26 de janeiro de 2021

Gazetilha

A negação absoluta

O bolsonarismo surgiu como um movimento político, mas parece, cada vez mais, uma seita. No lugar de valores e princípios, tem dogmas.

Gazetilha 12/04/2020

“Há, verdadeiramente, duas coisas diferentes: saber crer e crer que se sabe. A ciência consiste em saber; em crer que se sabe está a ignorância”
Hipócrates, filósofo grego e “pai” da medicina
 

Não conheço ninguém que, diante de um médico, qualquer que seja a razão que o tenha levado até o profissional de saúde, receba um diagnóstico e rejeite peremptoriamente o que está ouvindo. Muito menos que comece a xingar o médico de mentiroso, de conspirador, de estar a serviço de alguma potência estrangeira ou de algum político a quem interessaria, sabe-se lá por qual razão, fazer o paciente acreditar que está doente. Há, obviamente, os cinco estágios do luto – os passos que percorrem os pacientes de doenças terminais, começando da negação e terminando na aceitação. Mas a negação é íntima, interior, jamais contra o médico, o enfermeiro ou o laboratório que fez os exames.

Também existem os pacientes que desconfiam do diagnóstico e procuram outro profissional – normalmente, de mesma ou melhor reputação do que sua primeira opção. Mas, da mesma forma, admite-se que pode ter acontecido um erro do médico, uma falha de atendimento, uma interpretação equivocada dos sintomas. Nunca, jamais, parte-se do princípio de que um bom médico, com carreira estabelecida, reputação ilibada e histórico de sucesso, simplesmente resolva “inventar” uma doença para atormentar o paciente, impedi-lo de trabalhar, fazê-lo mudar hábitos e prioridades. E se mais de um médico confirma o mesmo diagnóstico, difícil acreditar que alguém simplesmente iria dizer que não acredita.

Penso em alguém sentado diante de um oncologista e recebendo um diagnóstico de câncer. Ou uma pessoa qualquer ouvindo de um endocrinologista que tem diabetes. Pensar que qualquer um deles simplesmente ignoraria o que os médicos acabaram de dizer e continuariam a seguir com suas vidas como se nada tivesse acontecido beira o absurdo. Neste cenário mais que improvável, o paciente de câncer não faria quimioterapia, radioterapia, não tomaria morfina, não procuraria entender sua expectativa de vida nem, fosse o caso terminal, tomaria qualquer atitude para preparar sua família para quando o fim chegasse. Na hipótese de um diabético ele sairia do consultório direto para o supermercado, compraria caixas de chocolate, tomaria sorvete, e mesmo diante do agravamento dos sintomas, da cegueira iminente, da impotência indisfarçável, rejeitaria qualquer restrição alimentar, ignoraria a necessidade de tomar insulina, e continuaria a viver como se a doença fosse delírio do médico.

Ninguém agiria assim diante de um diagnóstico individual, por mais que o que ouvisse de um médico fosse difícil de aceitar. Mas, diante da pandemia de coronavírus, é exatamente desta forma que parte considerável da população tem agido. Não importa quantos médicos sérios e competentes digam que o problema é sério, nem quantos cientistas repitam que estamos diante de um desafio sem precedentes nas últimas décadas. Tanto faz que mandatários de todo o mundo, sejam eles de direita ou de esquerda, repitam que é preciso manter o isolamento social. É indiferente que os principais líderes religiosos, de todos os credos, inclusive o Papa, defendam as medidas de distanciamento.

Para boa parte dos brasileiros, o coronavírus é uma gripezinha que não contagia ninguém, não é perigosa, não precisa ser enfrentada com medidas duras e não passa de uma conspiração absurda para tentar prejudicar o presidente Jair Bolsonaro. “É tudo política”, repete-se, à exaustação, como se todos que defendem a quarentena fossem canalhas e a virtude estivesse apenas entre os que promovem a desobediência. Difícil pensar num paradoxo maior.

Como se estivéssemos de volta à obscurantista Idade Média, não importa a lógica do argumento nem o quanto o vírus se espalhe mundo afora, sempre há uma negação que se converte em mantra repetido à exaustação. É uma verdadeira máquina de criar desculpas do bolsonarismo, operando em velocidade máxima.

No começo, quando ainda em fevereiro se anunciava a iminente chegada da pandemia ao Brasil, diziam os apoiadores de Jair que era coisa de chinês, que nada tinha a ver com a gente. Por estes tempos, europeus pensavam a mesma coisa, assim como americanos, cada qual acreditando que seu quadrado estava seguro. O vírus chegou então na Itália, na Espanha, na França, não tardou a invadir a Inglaterra e o resto da Europa. O discurso negacionista se adaptou. O vírus continuava a ser um problema chinês, mas as mortes na Itália só aconteciam porque ali tem velhos demais. Quando começou a matar muita gente nos outros países europeus, o discurso sofreu nova recauchutagem. A “questão” passou a ser o frio, como se o coronavírus fossem inofensivos nos trópicos. E, ainda assim, só seria perigoso em países onde, além do frio, houvesse também muitos velhos. Para justificar seu ponto de vista, os negacionistas apontavam a Rússia, onde a vida seguia normal, e o Japão, onde as taxas de contágio eram baixas.

O vírus então chegou aos Estados Unidos, ao Canadá, ao México. O presidente Trump ainda tentou manter a tranquilidade, mas por ali a luz se fez mais rápido. Diante dos casos que começavam a se multiplicar e da opinião de especialistas, Trump passou a recomendar, diariamente, que as pessoas ficassem em casa. Que mantivessem isolamento social. Liberou um megapacote de ajuda financeira, o maior da história americana. Apoiou os governadores, especialmente o de Nova Iorque, que viam os seus sistemas de saúde caminhar rapidamente para o colapso.

E por aqui? Mudou o discurso de novo. Trump desapareceu das redes bolsonaristas. Acharam a cloroquina. E, com ela, o presidente brasileiro passou a bradar que tinha a “solução” para o mundo. Bastava dar o remédio em larga escala que o problema estaria resolvido. Se os médicos e especialistas mais renomados do planeta, inclusive os especialistas do Ministério da Saúde do próprio governo, dizem que ele é tóxico, que não pode ser adotado em larga escala, que só pode ser administrado para certos tipos de paciente internados e sob orientação médica, o discurso negacionista “encontra” a opinião de algum obscuro médico para refutar a opinião majoritária e garantir que cloroquina é a solução. Mas por que os Estados Unidos, a Itália, a Espanha, a França e o Japão não usam o medicamento em larga escala para salvar milhares de vidas? Como é um argumento irrefutável, os negacionistas simplesmente o ignoram, como fizeram com Trump. Concentram-se nas palavras de Bolsonaro e na opinião de um par de médicos. Que se danem 99% dos especialistas pensarem diferente. Pouco importa que apenas 3 de mais de 65 estudos sobre cloroquina no mundo estejam concluídos e, ainda assim, serem inconclusivos. Melhor repetir que existe um remédio (sic) e que ele “cura” o problema. Ainda que isso seja, claramente, uma enorme mentira.

Finalmente, o vírus chegou aqui. Mais ou menos ao mesmo tempo, atingiu também a Rússia, a Índia e o Japão. Todos suspenderam voos, adotaram a quarentena, determinaram o isolamento social. Mas para os negacionistas brasileiros, tudo é bobagem. Só acontece no resto do mundo, e não por aqui. Os cadáveres nos outros países nunca vão se repetir no Brasil, mesmo porque somos muito mais “higiênicos” e isso, por si só, evita o vírus (sim, ouvi essa hoje).

As quarentenas da maior parte dos Estados brasileiros é só “jogo político”, uma orquestração capitaneada por Doria, em São Paulo, Witzel, no Rio, e Caiado, em Goiás, para prejudicar o presidente. Doria virou comunista, Witzel, louco, e Caiado, traidor. Além disso, os governadores são todos incompetentes. Os prefeitos também. Os senadores, deputados federais e estaduais e vereadores, idem. Os cientistas e médicos, a mesma coisa, assim como os enfermeiros, biólogos e jornalistas. Ninguém presta, a não ser Jair Bolsonaro. Ninguém corre risco no Brasil, só o resto do mundo. Para os negacionistas, a hora é de romper a quarentena, ignorar os médicos, esquecer o coronavírus e voltar a trabalhar sem grandes cuidados e restrições, como se isso, por si só, fizesse o problema desaparecer e a vida voltar ao normal. E como se a economia do mundo inteiro não estivesse em frangalhos. E como se tudo fosse voltar ao normal apenas porque o presidente brasileiro assim determina.

O bolsonarismo surgiu como um movimento político, mas parece, cada vez mais, uma seita. No lugar de valores e princípios, tem dogmas. Onde deveria haver argumentos e contrapontos, emerge a violência e o xingamento. De onde sempre se espera a luz, surgem as trevas. Os seres humanos, não é de hoje, costumam trocar a força da realidade pela conveniência de suas crenças sempre que as últimas lhes parecem mais confortáveis. Provoca alívio imediato, mas não resolve coisa nenhuma. Mais dia, menos dia, a realidade se impõe. Que, Deus nos ajude, chegue com o menor custo de vidas possível.

 

Corrêa Neves Júnior, jornalista e vereador em Franca
email - junior@gcn.net.br 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Lima
    12/04/2020 6 Curtiram
    Zero honestidade intelectual
    • Asdrúbal da Franca
      12/04/2020 4 Curtiram
      Lima = Zero cérebro
  • Jose Pedro
    12/04/2020 17 Curtiram
    Comentario tendencioso a denigrir a imagem do Bolsonaro, infelismente, pra mim, ja não é confiavel, este Correa Junior, a semelhança do Doria, politiza a situação. O Doria ja sabia do virus desde janeiro e ficou calado permitindo o carnaval em SP, na minha modesta visão, Bolsonaro esta presidindo perfeitamente, embora não seja polido nas entrevista.
    • Asdrúbal da Franca
      12/04/2020 13 Curtiram
      Meu caro, se o problema do Bolsonaro fosse apenas não ser polido nas entrevistas, ele seria um príncipe! Os problemas dele são a burrice extremada, a incapacidade de raciocínio lógico para questões elementares, a ambição desmesurado por poder diante da total inabilidade para qualquer atitude que exija capacidade de gestão...Em suma, Bolsonaro é um chimpanzé sem nenhuma capacidade de governar...Você entregaria seu carro, com seus filhos no banco de trás, para um chimpanzé levá-los à escola? Agora, imagine para dirigir uma nação!!!
    • Fabii
      12/04/2020 6 Curtiram
      Vc está errado. Quem mais politiza a situação é o presidente. Ele está contra o mundo e vcs não aceitam. Lamentável...
    • Darsio Batista
      13/04/2020 2 Curtiram
      Bolsonaro não precisa ser denegrido, pois ele já a ignorância em pessoa. Chamar um ignorante de ignorante não surte efeito, pois a ignorância já uma realidade.
  • Adilson Patareli
    12/04/2020 13 Curtiram
    Análise clara do momento que vivemos, bolsominios não aceitam o contraditório, debate democrático que não pensa igual e esquerda, é inimigo.
    • Tiago
      13/04/2020
      Que é exatamente o que o oposto faz
    • darsio
      13/04/2020 1 Curtiu
      Esse Tiago deve viver bem agazadinho do frio. Certamente está grudado nas genitálias da família bozo!
  • Darsio Batista
    12/04/2020 16 Curtiram
    Maravilhoso artigo. É muito triste constatarmos que já tivemos grandes políticos do nível de Ulisses Guimarães e Franco Montoro e, até mesmo do que muitos chamam de esquerda como Hélio Bicudo, Antônio Cândido e Florestan Fernandes e, de repente, percebermos que uma anta nos governa. Um ser que, como deputado federal por 38 anos não foi capaz de nos apresentar um único projeto de serventia, ou seja, foi muito bem pago por todo esse período sem nos dar qualquer retorno. Agora, como presidente se cerca de uma equipe de lunáticos, respaldado por um sujeito não menos lunático (Olavo de Carvalho) que, vivem taxando a tudo e todos de comunistas e alienígenas e, pregam as mais absurdas ideias como por exemplo a Terra plana. Um ministro da educação que, se quer sabe fazer o uso da norma culta da língua e, que não esconde o interesse de substituir o evolucionismo pelo criacionismo nas escolas. Um tapado como ministro das relações exteriores que, vive dizendo asneiras que cedo ou tarde nos afastará do superavitário comércio com a China (que saudades de personalidades como o Barão do Rio Branco). Um ministro do Meio Ambiente que nega o aquecimento global e que, incentiva as queimadas na Amazônia. Uma ministra dos Direitos Humanos que busca impor seu discurso evangélico sobre tudo e a todos. Um ministro da justiça que se vendeu para uma vaga no STF. Um ministro da economia que segue uma escola já abandonada por muitos países e, que não esconde o desejo de pôr fim a qualquer direito social por parte de quem trabalha. E, para piorar esse bando de quadrupedes que nos governa ainda possuem apoio de parte da sociedade. Por fim encerro esse comentário com as seguintes perguntas: estamos voltando para a idade das trevas? Seriam também os seus apoiadores, um bando de quadrúpedes? Obs. peço desculpa a anta pela infeliz comparação!
  • Maurílio Castro
    12/04/2020 4 Curtiram
    Concordo plenamente
  • José Antonio
    12/04/2020 5 Curtiram
    O texto é realmente ótimo! É incrível que o atual presidente queira sempre o enfrentamento, está sempre querendo brigar, discordar, justo agora que o momento deveria ser de união e seria o momento ideal para tentarmos reduzir a polarização em nome da solidariedade. mas, não ela quer o enfrentamento, ele quer a guerra, é uma pena. Um sujeito totalmente despreparado para o cargo, um machista, preconceituoso, homofóbico, que apoia a ditadura e principalmente os torturadores. um covarde que nas eleições fugiu de todos os debates com os outros candidatos pois sabia que não tinha nenhuma condição de dialogar de igual para igual com nenhum deles. Eu sou advogado e na minha opinião todas as famílias que por uma infelicidade perderem entes queridos devido a o covid19 deveriam entrar na justiça criminalmente contra o presidente, pois ele será responsável por muitas mortes que irá acontecer. É um irresponsável que precisa ser punido criminalmente e também civilmente. O mais incrível é acreditar que todos os países do mundo estão errados e somente este ignorante está certo, acreditar que a China criou o vírus com o objetivo de prejudicar o \"Mito\"...Acreditar em um medicamento que não tem nenhuma comprovação médica sobre a sua eficiência...Todos aqueles que querem voltar a trabalhar deveriam assinar uma declaração que se ficarem doentes e precisarem de um leito de UTI ou de um respirador que abrem mão em nome do presidente. eu não votei no Dória, aliás em Franca quem venceu foi o França, quem elegeu o Dória foram os eleitores do Bozo e agora estão reclamando do quê? Em viagem a China Bolsonaro disse que o país era Capitalista e só pesquisar no Dr. Google! Xingar a Globo, a Folha e outros meios de comunicação é uma grande piada, pois foram justamente estes meios de comunicação que viabilizaram o Golpe e com isso a Eleição dele para presidente. Aliás assim que o Lula saiu da prisão no primeiro discurso dele, ele criticou a Globo, aliás como sempre o PT fez, ou seja, os dois lados odeiam a Globo....Enfim, infelizmente a classe política no Brasil nunca esteve preocupada com a população, a preocupação deles é em manter o poder a qualquer custo e infelizmente a seita bolsonarista de fanáticos não quer enxergar isso. O isolamento em Franca acabou e eu espero que a população não pague um preço muito alto por isso.
    • Ana
      12/04/2020 2 Curtiram
      Concordo plenamente com seu comentário, principalmente no quesito em que nenhum político se importa realmente com a população. Acrescento mais: toda classe política ( inclusive a francana, e por conseguinte este jornalista que nos escreve), pois até agora não vi nenhum abrir mão de seus salários em prol desta calamidade.
  • Márcio
    12/04/2020 9 Curtiram
    Este artigo não resiste a uma fundamentação honesta e técnica. Não perca tempo lendo.
    • Boris
      12/04/2020 8 Curtiram
      Honestidade e técnica são as últimas palavras que Bolsonaro e bolsonaristas conhecem... Vai me dizer que o mundo todo está errado e ele está certo ? Brinca não...
    • Darsio Batista
      12/04/2020 3 Curtiram
      Pois então Márcio. Nos apresente alguns argumentos pautados pela razão e, que possam nos levar a questionar o artigo em foco. Algo do tipo plausível, comprovável, verídico etc. Você não fará isso, pois não possui capacidade para tal, algo comum nos bolsominions confinados nos currais da ignorância.
    • Asdrubal da Franca
      13/04/2020 1 Curtiu
      Isso mesmo, não leia. Assista apenas a vídeos do zap nos quais hordas de fanáticos bolsonaristas evocam a sabedoria jumentística do mito! Leitura e informação é coisa do passado, da sociedade moderna, na qual o conhecimento era baseado no método científico, na nova era do mito cada um tem a liberdade para achar o que quiser, até que a terra é plana!
    • MORAES
      13/04/2020
      Mostre nos a fundamentação técnica que você e seu Messias formula suas teses. A criação do Mundo Segundo Bolsonaro ? A Bíblia segundo Bolsonaro ? Medicina Segundo Bolsonaro ? Bozopedia ? Humm, ce ta bem de Informação !!
  • Fabrício
    12/04/2020 1 Curtiu
    Perfeito ! Muito bem explicado o texto. Pena que eles não compreenderão !!!
  • Anderson C D Sousa
    12/04/2020 6 Curtiram
    Ser \"Bolsonarista\" é estar cansado se pagar imposto e ser roubado, e ver o dinheiro suado do seu imposto ser enviado para o benefício de ditaduras comunistas, pois bem, sou com orgulho!! Ser \"Bolsonarista\" é estar cansado de políticos BANDIDOS que se vendem em troco de benefícios próprios e ignoram o bem estar do seu próprio País?! Pois bem, sou com muito orgulho!! Ser \"Bolsonarista\" é lutar pra preservar a dignidade da minha família?! Sou com muito orgulho!!
    • Maria
      13/04/2020
      Então me diga, Anderson, o que você já teve de retorno do governo nesse quase um ano e meio de mandato? Está pagando menos imposto? Viu a saúde melhorando? E não me diga que em um ano não dá tempo. E cuidado com o fantasma comunista puxar seu pé à noite. Buh!
    • Asdrúbal da Franca
      13/04/2020
      Na moral, meu caro...Você deve estar muito louco com algum barbitúrico ou cachaça!! Imposto enviado para ditaduras comunistas!! Você só pode estar chapado de LSD ou alguma outra droga potente!! Você pretende preservar a dignidade de sua família defendendo um sujeito que defende que as pessoas têm que fazer justiça com as próprias mãos, liberando armas, que índios, negros e a população LGBT são indivíduos inferiores, que deve-se privilegiar os mais próximos...Que belo exemplo para seus filhos, hein bolsonarista orgulhoso!!
  • Rodrigo
    12/04/2020 7 Curtiram
    Comentário infeliz este o seu.... acredito que você queira que os bandidos entrem no governo novamente para roubar.... O pior de tudo e ver um candidato a prefeitura de Franca apoiar bandido ao invés de apoiar um que até agora não roubou nada. Perdeu meu voto camarada.
  • Samara
    12/04/2020 1 Curtiu
    Faz 3 ou 4 semanas o Nossas Letras publicou um texto dizendo que o Bolsonaro ia desencorajar até os pedófilos a agirem, agora o jonrnal descobriu que se trata de uma seita de imbecis? Apoiaram o tempo todo.
  • Helio P. Vissotto
    12/04/2020 3 Curtiram
    Concordo apenas com uma única parte do último parágrafo: “Os seres humanos, não é de hoje, costumam trocar a força da realidade pela conveniência de suas crenças sempre que as últimas lhes parecem mais confortáveis.”. E se esse conforto, que provoca alívio imediato, puder ser obtido por certos reposicionamentos, o que custa mudar de opinião sobre uma administração porca e podre de um prefeito de merda? Ou até de inverter posições já assumidas sobre contratos fraudulentos da concessão de transporte da cidade? Concordo também: \"Mais dia, menos dia, a realidade se impõe.\" . “Estes são os meus princípios. Se você não gosta deles, eu tenho outros.” (Marx)
  • Sérgio De Oliveira
    12/04/2020 5 Curtiram
    lave sua boca antes de falar mal do presidente...Você como vereador devia preocupar com a cidade que está um caos atrasada cheia de buracos nossas empresas indo embora então tá tudo certo né? pela primeira vez em 500 anos temos um presidente que olha para a nação...é isso que te incomoda ? quero você saiba que o povo acordou e não aceita mais mentiras dá esquerdalha maldita... então não é seita é confiança!!!
    • Asdrúbal da Franca
      13/04/2020 1 Curtiu
      kkkkkkkkk...Que minion patético! Não tenho nada a ver com o vereador em questão, mas vou dizer com todas as letras, meu caro: esse presidente é um B O S T A! Pela primeira vez em 500 anos temos sim um presidente completamente despreparado, demente e que só olha para si e para a sua família!! (que é igualmente desequilibrada como o jumento do patriarca!!). Será que vocês estão tão cegos que não enxergam isso, minions? Confiança no que? Que ele vai continuar sustentando a paranóia de que o planeta inteiro o persegue e por isso é preciso atacar todos os inimigos? Você critica a esquerda? Veja Portugal, um país governado pelo Bloco de Esquerda e é a nação europeia que melhor resposta deu tanto à crise sanitária quanto à crise social!! (e isso, sendo o país mais pobre do continente!!) Se informe, meu caro, ou vai ser sempre um burro de carga de líderes medíocres e mal-intencionados como o prejumento do Bolsonaro!!
  • Lúcido
    13/04/2020 4 Curtiram
    Parabéns. Um lúcido entre os loucos.
  • Fora Doria
    13/04/2020 1 Curtiu
    Até quando vamos aceitar calados esse vilipêndio desse governador despreparado, que só quer nos trancar dentro de casa, praticando um Random walk numa situação que ele tecnicamente desconhece de forma completa e fiquemos tendo nossa liberdade de ir, vir, trabalhar, passear, fazer atividades físicas etc.sendo reduzidas? Reajamos, francanos, não apenas contra esse Doriana mas também contra o senhor Gilson, que vai ficar endossando, por praticidade política, as ordens emanadas despoticamente do Palácio dos Bandeirantes.
    • Asdrubal da Franca
      13/04/2020
      Pelo linguajar e estilo, é possível deduzir que é um bolsominion. Como bolsominion que é, dificilmente deve ter voltado no Márcio França (afinal, ele representava a ameaça comunista...kkkkkkkkkk). Então, do que reclamas bolsodorista arrependido? Engraçado é que esse pessoal vota nesses candidatos lastimáveis e depois, por não conseguir conviver com a democracia, ficam nesse chororô...Vocês merecem o Doria, assim como merecem o Jumento do Bozo, o pior governante que já ousou ter a ambição de ocupar um cargo de presidente da república! Quem gosta de jumenta, pasta capim junto com eles!
  • Liliane
    13/04/2020 1 Curtiu
    Gostei da matéria das ilustrações do câncer e diabetes assim fica nem explicado não é difícil entender para quem sabe ler um pingo é letra gosto de ler quanto mas lermos mas ficaremos informados . LEIAM MAS É MEDITEM NO QUE VOCÊ ESTÁ LENDO
  • João Paulo
    13/04/2020 3 Curtiram
    O bolsonarista sempre existiu....Mas ele nunca teve oportunidade de expressar a sua visão torpe para a sociedade com receio de ser excluído....agora que ele finalmente se sente representado por esse idiota estão todos eufóricos, cientes dez que finalmente sua hora chegou de poluir toda a sociedade com suas idéias estapafúrdias...
  • LUIS
    13/04/2020 2 Curtiram
    ENGRAÇADO, NÃO DÚVIDO DA EXISTÊNCIA DO VÍRUS, MUITO PELO CONTRÁRIO, MAS O QUE ME DEIXA CURIOSO E QUE APARECEU O 1º CASO LOGO APÓS O CARNAVAL, POIS SE JÁ SABIAM QUE O VÍRUS CHEGARIA AO BRASIL PORQUE NÃO TOMAR AS PROVIDÊNCIAS ANTECIPADAMENTE, INCLUSIVE QUERIA VER O O GOVERNADOR JOÃO DÓRIA, O PREFEITO BRUNO COVAS E OS DEMAIS PREFEITOS E GOVERNADORES TERIAM PEITO PARA CANCELAR O CARNAVAL OU OS INTERESSES FINANCEIROS FALARAM MAIS ALTOS, NÃO NOS ESQUEÇAMOS DA REDE GLOBO QUE PAGA E TRANSMITE O CARNAVAL, SERÁ QUE CONCORDARIA, E TAMBÉM DOS GOVERNOS PETISTAS QUE INVESTIRAM EM CUBA, VENEZUELA , PAÍSES AFRICANOS, JOGOS PANAMERICANOS, JOGOS OLIMPICOS, COPA DO MUNDO, MENSALÃO E PETROLÃO, ENTÃO GENTE NÓS SABEMOS QUE O BOLSONARO É LOUCO, MAS O DÓRIA NÃO É HERÓI COISA ALGUMA, É UM OPORTUNISTA E FALSO, QUE TODOS NÓS SABEMOS, E TAMBÉM PORQUE ATÉ AGORA O SR. RODRIGO MAIA NÃO FEZ UM PROJETO PARA UTILIZAR O FUNDO PARTIDÁRIO E FUNDO ELEITORAL (DOIS FUNDOS SEM VERGONHAS), PARA O COMBATE A PANDEMIA, E A REDUÇÃO EM 50% OU MAIS DO SALÁRIO DE TODOS OS POLITICOS EM TODAS AS ESFERAS ATÉ PELO MENOS DEZEMBRO CADE ?, SÓ OS EMPRESÁRIOS E EMPREGADOS QUE VÃO PAGAR A CONTA. EU SÓ SINCERO NÃO TENHO MAIS A MENOR VONTADE DE PERDER O MEU TEMPO EM IR VOTAR.
  • Carlos
    13/04/2020 4 Curtiram
    Nossa cidade está maravilhosa né? faça seu papel de vereador, porque nem isso você está fazendo!
  • edi
    13/04/2020 3 Curtiram
    infelismente mais uma vez, os judeus estao querendo crucificar outro messias que so quer o bem dos brasileiros bando de hipocritas.
    • Asdrúbal da Franca
      13/04/2020
      Esse sim está bem loko...Algum responsável que saiba onde estão os remédios dele, que deem rápido, pois o sujeito está a ter alucionações!!.Pra achar que Bolsonaro é o novo Messias só pode ter problema psicológico sério...Esse Bolsoasno é o demônio, vê se enxerga bolsominion!!! Os únicos brasileiros dos quais ele quer o bem são os da própria família...Ele mesmo já disse isso com todas as letras quando queria nomear o quadrúpede do filho dele para embaixador...Será que o demônio deixou esses minions cegos e surdos? Não é possivel !!!
  • antonio pereira
    13/04/2020 2 Curtiram
    _Por Mário Sérgio Cortella_ Aquele que tiver a real solução para esse problema que atire a 1ª pedra !!! Atire no Prefeito que fechou a cidade e mandou todos pra casa. Atire no Presidente que pede pra abrir a cidade e a volta ao trabalho. Atire nos médicos que pedem o isolamento social para evitar o colapso no sistema de saúde. Atire nos economistas que pedem para voltar a rotina prevendo um colapso financeiro .... O NEGÓCIO É ATIRAR PEDRAS ! Se voltar tudo a funcionar vai morrer quantas pessoas ? Se ficar em isolamento social vai morrer quantas empresas? Vou responder: Ninguém sabe!! Quando um problema não tem solução, elegemos um culpado, um inimigo, um vilão... Não! A culpa não é do Prefeito! Não! A culpa não é do Governador! Não! A culpa não é do Presidente! Nem dos médicos, nem dos economistas e nem do Ministro da Saúde. Eles estão tão perdidos quanto todos nós. Tão perdidos quanto Donald Trump e todos os líderes mundiais. Fomos pegos de surpresa sem manual de procedimentos. Cada um ACHA uma coisa, mas NINGUÉM tem certeza. Então quem sabe não é a hora de parar de perder tempo atirando pedras e dando palpites, e começar a orar mais, amar mais, chorar mais, valorizar mais os AMIGOS e a FAMÍLIA ... Chega de ódio!!! Talvez seja essa a solução!!!”
  • Tiago
    13/04/2020
    Putz!!! que coisa mais nada a ver.
  • Daniel Flavio Guiraldelli
    13/04/2020 2 Curtiram
    Correia Junior só pensa no que é bom pra ele. Um falso e politico fraco. Quero só ver na hora que tiver que levar o pires pra pedir dinheiro para a união o que vão dizer os politicos que não tem nenhum plano de ação pós pandemia.
  • MORAES
    13/04/2020 1 Curtiu
    Mais um ótimo texto, de toda desgraça temos que tirar lições, assim sempre diziam os sábios, como vi num comentário abaixo esse tipo de gente sempre existiu, porém com a facilidade que as redes sociais transmitem os pensamentos , vamos descobrindo quem é quem. As seitas só existem porque alguns malucos ao se juntarem as formam. É praticamente impossível fazer um membro dessa seita entender algo lógico, sensato. Vamos aprender a filtrar esses humanóides e ignorá-los, não vale a pena, são Zumbis, deixemos eles com seus \"Messias\" e com sua terra plana, como qualquer pessoa em são consciência que duvide dos feitos dele é chamado de esquerdista, comunista, não vamos contraria-los, afinal demência e fanatismo são a marca registrada dos bolsominions.
  • antonio pereira
    13/04/2020
    _Por Mário Sérgio Cortella_ Aquele que tiver a real solução para esse problema que atire a 1ª pedra !!! Atire no Prefeito que fechou a cidade e mandou todos pra casa. Atire no Presidente que pede pra abrir a cidade e a volta ao trabalho. Atire nos médicos que pedem o isolamento social para evitar o colapso no sistema de saúde. Atire nos economistas que pedem para voltar a rotina prevendo um colapso financeiro .... O NEGÓCIO É ATIRAR PEDRAS ! Se voltar tudo a funcionar vai morrer quantas pessoas ? Se ficar em isolamento social vai morrer quantas empresas? Vou responder: Ninguém sabe!! Quando um problema não tem solução, elegemos um culpado, um inimigo, um vilão... Não! A culpa não é do Prefeito! Não! A culpa não é do Governador! Não! A culpa não é do Presidente! Nem dos médicos, nem dos economistas e nem do Ministro da Saúde. Eles estão tão perdidos quanto todos nós. Tão perdidos quanto Donald Trump e todos os líderes mundiais. Fomos pegos de surpresa sem manual de procedimentos. Cada um ACHA uma coisa, mas NINGUÉM tem certeza. Então quem sabe não é a hora de parar de perder tempo atirando pedras e dando palpites, e começar a orar mais, amar mais, chorar mais, valorizar mais os AMIGOS e a FAMÍLIA ... Chega de ódio!!! Talvez seja essa a solução!!!”
  • Maria Madalena
    13/04/2020
    Mais perigoso que o vírus, é esse tempo de fanatismo político. O presidente tem medidas inteligentes, como a forma como tem gerenciado o uso do FGTS, injetando dinheiro na economia, com verbas já existentes e peca em outras áreas, como sua postura machista e homofóbica e a constante intenção de diminuir nossos direitos trabalhistas. Entretanto, seus seguidores vivem um tipo de deslumbramento muito semelhante ao que ocorreu no Nazismo. Uma pena é não terem discernimento para analisarem, além das ações do presidente, as suas próprias ações.
  • Roberval Pinto
    14/04/2020
    Quanto será que esse tal de Assrubal está ganhando! Quer falar de radicalismo político e extremismo e atacada todos o que o contradizem, tá parecendo um jihadista político ou devem está ganhando muito bem para brigar com todos !!! Salve a hipocrisia ....
    • Rafael Barbosa
      14/04/2020
      Para começar o tal de Asrubal da Franca não tem coragem de colocar seu nome
    • Asdrúbal da Franca
      14/04/2020 1 Curtiu
      Ganho apenas a alma leve por confrontar os bolsominions e sua burrice infinita! Acontece, caro Roberval, que perdi a paciência com a extremada ignorância dos minions, que preferem acreditar num chimpanzé de calças, que atende pelo nome de Bolsonaro, que na informação de base científica. Não é jihadismo, é finitude da paciência. Será que o planeta inteiro estaria orquestrando uma armação para sacanear o mito! Outra coisa: essa ladainha esquizofrênica de que existe uma ameça comunista a pairar sobre nós!! Tenha dó...Isso é uma paranóia que acaba com a paciência de qualquer um...O comunismo está morto e enterrado há 3 décadas...e só existe na cabeça de uns aloprados, estes sim jihadistas que agem com violência contra as pessoas nas ruas e espalham fake news absurdas por todos os cantos, desinformando pessoas de boa-fé!! Então, caro Roberval, não é radicalismo...é defesa da ética! Qualquer pessoa realmente de bem sabe que defender o bolsonarismo é compactuar com uma perspectiva criminosa!! E você, é do tipo que faz as coisas só quando ganha algo? É do tipo que se ganha algo é capaz de qualquer coisa? Hummmm...no prontuário psiquiátrico do mito havia algo sobre ambição desmesurada que se assemelhava com uma condição assim!!
Veja mais Corrêa Neves Jr

CLIMA EM FRANCA

30°
19°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2337
    Sorteio: 02, 09, 34, 49, 51, 55 Data: 23/01/2021
  • Quina: 5475
    Sorteio: 23, 37, 42, 46, 79 Data: 25/01/2021