03 de junho de 2020

Brasil e Mundo

ANÚNCIO

Demitida após 'fritura', Regina Duarte agradece 'presente' dado por Bolsonaro

Segundo postagem nas redes sociais, Regina vai assumir o comando da Cinemateca Brasileira, que fica em São Paulo. 

Brasil e Mundo 20/05/2020 - Repórter: Agência Estado
Foto de: Reprodução
Regina diz que assumir a Cinemateca é um
O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira a demissão da atriz Regina Duarte do cargo de secretária especial de Cultura. Segundo postagem nas redes sociais, ela vai assumir o comando da Cinemateca Brasileira, que fica em São Paulo. O nome do substituto de Regina na Cultura ainda não foi confirmado. A expectativa é que o ator Mário Frias, apoiador de Bolsonaro, fique com o cargo. A atriz sai após dias de "fritura". 

"Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o Governo e a Cultura Brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em SP", postou Bolsonaro.

Os dois gravaram um vídeo juntos, na área externa do Palácio da Alvorada, em que Regina começa questionando Bolsonaro se ele a está "fritando". "Jamais ia fritar você", responde o presidente.

Ao anunciar a mudança, pouco mais de dois meses após assumir a Secretaria de Cultura, Regina diz que assumir a Cinemateca é um "sonho de qualquer pessoa de comunicação, audiovisual, cinema e teatro". Na prática, ela assumirá um posto em que será subordinada ao seu substituto na secretaria.

"Pode ter um presente melhor que esse? Obrigado, presidente", diz a atriz. "Estou sentindo muita falta dos meus filhos e dos meus netos. É um presente duplo. É a Cinemateca e é estar próxima da minha família."

O anúncio desta quarta-feira ocorreu um dia após o presidente compartilhar nas redes sociais um vídeo em que o ator Mário Frias fala sobre a possibilidade de assumir o cargo da colega de profissão.

O vídeo publicado nesta terça pelo presidente é uma entrevista de Frias à emissora CNN Brasil, exibida no dia 6 de maio, em que o ator diz torcer por Regina Duarte, mas que está à disposição de Bolsonaro. "Para o Jair, o que ele precisar estou aqui", afirma o ator.

Na gravação, publicada com cortes, Frias defende o presidente e diz que Bolsonaro é "preocupado com o povo" e "defende os três Poderes".

A entrevista com o ator ocorreu no mesmo dia em que Regina havia se reuniu com Bolsonaro no Palácio do Planalto. Na ocasião, o presidente havia demonstrado insatisfação pública com a atuação da secretária e o renomeado o maestro Dante Mantoavani no comando da Funarte. O maestro havia sido afastado do cargo logo após a posse da nova secretária. No fim do dia, a nomeação foi suspensa, mas o gesto foi visto no governo como um processo de "fritura" de Regina.

Depois do encontro, em outro gesto considerado como parte do processo de "fritura", o número 2 da pasta, o secretário especial adjunto, Pedro José Vilar Godoy Horta, foi exonerado do cargo. A demissão, publicada em edição extra do Diário Oficial de sexta-feira, 15, levou a assinatura do ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto.

Como revelou o Estadão, Bolsonaro estava incomodado com a ausência de Regina em Brasília e acredita que a secretária é suscetível ao setor "todo de esquerda". Já a secretária se sente desprestigiada e pressionada pela "ala ideológica" do governo.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • darsio
    20/05/2020 1 Curtiu
    Os bolsonaristas são tão ruins que não suportem nem uns aos outros. Essa senhora é uma aberração para a classe artística. Defensora da ditadura, ainda é vangloriada por francanos por ela ter nascido na cidade. Regina? A você eu diria que TENHO MEDO! MUITO MEDO! Sua saída não fará a mínima falta para a cultura no país.
  • Asdrúbal da Franca
    20/05/2020 1 Curtiu
    Passagem pelo governo foi mais rápida que uma novela...kkkkkkkkkk Quem mexe com estrume, certamente sai fedendo!!! Gente, será que existe alguém que ainda seja fanático a ponto de defender esse monte de estrume que se arvora ser presidente? O haitiano foi um profeta há dois meses atrás: ACABOU minions...Esse governo foi a maior tragédia política e social que aconteceu ao Brasil...Se achavam que Dilma foi ruim, o Bolsoasno provou que o conceito de ruim poderia imergir muito mais fundo na lama da incompetência! Se o governo Dilma foi um emaranhado de equívocos, o Bolsoasno foi uma avalanche de catástrofes e hecatombes! Melhor seria apagar 2019 e 2020 da história do Brasil. O desastre é tão grande que qualquer menção a isso no futuro será motivo de angústia e depressão!!
  • Paulo
    20/05/2020 1 Curtiu
    Que manchete desonesta GCN bem de esquerda, ela não vinha sofrendo fritura e não foi demitida pediu para sair, e vai para outra função
    • Asdrúbal da Franca
      20/05/2020
      Já dizia a sabedoria popular: pior cego é o que não quer ver! Ditado esse que se aplica perfeitamente à cegueira fanática dos burrominions! Amiguinho, o Bozo-Orangotango vinha se queixando dela há semanas e só deu um carguinho mequetrefe a ela para não ficar feio a namoradinha do Brasil levar um pé na bunda depois de apenas dois meses no desgoverno! A burrice dos minions vai afundar esse país...
    • darsio
      21/05/2020
      Essa senhora que, me dou ao luxo de evitar desperdiçar palavras para escrever o seu nome, não foi frita somente. Primeiro ela foi cozida, depois assada e aí sim, ela foi fritada. De qualquer forma, é um prato que desperta ânsia de vômito.
  • darsio
    20/05/2020
    Enquanto milhões de brasileiros estão penando para receberem a micharia de 600 reais, essa senhora continuará mamando nas tetas do Estado, com um belo de um emprego e, para nada fazer. Isso mesmo, continuará na folha de pagamento mantida pelos nossos impostos para ocupar um cargo que contemple a sua inservibilidade. EU TENHO MEDO DESSA SENHORA!
  • Camel Helú
    20/05/2020
    O Darsio é do PT. Partido dos Tontos.KKKKK
    • darsio
      21/05/2020
      Tua covardia é tamanha que se esconde em um nome fictício. APAREÇA SEU COVARDE! Dê o seu nome e assuma seu discurso! Creio que você não deve entender o que novamente vou dizer, pois capacidade cognitiva é algo que um bozomala não possui. Não deveria revelar, pois a constituição me garante esse direito, mas digo que votei e votaria novamente em Ciro Gomes e, em Márcio França para o governo paulista. Não sou petista e, nada tenho contra muitas personalidades do PT, assim como dos outros partidos, sejam de direita ou de esquerda. Defendo somente uma agenda social, em que o Estado se faça distribuidor de renda por meio de melhores serviços de educação, saúde, moradia e de emprego. Isso mesmo seu boçal! Reverter o que a população paga em impostos em serviços que possam de fato beneficiá-la. Afinal se tu tens um pouquinho de inteligência verás que sem um Estado forte e presente, não há como vencer o coronavírus. Portanto, seu asno! Digo que desejar um país para o bom usufruto de todos não é ser comunista (algo que certamente não saiba nem o significado), mas sim ser um pouco mais humano. Volte para seu curral, seu quadrúpede, seja fêmea ou macho!
Veja mais Política

CLIMA EM FRANCA

26°
17°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: