04 de junho de 2020

Opinião

Ou vai ou racha

O presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi, estará em Franca neste domingo. Secretário de Desenvolvimento Regional do governo

Opinião 07/03/2020 -
O presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi, estará em Franca neste domingo. Secretário de Desenvolvimento Regional do governo, ele participará de reunião com tucanos de Franca e de cidades próximas.
 
O encontro está marcado para às 10 horas na Câmara e terá como pauta principal as eleições municipais de outubro. O PSDB pretende se estruturar para recuperar a hegemonia regional.
 
A vinda de Vinholi, braço direito do governador João Doria, a Franca, é aguardada com grande expectativa por Adermis Marini. O vereador espera que o líder do PSDB encerre de vez os rumores sobre nomes e confirme, de maneira contundente, quem será o candidato do partido a prefeito.
 
Em outubro do ano passado, o PSDB de Franca lançou Adermis como pré-candidato. Nos bastidores políticos, porém, ninguém tem esta certeza, nem mesmo Adermis. Cada vez, são mais frequentes os comentários de que Sidnei Rocha possa ser o nome do PSDB.
 
A indefinição provocou um racha no partido, que se divide em duas alas: a que reza para Sidnei ser o candidato e a que está do lado de Adermis. Com isto, a pré-campanha do PSDB está parada e sem a menor estrutura.
 
Adermis está apreensivo e chateado. Caso não tenha a garantia do partido de que será ele o candidato, aproveitará o período de abertura da janela e irá se filiar a outra legenda para disputar as eleições. 

Brincadeira perigosa
Após sugerir que a Prefeitura sinalize os buracos nas ruas, Pastor Otávio (PTB) quer que o valor da multa para quem for flagrado soltando pipa com cerol seja reduzido. O cerol é uma substância proibida feita à base de cola e pó de vidro e pode colocar vidas em risco. Autoridades são contrárias ao uso por conta do perigo. O projeto será votado terça-feira. Mas vale uma ressalva: a ideia de reduzir o valor não é do vereador, autor do projeto. O pedido veio do MP, que considera o valor atual inexequível.

Vai ter festa
A Prefeitura homologou durante a semana a empresa Prates e Prates como a vencedora da licitação para realizar a Expoagro. A festa, que tradicionalmente, acontecia no mês de maio, vai rolar no período de 1º a 4 de junho. 

Happy hour
O Supremo Tribunal Federal decidiu que é constitucional uma lei estadual que autoriza a venda de cerveja em recintos esportivos e criou inédita divergência sobre o tema. Novos estados poderão autorizar a venda em estádios e ginásios. No ano passado, João Doria vetou lei que liberava a venda em São Paulo alegando inconstitucionalidade. Agora, com a decisão do STF, os deputados vão reapresentar a lei.

Inferno astral
Nos bastassem os buracos e a abertura de dois processos de cassação, o prefeito poderá enfrentar greve dos servidores nesta semana. O sindicato decretou estado de greve por conta do não atendimento de nenhuma reivindicação da categoria.

Expulsão fake
No dia 2 de julho de 2019, o diretório municipal do PSDB anunciou que expulsou o vereador Tony Hill do partido. Mesmo com os tucanos sendo da oposição, o parlamentar havia assumido a liderança do governo na Câmara. Oito meses depois, Tony não só segue filiado ao PSDB, como também continua líder do prefeito.
 
Feliz Dia das Mulheres
De acordo com pesquisa da Acif, as mulheres representam 38,5% dos filiados a partidos em Franca. A participação na política, no entanto, ainda é tímida. Na Câmara, há apenas uma vereadora, Cristina Vitorino. Franca nunca teve uma prefeita mulher. Este ano, três mulheres devem disputar as eleições: Flávia Lancha, Marília Martins e Cristiany Castro.

Oi, sumido
Fui a São Paulo quinta-feira por conta de compromissos no Palácio do Governo. Me encontrei com o prefeito Gilson de Souza. Ele vai bem. Deverá passar o final de semana em Franca.
 
 
Edson Arantes
Jornalista
edson@comerciodafranca.com.br
 


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Edson Arantes

CLIMA EM FRANCA

27°
15°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: