14 de agosto de 2020

Franca

PROBLEMA

Após afirmar que errou, Prefeitura volta atrás e mantém IPTU reajustado para cima

No começo do ano, a administração de Gilson de Souza emitiu 164.461 carnês e, pelo menos dois mil imóveis apresentaram um reajuste acima do índice inflacionário de 2,55%.

Franca 02/07/2020 - N. Fradique
Foto de:
Quase dois mil contribuintes que protocolaram pedido de revisão no valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), após a prefeitura admitir erro no cálculo do imposto deste ano, tiveram recursos negados.
Quase dois mil contribuintes que protocolaram pedido de revisão no valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) após a prefeitura admitir erro no cálculo do imposto deste ano tiveram seus recursos negados. No começo do ano, a administração de Gilson de Souza emitiu 164.461 carnês. Pelo menos dois mil imóveis apresentaram um reajuste acima do índice inflacionário de 2,55%. Em alguns casos, o aumento foi de 100%.

Nessa quarta-feira, 1º, a Secretária de Finanças da Prefeitura, Tânia Bertholino, disse que todos os casos foram avaliados e não houve deferimento a favor de nenhum contribuinte. Segundo ela, a diferença no valor do IPTU se deve a atualização cadastral. “Todos os processos protocolados foram avaliados e constatada a regularidade dos cálculos da Prefeitura. Portanto, os recursos para reavaliação do IPTU 2020 foram indeferidos aos contribuintes. Aqueles imóveis que estavam cadastrados com itens de acabamento precário foram atualizados pela realidade do imóvel atualmente. Tudo com base no CTM (Código Tributário do Município) e legislações pertinentes. Não houve erro”, disse Tânia.

Há caso em que o valor do imposto aumentou até 100% de 2019 para 20202. Um ouvinte da rádio Difusora, que mora no Parque dos Pinhais, é prova disso. Ele pagou R$ 270,47 ano passado e neste ano o carnê chegou com o valor de R$ 576. A denúncia foi feita na época do lançamento dos carnês.

A Secretária de Finanças disse que a prefeitura já informou os contribuintes da decisão. “Todos contribuintes receberam uma carta da prefeitura informando sobre o resultado dos recursos”, disse Tânia.

Mudança de postura
Em janeiro, a prefeitura havia admitido o equívoco no cálculo do imposto. A secretaria disse que havia acontecido um "erro humano" e que tudo seria apurado pela unidade de Auditoria e Controle Interno. “O erro aconteceu em maio de 2019. Acho que o servidor (funcionário) não errou por má fé, mas tudo será esclarecido”, disse Tânia à época.

Após a polêmica inicial, no mesmo mês, em 23 janeiro, a secretaria de Finanças divulgou nota assinada por Tânia. “Mediante levantamentos preliminares junto ao Sistema de Cadastro Imobiliário verificamos que houve inserção equivocada de dados de alguns imóveis, por erro humano, o que elevou a categoria do imóvel e consequentemente o valor do IPTU além do índice inflacionário de 2,55%”, disse.

Os contribuintes mais afetados foram aqueles que tem imóveis em bairros como o Parque dos Pinhais, Vicente Leporace, Imperador, Éden e Aeroporto.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Luciano chiderolli CARRIJO
    02/07/2020 4 Curtiram
    Esse ano 2021 o certo e a prefeitura fazer decreto para tirar 50% iptu e tirar 2% do IPVA que recebe pois os francanos estão numa situação difícil pois agora e hora de o estado e a prefeitura ajudar contribuinte pois hoje a coisa ta feia...
    • Tiago
      02/07/2020
      Uau!! Você é um gênio! Como ninguém havia pensado nisso antes? Agora como a prefeitura vai arrumar dinheiro para pagar a folha de pagamento e outras despesas correntes você não sabe né?
  • Evandro
    02/07/2020 6 Curtiram
    Mais uma do Sr Gilson de Souza , Senhor Prefeito faça um favor pra nós volta pra Delfinópolis
  • Oliveira
    02/07/2020 2 Curtiram
    Esse homem não pode se eleger novamente..Deus que nos livre de um Prefeito incompetente, que só faz lambança e não consegue administrar a cidade...organiza-la para enfrentar não só a pandemia, mas resolvendo seus problemas diários. A cidade está mal cuidada, lixo nas ruas, buracos pelas ruas...a estação está abandonada e cheia de moradores de rua. Daqui a pouco estará igual São Paulo...fora a incompetência administrativa dele em gerir e gerenciar pessoas e recursos.
  • CARLOS REINALDO DO NASCIMENTO BIANCHI
    02/07/2020 3 Curtiram
    Estou inconformado com esta decisão da prefeitura, meu iptu teve um aumento de 66% e segunda a prefeitura alega que meu imovel teve reformas hidraulica e eletrica,sendo que moro a 22 anos no mesmo eu nuna fiz referoma alguma,e não veio nenhum fiscal veio fazer tal avaliação.
  • Ivaildo Carrijo Rodrigues
    02/07/2020 2 Curtiram
    Este prefeito é o pior administrador que tivemos o desprazer de atuar como prefeito desta nossa querida Franca .
  • andre
    02/07/2020
    Pague IPTU! Use máscara! Fique em casa! Não faça churrasco! Não reclame!!
  • Carlos
    02/07/2020
    Erros naturais é quando as duas partes podem estar perdendo, errou a favor do lada A ou do lado B. Neste caso o erro é sobrenatural pois só errou a favor desse prefeito que confessou e prometeu devolver e agora de forma mais sobrenatural ainda diz que não vai desfazer o erro, não vai devolver o dinheiro cobrado a mais, nem nada...o povo lesado terá que procurar a promotoria para ações coletivas ....
  • ADILSON GONÇALVES PARRREIRA
    02/07/2020
    Safadeza dessa administração, assim como no caso do Carlos Reinaldo me alegaram a mesma coisa no indeferimento ao meu pedido de revisão. Se entrarem com ação coletiva estou dentro.
  • Marina
    03/07/2020 1 Curtiu
    A cada notícia que leio aqui, fico impressionada com o português polido deste jornal.
    • Evandro
      04/07/2020
      Ah vai caçar sapo deixe o povo se expressar nem por isso são inferiores a Sra que provavelmente deve ser professora
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

31°
20°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2289
    Sorteio: 06, 09, 34, 37, 38, 45 Data: 13/08/2020
  • Quina: 5339
    Sorteio: 15, 26, 34, 41, 64 Data: 13/08/2020