18 de fevereiro de 2020

Crianças

As estrelas morrem

Você já deve ter ouvido que as estrelas morrem. Mas sabe por quê?

Crianças 08/02/2020 - Repórter: da Redação
Foto de: Divulgação
Você já deve ter ouvido que as estrelas morrem. Mas sabe por quê? No núcleo delas, os gases que formam combustão vão se reduzindo, até não produzirem mais a energia necessária para mantê-las vivas, brilhantes.Com isso, começa o processo de morte da estrela, que irá encolher muito até se tornar uma estrela do tipo anã branca.

Neste fevereiro de 2020 teremos a oportunidade de olhar para o céu e apreciar o brilho de uma estrela que está morrendo. Trata-se de Betelgeuse, uma gigante vermelha. Nos últimos meses algo de anormal foi percebido: ela está ficando cada vez menos brilhante. O apagão causou alvoroço entre os cientistas.

Alguns acreditam que seja um prenúncio do final dessa estrela. Então, vale a pena aproveitar as noites para acompanhar seu brilho. Deixe de lado as telas digitais por uns minutos e olhe para cima. No começo da noite, procure no alto do céu a constelação das Três Marias, que todo mundo conhece. Elas ficam bem no centro do quadrilátero formado por Betelgeuse, Rigel, Bellatrix e Saiph. Betelgeuse é a mais brilhante delas e (ainda) mantém o tom vermelho.
 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Clubinho

CLIMA EM FRANCA

28°
20°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: