01 de junho de 2020

Gazetilha

O depoimento de 'Judas'

Bolsonaro pode chamar Moro do que quiser. As milícias digitais controladas por seus filhos podem insuflar os bolsominions a compartilhar...

Gazetilha 03/05/2020 - Repórter: Corrêa Neves Júnior
Foto de: Comércio da Franca
“Todo homem é o arquiteto de seu próprio destino”
Salústio, filósofo romano

 

Nove horas é tempo suficiente para alguém embarcar num avião em Cumbica e desembarcar no aeroporto internacional de Miami, nos Estados Unidos. Saindo de Franca, dá para fazer um bate-volta a São Paulo, com direito a parada rápida para comer, na volta, uns croquetes no rancho Empyreo, na altura de Leme. De ônibus, saindo da terra das Três Colinas, dá para chegar a Belo Horizonte.

Quase nove horas foi o tempo que Sérgio Moro - ex-juiz federal, ex-ministro da Justiça e agora neo-convertido em “Judas”, na definição do presidente Jair Bolsonaro - passou sábado prestando depoimento na sede da Polícia Federal de Curitiba, no Paraná. Falou diante de delegados da PF e de três procuradores da República no prédio que se tornou símbolo da Operação Lava Jato. Foi ali que Lula ficou preso. Foi ali também que, neste sábado, muito provavelmente Moro disse coisas capazes de abalar a República. Ninguém ainda sabe com detalhes exatamente o que, mas a extensão de tempo em que ele permaneceu no prédio permite deduzir que a vida de Bolsonaro, já bastante complicada neste instante, vai piorar sensivelmente.

Tudo tem acontecido muito rápido. Ao deixar o comando do ministério da Justiça, na sexta-feira da semana anterior, Moro havia feito uma acusação – grave - ao presidente da República. Como todo brasileiro já sabe, Moro afirmou que Bolsonaro decidira demitir o delegado geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, para substituí-lo por alguém que se dispusesse a “interagir” com ele. O objetivo era ter acesso privilegiado a relatórios e detalhes das operações em curso na Polícia. Escalou para a função Alexandre Ramagen, delegado com muitos atributos – nenhum deles tão relevante quanto ser amicíssimo de seus filhos. Queria também fazer substituições em algumas superintendências dos órgãos. Mais precisamente, em duas delas, Rio de Janeiro e Pernambuco, onde, não por coincidência, tramitam inquéritos e investigações que podem atingir em cheio, por vias diretas ou indiretas, exatamente os seus... filhos.

Moro havia dito que se o Valeixo fosse demitido sem razão e seu substituto indicado sem sua anuência, ele também se demitira. Foi o que aconteceu. Num pronunciamento na manhã de sexta-feira, Moro deu a explicação acima para sua saída. Justificou dizendo que a promessa feita pelo presidente, de que teria “carta branca” para gerir a pasta, tinha sido “violada”. Reclamou da tentativa de interferência. Fez considerações sobre suas realizações.

No final da tarde, enquanto Moro se despedia de sua equipe no ministério da Justiça, foi a hora de Bolsonaro falar – e atacar o demissionário ministro. Desde então, a troca de farpas e a lavação de roupa suja entre os dois, por meio de redes sociais – Twitter, Instagram, Lives – tem sido intensa, com direito até ao ex-ministro exibindo print de conversa de WhatsApp para comprovar que nunca condicionou sua permanência na função à indicação de seu nome para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, como dito pelo entorno do presidente.

Se a saída de Mandetta havia sido definida por Bolsonaro como um divórcio consensual, sua separação de Moro é o típico litigioso, com direito a briga pelo espólio e muito chumbo trocado. Na manhã deste sábado, durante visita a Cristalina, em Goiás, Bolsonaro se referiu ao ex-homem forte do seu governo e ícone da onda que o levou ao poder como “Judas”. O termo é por demais óbvio e prescinde de qualquer explicação adicional.

Judas ou não, o fato é que nove horas é muito tempo. É tempo demais para qualquer um explicar apenas as circunstâncias que o levam a crer que determinada pessoa está metendo o bedelho onde não deve. Certamente, Moro não ficou apenas nos episódios já relatados por ele que tratam de algumas conversas com o presidente e sua pressão pela mudança na Polícia Federal.

Até a madrugada deste domingo, quando caminho para finalizar este artigo, apenas o site O Antagonista havia detalhado um pouco do que se passou durante tantas horas dentro do prédio da Polícia Federal. Sabe-se que foram feitos alguns intervalos, para café e descanso. Que pediram pizza para jantar. Que Moro deixou a superintendência da Polícia Federal por volta de 0h20, onze horas e cinco minutos depois de chegar ao local. E que, muito mais importante, além das conversas de WhatsApp que já havia tornadas públicas, entregou aos policiais novos diálogos trocados por aplicativos e e-mail, além de áudios gravados de conversas com emissários do presidente e outras figuras importantes do governo. Entregou também seu celular para que seja periciado. O conteúdo de todo esse conjunto de documentos comprovaria a imensa pressão – ilegal e imoral, se confirmada – que o presidente fez sobre seu subordinado para tentar interferir nas investigações em curso na Polícia Federal.

A queda de Collor começou com um modesto Fiat Elba. A de Dilma, com alterações orçamentárias que ficariam conhecidas como “pedaladas fiscais”. Perto disso, o arsenal de que dispõe Sérgio Moro é nitroglicerina pura. O ex-ministro passou mais de duas décadas de sua vida instruindo milhares de processos. Condenou muita gente. Levou dezenas para a cadeia. Sabe, melhor do que ninguém, não apenas o que é uma prova lícita e robusta, como também o que é uma evidência convincente e definitiva. A julgar pelo pouco que se sabe, o que ele entregou para a Polícia Federal é tudo isso junto.

Bolsonaro pode chamar Moro do que quiser. As milícias digitais controladas por seus filhos podem insuflar os bolsominions a compartilhar quantos memes forem capazes de produzir para tentar atingir o ex-ministro. Sua tropa de choque pode oferecer quantos cargos tiverem disponíveis para tentar segurar um eventual processo de impeachment no Congresso Nacional. Pouco importa.

A partir de agora, Bolsonaro terá que se defender. Para quem está acostumado a bater sem ser questionado, a ignorar a lógica elementar se ela atenta contra seus interesses, a construir narrativas que só fazem sentido para seus seguidores radicais, será um imenso desafio ter que se explicar. Por mais absurdo que possa parecer, obstáculo muito maior até mesmo do que o enfrentamento do coronavírus. Pelo menos para o Messias, essa é a nova realidade após o depoimento de seu Judas. Um “discípulo” que, muito diferente do original, não demonstra qualquer propensão ao suicídio – nem, ao arrependimento. Que venham os tuítes de domingo. O caldo, que estava fervendo há tempos no Palácio do Planalto, tem tudo para entornar de vez. 


Corrêa Neves Júnior, jornalista e vereador em Franca
email - junior@gcn.net.br



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Emerson
    03/05/2020 3 Curtiram
    Parabéns ótima matéria, a verdade é que o circo etá pegando fogo, e os palhaços estão brigando entre si ....
  • sandroarabia
    03/05/2020 3 Curtiram
    nosso país infelizmente tem no poder pessoas que nao estao preocupadas com a naçao pensam apenas em si proprios por isso tantos escandalos que terminam em quedas.desigualdade cada vez maior.a proxima eleiçao deveria ter uma lei em que aquele que tem algum processo e foi condenado se conseguiu direito a dispusta deveria ser condicionado a se expor com uma faixa escrito Ficha suja para que todos pudessem ver claramente quem esta improprio para o cargo em dispusta.
  • Edmilson Sanches
    03/05/2020 1 Curtiu
    Logo o nobre jornalista Corrêa Neves Jr será atacado moralmente,senão fisicamente por uma horda de zumbís enfurecidos.Se bem que nunca ví,nem em filmes,nem em livros de ficcção,algum bovino que tenha virado morto vivo,mas por via das dúvidas,melhor o jornalista se precaver.Ser chamado de petralha,comunistae golpista é coisa ja acostumada por que ousa atacar a santidade do Messias,mas essa gente não esta se limitando a isso.Um exemplo são os profissionais da saúde que tiveram a audácia de protestar em Brasília.
  • Gerson
    03/05/2020 3 Curtiram
    Temos que tirar o quanto antes essa quadrilha formada por pai e filhos que está prejudicando o nosso país. Muita conversinha, muita briguinha, muitas frases de efeito que não nos serve pra nada!
  • Carlos Matias
    03/05/2020 2 Curtiram
    Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem. Proverbios 27:19 Rei Davi foi escolhido por ter o coração, segundo o coração de Deus... Salmo 139:23,24. I Samuel 16:12 Bolsonaro desajeitado como Davi, mas tem vencido os corruptos comunistas por isto o chamam de Mito. As pessoas mudam por vários motivos, um deles como Judas foi por ter entrado nele o espirito do maligno, (Lucas 22:3 Satanás entrou em Judas), Zé Arigó mudava quando entrava nele o Dr. Fritz; Moro , banana, covarde, mentiroso, deixou entrar o espírito de Jezabel, o sistema o corrompeu, alguns midiáticos mudam por falta ou oferta de propina mesmo, mensalões, etc. Em várias entrevistas e áudios até na Internet, Moro dizia que apesar das prerrogativas de escolher pessoas de confiança, e nenhuma lei que o obriga a colocar inimigos nos cargos, o PRESIDENTE JAMAIS INTERFERIU, apenas exigiu respostas para o caso do mandante do Adélio ondd foi vítima,caso do porteiro que o acusou injustamente, etc., o que o lebou a reclamar de Valeixo, depois Valeixo em artigo no Estadão confessou que queria sair por conta p´ropria pois estava sendo marionete de ministros do STF que impedia certas investigações envolvendo juízes. CF Art. 37 Principio da legalidade: Lei 13.047/14 É privativo do presidente o direito de escolher e nomear ministros e diretores. . CF art. 84 XXV Compete privativamente ao Presidente prover e extinguir os cargos públicos. CF art. 60 § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de abolir : IV - os direitos e garantias individuais. CF Art. 5º XXXVI - a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada; CF Art. 5º XXXVII - não haverá juízo ou tribunal de exceção. Os comunistas acham que Bolsonaro deve exibir até a cor de sua cueca, especificar os vírus que tem no corpo, as bactérias que o possuem, seus atos e manias, até o que pensa, etc. Enquanto que durante 2 décadas os ditadores comunistas petralhas mudavam a constituição a seu bel prazer:, CF art. 37 que dizia do principio da impessoalidade, era substituído pelo principio do “cumpanheirismo”, então Luladrão, Dilmanta lotou o STF de “companheiros”, o comunista corrupto “amigo do amigo do meu pai” que era apenas advogado medíocre do PT foi posto no STF para ser marionete de seus interesses, paraderrubar a jurisprudência estabelecida de prisão em 2ª instância para soltar o patrão,tem o fatiador para livrar, tinha outro para soltar o Dirceu, etc. Um tribunal lotado de ratazanas comunistas corruptos. Com Bolsonaro não terá Petrolão, nem caixa 2, nem negociatas, barganhas, propinas nem mensalão, por isso será perseguido. MORO CONFESSA QUE BOLSONARO NUNCA INTERFERIU NA PF https://www.youtube.com/watch?v=Hk9Ne4PmDaA&feature=emb_title – Moro confessa que Bolsonaro nunca interferiu na PF
    • Darsio Batista
      03/05/2020 7 Curtiram
      Cara! Você escreveu tudo só para falar asneiras? Acorda pra vida sujeito! Deixa de ser ignorante. Certamente tua ignorância é tamanha que, não saberia dizer nem o que significa comunismo, liberalismo, socialismo, neoliberalismo... Vai estudar rapaz...
    • Gabriel
      03/05/2020 4 Curtiram
      Quanta baboseira em apenas um comentário. Vergonha alheia! Isso que dá juntar religião, com fanatismo e politica. Carlos Matias, vai caçar algo útil para fazer. Fica aí lambendo as botas do presidente, já já pega um coronavirus.
    • Asdrúbal da Franca
      04/05/2020 1 Curtiu
      De duas uma: ou esse Carlos Matias é mesmo mentalmente perturbado, por isso, tanta asneira sem nexo algum, ou é uma pessoa de muita, mas muita má-fé mesmo, do tipo canalha no último grau. Em ambos os casos, não deveria estar solto por aí fazendo o que der na telha (seja andando na rua ou fazendo comentário no jornal). Meu caro, depois que tu melhorar (da doença ou da cachaça), vai ler um livro! Você é muito burro!!!
  • José Carlos Zanetti Ravagnani
    03/05/2020 2 Curtiram
    Jornaleco medíocre
    • Gabriel
      03/05/2020 2 Curtiram
      Para leitores como você, com certeza deve ser mesmo. Acostumado só com Fakenews de whatsapp, Ratinho e Datena. Kkk
  • Flávio Henrique de Souza
    03/05/2020 2 Curtiram
    Excelente texto que mostra a verdade atual envolvendo o presidente. Para proteger os filhos, ele jogou fora uma gestão que até então estava correspondendo. E o Brasil, dividido em extremistas (de direita e de esquerda, com atitudes semelhantes), de direita e esquerda (racionais) e aqueles que não possuem lado, assistem ao que pode vir por ai, que com certeza, trará muito mais prejuízos a nossa combalida nação.
  • Darsio Batista
    03/05/2020
    Quando é que neste país vai haver seriedade e coragem da justiça pata colocar esses malditos milicianos digitais na cadeia? Até quando essa justiça aceitará que esses ratos continuem a propagar mentiras absurdas e a ameaçar as pessoas que não concordam com as suas ideias doentias? Por que a CPI da Fake News não sai do lugar? E, o gabinete do mal? A justiça aceitará que continue com as portas abertas? E, logo no Palácio do Planalto? Ao se acovardarem para esses ratos de esgoto, o legislativo e o judiciário estão dando munição para que essa escória de punho fascista se fortaleça ainda mais. Será que as pessoas de bem não percebem que, o diabólico Hitler emergiu ao poder por meio da propagação dessas ideias que pregavam o ódio as diferenças, o extremo nacionalismo e de profundo apreço pelo autoritarismo? Ou se faz alguma coisa logo, ou podermos assistir uma nova ditadura sanguinária nesse país. FORA BOLSONARO! CADEIA PARA OS SEUS EXTREMISTAS!
    • Alex
      04/05/2020
      Saudade da roubalheira né minha filha? Saudade do nove dedos?
    • darsio
      06/05/2020 1 Curtiu
      Alex! Fica aí, confinado no seu curral e, vai assistir a série \"A invasão da Terra plana pelos marcianos comunistas\" . E, não enche os nossos ouvidos com as suas merdas!
  • Rogerio
    03/05/2020
    Está equivocado aquele que pensa que o Sr. Presidente vai aceitar passivamente o que se avizinha. Tem considerável apoio popular, as forças armadas e muito pouco juízo. Aguardando os desdobramentos
    • Gabriel
      03/05/2020
      Pouco juízo ele tem mesmo, e um bocado de ignorância e despreparo. Apoio popular tenho minhas dúvidas se ele tem, penso que hoje deve beirar os 25% de aprovação. A sorte dele é que tem muito fanatismo, que por sinal, se parece muito com o petismo, tão criticado por eles em outras horas.
    • Darsio Batista
      03/05/2020
      Que asneira! Sabe o que todo bolsominion tem em comum, ou melhor dizendo, não tem? inteligência. É tanta merda, mas tanta, tanta e tanta merda que esses caras dizem, que anatomicamente suas bocas se confundem com privada. Sendo assim, digo aos bolsominions que continuem com as suas ideias insanas e doentias, mas pelo amor de Deus e lhes peço que não abram a boca. Chega de merda!
  • RICARDO
    03/05/2020 4 Curtiram
    Votei no Bolsonaro, más chamar MORO de mentiroso, acho que é testar a minha inteligência! Entre Bolsonaro e Sérgio MORO ,fico com o segundo ,pois MORO tem uma INTEGRIDADE acima de qualquer suspeita, onde se fosse uma pessoa conveniente com a situação estaria no cargo até hj!
  • Ronaldo Pereira da Silva
    04/05/2020
    Cumprimento Correa Neves Junior pela lucidez do texo (o que não é novidade pra quem como eu já conhece a perspicácia de seus raciocínios). Mas confesso que ando pessimista em relação aos rumos do país. Parece que o bom senso deixou de ser consenso, pra fazer um trocadilho. O nível de debate praticamente inexiste e o patamar das agressões dos que veneram políticos tem baixado muito o tom, inviabilizando o diálogo. Tempos sombrios demais esses que estamos vivendo.
  • Franciosco Matos
    04/05/2020
    Página triste de nossa história se repetindo ainda com mais bandidos, desta feita agregada a um vírus chamado bolsonarismo, mutação do vírus coxinharismo, este criado nos laboratórios da elite brasileira que domina grande parte da senzala.
  • Tiago
    05/05/2020
    Nao vejo o Moro como judas o Bozo nao ajuda quem ta do lado dele queri ver os outrosbque substituirem os que sairam se vai aceita ser pau mandado
  • Hodair Santos
    05/05/2020
    Olha não sou muito fã do jornalista Correia N. Jr,mas admito que foi o melhor artigo escrito por ele nos últimos dias. Perfeito sem nenhuma demagogia política e bem esclarecedor,alguns vão dizer que é perseguição politica,pois eu em minha ignorância entendo que se trata de uma narrativa de mudança no senário político. Em relação ao que então ex ministro e agora também ex delegado da PF o problema e que não estamos acostumados a ver esses tipo de comportamento no senário político muitos ou grande maioria em seu lugar aceitaria ser conrropido aceitaria e ainda ajudaria o chefe a esconder toda carniça podre e com isso tudo que ele construí durante sua vida toda. O fato e que infelizmente a policitica está uma sujeira que precisa ser limpa por alguém que não tenha \'rabo\' preso com ninguém.
  • darsio
    06/05/2020
    Aguardamos o Alex para fazer mais um comentário. Nada melhor do que ouvir asneiras para dar boas e longas gargalhadas. Afinal, rir faz bem para a saúde.
  • Jose Osmar
    06/05/2020
    Eu analisando os fatos fiquei com algumas perguntas espero que os leitores reflitam comigo\" quem mandou matar o presidente? Seria Adelio um lobo solitario ,sendo um acougueiro desemprgado,que estava hospedado em hotel e tinha em sua posse 4 celulares,alguns lap tops,e que apos o seu ato criminoso um jatinho posou na cidade,onde ele teria arrumado tanto dinheiro para se sustentar a tese de lobo solitário estranhamente aceita pelo sr Waleixo e pelo ex-Ministro da Justica?/??/??/ Outras perguntas depois de 1 ano e cinco meses em qualquer pais serio nao se teria solucionado este caso? E mais porque tanto medo de Ramagem ,quem não deve não TEME, TEM muito caroço neste Angu , eu que sou um cidadão comun percebi tudo isso ou o Mouro e o waleixo acha que somos idiotas funcionais que nao raciocinam ,fora muitas outras atitudes nao investigadas , o mergulhador que estava com Adelio nao foi nem ouvido ? E o porteiro do RJ que mentiu e que a rede Globo invadiu os arquivos da portaria,a quem interessa esconder a Verdade nesse Pais ??????????
  • PAULO ANTONIO PIZANI
    06/05/2020
    Boa Noite Correa Neves Junior. Eu observei que a taxa de isolamento em Franca caiu. O números de pessoas nas agencias da Caixa e Banco Brasil, para receber o auxilio emergencial contribuiu muito para este índice cair e ficar abaixo das metas estabelecidas pela equipe da Prefeitura no caso do Covid-19 atenciosamente
  • Carlos Matias
    08/05/2020 1 Curtiu
    Darsio é um serviçal petralha, hipócrita, nada sabe. Isaias 9:6,7 Cristo não diz que é chegado a religião, nem diz que é chegado “um” governo, mas diz que é chegado “O”, o único governo, um reino eterno, arrependam-se ! = Mateus 3:2 “Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo”. Deus é político , não religioso. Só existe um Rei. Isaias 45:7 Deus permite Satanás fazer uma imitação, mas a política dele é: João 10:10 matar, roubar, destruir . (todo comunista tem ideologia satânica, anti-cristo : aborto, incesto, pedofilia, kit gay, incendiar museus porque fala de família cristâ, incendiar Amazonia, jogar óleo nas praias, doutrinação de drogas, prostituição e destruição das famílias, etc). Todas as vertentes políticas são satânicas. Esse tal Asdrubal é o abominável homem das neves, corrupto, psicopata, o maior difamador de Franca, segue instruções do satânico Lenin: “Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é”. Burrice é achar que o mensalão vai voltar. Amós 3:6 Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá ?. Sucederá algum mal na cidade, sem que o Senhor o permita? . Acorda, ó tu que dprmes!
Veja mais Corrêa Neves Jr

CLIMA EM FRANCA

25°
15°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: