12 de agosto de 2020

Opinião

Futebol e violência!

Todos nós sabemos o quanto o futebol é apaixonante! Porém a última rodada do campeonato brasileiro de 2019

Opinião 13/12/2019 -
Todos nós sabemos o quanto o futebol é apaixonante! Porém a última rodada do campeonato brasileiro de 2019 nos mostrou um desfecho melancólico, quando torcedores do Cruzeiro, não aceitando o rebaixamento de sua equipe para a série B, promoveu “quebra-quebra”, violência e vandalismo. A verdade que nos parece é a de que ainda não estamos preparados para estabelecer e viver em um padrão de convivência civilizada, seja no ambiente esportivo, em shows, manifestações etc.

As cenas de violência na rodada final entre Cruzeiro e Palmeiras ficaram bem marcadas, mas não podemos nos esquecer que durante todo o campeonato tivemos espetáculos de violência em todas as rodadas. Apenas para relembrar, podemos citar: os torcedores flamenguistas e botafoguenses, que trocaram socos e pontapés por ocasião do jogo do dia 7/11 no Engenhão; os torcedores do Fluminense, que invadiram o centro de treinamento do clube em setembro; do Palmeiras, que perseguiram companheiros por motivos fúteis; em 10/11, Atleticanos e Cruzeirenses atiraram objetos entre si em um caso gritante de injúria racial; dentre outros que poderiam ser aqui citados. Para nós que amamos o futebol, o campeonato de 2019 será lembrado como mais um ano em que todas as torcidas perderam. Se por um lado as mortes nos estádios diminuíram, por outro a violência só tem aumentado. o que afasta as pessoas de bem de freqüentarem os espetáculos esportivos.

O mais grave é que os locais de violência esportiva não se restringem aos estádios, pois segundo pesquisas mais de 90% dos conflitos ocorrem fora dos estádios, nas proximidades, nos metrôs, nos ônibus, nos centros de treinamentos. Além de várias ocorrências de hostilidade a atletas em seus momentos de folga com a família etc.

Enfim, dessa forma cada dia mais os verdadeiros torcedores se afastam dos estádios, pois os grupos agressivos confundem o que seja adversário e inimigo e competição com agressão. E a maioria dos violentos não são adequadamente punidos, continuando a delinqüir!

Dispensa de licitação

O Plenário do Senado aprovou no último dia 11 a proposta que permite a dispensa. Para nós, operadores do direito, havia a necessidade de se colocar um ponto final em tal questão, bastando a comprovação de notória especialização.

Muitos de nós que operamos na área pública, ficávamos inseguros em ser contratados, pois poderia nos trazer problemas e em processo licitatório de menor preço nem sempre o mais qualificado se sagrava vencedor da licitação.


Toninho Menezes
Advogado e Professor Universitário
toninhomenezes16@gmail.com
 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Toninho Menezes

CLIMA EM FRANCA

29°
19°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2288
    Sorteio: 02, 26, 35, 39, 40, 56 Data: 11/08/2020
  • Quina: 5337
    Sorteio: 11, 23, 38, 51, 68 Data: 11/08/2020