23 de fevereiro de 2020

Opinião

Farra dos ingressos

O prefeito Gilson de Souza (DEM) tem umas ideias interessantes. Conseguir emplacar Franca como uma das sedes da tradicional Copa São Paulo

Opinião 11/01/2020 -
O prefeito Gilson de Souza (DEM) tem umas ideias interessantes. Conseguir emplacar Franca como uma das sedes da tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior foi uma das boas sacadas.
 
A Copinha, que está em sua 51ª edição, é considerada a maior competição do futebol de base de todo o País e já revelou craques como Neymar e Gabriel Jesus. Lançado pelo Ituano, Gabriel Martinelli é hoje uma das estrelas do Arsenal, da Inglaterra. 
 
Franca sedia os jogos pelo terceiro ano seguido. É uma chance de o torcedor poder assistir a jogos de seu time do coração, mesmo sendo a equipe júnior, sem ter que sair da cidade e de graça. Em 2018, o Santos mandou seus jogos no Lanchão.
 
Este ano, a grande atração é o Corinthians, que tem a segunda maior torcida do Brasil, atrás apenas do Flamengo. Não precisava ser muito inteligente para saber que os jogos iriam despertar o interesse de milhares de torcedores de Franca e da região. 
 
Bom de ideias, nem tanto de execução, o governo de Gilson não se programou para facilitar a vida dos torcedores. Embora a entrada no estádio seja gratuita, ficou decidido que os interessados teriam que retirar o convite antecipadamente.
 
Foi quando uma atração, que deveria ser um grande barato, se transformou em várzea. A Prefeitura e a direção da Francana decidiram, inicialmente, que os convites deveriam ser retirados no estádio e em dois bares. Juro que não entendi o critério. Em seguida, e sem a devida divulgação, até centro comunitário se tornou ponto de entrega.
 
Sem controle eficaz na distribuição, os ingressos se esgotaram rapidamente, foram parar nas mãos de cambistas e aliados, e irritaram os torcedores que não conseguiram acesso. Gilson pode não ter sido o único culpado, mas erra e atrai todas as críticas ao permitir a farra de ingressos. Entregar centenas de convites para diretor de escola de samba, como aconteceu, é pedir para apanhar. 
 
 
Novo fiasco
A campanha eleitoral começará só em agosto. Mas, me arrisco a dizer que a frustração ficará por conta do Novo. Com regras internas complexas, que estabelecem até processo seletivo para aprovar candidaturas, o partido enfrenta dificuldades para atrair filiados. Após sofrer perdas de impacto, como foi a saída da empresária Flávia Lancha, o Novo sofreu outro revés de novo. Durante a semana, o diretório estadual reprovou o nome do candidato a prefeito apresentado pela direção local, que está sem saber o que fazer. A participação nas eleições é incerta. Dia 16, os filiados de Franca vão se reunir para buscar alternativas.

Sob nova direção
O servidor público Paulo Henrique de Faria Pereira foi nomeado pelo presidente Pastor Palamoni (PSB) para a função gratificada de diretor-geral da Câmara. Ele assume o cargo que foi ocupado nos últimos dois anos pelo também servidor Ivan Calil Filho. Paulo é Analista Legislativo concursado e atua no gabinete do vereador Claudinei da Rocha (PSB).
 
Sucessão municipal
O diretório municipal do Patriota está se organizando e buscando novos filiados para disputar as eleições de outubro. O partido pretende lançar chapa completa de candidatos a vereador e também espera disputar a cadeira de prefeito. O engenheiro Ismar Tavares, que ocupou o cargo de secretário de Serviços e Meio Ambiente nos governos de Sidnei Rocha e Alexandre Ferreira, é cotado para ser o candidato a prefeito.
 
Trânsito
A Prefeitura espera iniciar ainda este mês obras no cruzamento das avenidas Presidente Vargas e Dom Pedro próximo ao prédio do MP e do Cemitério Santo Agostinho. O canteiro será eliminado e as guias alinhadas. O local também ganhará semáforos. O objetivo será melhorar o fluxo de veículos e reduzir acidentes. A Emdef receberá R$ 134,6 mil para fazer o serviço.
 

Edson Arantes
Jornalista
edson@comerciodafranca.com.br
 


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Edson Arantes

CLIMA EM FRANCA

26°
19°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: