24 de fevereiro de 2020

Esporte

COPINHA

Jovem goleiro supera infância difícil e vira destaque em Franca

Marcus Vinícius Silva, de 18 anos, mostrou que, mesmo representando uma das pequenos equipes da competição

Esporte 08/02/2020 - Repórter: Kaique Castro, especial para o GCN
Foto de: Dirceu Garcia/Comércio da Franca
Marcus Vinícius viveu uma infância difícil, mas não desistiu de persistir em seu sonho no futebol
Jogar a Copa São Paulo de Juniores para muitos jovens é a chance da vida, principalmente para aqueles que jogam em times considerados pequenos. E foi assim, dando seu melhor, que o jovem Marcus Vinícius Silva, ou apenas Marquinhos, de 18 anos, mostrou que mesmo representando um dos pequenos da competição, é possível ser o grande destaque de uma campanha histórica como foi a da Francana. E isso, mesmo jogando no gol, uma posição considerada ingrata.

Com uma vida cheia de obstáculos, o jovem teve que começar suas defesas logo no início da vida. Criado pela avó Maria Imaculada Silva, 73, em uma casa pequena no Jardim Aeroporto II, ele cresceu na companhia do irmão e de um tio. “Minha filha antigamente não tinha muita cabeça, não tinha muita responsabilidade, deixava os três filhos mais novos na casa dos vizinhos para poder sair. Já os dois mais velhos sempre ficaram aqui”, conta a avó.

Mesmo morando com a avó, Marcus acompanhou e sofreu com os problemas dos irmãos mais novos que eram negligenciados pela mãe. “Os vizinhos denunciaram minha filha por maus tratos quando o Marcus tinha apenas 11 anos. Nessa época recebi a visita da assistência social, para que autorizasse a adoção de todos os irmãos e eu disse que queria ficar com eles e que criaria da mesma forma que criei os meus filhos”, explica a avó que desde então foi responsável pela criação de todos os meninos.

Apesar dos problemas familiares, Marcus afirma que sofreu um dos maiores baques da sua vida quando tinha apenas 14 anos. Em 2016 seu pai foi assassinado em frente a um supermercado. “Ele era quem mais me motivava no meu sonho de jogar futebol, éramos carne e unha. Mesmo ele tendo várias passagens pela cadeia, nossa relação era muito boa.”, lamenta o garoto.

Seu caminho até o gol teve início em um projeto social quando tinha apenas oito anos, não como goleiro, mas sim como zagueiro. “Eu comecei a me destacar na zaga, com isso passei a jogar na categoria acima da minha, mas meu técnico começou a me colocar no gol. Ele ficou falando para eu parar de jogar na zaga e ir para o gol, ouvi ele e a partir daí comecei a jogar só no gol.” 

Destaque na Copinha

Defendendo a equipe do Rosen Boy’s, Marquinhos foi um dos destaques do time na conquista do inédito título do varzeano sub-20. Ele afirma que esperava fazer uma boa Copinha, mas que em momento algum pensou que seria um dos destaques do time, inclusive no empate contra a equipe do Corinthians, o que garantiu a vaga para a segunda fase da competição, além dos dois pênaltis defendidos. “Meu pensamento era fazer uma boa atuação, sem cometer grandes erros. No jogo contra o Corinthians estávamos bastante focados porque sabíamos que teríamos que defender muito. Graças a Deus fiz umas defesas importantes para essa conquista para a cidade.”

Para o jovem arqueiro, que diz se inspirar em Fernando Prass, atualmente no Ceará, sua baixa estatura - que pode ser considerado por muitos um dificultador para a posição - não é um empecilho para que ele possa jogar profissionalmente. “Não sou muito alto, tenho 1,81 de altura, então eu preciso compensar essa falta de estatura em agilidade e impulsão. Mas é somente mais uma luta que vou vencer.”

Após o encerramento da Copinha 2020, Marcus pretende continuar jogando. Ele também afirmou que no futuro pretende fazer uma faculdade, mas que agora, o seu foco é o futebol.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • ELIANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIR
    09/02/2020
    Anjo vai com fé...no final tudo da certo!!!! Escolheu certo...vc merece!!!
Veja mais Futebol

CLIMA EM FRANCA

27°
19°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: