17 de janeiro de 2020

Franca

ESTRAGOS

Balanço: córregos voltam a sofrer estragos com tempestade

Com a forte chuva durante esse último domingo, 12, os estragos na cidade começaram a aparecer.

Franca 4 dias atrás - Repórter: Higor Goulart
Foto de: Dirceu Garcia/Comércio da Franca
Para consertar os estragos, equipes da Prefeitura foram enviadas para os locais já no domingo.
Com a forte chuva durante esse último domingo, 12, os estragos na cidade começaram a aparecer. Nas imediações dos córregos, tanto o dos Bagres, quanto o Cubatão, é possível encontrar deslizes de terra e também blocos de concreto. Ainda assim, os maiores estragos foram duas passarelas arrastadas nas avenidas Antônio Barbosa Filho e Hélio Palermo. Nesta última, parte da barragem do córrego foi arrancada com a força da chuva, próximo a churrascaria Top Grill.

Para consertar os estragos, equipes da Prefeitura foram enviadas para os locais já no domingo. Durante a manhã desta segunda-feira, 13, os destroços das pontes já foram retirados e uma equipe efetua o reparo na barragem de concreto levada.

Segundo o secretário de Serviços e Meio Ambiente, Adriano Tosta, o serviço de limpeza nas bocas-de-lobo é realizado de forma constante. No entanto, é importante que a população se conscientize e não jogue lixo nos locais. "Foi verificado nessa última chuva, a presença de muitas sacolas plásticas, garrafas pet, restos de poda, brinquedos quebrados. Essas coisas acabam entupindo as bocas-de-lobo."

Em sua página no Facebook, o Prefeito Gílson de Souza mostrou estar acompanhando os danos causados pela chuva e os reparos que estão sendo feitos. “A chuva é abençoada, mas traz consequências”, publicou.

BURACOS

Além desses danos próximos aos córregos, buracos tampados recentemente voltaram a aparecer. Um exemplo disso está na rua Professora Noêmia Marta Bordignon com a Ismael Alonso Y Alonso. Segundo uma moradora do local, o buraco apareceu ainda na chuva de fevereiro, no último ano, e logo após houve serviço um serviço de reparo. No entanto, ele acabou retornando com essa última chuva.

CÂMARA MUNICIPAL

A Câmara Municipal foi outro local a sofrer com a forte chuva. Parte do forro do plenário, onde ficam os vereadores, acabou caindo. O cenário nesta segunda-feira, 13, pela manhã, era de destruição.

O desabamento deixou assustados os funcionários do Legislativo. O presidente da Casa, Pastor Sérgio Palamoni, convocou a imprensa e autoridades para falar sobre o caso, no começo da tarde desta segunda. Além disso, a Defesa Civil foi acionada para saber se há mais riscos de acidentes no prédio. 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Darsio Batista
    4 dias atrás 1 Curtiu
    Sejamos claros. Não coloque a culpa na natureza. Não existe solução para esse problema de transbordamento dos córregos do Bagres e do Cubatão, ao menos do ponto de vista financeiro. Pagamos o preço de políticas urbanas equivocadas que privilegiaram os interesses dos grupos imobiliários. Áreas de várzeas, que normalmente sofrem inundações durante o período chuvoso, foram invadidas por construções e avenidas. Os divisores de água e as vertentes foram quase que completamente impermeabilizados com asfalto e cimento, provocando grandes escoamentos de água que, rapidamente são despejados nas calhas dos rios. Se tais políticas favoreceram o faturamento dos negócios imobiliários, agora a conta está sendo colocada nos bolsos de todos nós contribuintes, pois são os nossos impostos que pagam pelas ações paliativas para contornar os estragos provocados por um problema que não tem solução.
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

25°
17°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: