02 de julho de 2020

Franca

FLEXIBILIZAÇÃO

Lojas deverão funcionar com 35% da capacidade

Esta será a primeira fase de flexibilização da quarentena adotada no Estado de São Paulo, para conter o avanço do coronavírus.

Franca 27/05/2020 - Repórter: da Redação
Foto de: Dirceu Garcia/Comércio da Franca
Na região de Franca, estão autorizados a voltar às atividades os shoppings centers, lojas, imobiliárias, concessionárias de veículos e escritórios, além das indústrias e comércio e serviços essenciais, que já estavam funcionando
O comércio não essencial poderá abrir suas portas a partir da próxima segunda-feira, 1º. Esta será a primeira fase de flexibilização da quarentena adotada no Estado de São Paulo, para conter o avanço do coronavírus. De acordo com os protocolos divulgados pelo governo, estabelecimentos comerciais terão de reduzir sua lotação a 35% do total.

Durante a coletiva de imprensa, na tarde desta quarta-feira, 27, quando as medidas foram anunciadas, a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, citou as recomendações para shoppings centers, com restrição do público a 20% da capacidade total e quatro horas de funcionamento diário.

“A ideia é que isso (a abertura) seja feito com restrição e fluxos de horários e também com medidas rígidas de distanciamento. O equivalente, em caso de shoppings centers, seria um fluxo em torno de 20% da capacidade original, respeitando o distanciamento de 1,5 metro. Para o horário reduzido, a recomendação inicial seria de funcionamento de quatro horas e limitação do uso de praça de alimentação”, disse ela.

O protocolo sanitário não especifica horários e determina limitação de público com um percentual específico apenas para o comércio em geral. Todas as diretrizes devem ser regulamentadas a partir de decreto do governador João Doria e, no caso de Franca, do prefeito Gilson de Souza (DEM).

Na região de Franca, estão autorizados a voltar às atividades os shoppings centers, lojas, imobiliárias, concessionárias de veículos e escritórios, além das indústrias e comércio e serviços essenciais, que já estavam funcionando.

Até o final da tarde desta quarta-feira, tanto o Detran-SP quanto o Poupatempo ainda não tinham definida sua retomada.

Os serviços de saúde continuam autorizados a funcionar, desde que respeitados os protocolos para evitar a proliferação do Covid-19.

Confira abaixo os protocolos definidos pelo Governo de São Paulo para o setor comércio e para os serviços de saúde, lembrando que o uso de máscaras continua sendo obrigatório:

Setor comercial
Monitorar e controlar o fluxo nos estabelecimentos comerciais, tomando como base o controle de acesso do estabelecimento.

Coordenar melhor o fluxo de pessoas nas dependências do estabelecimento, ajustando entradas e saídas, e se necessário, isolando áreas do estabelecimento.

Não promover atividades promocionais e campanhas que possam causar aglomerações nas lojas físicas e em outros canais de venda. Manter suspensos os eventos.

Restringir abertura de cinemas, operações de entretenimento e atividades para crianças em shoppings, centros comerciais e afins.

Limitar a permanência de pessoas a 35% da capacidade do estabelecimento, mesmo em áreas externas ou abertas.

Implementar corredores de fluxo unidirecional, a fim de coordenar o fluxo dos clientes nas lojas.

Disponibilizar álcool em gel 70% para funcionários e clientes, especialmente na entrada do estabelecimento e nos locais de pagamento

Fornecer produtos de limpeza para clientes higienizarem cestas e sacolas de compras, ou higienizá-las a cada uso.

Utilizar alarmes a fim de convocar os funcionários para a lavagem periódica de mãos, tomando cuidado para que aglomerações não sejam geradas nos lavatórios.

Realizar campanha para conscientizar e estimular a importância da utilização de máscaras pelos consumidores e frequentadores e propagar a relevância e efetividade da higienização das mãos com água e sabão ou, em sua ausência, álcool em gel 70%.

Gestores dos shoppings devem manter comunicação clara e eficiente com funcionários, lojistas e clientes.

Promover campanhas de orientação de saúde e bem-estar e envolver todos os lojistas nessas comunicações.

Não realizar evento de reabertura do shopping e dos demais estabelecimentos.

Organizar equipe para orientação e auxílio dos clientes quanto à necessidade e importância da higienização das mãos com água e sabão, preferencialmente, ou com álcool em gel 70% e da utilização de máscaras, bem como garantir que todos os funcionários estejam utilizando máscaras e demais equipamentos de proteção, como luvas descartáveis.

Realização de campanha para conscientizar e estimular a importância da utilização de máscaras pelos consumidores e frequentadores e propagar a relevância e efetividade da higienização das mãos com água e sabão ou, em sua ausência, álcool em gel 70%.

Gestores dos shoppings devem manter comunicação clara e eficiente com funcionários, lojistas e clientes.

Promover campanhas de orientação de saúde e bem-estar e envolver todos os lojistas nestas comunicações.

Não realizar evento de reabertura do shopping e demais estabelecimentos.

Distribuir comunicados pela loja que instruam os clientes sobre as normas vigentes no ambiente.

Aplicar comunicados de prevenção à COVID-19 em escadas rolantes, elevadores, cancelas de estacionamento e demais áreas de fluxo de pessoas.

Serviços de saúde
O agendamento das consultas e exames deverá ser realizado de forma a minimizar o número de pessoas ao mesmo tempo na sala de espera, assegurando distanciamento de dois metros entre os pacientes.

Apenas pacientes menores de idade poderão ter acompanhantes para a realização de exames, com exceção daqueles que necessitem de acompanhamento, tais como crianças de até 12 anos, idosos e pessoas com deficiência.

Todos os exames eletivos deverão ser agendados previamente por telefone, e as vagas deverão considerar as regras de limite de pacientes/ clientes por área do estabelecimento, evitando aglomerações.

Ao receber pagamento em dinheiro ou cheque, o profissional deverá acondicioná-lo em um envelope e higienizar as mãos com álcool em gel 70% imediatamente depois.

Deve ser solicitado ao paciente que higienize as mãos, preferencialmente utilizando água e sabão e, na impossibilidade, com álcool em gel 70%, antes de pegar a ficha e a caneta para preenchimento. Se possível, o preenchimento da ficha será feito pela própria secretária ou recepcionista para evitar o número de contatos.

Durante o exame físico, a máscara do paciente poderá ser retirada para a oroscopia. Como há risco de transmissão por gotículas nesse momento, o profissional de saúde deverá usar óculos de proteção ou protetor facial adicionalmente à máscara cirúrgica.

O profissional de saúde deve higienizar as mãos, preferencialmente utilizando água e sabão e, na impossibilidade, com álcool em gel 70%, antes e depois do exame físico e evitar tocar a face do paciente com as mãos contaminadas.

O profissional de saúde, o paciente e eventual acompanhante deverão utilizar máscara durante a anamnese.

Deve-se ter absoluta atenção à higienização do estetoscópio antes de levar as olivas aos ouvidos. Após cada consulta, deverão ser higienizadas todas as superfícies e equipamentos tocados pelo paciente ou acompanhante como: mesa de anamnese, cadeira, maca, balança, esfigmomanôtro, termômetro e todos os equipamentos utilizados em exames de diagnóstico

Higienizar a bancada da recepção e as cadeiras após cada uso por paciente ou acompanhante diferente.

Realizar o atendimento com as janelas abertas e o ar-condicionado desligado sempre que possível.

Todo funcionário do setor saúde com sintomas deverá ser testado. Na impossibilidade de testar, manter o afastamento e monitoramento do colaborador

Na véspera da consulta/exame, verificar a presença de sintomas suspeitos de COVID-19, contatando diretamente o futuro paciente.
 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Luis
    27/05/2020
    Estamos esperando a manifestação do sr. Prefeito. As igrejas podem abrir ? Ou fechadas podem entregar mantimentos na porta ?
  • wilian mariano da costa
    27/05/2020
    Eu acho que o shopping aqui de franca nem abria porque não tem nada
  • Asdrúbal da Franca
    28/05/2020 1 Curtiu
    35% já é 3.500 mais que a capacidade de utilização do cérebro de um bolsominion adulto! A partir de agora, eles já vão poder pastar em propriedades privadas onde o capim está mais vistoso que o dos espaços públicos!
    • Luis
      29/05/2020
      Cara eu sou uma pessoa neutra quanto política ... Pra mim todos são pessoas que mais cedo ou mais tarde vão se corromper ... Mais oque eu quero realmente dizer com esse meu comentário é que você é muito chato... Você transparece ser uma pessoa burra e chata ... Seus comentários me enojam ... Larga de ser feio por favor ...
    • Paulo
      29/05/2020
      Asdrubal você é um chato de galocha ... tá na cara que vc ama o Bolsonaro... Abraços de seu Amigo Paulo Briff Cado
    • Asdrúbal da Franca
      01/06/2020
      Luis, que diabos de neutralidade é essa, meu caro? Não existe ninguém neutro, apenas aqueles que já aderiram aos mais poderosos! Só de você ficar ofendidinho porque chamei os bolsoantinhas de burros, já dá pra ver que você é um desses fanaticozinhos adoradores de orangotango-Mito. E, fala a verdade: os minions daqui piram porque não conseguem escrever tão bem, com uma ironia tão fina (aliás, os minions daqui não sabem ortografia nem usar pontuação)...kkkkkkkkk
    • Asdrúbal da Franca
      01/06/2020
      Paulo, nem se eu batesse com a cabeça no chão 3 vezes, caído do alto de um prédio de 25 andares, eu iria gostar de um estrupício como esse orangotando-mito que vocês minions esquisitões adoram...
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

23°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: