04 de junho de 2020

Opinião

Os impactos da janela

A janela para troca partidária, período no qual os vereadores que concorrerão à reeleição ou ao cargo de prefeito podem mudar de legenda

Opinião 04/04/2020 -
A janela para troca partidária, período no qual os vereadores que concorrerão à reeleição ou ao cargo de prefeito podem mudar de legenda sem perder o mandato eletivo, se fechou. 
 
Os movimentos mais relevantes foram feitos pelo MDB de Alexandre Ferreira; o PSD, de Flávia Lancha; e o PL, de Graciela Ambrósio. O PSDB e o PSB saíram enfraquecidos.
O PSD manteve o vereador Corrêa Neves Jr e conquistou o presidente da Câmara, Pastor Palamoni. Na manhã de ontem, último dia de filiações, o partido se reforçou e enfraqueceu um concorrente direto ao “roubar” o Diretor Marcos do PSDB. Outra aposta do PSD é o radialista Leandro Vaz. O comerciante Carlos Pereira, líder comunitário do Parque do Horto, também se filiou.
 
No MDB, Alexandre Ferreira mostrou que é bom de articulação e avisou os adversários que entrou na briga. Compensou a perda do vereador Carlinhos Petrópolis, que foi para o PL, com as “aquisições” de Donizete da Farmácia e Claudinei da Rocha, além de ter segurado Arroizinho.
 
O MDB também levou o vice-prefeito, Frank Pereira, e o servidor público Romeu, que chegou a assumir uma vaga na Câmara como suplente em 2018.
 
O PL confirmou as filiações dos vereadores Ilton Sérgio e Carlinhos Petrópolis, além de receber o presidente da Feac, Marlon Centeno, que era do DEM, de Gilson de Souza. Outras aquisições foram Fátima das Fraldas, o radialista Ádamo Alves e Luiz Frei, outro ex-aliado do prefeito.
 
No outro extremo, o PSDB saiu enfraquecido ao perder o experiente vereador Donizete da Farmácia e o primeiro suplente, Diretor Marcos. Tony Hill já havia batido asas. O partido tem bons nomes, mas que já haviam se filiado antes, como Marcelo Caleiro, Valéria Marson e Daniel Bassi. 
 
A janela dizimou o PSB. O partido tinha dois vereadores, Claudinei da Rocha e Pastor Palamoni, e ficou sem nenhum. Terá muitas dificuldades nas eleições. Já o DEM e o PP, ambos de Gilson, ficaram na mesma. Os demais partidos vão ter que ralar para fazer um vereador.

Pastor fiel
Otávio Pinheiro, que namorou com diversos partidos, decidiu ficar no PTB. Aconselho que já comece a rezar.

Ela, fica
A vereadora Cristina Vitorino permaneceu no Republicanos.
 
Operação policial
O competente delegado Márcio Garcia Murari, chefe da DIG de Franca há 14 anos, se filiou no PSDB. Ele vai disputar as eleições para prefeito em Cristais Paulista. Murari reuniu um bloco de partidos da oposição, que conta com o ex-prefeito Miguel Marques, para enfrentar a atual prefeita Katiúscia Leonardo (PSD). Não terá dificuldades em somar votos: além de Direito, é formado em Matemática e Ciências Contábeis...
 
Mexe o doce
Amarildo Nascimento, prefeito de Restinga, deixou o MDB, onde estava há 32 anos, e se filiou no PSDB.
 
Vida é mais importante do que voto
Em seu projeto político particular, de olho nas eleições, Gilson de Souza fez mudanças em quatro Secretarias importantes do governo, como as de Saúde e Educação, e forçou a exoneração dos secretários para que eles possam ser candidatos a vereador por partidos aliados ao prefeito. Adriano Tosta e Luiz Vergara ficaram chateados.
No momento em que a cidade está de quarentena, que começa a faltar comida na mesa dos mais pobres e que as pessoas protestam para poder trabalhar, o prefeito deveria se preocupar com vidas e, não, com votos.

Utilidade pública
Devido à pandemia do coronavírus, suspendi meus pagamentos por prazo indeterminado. A medida foi tomada para que não haja aglomeração no portão da minha casa.
 
 
 
Edson Arantes
Jornalista
edson@comerciodafranca.com.br
 


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Francisco de Assis Domiciano
    09/04/2020
    Vamos preservar? O que? A língua portuguesa?
  • Francisco de Assis Domiciano
    10/04/2020
    O governo de SP deve apresentar à população um parecer técnico. Essa briguinha PSDB/Bolsonaro só favorece quem está estabelecido. Ou não?
Veja mais Edson Arantes

CLIMA EM FRANCA

27°
15°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: