17 de janeiro de 2020

Franca

PERIGO

Falta de segurança marca novo horário no comércio

Comerciantes e clientes se ressentem da falta de iluminação e de policiamento mais ostensivo nas ruas do Centro da cidade

Franca 08/12/2019 - Repórter: Higor Goulart
Foto de: Tiago Brandão/Comércio da Franca
Servidor da prefeitura instala decoração em árvore do Centro: apesar de lojas já estarem abrindo até mais tarde, iluminação especial de Natal ainda não foi inaugurada pela prefeitura
Durante o fim de ano, por conta do Natal, as lojas do Centro adotam um horário ampliado de funcionamento. Em vez de fechar às 18h, como habitual, os lojistas passam a ficar abertos até as 22h. No entanto, quem comparece à região, nota que o número de lojas que adotou este horário está abaixo do esperado.

Levantamento do Comércio no Centro mostra que a grande maioria das lojas ampliou o horário de funcionamento, mas não até as 22h, como previsto. Muitos têm fechado as portas mais cedo. Alguns explicam que não foi adotado o tempo integral por conta da sensação de falta de segurança. Uma comerciante, que preferiu não se identificar, conta que por “não termos a iluminação, as lojas não chamam a atenção. Além disso, fica muito perigoso. Segundo um policial, houve cinco ocorrências de furto/roubo nestes últimos dias.”

Muitos lojistas acabam ficando inseguros. A consultora de vendas Célia Rodrigues, que trabalha em uma ótica, explica que por atender até as 22h, seria fundamental um maior aparato policial. “O local fica muito feio e está deixando muito a desejar. Sem falar que estamos precisando da ronda policial. Estamos inseguros aqui no calçadão.”

Outro a solicitar as rondas foi o gerente da Junques Calçados, Gabriel Moscardini. Ele contou que o apoio policial nos anos anteriores foi maior. “Nos fins de ano anteriores, tínhamos aqueles policiais que ficavam a paisana. E é necessário que neste ano, também coloquem as rondas.”

Além dos comerciantes, os consumidores que frequentam o Centro também têm notado a falta de policiamento. Em denúncia ao programa Hora da Verdade, da Rádio Difusora, uma ouvinte relatou que apenas “perto da igreja ficam alguns policiais, mas até certo horário. Depois vão embora. A praça está abandonada. Em todos os aspectos. Além disso, presenciamos uma cena, onde um monte de bandidinhos (sic) chegaram para roubar mesmo. Então fomos embora.”

Apesar de ligações e e-mail encaminhados à Polícia Militar, até o fechamento desta matéria não houve resposta. 

SURPRESA

A Prefeitura de Franca acionou na noite deste sábado, 7, de surpresa e sem prévio aviso, a iluminação de Natal no Centro de Franca. Nos últimos dias várias equipes se desdobraram para fazer o trabalho. Em tons azuis a árvore gigante é o grande destaque.

Várias árvores naturais na praça Nossa Senhora da Conceição também tiveram seus galhos iluminados.

A iluminação aconteceu após uma semana de horário especial nas lojas da região. Desde a última segunda-feira, o comércio está aberto até as 22 horas.

Além da iluminação o Centro também conta com a casinha do Papai Noel e diversos brinquedos e atrações.


 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

25°
17°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: