04 de julho de 2020

Franca

De olho na Câmara, 5 radialistas saem do ar à espera da campanha

Radialistas de Franca se preparam para a corrida eleitoral. Caso a alteração na data das eleições municipais não seja aprovada pela Câmara dos Deputados até segunda-feira, os radialistas não poderão apresentar seus programas já na terça.

Franca 28/06/2020 - Repórter: N. Fradique
Foto de: Reprodução
Cinco radialistas são pré-candidatos a vereador em Franca
Os profissionais de comunicação - apresentadores de programas de Rádio e Televisão - que irão concorrer a cargos eletivos em 2020 já vivem a angústia de afastar dos microfones. Caso a alteração na data das eleições municipais não seja aprovada pela Câmara dos Deputados até segunda-feira, os radialistas não poderão apresentar seus programas já na terça. O Senado já deu seu aval para a mudança na data do pleito para novembro, mas na Câmara as negociações segurem emperradas.
 
A definição dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores está definida para acontecer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, durante as convenções partidárias. A aprovação da PEC adiaria também o período das convenções, que passaria a ser entre 31 de agosto a 16 de setembro.
 
O afastamento de radialistas e apresentadores de TV está prevista na Lei das Eleições (9.504/1997), que determina que é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena, no caso de sua escolha na convenção partidária, de imposição de multa à emissora e de cancelamento do registro da candidatura.
 
Pelo menos cinco radialistas em Franca com programação diária estão de olho numa vaga na Câmara Municipal. Nenhum apresentador de TV pretende concorrer a uma cadeira do Legislativo.
 
Os pré-candidatos a vereador na cidade são Leandro Vaz, âncora do programa jornalístico Hora da Verdade, da rádio Difusora AM; Marcelo Valim, que apresenta os programas jornalísticos Na Mira da Notícia e Patrulha da Cidade, na rádio Imperador AM; Tony Hill, que comanda os programas musicais Brasil Sertanejo e Rodeio 91, ambos na rádio Estúdio 1 FM; Marcos Júnior (conhecido como Fanta), repórter noticiarista da Três Colinas FM; e provavelmente Alexis Júnior, locutor da Rádio 105 FM. 
 
Leandro Vaz (PSD), que está há 15 anos na profissão, acredita ser a hora de um novo desafio. “É a primeira vez em 15 anos que vou me afastar dos ouvintes. Não é um momento fácil. Mas ao ver tudo que vem acontecendo no Brasil e, especialmente, em Franca, sinto que preciso fazer mais. Todos os ouvintes que nesses anos todos me contaram a dificuldade que vivem, as lutas que enfrentam no dia a dia me dão forças pra enfrentar esse novo desafio.”
 
Marcos Júnior, o Fanta, (Podemos) também é estreante na disputa. Ele acredita que que o momento é de renovação: “A expectativa é sempre poder melhorar, avançar. Já faz um tempo que venho pensando em disputar uma eleição e achei que agora seria o momento.”.
 
Diferente dos concorrentes, Tony Hill (DEM) é experiente em disputas eleitorais. Tony já foi candidato a deputado estadual. Foi eleito vereador e, nos últimos anos, ocupa a liderança do prefeito Gilson de Souza na Câmara Municipal. Agora, deve buscar a reeleição. “Será uma eleição atípica, mas eu estou considerando uma expectativa boa, pois a dificuldade é para todos. Agora cada um vai usar de sua criatividade para alcançar o maior número de votos possíveis, contando também com o trabalho já feito. Eu creio que trabalhando certo não tem erro. Estou otimista”. 
 
Marcelo Valim (PSDB), ex-vereador, pretende voltar a ocupar uma cadeira no Legislativo, mas destaca as dificuldades. “Acredito que a eleição para vereador deste ano será uma das mais difíceis, pelo grande número de concorrentes. As pessoas também ficam com alguns pontos de interrogações sobre os políticos que se elegem e não cumprem as promessas feitas. Já mostramos nosso trabalho como vereador no passado e vamos tentar dar continuidade”. 
 
O indeciso no grupo dos radialistas candidatos é Alexis Júnior (PRTB). Ele já tentou uma cadeira na Câmara de Franca e também na Câmara Federal. “Quando eu saí candidato a vereador na eleição passada, tive um contratempo devido a uma cirurgia e, também, o material de campanha atrasou, prejudicando nosso trabalho. Mas estou à disposição do meu partido”.
 
Outros nomes
Outros comunicadores bastante conhecidos em Franca e que atualmente estão fora do ar, desenvolvendo outras atividades, vão buscar uma vaga na Câmara. É o caso de Ádamo Alves e Marcos Silva. Ádamo (PL) trabalhou muitos anos na rádio Imperador AM comandando programa de entretenimento; enquanto Marcos Silva (PRB) trabalhou por décadas na Difusora AM (a maior parte como locutor esportivo). Recentemente, estava como servidor comissionado da Prefeitura.
 
Sem reeleição
Nas eleições de 2016 foram cinco radialistas que tentaram uma cadeira no legislativo de Franca: Corrêa Neves Jr, Marcelo Valim, Marcos Silva, Tony Hill e Rose Morais. Apenas Corrêa Neves Jr (PSD) e Tony Hill (que pertencia ao PSDB à época) saíram vitoriosos. 
 
Corrêa Neves Júnior, que atua na Difusora, foi eleito com a segunda maior votação já registrada na Câmara de Franca em números absolutos. Recebeu 6.060 – apenas dez votos a menos que Kaká (PSDB), o recordista. Apesar do expressivo número de votos obtido nas urnas, já adiantou que não vai concorrer à reeleição. 
 
“Fiz muita coisa. Apresentei e aprovei vários projetos, liderei o processo de conclusão do residencial Copacaba, criei novas formas de trabalho, como a realização das reuniões semanais das comissões de justiça e redação para debate público dos projetos que são encaminhados à votação. Apresentei com coragem meus pontos de vista, defendi minhas ideias. Enfrentei também muitos ataques e sofri enormes injustiças, mas isso faz parte, infelizmente, do universo político, como descobri da pior forma possível. O saldo é positivo, mas é hora de focar em outros projetos. Não estou deixando a vida pública. Apenas me afasto da disputa de vereador”, disse. “Acho importante também mostrar, com meu exemplo, que políticos não precisam ficar reféns de todas as disputas eleitorais. Quando venci, disse que não disputaria a eleição de deputado. Cumpri. Depois, avisei que não tentaria a reeleição. Mais uma vez, cumpro o que disse. Além disso, fico muito feliz em ver meu amigo e companheiro de bancada na Difusora, o Leandro Vaz, entusiasmado e cheio de energia. Confio nele. Tenho certeza de que, se eleito, vai realizar um grande e importante trabalho na Câmara de Franca”.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Nelson
    28/06/2020 3 Curtiram
    Oportunistas
  • Emerson
    28/06/2020 1 Curtiu
    Meu voto e de minha família é leandro vaz e correa neves junior, avante francaaa
    • Wilson Silva
      28/06/2020 5 Curtiram
      Émerson, cita uns 3 projetos de relevância pra população que o Correa Neves Junior fez, você sabe algum? ???
  • Wilson Silva
    28/06/2020 3 Curtiram
    Todos fazem ótimos trabalhos nas emissoras em que trabalham, aí passa a ser vereador muda totalmente ,as pessoas não conseguem falar mais com eles e aí eles fazem tudo aquilo que eles mesmos criticavam e denunciavam nas emissoras,oportunistas que usam as emissoras de rádio pra se elegerem,depois mudam totalmente de opinião.
  • Sergio
    28/06/2020 3 Curtiram
    Tomara que esse tal de Marcelo b. Valim, não ganha nem para vigilante de condomínio. ..
  • Paulo
    28/06/2020 1 Curtiu
    Não voto em nenhum só que rem uma boquinha. Visam apenas o dinheiro. Não fazendo nada pela população
  • Luciano chiderolli CARRIJO
    28/06/2020 2 Curtiram
    Se depender da minha família ninguém vai ter voto nessa cidade pois na eleição e bjo e xauzinhos e depois fazem igual os outros .somem só ficam em Brasília e São Paulo e nossa cidade como sempre sendo lembrada só nas eleições..tô fora desses candidatos ...prefiro pagar multa do que votar e pegar covid 19
  • Jose osmar
    28/06/2020 3 Curtiram
    Não sei o histórico de cada um ,mas creio eu que são todos esquerdistas ,ai alguém diz o que vc tem contra , TUDO.
  • marcio
    28/06/2020 1 Curtiu
    uma cambada de oportunistas a hora que forem eleitos so pensam no proprio umbigo, falar nisso alguem tem noticias do tal de Gilson
  • Wdj
    28/06/2020
    É isso mesmo Sérgio esse bom. Valim não nos representa
  • Sergio
    28/06/2020
    Tomara Que este tal de Marcelo b. Valim, não ganha nem para condômino, nunca terá meu voto ordinário...
  • Anônimo
    5 dias atrás 2 Curtiram
    São todos Bolsodoria assim como o governador.
    • Francisco Matos
      5 dias atrás
      VERDADE, todos bolsonions, torcem pelo fundo do poço. AGORA eu pergunto: Pra que serve mesmo o vereador?
  • Tonin
    5 dias atrás
    Só aguardando pra ver onde os apoiadores do Miliciano vão se agarrar desta vez.
  • Leonardo
    5 dias atrás
    Agora da para ouvir rádio!!!, Pelo menos até o dia da eleição!
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

26°
12°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena:
    Sorteio: Data:
  • Quina:
    Sorteio: Data: