02 de abril de 2020

Crianças

VÍRUS

Surto, epidemia e pandemia

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou na quarta-feira, 11 de março, que o mundo enfrenta uma pandemia

Crianças 21/03/2020 - Repórter: da Redação
Foto de: Divulgação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu declarar o aumento de casos de coronavírus como pandemia. Nas últimas semanas, cresceu o número de afetados. Há mais de 118 mil casos em 114 países. Cerca de cinco mil pessoas morreram. Este vírus ataca as vias respiratórias, chegando aos pulmões. Ele apareceu primeiro na China, em uma feira de alimentos que também comercializava animais. Os pesquisadores acreditam que um morcego infectado picou uma cobra. Na China, come-se cobra. Então, ao cortar a cobra para vendê-la, o comerciante infectou-se. E antes que os sintomas aparecessem, contaminou muitas pessoas. Era um surto. Algumas pessoas doentes viajaram para o Exterior e levaram consigo o vírus, contaminando outras. O surto virou epidemia. Com milhares de doentes, estava instalada a pandemia. Veja as diferenças de sentido entre essas três palavras.

Surto
Este nome é dado ao aparecimento repentino de uma doença em determinado momento e local- uma comunidade, um povoado, uma região. O surto fica restrito ao lugar e depois acaba. Por exemplo:” um surto de sarampo foi registrado no Norte do Brasil no ano passado.”

Epidemia
Aí já é o surto que cresceu e contaminou muita gente. A epidemia afeta uma região maior ou um país inteiro. O número de casos que indicam a presença de uma epidemia varia. Quando muitas pessoas ficam gripadas em várias partes do país, falamos em epidemia de gripe.

Pandemia
Neste caso, a gravidade é maior porque a propagação do vírus atinge todo o planeta. É o caso do Covid-19 (novo nome do coronavirus). A pandemia é doença espalhada em todo o mundo, com transmissão sustentada, aquela que acontece sem o contato das pessoas com alguém do Exterior.
  



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Clubinho

CLIMA EM FRANCA

30°
20°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: