04 de agosto de 2020

Crianças

DESENVOLVIMENTO

Dormir para crescer

A gente nem percebe, mas desde que nascemos, crescemos constantemente até chegarmos à vida adulta; dormir bem pode ajudar.

Crianças 08/02/2020 - da Redação
Foto de: Divulgação
Várias coisas acontecem no nosso corpo para que ele se desenvolva rápido. E isso ocorre desde quando a gente era um monte de células dentro da barriga da nossa mãe, e não nos parecíamos nada com o que somos hoje. Mas, com o tempo, várias transformações foram se fazendo sentir. Foram surgindo células muito diferentes umas das outras, como por exemplo: os neurônios, que são as células nervosas; as células do sangue, dos ossos, da pele ou dos músculos.

Para que a gente cresça e se desenvolva , substâncias chamadas hormônios são produzidas pelo nosso próprio corpo. Existe um hormônio, por exemplo, chamado de hormônio do crescimento, que como o próprio nome diz, vai influenciar para que a gente aumente de tamanho. Um desajuste na dosagem deste hormônio causa problemas. Se a glândula responsável secretar muito hormônio, a pessoa pode virar um gigante. Se secretar pouco, o indivíduo pode permanecer numa estatura parecida à de uma criança de oito anos, embora tenha vinte.

Existem, ainda, os hormônios sexuais: nas meninas, o estrógeno e nos meninos a testosterona. Eles, além de contribuírem para o crescimento, também vão influenciar nas mudanças que ocorrem no corpo durante a adolescência. O crescimento é mais rápido na infância; a partir dos 13 (para as mulheres) e 15 (para os homens) ele é mais lento.

Mas há um limite para o crescimento. Meninas crescem normalmente até os 15-17 anos. Meninos, até os17-18.

Você já percebeu que algumas pessoas podem se desenvolver mais do que outras? Existem pessoas mais altas, outras mais baixinhas e também aquelas mais cheinhas ou magrinhas. E o que pode influenciar isso é a genética e também o modo de vida da pessoa: a alimentação, prática de esportes e regularidade no sono. Sabe o hormônio do crescimento? Ele é liberado principalmente durante o sono, por isso é importante dormir bem e durante as horas necessárias.

Quanto mais jovem, mais o ser humano precisa de horas de sono.

Um recém-nascido necessita de 14 a 17 horas de sono por dia. Por isso, até três meses eles parecem estar sempre dormindo. Esse tempo vai diminuindo, com o passar do tempo. Com um ano a criança dorme entre 12 e 15 horas. Na fase pré-escolar, dos 3 5 anos, são cerca de 10 horas. Entre os 6 e 13 anos, de 9 a 10 horas. O adolescente deve dormir cerca de 8 horas no mínimo. O jovem e o adulto, entre 7 e 9. O idoso tem necessidade de menos: 6 horas lhe bastam.

Você dorme o tanto de horas necessárias?

  



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Clubinho

CLIMA EM FRANCA

25°
11°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2285
    Sorteio: 01, 07, 10, 12, 33, 42 Data: 01/08/2020
  • Quina: 5330
    Sorteio: 01, 04, 20, 25, 76 Data: 03/08/2020