05 de julho de 2020

Franca

REABERTURA

Shoppings e lojas poderão abrir em Franca a partir de segunda-feira

Após 73 dias fechados, os shoppings e lojas de Franca voltarão a funcionar, com restrições, a partir da próxima segunda-feira.

Franca 27/05/2020 - Repórter: da Redação
Foto de: Reprodução
Todas as medidas fazem parte do Plano São Paulo, de retomada da economia paulista. As Regiões de Saúde do Estado foram classificadas de acordo com a fase da pandemia
Após 73 dias fechados, os shoppings e lojas de Franca voltarão a funcionar, com restrições, a partir da próxima segunda-feira, 1º. Foram mais de dois meses de quarentena para evitar a propagação do novo coronavírus. A retomada das atividades econômicas foi desenhada a partir de critérios técnicos.

A reabertura gradual, com regras rígidas que visam a proteger a saúde de funcionários e clientes, foi anunciada em entrevista coletiva pelo governador João Doria (PSDB), no início da tarde desta quarta-feira, 27, no Palácio dos Bandeirantes. Segundo ele, esse é um programa de “retomada consciente”.

“Hoje é um dia particularmente importante para São Paulo e para os 46 milhões de brasileiros que moram no Estado, quando anunciamos a retomada consciente. A partir do dia 1º de junho, por 15 dias, continua a quarentena, com a retomada de algumas atividades econômicas no Estado de São Paulo.”

A reabertura
Todas as medidas fazem parte do Plano São Paulo, de retomada da economia paulista. As Regiões de Saúde do Estado foram classificadas de acordo com a fase da pandemia – vermelha (alerta máximo), laranja (controle), amarela (flexibilização), verde (abertura parcial) e azul (normal controlado - veja mais abaixo).

A situação de cada Região de Saúde em relação à fase da pandemia do Covid-19 leva em conta o número de novos casos de coronavírus, internações e óbitos, além da taxa de ocupação de leitos hospitalares.

A Região de Saúde de Franca está na fase 2 – laranja (controle) – e, de acordo com o Plano São Paulo, poderá reabrir seu comércio e shoppings centers, mas com restrições. As medidas sanitárias englobam o uso obrigatório de máscaras, o fornecimento de álcool em gel, o distanciamento entre as pessoas e a limitação de clientes dentro dos estabelecimentos.

No caso dos shoppings, por exemplo, a limitação de público será de 20% da sua capacidade total, distanciamento social de 1,5 metro, funcionamento reduzido a quatro horas por dia e restrição de funcionamento na área de alimentação. Também voltarão a funcionar atividades imobiliárias, concessionárias de veículos e escritórios, seguindo os protocolos de distanciamento e higiene. Em Franca, imobiliárias e escritórios já estão trabalhando.

A região de Saúde de Franca é formada por 22 municípios: Aramina; Buritizal; Cristais Paulista; Franca; Guará; Igarapava; Ipuã; Itirapuã; Ituverava; Jeriquara; Miguelópolis; Morro Agudo; Nuporanga; Orlândia; Patrocínio Paulista; Pedregulho; Restinga; Ribeirão Corrente; Rifaina; Sales Oliveira; São Joaquim da Barra; e São José da Bela Vista.

Na cidade de Franca, de acordo com o boletim epidemiológico de ontem, 26, eram 99 casos positivos da doença – quatro a mais que na segunda-feira – e a taxa de ocupação de leitos destinados a tratamento de pacientes do Covid-19 era de 33%.

Segundo Doria, a quarentena que começou no Estado no dia 24 de março – em Franca, foi no dia 20 do mesmo mês – e que terminará neste domingo, 31, vai salvar 65 mil vidas. “Os dados não são governamentais, os dados são da ciência.”

Fases para retomada

Fase 1 – Vermelha (atual)– podem funcionar comércio e serviços essenciais, indústria não essencial e construção civil

Fase 2  –  Laranja (a partir de 1º de junho)– Fase 1 mais atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shopping center com restrições

Fase 3 – Amarela– Fases anteriores liberadas, mais bares, restaurantes e similares e salão de beleza

Fase 4 – Verde– Fases anteriores liberadas, mais academias. Continuam fechados teatros e cinemas; eventos são proibidos

Fase 5 – Azul– tudo funcionando

Os setores de Educação e Transportes ainda serão definidos. Por enquanto, não há precisao de retomada.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • otavio
    27/05/2020
    Muito bom, da mesma forma que o covid mata, a saude mental tambem, fome tambem, esta no caminho certo .
  • adriana
    27/05/2020 1 Curtiu
    faz um total de 0 sentido, estamos na fase 2, o que significa que ainda devemos ficar em casa, seis é burro ? quer que desenhe?
  • Andre
    27/05/2020
    Donas de bares, restaurantes, academias, escolas, cinema, promoters de de festa, se lascaram!!!! Ditadória fazendo experiência com a suas vidas e sem possibilidade de ser punido por aquilo que fizer de errado!! Meta a pata no 45 e confirma!
    • Márcio Silva
      27/05/2020 3 Curtiram
      Você acha que academias, teatros e cinemas já deveriam voltar a funcionar??? Em que mundo você vive? Criticar o governador é fácil, quero ver você apresentar ideias para preservar vidas!
    • Marcio Silva
      27/05/2020
      Você acha que academias, teatros e cinemas já deveriam voltar a funcionar??? Em que mundo você vive? Criticar o governador é fácil, quero ver você apresentar ideias para preservar vidas!
  • Wanderlei Morais
    27/05/2020 1 Curtiu
    Gostaria de saber se o Posto Fiscal da Fazenda do estado estará apto a voltar a abrir. Pois acredito que não sou unico, precisando do serviço e não consigo. E minha opnião como banco tanto o posto fiscal, poupa tempo são de necessidade e não deveriam sido fechados.
  • Joao Paulo
    27/05/2020 4 Curtiram
    O governo do estado age como se estivesse tudo normalizado...não conseguiu nem o mínimo previsto de isolamento social....daqui a 30 dias estaremos com 500 casos em Franca
    • Márcio Silva
      27/05/2020 1 Curtiu
      Não é culpa do governador não ter conseguido maior isolamento social. Milhares de pessoas não colaboraram e continuarão não colaborando!
  • Dorival
    27/05/2020 1 Curtiu
    Vamos ver agora Sr governador e prefeito .vamos resolver os problema do desemprego que é grande .
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

27°
14°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: