19 de setembro de 2020

Opinião

Educação dos filhos

Os Luminares espirituais, fonte do conteúdo da obra basilar do Espiritismo, esclarecem (questões 695 e 696) que o casamento

Opinião 07/12/2019

Os Luminares espirituais, fonte do conteúdo da obra basilar do Espiritismo, esclarecem (questões 695 e 696) que o casamento representa um avanço na escalada evolutiva da sociedade humana. A abolição dessa marca do progresso da civilização, segundo eles, representaria o retorno à infância da humanidade.

A educação dos filhos é a tarefa natural mais importante que compete aos pais. A propósito da incumbência, tão séria quanto negligenciada, o psicopedagogo Léo Fraiman, no seu livro A Síndrome do Imperador, vem apresentando, sobre o tema, argumentação reconhecidamente convincente e válida.

Fundamentado em casos dignos de referência, o mestre da USP enfatiza a educação e a socialização dos filhos como inafastável obrigação paterna, lamentando, por sua vez, que seja comum pais delegá-las aos funcionários domésticos, à TV, às escolinhas, às escolas, às más companhias... O resultado não poderia ser pior: violência, suicídio, loucura, droga e tudo que municia o mórbido intercâmbio mídia-público, ambos ávidos de notícias ruins.

Nós, pais, jamais poderíamos abandonar a nossa sublime tarefa. Claro que a escola deve complementar a têmpera da forja doméstica no caráter dos alunos. Entretanto, é indispensável que a família seja o local do diálogo, da troca de experiências, do aprendizado moral, do respeito, dos sentimentos de fraternidade e, sobretudo, da vivência do amor, com base nos princípios cristãos. O contrário será a má semente a impor colheita de angustiosos desastres familiares.

Felipe Salomão
Bacharel em Ciências Sociais, dir.Inst. de Divulgação Espírita de Franca
 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Artigos

CLIMA EM FRANCA

33°
22°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2300
    Sorteio: 09, 21, 37, 39, 43, 54 Data: 17/09/2020
  • Quina: 5369
    Sorteio: 08, 41, 70, 72, 80 Data: 18/09/2020