10 de agosto de 2020

Opinião

O fim dos partidos políticos

Opinião 05/07/2020 -

Semanas atrás escrevemos que estamos trabalhando em tese que inova a forma de vida em sociedade. Um dos pontos iniciais de uma reforma profunda passa pela análise dos Partidos Políticos. Sempre ouvimos que o brasileiro vota na pessoa e não no Partido ao qual o candidato obrigatoriamente está vinculado. Muitos afirmam que os Partidos Políticos são, talvez, a causa de tantos males. E cresce o movimento em prol das candidaturas avulsas. A propósito a própria Constituição Federal entra em conflito, pois o artigo 5º, XX, permite o livre direito à associação, garantindo o direito fundamental de manter-se ou ainda de não ingressar em associações. Entretanto o artigo 14, §3º, V, obriga a filiação partidária para ser candidato.

Os cidadãos têm razão em efetuar tais comentários, pois é o Partido que irá determinar as condutas, é a vontade do Partido que prevalece e terá que ser obedecida (fidelidade partidária), pois segundo entendimento do STF – Supremo Tribunal Federal a cadeira de Deputados federais, estaduais e vereadores pertencem ao Partido e não a pessoa do candidato eleito. É por isso que vemos nos plenários, quando se discute matérias de relevante interesse para a população, a votação simbólica, ou seja, o presidente da sessão apenas questiona “como vota o Partido tal” e os membros daquele Partido, mesmo que com pensamento divergente nada podem fazer.

Em síntese hoje em dia não se debate se o projeto votado é bom ou ruim para a população, mas tão somente temos os posicionamentos de oposição e situação, ou seja, o projeto é bom, mas de origem do governo, todos os oposicionistas são contra e vice-versa. Apenas como exemplo dessa dissonância na reeleição do ex-presidente Lula, tivemos um Partido que durante a campanha eleitoral era oposicionista, assim recebeu votos de eleitores que contrários ao governo, porém após as eleições o Partido fez acordo com o governo recebendo alguns ministérios e passou para a base governista. Em síntese rasgou todos os votos recebidos e consequentemente a representatividade escolhida nas urnas.

Os Partidos assumiram o Poder e conseguiram retirar a verdadeira representação individual dos interesses, quando os representantes dos cidadãos podiam efetivamente desenvolver atividades políticas desvinculados das organizações partidárias. A propósito o General De Gaulle criticava os Partidos como corpos intermediários que distorcem a vontade dos cidadãos.

A concepção de ideal republicano advém da noção de vontade geral, mas o significado dessa vontade desde o início foi perdido, pois as “negociatas”, chamadas de governabilidade e os votos das lideranças partidárias retiram a representatividade popular nas decisões políticas. O início de reforma de convivência social passará necessariamente pela extinção da forma partidária atual.

O povo não aceita mais apenas votar escolhendo pessoas que serão manipuladas pela vontade e interesses dos partidos, os cidadãos querem participar e expressar seu querer em relação aos problemas da vida pública de forma direta.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • darsio
    05/07/2020 1 Curtiu
    Não há dúvidas de que essa enxurrada de partidos é absurda e, muito mais contribui para a corrupção. Os próprios partidos do centrão que, de bandidos e corruptos, agora se transformaram em amigos do bozo. Era o próprio bozo que os chamava de bandidos e, bastou o medo de impeachment, para esses bandidos se transformarem em mocinhos. Desde a redemocratização, todos os governos tiveram que fazer concessões para ter maioria no Congresso e, assim poder governar. E, exatamente por esse caminho que se pratica a escolha de ministros e diretores de estatais. Ou seja, não se escolhe ou nomeia pessoas capacitadas, mas aquelas que controlarão fortunas em recursos, em benefício dos partidos e seus caciques. O próprio MDB se posta como uma verdadeira prostituta, isto é, sai com quem pagar mais. Foi governo no FHC, Lula, Dilma, Temer e agora o bozo. Mas, o problema não está somente no exagero de partidos, mas também nas tais bancadas. Hoje, o país se faz refém das igrejas, dos militares e dos latifundiários. Afinal, como zelar pelo aspecto laico do Estado, sabendo-se que o legislativo é refém dos interesses das igrejas? Como pensar em uma política ambiental sustentável, tendo muitos congressistas representantes de madeireiras e de fazendeiros que praticam grilagem de terras públicas e desmatamento ilegal? Ou ainda, seria possível aprovar políticas de proteção aos direitos humanos, tendo muitos militares defensores do uso da força contra qualquer movimento social? Portanto, o problema não está somente no excesso de partidos.
  • Jose osmar
    06/07/2020 1 Curtiu
    O povo brasileiro não tem representatividade , os politicos ha muito tem procuram apenas satisfazer os seus projetos de Poder ,veja bem como que um Pais que tem uma das piores distribuicoes de renda do mundo veio em governos passados a utilizar o BNDES como um banco fomentador de economias estrangeiras , so no Brasil acontece isso ,deixar de incentivar a nossa economia em detrimento de outros paises , e o mais absurdo e que este so tem autorização de atuar a nivel nacional segundo estatuto registrado , esta e uma das provas que os politicos principalmente da esquerda que nao esta nem ai com o povo brasileiro.
    • darsio
      07/07/2020
      Acorda pra vida cara! Vai estudar. A abertura da economia brasileira, iniciada nos anos 80 e acelerada na década de 90, sobretudo nos governos Collor e FHC, fez com que muitas empresas brasileiras quebrassem por não conseguirem competir com o mercado internacional. Além disso, nossas industrias sofreram com a competição com os produtos estrangeiros. Outro fato também está na questão de que com as atuais facilidades logísticas, as empresas migram para lugares onde as vantagens sejam maiores e os custos de produção menores. É por essa razão que fábricas de calçados francanas foram para o Nordeste. E, isso ocorre no mundo todo e com as grandes empresas, especialmente as transnacionais. Vai estudar um pouquinho sobre globalização para não ficar dizendo asneiras.
  • José 0smar
    07/07/2020
    Vai vc estuda , o que que tem o BNDES com globalização, mais uma estratégia de distorcer a realidade ,o individuo BNDES significa o que? Banco Nacional de Desenvolvimento , vai estuda vc ,trata-se de uma instituição de fomento econômico de empresas Nacionais , não para fazer Metro em Caracas , fazer Porto em Cuba ,deixa eu colocar um Não bem Grande para que Não interpetres erroneamente mais uma vez o BNDES não foi criado para emprestar dinheiro do Povo brasileiro para Nações esquerdistas ,olha não tem nada haver com globalismo , tanto que eu sei que eu trabalhei em uma multinacional ,agora vc quando lhe falta argumentação fica mandano os outros estudar vc que esta precisando , isso e fato.
    • darsio
      07/07/2020
      BNDES significa: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e, foi criado pelo Governo Vargas. E, até onde me conste ele financia empresas brasileiras, mesmo realizando obras no exterior. Estude um pouquinho mais, vai!!!
  • Francisco Matos
    07/07/2020 1 Curtiu
    O colunista é dotado de extremo ódio em prol do PT. Isso é público e notório. Mostra seu sofrido desejo de ver a determinação do partido dos trabalhadores, O de maior bancada no congresso. Volto afirmar, coitados dos universitários que são obrigados a enfrentarem \"ensinamentos\" promovidos por quem odeia a democracia.
    • Darsio
      08/07/2020
      Agora eu entendi o objetivo do artigo. O autor na verdade procura justificar o injustificável. Ou seja, busca construir uma desculpa para legitimar a iniciativa do bozo em se aliar ao centrão. Pois, pegou muito mal o bozo se aproximar daqueles que, na campanha eleitoral eram chamados de bandidos por ele. Portanto, vejo que o professor realmente busca se fazer cabo eleitoral do bozo. Que feio, heim! Por que não assume logo a posição pró-governo?
  • Jose osmar
    08/07/2020
    Justamente o peixe morre pela boca ,que beneficio Social trouxe para o Brasil (população brasileira )em retorno social obras como porto em Cuba sem que o Brasil prescisa de expandir o numero de portos devido ao aumento de exportaçoes, e metro em Caracas sendo que temos inumeras cidades nescessitadas no Brasil ,a esquerda simplesmente usou como trampolim o BNDES para seus projetos de Poder em detrimento das nescessidades do povo brasileiro ,e alem de nao cumprir a função social na qual o estatuto esta registrado na Basileia ,emprestou para o Maduro que nao esta pagando e para familia Castro que não esta pagando ,alem de negligenciar o povo , ainda criou mais um Propinoduto , em que por obra super Faturada da Odebretch levou o ex-presidente do Peru ao suicídio, se eu presciso estudar imagine vc que se diz pos graduado volta pra escola correndo enquanto pode.
    • Darsio
      08/07/2020
      Agora você aprendeu o que significa BNDES? Legal! Vejo que já está estudando. Parabéns!!
  • José osmar
    08/07/2020
    Se e banco NACIONAL com Função SOCIAL ele tem que beneficia os cubamos os venezuelanos,os argentinos , os peruanos , se vc quer ir por esse caminho ,vai fazendo papel de tolo os leitores e eleitores estao ai para julgar se houve desvio de função ou nao a resposta vira nas urnas
    • Darsio
      08/07/2020
      Cara! Da forma como escreve, mas parece um tagarela de tudo e ao mesmo tempo de nada! É difícil entender.
  • Carlos
    09/07/2020
    Parabéns ao Professor Toninho - Petralhas usavam BNDS mais no exterior do que no Brasil porque rendia comissões e propinas melhores do que no Brasil...os financiamentos eram oferecidos a fundo perdido, contratos adrede preparados, sem garantias nenhuma com assinaturas que não valem nada, calote premeditado mesmo. PUERTO MARIEL em Cuba, Hidrelétrica do Equador, hidrelétrica de Chaglla Perú, Metrô do Panama, aeroportos na Africa, Aqueduto Del Chaco na Argentina, Metrô de Caracas, Venezuela, rodovias na Àfrica, comprou a sucata da usina de Pasadena, bancou ainda as campanhas de vários ditadores comunistas genocidas ...Comunistas são anti-cristo e suas ideologias estão bem clara em João 10:10, a bíblia não é religião, mas explica tudo, Cristo não dizia que era chegado a vós a religião, mas dizia: é chegado a vós o reino de Deus, logo é política. Isaias 9:6,7 Ele trouxe O governo sobre seus ombros e não “um” governo...governo da paz...do seu governo não haverá fim...um governo eterno...logo, Isaias 9:6,7 Deus não é religioso. https://www.youtube.com/watch?v=6rpl994L1JM = Deus não é religioso https://www.youtube.com/watch?v=TjsVxAb3dIY&feature=share&fbclid=IwAR0GVKNW9MG5gIy2Oiw8urM6xuoqzZTWnnEYgxlfKSrqucEFmiU7Sz6o-u4 = Nova diretriz = Petralhas aconselham a roubar pouco https://republicadecuritiba.net/2019/03/27/venezuela-e-cuba-oficializam-calote-de-r-4-bilhoes-no-bndes-mais-um-descalabro-da-era-pt/?fbclid=IwAR1VSQw7dvvxgOjJd_IBlEJf8KWmtzwOM8jRT4cm32D8cOwZf7hti8DJo0k - Venezuela e Cuba oficializam calote de R$ 4 bilhões no BNDES, mais um descalabro da era PT
    • darsio
      10/07/2020
      Aleluia irmão! Glória a Deuuuuuuuus!
  • José osmar
    10/07/2020 1 Curtiu
    Mais fundamentado do que isso e impossível, obrigado pela colaboração ,será que o cara agora cai na real , e se conscientiza que somos eternos aprendizeses, sobrou pra vc sr. Darsio.
  • Carlos
    11/07/2020
    Todo petralha é anti-cristo, é assassino de cristãos e genocida e comedor de gente...cães, morcegos, ratos s e fetos...isso é ideologia do partido, quem se filia é porque aceita, não depende do candidato, a candidatura pertence ao partido e é obrigado por estatuto as regras e a rachar o salario (30% rachadinha ilegal , mas oficial) médicos cubanos recebiam 11mil, mas 8 mil na “rachada” fica pro Fidel. Quanto mais ditadores comunista, mais desaparecerão os partidos pela sua inutilizade. Para os comunistas a CF art. 14, §3º, V, quase os obriga a engolir e praticar suas ideologias, inclusive odiar, roubar e matar cristãos. Por isso os projetos para matar os fetos, (aborto é infanticídio), projetos pedofilia para matar crianças, drogas, incesto para destruir as famílias, kit gay para destruir as crianças, museus de prostituição para destruir famílias, nas passeatas enfiam cruxifico no ânus, tem reitores comunistas plantando maconha nas universidades e doutrinando sobre coprofilia. Pensando bem isto não é a pluraridade partidária como o PCC, que consta na constituição, mas terrorismo que devia ser enquadrado na lei de segurança nacional e desordem pública . https://www.youtube.com/watch?v=iX9Tk62-pxQ - Comunistas estão AUTOMATICAMENTE excomungados diz padre Paulo Ricardo http://www.mundogump.com.br/o-prato-mais-horrivel-da.../ - Petralhas comem fetos e roubam https://www.youtube.com/watch?v=kwhdp9d_f2o – Marido de Dilma confessa terrorismo https://www.imprensaviva.com/2016/10/mais-um-lider-petista-admite.html?fbclid=IwAR1RKQ8AIKK_ZI06nkTBXaVIdme9tBtGcBWN5lTM45jjsqql_F3vHYj_yJc – Suplicy confessa PT se extuingue
Veja mais Toninho Menezes

CLIMA EM FRANCA

26°
15°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2287
    Sorteio: 02, 04, 06, 29, 41, 56 Data: 08/08/2020
  • Quina: 5335
    Sorteio: 13, 15, 45, 54, 58 Data: 08/08/2020