22 de setembro de 2020

Nossas Letras

O céu

...e daí, de repente, algo me assombra. a cidade se esparrama nos horizontes, e eu vi tudo - ao norte, sul, leste e oeste.

Nossas Letras 18/01/2020

...e daí, de repente, algo me assombra. a cidade se esparrama nos horizontes, e eu vi tudo - ao norte, sul, leste e oeste. plana, ela, sem verticalidades, dois metros acima do chão. e eu vi. tudo. olhei para cima e o céu abobada, azul, inteiro azul, inverno em marrakech. penso em são paulo, lá em marrakech. em são paulo se veem faixas de céu, corredores de prédios e, ao final ...uma nesga de céu. pedaço de azul em meio ao cinza, ao marrom, um túnel de edifícios e uma fresta de céu. o céu não existe em são paulo. sombrio, nublado? como é o céu em são paulo? em marrakech o céu é o céu, imensamente, quase cai o céu na cabeça. podemos tocar o céu? casas são casas: eu vejo abobadar o céu. o céu, em marrakech, se espalha: espacial e temporal. O céu dura. dura muito. em são paulo o céu é intermitente. aparece/some/ aparece/ some, o céu em são paulo é existencialmente listrado. em marrakech, o céu curva, cobre tudo, é véu veludoso o céu invernal de marrakech. cá o céu é estreito, onde está o céu em são paulo? faz diferença olhar o céu e adivinhá-lo? olho para cima, vejo um pedaço negro negro, à noite. em marrakech o céu me acompanha, o céu me cobre, está acima, eu sei/eu sinto, ele existe prá longe, pro fim de onde vejo, prá lá de onde vejo, pra lá de marrakech vai o céu. meu olhar vai junto, elástico olhar, esticado horizonte. distante, espaçoso, duradouro, o céu continua, eu continuo meu olhar, eu continuo... em são paulo o céu partido, o céu me escapa, meu olhar estaca, eu estaco. faz diferença para minha dimensão humana ter céu, contar com sua presença?

Above us only sky.
 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Textos

CLIMA EM FRANCA

25°
17°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2301
    Sorteio: 17, 18, 35, 36, 47, 52 Data: 19/09/2020
  • Quina: 5371
    Sorteio: 02, 22, 37, 59, 77 Data: 21/09/2020