12 de agosto de 2020

Artes

CULTURA

Dica Literária na quarentena

Conheça o projeto Convide Palavras, de escritoras contemporâneas que se sensibilizaram com as consequências do covid-19 no Brasil.

Artes 09/05/2020 - Sônia Machiavelli
Foto de: Divulgação
Ligia Freitas
 

 

Conheça o projeto Convide Palavras, de escritoras contemporâneas que se sensibilizaram com as consequências do covid-19 no Brasil e se uniram para oferecer arte como alívio e forma de reflexão na quarentena. Em entrevista, a escritora Ligia Freitas, participante do projeto e colaboradora do Nossas Letras nos conta um pouco sobre o movimento.

Qual motivo levou à criação do projeto?
A força motriz para criar o projeto foi perceber que entra em cena um cooperativismo pós-pandemia, e a nossa união para oferecer arte na quarentena é exatamente confiar nessas roupagens plurais como saída para a crise.

Como acessarão o público?
Por meio da página do Instagram @convidepalavras

Por que somente mulheres?
Para compensar a ainda pouca visibilidade e participação das mulheres na literatura.

Vocês divulgarão o trabalho de vocês?
Claro, a nossa arte e literatura passa inevitavelmente pelos nossos gestos, vozes, aquilo que de fato acreditamos e vivenciamos, então divulgar o nosso trabalho é algo natural, é dizer em outras palavras, que o nosso trabalho literário é reflexo da nossa expressão como ser humano.

Haverá espaço para outros autores, artes diversas?
Com certeza, como dissemos antes, acreditamos que o novo propósito mundial é coletivo, então precisamos nos descolar um pouco de nós mesmas, para abrir espaço ao próximo. Pensando nisso, criamos a semana das dicas literárias em que cada uma das escritoras indicará uma obra/arte de outro autor/autora de que gosta ao público. 

Existe uma programação para as postagens?
Sim, dividimos a programação em três semanas. A primeira é a leitura de obra própria, nós leremos ou declamaremos nossa própria obra. A segunda semana é a das dicas literárias, leremos ou comentaremos a obra de outro (a) autor/autora. A terceira semana é a da produção de um texto literário para a página (poesia, crônica, conto, cada uma no seu gênero) cujo tema é baseado na música “Índios” da Legião Urbana “o futuro não é mais como era antigamente “.

Quando finalizarem as três semanas o projeto acaba? 
Não, a ideia é que a primeira semana retorne como um ciclo de programação. Porém, é válido dizer que o foco agora é o isolamento social, então a programação necessariamente abrangerá esse período que pode durar até quatro meses (imaginamos). Após esse período analisaremos se o projeto continua, conforme engajamento do público x nossa disponibilidade.

 

convides: Aline Bei, Brenda Ligia Miguel, Cax Nofre, Giovana Madalosso, Gisele Mirabai, Leticia Bassit, Ligia Freitas, Lívia Natali, Meimei Bastos, Natalia Timerman e Vanessa Maranha (sem prejuízo de novas convides integrarem o movimento).

 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Notícias

CLIMA EM FRANCA

29°
19°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2288
    Sorteio: 02, 26, 35, 39, 40, 56 Data: 11/08/2020
  • Quina: 5337
    Sorteio: 11, 23, 38, 51, 68 Data: 11/08/2020