04 de julho de 2020

Gazetilha

GAZETILHA

A negociação

Agora, é esperar pela decisão de Queiroz.. Os brasileiros, com enorme expectativa e certa de dose de angústia. O presidente Bolsonaro, sem conseguir dormir.

Gazetilha 28/06/2020 - Repórter: Corrêa Neves Júnior
Foto de:

“É nos momentos de decisão que seu destino é decidido”

Anthony Robbins, escritor e estrategista americano

A notícia, bombástica e com potencial para fazer tremer a República, não veio a público pela voz de William Bonner, no Jornal Nacional da “#GloboLixo”. Não apareceu estampada na primeira página da “comunista” Folha de São Paulo ou de seu braço digital, o UOL. Não surgiu fruto do trabalho dedicado de um dos profissionais do neo-rubro Estadão. Também não foi postado pelo agora “traidor” O Antagonista. Muito menos, pelo “esquerdista” GCN

Estava, originalmente, na tarde de sexta-feira, na manchete do site da CNN Brasil, bem como nos seus principais noticiários transmitidos 24 horas por dia. Foi um “furo”, portanto, da CNN, a mesma que contou com entrevista ao vivo do presidente Jair Bolsonaro quando entrou em operação, há poucos meses. A emissora - fundada e financiada por empresários bastante simpáticos ao ideário bolsonarista e saudada pela direita brasileira como uma mídia que “enfim” seria um contraponto à “esquerdista” GloboNews, canal de notícias da “inimiga” número 1 do governo de Jair, a Globo – foi quem trouxe a informação antes de todo o resto.

Foi exatamente pela CNN, originalmente, que o Brasil soube que Fabricio Queiroz, amigo histórico do presidente da República, faz-tudo de seu filho e senador, Flávio, e preso desde a semana anterior depois de ser localizado numa espécie de esconderijo-cativeiro em Atibaia, começou a negociar e discutir os termos de uma delação premiada com o Ministério Público do Rio de Janeiro. 

Queiroz é acusado de ser o operador financeiro do que ficou conhecido como “escândalo das rachadinhas”, o desvio sistemático de dinheiro público usando os proventos de funcionários comissionados lotados nos gabinetes de deputados estaduais do Rio de Janeiro para escoar o dinheiro. Um desses gabinetes pertencia ao então deputado Flávio Bolsonaro, o filho 01. Dinheiro inexplicado apareceu nas contas de Queiroz, supostamente proveniente dos “ganhos” desses comissionados, e foi usado para pagar despesas da família Bolsonaro. Isso, para fazer um resumo bem conservador, porque há conexões que envolvem ainda milícias e outras tantas pessoas do mesmo quilate. A investigação está em estágio avançado.

Segundo a CNN, Queiroz está angustiado e preocupado com o cerco contra sua família. Sua mulher, Márcia Queiroz de Oliveira, é neste instante uma foragida da justiça. Tem mandado de prisão expedido e segue escondida. Suas filhas, Nathalia e Evelyn, que ocuparam por longos anos cargos comissionados nos gabinetes de Bolsonaro pai e Bolsonaro filho sem que tenham exercido qualquer função efetiva, estão acuadas. Queiroz quer da Justiça imunidade para sua mulher e filhas. Topa ser condenado, mas quer cumprir prisão domiciliar. Em troca, aceitaria revelar tudo que sabe. O MP diz que não basta, porque já tem convicção do que aconteceu no esquema das rachadinhas. Quer que Queiroz apresente informações adicionais – ou provas documentais. A negociação segue em andamento. Seu desfecho ainda é incerto.

Independente do que venha a acontecer, a simples evidência de que existe uma negociação de delação é sintomática. Afinal, se alguém admite delatar, é porque carrega consigo informações que poderiam ser úteis numa investigação criminal. Tão úteis a ponto de merecer da Justiça a consideração de um perdão, ainda que parcial. É sempre bom reforçar que o que Queiroz tem a delatar não envolve um comissionado irrelevante ou um servidor público de uma pequena cidade em desvio de função. Tampouco se refere a um parlamentar do baixo clero. Trata-se de um senador, cujo pai é ninguém menos que o presidente da República. Envolve depósito misterioso na conta da primeira-dama. Lavagem de dinheiro em loja de chocolate. Pagamento de mensalidades escolares dos filhos do senador e outras miudezas ao longo de dezenas de meses. Queiroz era íntimo do clã. Dirigia para eles, fazia churrasco, pescava junto, cuidava das finanças pessoais, indicava funcionários. Ninguém duvida que viu, ouviu e participou de muita coisa.

Dois efeitos distintos, mas conectados, a prisão de Queiroz já produziu. O primeiro, uma súbita, drástica e surpreendente mudança na postura do presidente Jair Bolsonaro. Quem viu seus pronunciamentos e manifestações desde que Queiroz se mudou de Atibaia para Bangu custa a acreditar que se trata do mesmo homem que, até dias antes, participava de manifestações que pediam o fechamento do Congresso, do Supremo Tribunal Federal e flertava com a ideia de instauração de um regime de força no país. Os ataques aos governadores de Estado evaporaram. Seus filhos 02 e 03, viciados em polêmicas e agressões nas redes sociais, emudeceram. Surgiu no lugar disso tudo uma figura abatida, fala mansa, que prega agora a “união” dos poderes para fazer o país avançar.

O segundo efeito é lançar luz sobre alguns comportamentos que permaneciam incompreendidos – até agora. Sabe-se, desde a demissão do ministro da Justiça, Sérgio Moro, no dia 24 de abril, e especialmente após a divulgação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, que o presidente República estava obcecado por garantir poder e influência sobre a estrutura de comando da Polícia Federal no Rio de Janeiro. Disse, na tal reunião, que era absurdo ser surpreendido com ações que desconhecia. Reclamou das falhas dos serviços de inteligência, que fracassavam na missão de mantê-lo bem informado. E vaticinou que não admitiria não conseguir controlar forças que poderiam “foder” a família dele ou, como também disse o desbocado presidente, “amigo meu”.

A preocupação era tão grande que Jair Bolsonaro não mediu esforços – nem riscos – para alcançar seu intento de interferir na Polícia Federal. Sacrificou Moro, comprou uma briga com o STF para trocar o comando no Rio de Janeiro, expôs-se muito além do recomendável. Depois, tentou inventar uma história de que se referia à sua segurança pessoal, que queria alterar, o que acaba de ser desmentido por um de seus maiores aliados, o general de quatro estrelas e comandante do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno. O general disse, em depoimento à Polícia Federal, que o presidente nunca enfrentou qualquer dificuldade com sua segurança pessoal – nem para fazer alterações nela.

É bastante provável que o “amigo meu” mencionado por Bolsonaro no dia 22 de abril fosse Queiroz. Que seu desejo de controlar a PF do Rio tinha como objetivo criar um anel de proteção para seu antigo motorista. Tanto esforço, tanto empenho, tanto risco e exposição, tudo junto e misturado, deixa claro que o presidente sabia que teria muito a perder com a queda de Queiroz. Talvez, até mesmo a cadeira de presidente da República.

Apesar de tudo o que Bolsonaro fez, não foi o bastante. Queiroz mora hoje numa cela em Bangu. Está sozinho, sua família sob risco e ele não tem mais ninguém que possa ajudá-lo. O presidente apostou todas as fichas – e perdeu. Agora é a vez de Queiroz jogar. Oficialmente, o advogado que o representa negou que esteja negociando a tal delação premiada noticiada pela CNN. Pode ser. Mas pode ser também que seja apenas uma estratégia da defesa para evitar expor Queiroz a um destino semelhante ao do capitão Adriano, executado sumariamente na Bahia. Marcelo Odebrecht, Delcídio Amaral e Antônio Palocci são apenas alguns exemplos de gente que jurou que jamais faria delação – e que, depois, acabou fazendo. 

Agora, é esperar. Os brasileiros, com enorme expectativa e certa dose de angústia. O presidente Bolsonaro, sem conseguir dormir. Não cabe aqui qualquer exagero. Foi a própria ministra da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, quem cometeu a inconfidência. Disse, na última semana, que andou recebendo e-mail do presidente às 3h30 da madrugada. Não sei se ele estava ligado na CNN, à espera de alguma notícia ruim. É provável que esperasse a alvorada, preocupado e penalizado com o “amigo seu” que, no Rio de Janeiro, veria o sol nascer – quadrado. Por enquanto, Queiroz segue em silêncio. A dúvida é até quando.   



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Jose osmar
    28/06/2020 10 Curtiram
    Nebulosa esta historia ,vamos aos fatos se ocorrem devem serem julgados e quem cometeu crimes devem ser punidos com o rigor da lei . O que nao se pode e a Justiça brasileira ter dois pesos e duas medidas ela tem que ser justa ,mas o nos pobres cidadaos pagadores de impostos tmos visto , sao pessoas sendo presas pela alta corte apenas por expressarem a sua opinião ,o que e GARANTIDO pela CONSTITUIÇÃO,o que eu nao entendo como se pode aceitar a tese de Lobo Solitário no caso Adelio, e a liberação de varios facinoras já condenados ,também esse humilde cidadão nao entende, e no caso das fake news O Judiciario fez o papel de eu investigo,eu prendo eu julgo ,e eu crio a lei , parece-nos que não precisamos mais do Executivo,e nem do Legislativo, sendo assim e melhor entregar o poder ao Judiciario , porque assim o Brasil começa a andar.Outra coisa que não entendemos e Ministros do STF residirem fora do Brasil , segundo notícia da Jovem Pan , sera que a balança da Justiça no Brasil esta pendendo so pra um lado? Ainda bem que ainda temos Juristas idoneos que entraram com representação na Corte Interamericana de Justiça por varias irregularidades que tem acontecido ,agora me admiro muito o sr. Fazer um editorial partidario e não jornalístico isso chega a ser GROTESCO.
  • José Antonio
    28/06/2020 3 Curtiram
    Cadê o Gado para defender o Mito ?
  • darsio
    28/06/2020 2 Curtiram
    Artigo completo e de teor inquestionável. Mas, se pudesse o complementaria dizendo que o Rio de Janeiro é a terra das oportunidades. Isso mesmo! Bombeiros e policiais ganham tão bem que, moram em casas de luxo, localizadas em condomínios não menos luxuosos e, com carros importados na garagem. Mas, é claro que, para tanto, se faz necessário fazer parte do círculo da família bozo e, consequentemente das milícias cariocas. Outro aspecto que, também poderia complementar o texto é a razão pela qual o leão Bolsonaro se transformou em um gatinho manso e que procura esfregar o rabo nos outros poderes em busca de carícias. Oras! Por que mudou de discurso? Não dizia o bozo que tinha as forças armadas em suas mãos? Seus súditos não se cansam de gritar por uma nova ditatura militar? Na verdade, os militares da ativa nunca pensaram em golpe, mas somente os da reserva. Da RESERVA, isto é, aquele pessoal que já está aposentado e que não exerce qualquer comando nas forças armadas.
  • Cleuber Alves de Sousa
    28/06/2020 16 Curtiram
    Sr Vereador, teria você algum comentário a respeito de Franca? Ou seguirá como vereador comentando o cenário nacional? Quando passar a presidente de partido qual será as preocupações? Com a Franca certamente não será.
  • Emerson
    28/06/2020 3 Curtiram
    Parabéns, ótimo texto !
  • Jose osmar
    28/06/2020 9 Curtiram
    Minha opinião ,opinião as pessoas podem ter segundo as garantias constitucionais portanto la vai a minha , dizem que a Justiça e cega mas o que temos vista e um ativismo político porque em qualquer pa´is que se preze já teria descoberto o mandante da facada em Bolsonaro, e mais não teria solto facinoras já julgados e condenados ,chega a assustar determinadas decisoes da suprema corte , o povo so quer Justiça,tanto faz que o veredicto seja favorável a este ou aquele partido ,agora julgar tendenciosamente e inaceitável eu não acredito que vão prender 57 milhões de brasileiros ,so resta a nos recorrer a Corte Interamericana para que se faça Justiça na nossa patria não vão nos calar por meio de intimidação ,seja quem for , ou ficar a Patria livre ,ou morrer pelo Brasil.
    • darsio
      5 dias atrás
      Mas, quem está lhe calando? Afinal, você não está sendo impedido de expor seus comentários no GCN e, de até mesmo se colocar contra os seus artigos. O problema é que vocês preferem o caminho da ignorância e com isso se negam a ver o que está a frente de seus próprios olhos. Tal como no PT, no PSDB e outros, o governo bolsonaro é corrupto e, provas não faltam. Pois até mesmo, o seu advogado escondeu o amigo e responsável pela administração das rachadinhas por mais de um ano. E, como provar que uma lojinha de chocolate deu todo aquele patrimônio milionário a família? Poxa vida! Acorda!
  • Lívia
    28/06/2020 17 Curtiram
    Comunista Neves está no caminho certo para tentar ser um comissário do povo. Quando o Mito ganhou as eleições sempre soube que teria um duro trabalho pela frente. Mas nunca imaginei que os comunistas jogariam tão baixo. Deve ser medo da mamata acabar, pq nada justifica tamanha desonestidade.
    • darsio
      5 dias atrás 6 Curtiram
      Não se preocupe lívia. Deus nos enviou um sinal e, debaixo da goiabeira, Jesus confirmou. Isso mesmo! O mico, digo mito, é a reencarnação de Moisés e, a nuvem de gafanhotos que se aproxima do Brasil, é uma das pragas que deus lançou sobre os comunistas. Fique tranquila minha cara, pois deus está com o mico, digo mito. E, ele nos enviará palavras tranquilizadores, mas será por whatsApp e, não em placas de pedras.
  • darsio
    5 dias atrás 1 Curtiu
    É esquisito esse pessoal que idolatra o bozo que, vive enaltecendo a pátria. Oras! Será que eles não acompanham os acontecimentos? Nessa última semana Donald Trump passou a exigir do bozo, que o Brasil compre etanol dos EUA. Para qualquer pessoa dotada de razão acharia isso estranho, pois o Brasil é mais do que autossuficiente em etanol. Acontece que o Trump está muito mal nas pesquisas para presidente e, para reverter esse quadro ele quer agradar os produtores de milho, matéria-prima da qual se produz etanol em seu país. Ou seja, o governo bozo comprometerá nossas usinas, especialmente as pequenas, com o único objetivo de contribuir para salvar a candidatura do Trump. E, ao mesmo tempo, bozo e seus assessores, não se cansam de apedrejar a China, com a qual a nossa balança comercial alimenta o maior superávit dentre todos os parceiros comerciais. Diante de tudo isso, ainda enaltecem a pátria. Mas, pelo visto não é a brasileira! Outra questão que também me intriga, é por que muitos evangélicos que, tanto condenam católicos por conta do culto a imagens de santos, não se cansam de fazer ADORAÇÃO ao mico, digo mito? Não devíamos ser um país laico, como está na constituição?
  • darsio
    5 dias atrás 6 Curtiram
    Esse pessoal adorador do mito deprecia mais esse artigo, pois julgam que há um complô comunista para derrubar o bozo e, que para isso seus críticos vivem inventando mentiras. Meu Deus, quanta imbecilidade temos de aturar? Esse governo é feito de mentiras e a mais recente se chama Carlos Alberto Decotelli. Isso mesmo, o ministro da educação. Disse o bozo e o próprio ministro que, este possui doutorado e pós-doutorado. Ocorre que o reitor da Universidade Nacional do Rosário, na Argentina, veio a público e disse que o ministro não obteve o título de doutor, por que sua tese foi reprovada pela banca examinadora. Isso mesmo! RE-PRO-VA-DA. Agora, a assessoria de imprensa da Universidade de Wuppertal, na Alemanha, declarou que o ministro também não obteve qualquer título na universidade, muito menos de pós-doutorado. Essas universidades estrangeiras também são comunistas? E, olha que a Fundação Getúlio Vargas está investigando se houve plágio na dissertação de mestrado apresentada pelo ministro, o qual já adiantou que houveram “falhas técnicas”. Na verdade meus caros, se os dois primeiros ministros da educação do governo bozo eram lunáticos e viviam enxergando comunistas até nos asteroides, além de seguirem a cartilha de um velho gagá que só se comunica por mio de palavrões, agora temos outro que é MENTIROSO e REPROVADO. Isso mesmo! Nossas crianças deverão se espelhar em uma autoridade mentirosa e reprovada. VIVA O TERCEIROMUNDISMO!
    • Livia
      4 dias atrás 10 Curtiram
      Bom ministro era o Haddad né. hahahahaha Bom era o Tarso Genro que escreve ascensão com ç. Olha o nível dos ministros do PT. Difícil ser pior
    • darsio
      4 dias atrás 2 Curtiram
      É verdade! Foi na gestão deles que o FUNDEF foi transformado em FUNDEB, de modo que os recursos chegassem a toda educação básica. Em que o piso do magistério, previsto na constituição, foi enfim regulamentado de modo ao valorizar a carreira docente. E, o que dizer do PROUNI que, como se sabe garantiu a milhares de jovens cursar uma universidade sem custos. E ainda temos o ciência sem fronteiras que, possibilitou um intercâmbio científico. As facilidades em obter crédito no FIES, que deixou de exigir fiadores. E, olha que ainda tivemos a abertura de novos campus das universidades federais e de vários institutos federais. Até mesmo em Franca houve ganhos, pois foram abertos dois cursos de medicina, algo que por décadas a UNIFRAN pleiteava oferecer. Talvez você tenha um pouquinho de inteligência para perceber o quanto isso tende a contribuir para a nossa economia, notadamente no campo da pesquisa. Na esfera estadual, destaque para programas de formação docente instituídos nas gestões dos secretários Chalita e Herman Woorwald, no governo Alckmin. É bem verdade que, também ocorreram falhas, mas que não chegam a altura dos ganhos obtidos. Mas, lívia? O que mesmo os ministros do bozo fizeram? Tudo bem que, no último ENEN eles misturaram os resultados das provas e, muitos jovens foram profundamente prejudicados. Mas, minha cara? O que mesmo os ministros bozós fizeram além de caçar comunistas na lua e de mentir alegando ser doutor? VAI ESTUDAR MINHA CARA, PARA DEIXAR DE FALAR BESTEIRAS!
    • darsio
      3 dias atrás 1 Curtiu
      Bom dia lívia. Viu só! Caiu mais um ministro da educação do bozo. E, olha que até a FGV confirmou que Decotelli nunca foi pesquisador e professor na instituição. Mas, não entendo a sua demissão, pois mentira é a marca desse governo que, como se observa, se alimenta da ignorância de um nicho de pessoas. De qualquer modo, vamos torcer para que ocorra um ato falho na cabeça do mico, digo mito, e com isso ser indicada uma pessoa que de fato possa contribuir para a educação. Não compactuo com o bozo, mas isso não me impede de torcer para que tenhamos um ministro de verdade. Pois, educação de qualidade é o que libertará esse país da corrupção e da ignorância. Vamos torcer!
    • Alex
      3 dias atrás 1 Curtiu
      Coitado do puldo letrado e pós graduado na unesp. Tá levando porrada de todo lado.
    • darsio
      3 dias atrás 1 Curtiu
      Olha só! O asno saiu do curral.
    • darsio
      3 dias atrás 6 Curtiram
      Foi só abrir as porteiras que o alex saiu para nos divertir com as suas asneiras ! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK etc
    • Livia
      3 dias atrás 8 Curtiram
      Haddad abriu milhares de cursos horríveis, jogou dinheiro no ralo. A maior parte das faculdades é de péssimo nível. Foi feita para dar diplomas para todos. Os índices educacionais do governo petistas são péssimos, horríveis, ridículos. Deram bilhões nas mãos de empresários só para emitir diploma para todos. O que Haddad fez chega a ser criminoso, no mínimo metade das faculdades que ele abriu ou autorizou deveriam ser fechadas. Tem faculdade dando aula de pretagogia, é o ápice da doutrinação. Por mim fechava na hora esse centro de doutrinação. UNILAB para quem quiser ver, eles tem pretagogia como matéria de 40 horas semanais. Sem contar o nome, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Eles no curso de pedagogia tem uma matéria chamada de pretagogia. Os cursos dessa faculdade são uma vergonha, a verade é que o projeto criminoso de poder Petista, deixou uma herança maldita que precisa ser eliminado da sociedade. Esse centro de doutrinação mesmo, deveria ser fechado, pq isso não é faculdade, já começa pelo nome, é uma maquina de moer dinheiro público para doutrinação.
    • darsio
      2 dias atrás 1 Curtiu
      lívia. Como foi dito, falhas devem ter acontecido, mas não chega a desmerecer as conquistas. Você ainda não nos apresentou um único projeto decente de educação, por parte do governo bozo. Atacou as universidades federais, mas não nos apresentou qualquer fonte. Você é alguma pesquisadora? Ou é uma frustrada que, jamais conseguiu ser aprovada numa universidade pública? Ou por um acaso fez o doutorado na mesma universidade que o mais recente ministro havia dito que fez? Oras! Pesquise na internet e verás que grande parte das federais estão entre as melhores da América Latina, juntamente com as públicas paulistas. Para qualquer pai ciente da importância da educação na vida de seu filho, vê-lo dentro de uma universidade pública é um sonho que se deseja realizar. Vocês falam em doutrinação numa clara manifestação doentia. Veem comunista em tudo, até mesmo nos asteroides. Realmente. Vamos acabar com a doutrinação e, por isso fazer valer a constituição que diz que o Brasil é um país laico. Vamos entrar nas escolas e exigir que se retire qualquer objeto que faça menção ao cristianismo. Vamos respeitar os ateus e os que praticam outras religiões. Vamos cumprir a lei da nossa pátria. Quanto a crítica a pretagogia, sinceramente não conheço a grade curricular para fazer qualquer comentário. Mas, certamente deve fazer parte de um movimento de luta por igualdade de condições, haja vista que historicamente a pedagogia praticada nas escolas foi uma das responsáveis pela grande evasão de afrodescendentes. Afinal, quantos médicos, gerentes de bancos ou grandes empresas, engenheiros, dentistas e outras profissionais de elite, são negros ou pardos? Agora, parece que você tem um alinhamento com o presidente da Fundação Palmares, para o qual a escravidão fez bem aos negros. VAI ESTUDAR!
    • Livia
      2 dias atrás 5 Curtiram
      Esse Darsio é mais um dos doutrinados pessimamente formados pelo governo petista. O cidadão se acha um gênio, pq deve ter doutorado em algo inútil, provavelmente, em história. Mas escreve houveram. Olha o nível das universidades no Brasil. Por mim fechava esses cursos de humanas inúteis logo, a maior parte dos estudantes usam droga o tempo todo e não sabem nem escrever. Os melhores devem escrever houveram hahahahahahahahah
  • Jose osmar
    5 dias atrás 3 Curtiram
    Ja que vc Darsio parte sempre os ataques pessoais , quero te perguntar porque esta esquerda não faz o mea culpa , quer impingir cupabilidade nos adversários daquilo que a esquerda cometeu,vcs tem varios condenados em varias instâncias,contra fatos nao ha argumentos portanto querer colar as suas praticas corruptas no governo Bolsonaro nao cola ,alem de que vale para nos e que o governo nao praticou nenhum ilicito vou desenha pra vc ,durante o período de governo nao houve nenhum ilícito, para nos isso e o que importa .Com relação ao vocabulario a esquerda e vc e o campeao desta coluna, e tem mais qualquer brasileiro minimante informado sabe que os Ministros do STF e oproprio Senado esta votando a PEC do cala Boca 2630, estou te mostrando isso para melhore sua argumentação ,e finalmente porque e bem sabido que o povo e formado de 70% de cristaos e os slogans continua Brasil Acima de tudo e Deus acima de todos e tambem nossa Bandeira jamais será vermelha isso e Patria .
    • darsio
      4 dias atrás 1 Curtiu
      É difícil entender o que você escreve, mas vamos lá. Acho interessante como vocês chamam de esquerdistas e comunistas todos aqueles que se opõem ao bozo. Quando fazemos críticas ao governo bozo, não significa que estamos defendendo o PT ou o comunismo. O PT foi uma enorme decepção e, em momento algum devemos negar que houve corrupção em seu governo. Mas, isso também não significa que não houveram conquistas e, o tão criticado bolsa família, fez com que milhões de famílias passassem a ter um mínimo para comer, o que antes não ocorria. Acertos e erros houveram em todos os governos, mas no bozo a gente não consegue ver um único acerto por mais que possamos insistir. Além do mais, ele é muito burro! Sobre o comunismo, não me vejo militante, pois não acredito numa sociedade de iguais. Em geral (não todos) o ser humano é mesquinho e individualista e, por mais riqueza material que possua, não aceita ceder um mínimo para melhorar as condições de vida de seus semelhantes. Ou você esquece que ao passo que o Brasil se faz uma das dez maiores economias do mundo, é o segundo em má distribuição de renda. Você sabe o que significa isso? É só fazer as contas, isto é, milhões de brasileiros para ganharem um único salário de juiz (eu disse um único), precisariam trabalhar cerca de dois anos e meio, e somar todos os seus salários. Enfim, não se trata de defender salários iguais, mesmo porque um juiz batalhou na vida para chegar onde está, mas ser favorável a uma realidade onde essa desigualdade não seja tão escandalosa. E, se queres ver como isso funciona, estudo um pouco os países nórdicos europeus. Leia, pois faz bem para o cérebro.
  • Jose osmar
    5 dias atrás 4 Curtiram
    Hum importa etanol dos USA nao pode , fazer o porto de Muriel, fazer metro de Caracas pode, fazer aqueduto na Argentina pode , acho que já esta bom ne, diferença entre a direita e a esquerda e que o projeto de vcs e de Poder não governam para o povo ,veja bem no mundo o comunismo se sustenta ataves de ditaduras exemplo :Xi Jipin na China ditadura,Maduro ditadura na Venzuela ,Cuba famili\' Castro ditadura, Coreia do Norte Ditadura Kin joung, Rússia ditadura Putin ,todos Países comunistas tudo projeto de Poder , minha maior vergonha como paulista e de o Fórum de Sao Paulo fundado pelo carcamano do Fernando Henrique o pior presidente do Brasil ,ah so perde para dupla Lula-Dilma.
  • Francisco Matos
    3 dias atrás 1 Curtiu
    Apreciando os sentimentos de muitos comentaristas neste espaço, além de outros mil que percebo no dia a dia de nossa cidade, esse desumano que chegou ao poder gritando o nome de \"Deus, assim pata ele é se gado, pata mim Deus, provavelmente esse GENOCIDA além de não cair vai ser reeleito. O triste não é constatar apenas os de extrema ignorância cultural AINDA tratando o fascista como um mito e sim pessoas que demonstram, pela forma que escrevem, da mesma forma que adoram a passaram de nossa nação para o precipício do caos absoluto. Seria interesse monetário, haja vista que tem rico enriquecendo como nunca na história, distanciando violentamente da classe mais pobre.
  • darsio
    23 horas atrás
    Lívia! Você ainda não nos apontou um único projeto do governo bozo, nos seus três ministros, que de fato contribuiu para a educação. Você viu que os dados sobre a educação básica foram divulgados por órgãos do próprio governo e, eles mostram que em 2019 não houve se quer um único avanço? Minha cara, eu lhe digo que não sou doutor e, muito menos em história, embora seria uma grande honra. Não faço como vocês bolsonaristas que vivem mentindo até mesmo para os marcianos. Mas, pelo que eu vejo você é uma daquelas frustradas que, não teve competência para ser aprovada em um vestibular de uma universidade pública. Não deveria, mas vou lhe dar duas sugestões: ou estude ou minta, dizendo que até pós-doutorado você tem. E, para isso diga que fez a faculdade em Turcomenistão, pois é um país tão distante e desconhecido que ninguém vai suspeitar da sua mentira. Ah! Eu já ia me esquecendo! Não estude as obras do Olavo de carvalho, pois a sua teoria da Terra plana é imensamente refutada pelas ciências. Valeu lívia!
    • Lívia
      20 horas atrás 1 Curtiu
      O sujeito escreve houveram, várias vezes e me manda estudar. É para rir. Os esquerdistas não sabem nem escrever e ficam relinchando para os outros estudarem. Aprende a escrever antes de ficar relinchando e mandando os outros estudarem. Sugiro que você estude, comece pelo ensinou fundamental. É se é para criticar mentiras em currículo, critique a Dilma, que disse que tinha doutorado e nem mestrado tinha.
  • Jose osmar
    20 horas atrás 1 Curtiu
    So a limpeza que foi feita no MEC , houve uma Despetizacao total , tem muitos Ministerios para Despetizar ,mas aqui em SP , so nos resta o impeachment de governador de araque ,mas para determinadas pessoas esquerdistas melhores são os ministros do PT adeptos da ideologia de genro ,da doutrinação esquerdistas nas escolas ,e tambem ficar em último lugar na comparação com outras Nações do planeta ,também o Lula nunca leu um livro e Dilma vive saudando a mandioca e ensacando o vento ,também o ídolo deles e o Paulo Freire , vai querer o que?
  • Jose osmar
    19 horas atrás 1 Curtiu
    Darsio vc diz que o governo Bolsonaro nao tem uma única coisa boa realizada , então anota ai em 2015 gestão do PT as empresas estatais deram prejuízo de 32 bilhoes , já em 2019 na gestão Bolsonaro as empresas estatais deram um Lucro de 109 bilhoes , daqui por diante vc pediu vamos te atualizar ,vc se diz um emérito pesquizador ,ah enquanto isso descobriu-se um desvio do PT no BNDES e do FGTS dos trabalhadores ,do FAT e mais emissão de titulos publicos em torno da insignificante quantia de 750 bilhoes. e tem muito mais iremos te atualizando.
Veja mais Corrêa Neves Jr

CLIMA EM FRANCA

26°
12°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: