10 de agosto de 2020

Franca

SITUAÇÃO

Moradores de rua 'tomam' praça e vestiário em praça de esportes

Moradores do entorno denunciam falta de cuidados da Prefeitura com o local que se tornou abrigo de moradores de rua.

Franca 03/07/2020 - Lucas Faleiros
Foto de:
Uma praça esportiva, localizada na Vila Nossa Senhora das Graças, aos fundos da antiga Delegacia de Defesa da Mulher, tornou-se alvo de muitas denúncias, vindas de moradores do seu entorno. O local virou abrigo para andarilhos e tem sido sede para práticas esportivas, mesmo em plena pandemia.
 
Segundo os cidadãos, moradores de rua estão dormindo, dominaram e jogando lixo nos vestiários da praça, mesmo existindo um Centro de Referência Especializado para População de Rua próximo do local. “Há algum tempo o lugar é utilizado por andarilhos. Depois da instalação do Centro POP, a coisa piorou ainda mais. Além disso, o pessoal faz uma baderna com jogos de futebol mesmo com a exigência do isolamento social” afirma um frequentador do bairro.
 
Um morador da vila atribui a culpa da situação à Prefeitura. “Eles vieram fazer obras e acabaram quebrando as coisas e estragando o alambrado. Também arrumaram uma bagunça com areia de construção. A situação da praça só piora a cada dia”.
 
A reportagem esteve na praça, na última quarta-feira, 1º. O principal ponto de reclamação é o vestiário que se transformou num abrigo. Pertences de moradores de rua e muita sujeira foram encontrados no local. 
 
A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente afirmou que enviará uma equipe para averiguação do local. Os moradores vizinhos alegam que o pedido de demolição da praça já foi feito há tempos. “Na minha visão essa pracinha tinha que ser inteira remodelada, desmanchar esse campo, porque infelizmente, na teoria, é algo que seria bom para o bairro, mas na prática, naco é usado por ninguém do bairro. E quem usa para jogar não se porta respeitando o espaço do próximo”, disse um morador do bairro. 
 
A Secretaria de Ação Social afirmou que foi solicitada a demolição do vestiário da praça.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Oliveira
    03/07/2020 3 Curtiram
    È o que disse anteriormente a Prefeitura está deixando a cidade as traças...isso está acontecendo por toda parte da cidade...no centro...na estação... embaixo de viadutos...em semáforos...e em outros pontos da cidade...se ela não tomar providencias vai ficar igualzinho São Paulo...e ai os níveis dos problemas consequentemente aumentarão...Essas pessoas precisam ser acolhidas...as que são de fora encaminha-las de volta as suas cidades....as que são da cidade de Franca buscar as famílias e tentar leva-las de volta aos seus familiares...se por ventura não quiserem tem que leva-las a um abrigo...buscar ajuda-las com internação e assistência psicológica..para que voltem a recuperar sua dignidade...é um caminho difícil mas que tem que ser percorrido e com a ajuda do Ministério Publico que não pode deixar que a cidade fique nesse estado... mesmo porque com está tende a ficar pior e aumentar problemas como violência, sujeira nas vias públicas, insegurança ao trânsito de cidadãos, drogas e etc...O pessoal do jornal podia cobrar essas ações e nos ajudar a fiscalizar...
  • Guilherme
    03/07/2020 3 Curtiram
    Sou morador do Bairro. Me incomoda muito mais vizinhos que se preocupam mais com ver pessoas em sofrimento por próximo, do que eles não terem onde morar, o que comer e etc. A quadra é frequentemente utilizada, vejo com frequencia. Em tempos de pandemia, infelizmente também. A solução, na minha ótica era investir em uma melhoria do que tem com recuperação do alambrado e melhoria da iluminação. Não vejo como nada urgente. Deve-se oferecer auxílio a essas pessoas em situação de vulnerabilidade, isso eu nunca vi acontecer e fico preocupado com isso.
  • Alice
    03/07/2020 4 Curtiram
    Falta de noção total da necessidade de apoio à população do rua, principalmente porque ela irá aumentar devido à pandemia. O Centro Pop colabora muito para que essa não se torne uma população criminosa, mas esse jornal tem uma camapnha aberta contra a população de rua que \"incomoda até em igrejas\". Não é todo mundo que tem herança, sabiam? Algumas pessoas tem vícios e não tem quem interna em clínicas, para isso serve a assistência social e o centro pop que a população tão cristã dessa cidade ama atacar.
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

26°
15°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2287
    Sorteio: 02, 04, 06, 29, 41, 56 Data: 08/08/2020
  • Quina: 5335
    Sorteio: 13, 15, 45, 54, 58 Data: 08/08/2020