05 de julho de 2020

Franca

FLEXIBILIZAÇÃO

Decreto de Doria limita funcionamento de lojas a 4 horas e proíbe igrejas

No caso de shoppings centers, galerias e estabelecimentos congêneres, o funcionamento das praças de alimentação está proibido.

Franca 29/05/2020 - Repórter: da Redação
Foto de:
O governador João Doria publicou nesta sexta-feira, 29, os detalhes do novo decreto
O governador João Doria publicou, nesta sexta-feira, 29, o decreto que estende a quarentena no Estado de São Paulo até o dia 15 de junho e implanta o Plano São Paulo, de flexibilização das medidas por regiões e fases. Na Fase 2, Franca estará autorizada a reabrir lojas e shoppings, por até 4 horas diárias, a partir da próxima segunda-feira, 1º. Igrejas, como o prefeito Gilson de Souza (DEM) pretende liberar, estão proibidas de funcionarem.

Lojas, shoppings, concessionárias de automóveis e imobiliárias poderão funcionar apenas com a capacidade limitada a 20% do total, com horário reduzido a quatro horas seguidas e adoção dos protocolos padrões e setoriais específicos, de acordo com o previsto no Plano São Paulo (www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp).

No caso de shoppings centers, galerias e estabelecimentos congêneres, o funcionamento das praças de alimentação está proibido. Os restaurantes e bares podem funcionar apenas nos esquemas de delivery, drive thru e take away.

O decreto estadual traça as regras que os prefeitos podem seguir de acordo com a fase em que o município esteja. O texto prevê que as cidades têm o poder apenas de endurecer as regras, não afrouxá-las.

Igrejas
Não há um item específico sobre as atividades religiosas, mas o decreto barra “outras atividades que geram aglomeração” até a Fase 4 do Plano São Paulo. Portanto, de acordo com as normas publicadas hoje, as igrejas poderão voltar a funcionar apenas na Fase 5, chamada pelo Estado de “Normal Controlado”.

Segundo a Prefeitura, o prefeito se reuniu com líderes religiosos ontem, 28, e prometeu flexibilizar as regras e liberar, em algum nível, as atividades religiosas em Franca. Não será surpresa se Gilson cumprir a promessa, desrespeitando as normas estaduais.

Na teoria, imobiliárias e escritórios poderão abrir apenas a partir de segunda-feira, 1º, mas na cidade estão funcionando durante quase todo o período da quarentena. Outro setor proibido pelo Estado de funcionamento, inclusive na Fase 2, são os salões de beleza, mas em Franca estão liberados.

É importante ressaltar que, nos três exemplos, as autorizações para o funcionamento aconteceram sob regras rígidas de distanciamento social e de higiene pessoal e limpeza dos ambientes.
 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Luis
    29/05/2020
    Flexibiliza as igrejas. Todas tem um limite máximo de pessoas fixado pelo corpo de bombeiros. Em cima do total é só fixar uma porcentagem a ser permitida.
  • Antonio de Padua Dias
    29/05/2020
    Sei que há grande diferença entre um shopping e uma Igreja, portanto o problema é outro em relação as Igrejas e templos. Perseguição. Quando aos shoppings: como liberar um lugar fechado onde a aglomeração se faz sempre presente?
  • Dorival
    29/05/2020 1 Curtiu
    Esse prefeito Maria mole. Tudo que o ditador dória fala. E fala . A cidade está falida .quebrada a hora que começar envadir os estabelecimentos não reclama não incopetentes
  • Djalma
    29/05/2020 1 Curtiu
    Como não acredito que esse desgovernador seja burro, só pode ser má fé. Como só podem ser atendidas 20% das pessoas ao mesmo tempo, o horário deveria ser liberado para até 24 horas. Limitar em 4 horas diárias só contribui para aumentar a concentração de pessoas num período mais curto. É um gênio...
  • Sensato
    29/05/2020 1 Curtiu
    Qual a diferença em abrir 4 ou 10 horas por dia? Pra mim quanto menos tempo de funcionamento do comercio maior serão as aglomeraçoes nos transportes publicos e nas lojas..Esse governador é burro ou esta se fazendo de burro?
  • Gilsinho
    29/05/2020
    Ri alto qd li isso de 4 horas. Vcs sabem que França caiu na tal fase 2 apenas por termos numéricos de leitos disponíveis ocupados, pois se levando em termos outros números como o de mortos em uma cidade de 400.000 habitantes e outros dados deveria estar já na fase 3, então faz sentido a prefeitura não obedecer às ordens do Doriana. Dorina está la no mundinho encantado dele, já o Gilsao, por mais que o critiquem, ao menos está aqui conosco vendo o que realmente acontece em Franca.
  • PATRICK
    29/05/2020
    RESUMINDO : soldadinhos do Miliciano Fakenews - QUEREM QUE ABRE TUDO. ( NÃO TEM AMOR A VIDA. SÓ SE PREOCUPAM COM A ECONOMIA DO PATRAO ) pessoas normais ( verdadeiramente DE BEM ) - apoiam a quarentena !!!
  • Anônimo
    30/05/2020
    É claro todo ditador teme igrejas como o diabo teme a cruz a igreja doutrina o estado corrupto e sujo se corrompe um lobo em pele de cordeiro é este Doria um crápula disfarçado.
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

27°
14°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: