendidos dentro da CPFL, temos até mesmo o protocolo de atendimento, a pessoa que atendeu encaminhou para a atendente fazer o cadastro. Após fazer o pedido eles foram lá e instalaram o transformador e o medidor. Fomos ainda duas vezes na empresa reclamar que a conta não estava vindo, a atendente olhou o cadastro e disse que estava correto, que a conta logo viria.
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