22 de fevereiro de 2020

Franca

PROBLEMÃO

Prefeitura erra e aumenta valor do IPTU de cerca de 2 mil imóveis

Os bairros mais afetados foram: o Parque dos Pinhais, Vicente Leporace, Imperador, Éden e Aeroporto.

Franca 23/01/2020 - Repórter: N. Fradique
Foto de:
Ouvinte do programa
A Prefeitura de Franca errou na inserção de dados de alguns imóveis aumentando o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) além do índice inflacionário de 2,55%. Foram entregues na cidade 164.461 carnês do imposto de 2020. Pelo menos dois mil imóveis estão com valores acima do índice.

O vencimento com 10% de desconto à vista vence nesta sexta-feira, 24. “Não podemos mudar a data de vencimento. Aqueles contribuintes que sempre preferem pagar com o desconto à vista podem fazer o pagamento normal. Se eles estiverem entre os que precisam de revisão, serão ressarcidos”, explicou Tânia Bertholino, secretária de finanças da Prefeitura, em entrevista nesta quinta-feira, 23, no programa “Hora da Verdade”, da Difusora.

A secretária informou que o erro foi humano e que a questão será devidamente apurada pela unidade de Auditoria e Controle Interno. “O erro aconteceu em maio de 2019. Acho que o servidor não errou por má fé, mas tudo será esclarecido”, disse Tânia. Um sindicância interna foi aberta para apurar o ocorrido.

Os bairros mais afetados foram: o Parque dos Pinhais, Vicente Leporace, Imperador, Éden e Aeroporto.

A Prefeitura pede que os contribuintes que têm dúvidas podem procurar a Central de Atendimento da Prefeitura e pedir a revisão dos valores.

A Central de Atendimento fica à Rua Frederico Moura, 1.517, Cidade Nova. Os requerimentos poderão ser feitos também, através do site da Prefeitura, www.franca.sp.gov.br, portal E-SIC, ou ainda através do e-mail sefin@franca.sp.gov.br.

“Realmente tem que registrar aqui. Eu preciso documentar. Não é uma coisa comum. É muito sério”, disse Tânia.

VEJA A NOTA DA PREFEIUTRA:

A Prefeitura Municipal de Franca, através da Secretaria de Finanças, comunica que os Correios concluíram nesta semana a entrega dos 164.461 carnês de IPTU exercício de 2020 e, após verificar que alguns contribuintes apresentaram dúvidas ou não concordam com o valor do IPTU 2020, vem, através desta nota, prestar os seguintes esclarecimentos:

Mediante levantamentos preliminares junto ao Sistema de Cadastro Imobiliário, verificamos que houve inserção equivocada de dados de alguns imóveis, por erro humano, o que elevou a categoria do imóvel e consequentemente o valor do IPTU além do índice inflacionário de 2,55%.

Diante disto, pedimos a todos os contribuintes que se sentirem prejudicados que procurem a Central de Atendimento da
Prefeitura à Rua Frederico Moura, 1.517, Cidade Nova, munidos do carnê de IPTU e protocolem pedido de revisão.

Os requerimentos poderão ser feitos também, através do site da Prefeitura, www.franca.sp.gov.br, portal E-SIC, ou ainda através do e-mail sefin@franca.sp.gov.br.
A Secretaria de Finanças reforça que a questão será devidamente apurada pela unidade de Auditoria e Controle Interno e esclarecerá a todos da melhor maneira possível.

Franca-SP, 22 de janeiro de 2020.
Tânia Bertholino
Secretária de Finanças 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • fernando
    23/01/2020
    vai que cola ne ....
  • Anderson
    23/01/2020
    Errou mesmo? Ou será q foi manipulado?
  • Carlos
    24/01/2020
    GOLPE SUJO A prefeitura nunca erra a favor do contribuinte, é apenas uma jogada da fome VORAZ arrecadatória, Vai que cola né ?... muitos contribuintes não conseguem conferir por problemas de vista, velhice, e outros problemas, as pesdsoas não sabem fiscalizar, e assim a prefeitura lucra sempre...
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

26°
19°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: