01 de junho de 2020

Opinião

Janela ofuscada

Devido ao meu desprezível histórico de atleta optei por seguir as recomendações das autoridades sanitárias

Opinião 28/03/2020 -
Devido ao meu desprezível histórico de atleta optei por seguir as recomendações das autoridades sanitárias e estou cumprindo a quarentena em casa. Além de nos condenar à prisão domiciliar, o corona também ofuscou um assunto que deveria predominar nos bastidores políticos em março: A abertura da janela partidária e o fim do prazo para filiações. A janela se fechará na próxima sexta-feira dia 3, seis meses antes da realização do primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro. Quatro vereadores já mudaram de lado: Pastor Palamoni trocou o PSB pelo PSD de Flávia Lancha, Tony Hill deixou o PSDB e se filiou no DEM de Gilson de Souza. Carlinho Petrópolis, eleito pelo MDB, e Ilton Sérgio, eleito pelo DEM, foram para o PL de Graciela Ambrósio. A reta final do prazo deverá apresentar pelo menos mais duas mudanças: Claudinei da Rocha sairá do PSB, mas ainda não decidiu para onde vai. Pastor Otávio, atualmente no PTB, vive o mesmo dilema. “Se conseguir montar uma chapa forte no PTB, eu fico, caso contrário, vou sair”. Otávio tem as portas abertas no PSD. A pandemia tem dificultado ainda mais o desafio dos partidos de montarem chapas competitivas de candidato a vereador. Dirigentes estão tentando pegar filiados no laço. Diante deste cenário, vão se sobressair as legendas estruturadas, como PL, PSDB e PSD. No segundo pelotão, devem ficar DEM, PP e MDB. Os demais partidos, se garantirem uma cadeira, será muito.

“Sidnei Rocha mudou de partido”
De quarentena em casa e sem ter o que fazer, alguém plantou nas redes sociais que Sidnei Rocha teria se filiado no Solidariedade ou Cidadania. Foi o suficiente para aquecer os bastidores políticos nestes dias de prisão domiciliar. Adérmis, Gilson e Flávia perderem o sono. Pastor Otávio até se esqueceu do corona. Fui checar a informação direto na fonte. É fato ou fake, Sidnei? “Não fui para partido nenhum não. A política está tão pobre que ficam inventando lorota”.

Debandada
O governo de Gilson, que já sofre com a escassez de gente qualificada, ficará ainda mais fraco esta semana. Os secretários Elson Boni e Marlon Centeno devem se afastar para disputar as eleições de vereador. Edgar Ajax, que sonha em ser vice, faz mistério sobre eventual saída.
 
Cegonha
A coordenadora de comunicação, Nelise Luques, que tem trabalhado dobrado nos últimos dias por conta do estado de emergência em Franca, também se afastará no final de abril. É candidata à mãe.
 
Irresponsabilidade
O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Franca, Fernando Nascimento, postou convite em suas redes sociais convocando TODOS os quase 5 mil servidores para irem à Câmara terça-feira acompanhar a votação do projeto sobre a correção salarial da categoria. Incitar aglomerações na quarentena pode configurar crime contra a saúde pública, além de desrespeito ao decreto. O Ministério Público precisa sair da quarentena e agir com rigor.
 
Não abandona a tropa
O vereador Della Motta foi convidado para se filiar no PSL, de João Rocha, mas decidiu ficar no Podemos mesmo sabendo que o partido foi dividido e que terá dificuldade de formar uma chapa competitiva de candidatos.
 
Renúncia
Denilson Carvalho não é mais advogado de Gilson de Souza. Ele renunciou de todos os processos judiciais que tocava. Théo Maia assumiu a defesa do prefeito no processo de cassação aberto pelos vereadores. Théo impetrou mandado de segurança contra o presidente da Câmara questionando a Comissão Processante.
 
Se proteja
Bom domingo a todos. Fique em casa, lave as mãos, evite tocar a face, tussa no cotovelo e ignore o que o presidente fala.
 
 
Edson Arantes
Jornalista
edson@comerciodafranca.com.br



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Pedro
    29/03/2020
    Até quem fim uma coluna escrita sem criticar ninguém quando tem q dar parabéns aí sim vc é profissional não precisa ficar criticando causando pra subir parabéns pela coluna de hoje
Veja mais Edson Arantes

CLIMA EM FRANCA

25°
15°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: