10 de agosto de 2020

Gazetilha

Lições desperdiçadas

Franca estava numa posição muito privilegiada para o enfrentamento da pandemia. Ainda é cedo para conclusões definitivas sobre o que nos levou a tal condição.

Gazetilha 12/07/2020 - Corrêa Neves Júnior
Foto de:

 “Preocupa-se mais com seu caráter do que com sua reputação. Caráter é aquilo que você é, reputação é apenas o que os outros pensam que você é”

John Wooden, treinador de basquete americano

Franca estava numa posição muito privilegiada para o enfrentamento da pandemia. Ainda é cedo para conclusões definitivas sobre o que nos levou a tal condição. Pode ter sido a postura do prefeito Gilson de Souza (DEM) no primeiro instante, quando decretou quarentena quatro dias antes do restante do Estado, criando uma espécie de bolha sanitária para a cidade. Talvez o discurso firme de autoridades de saúde, públicas e privadas, apontando o perigo que estava por vir, tenha sido decisivo para levar a população, naquelas primeiras semanas, a aderir fortemente ao isolamento social, fazendo com que ruas e avenidas de Franca ficassem desertas e diminuindo o ritmo de propagação do vírus. Não é improvável que a localização geográfica da região, sem grandes concentrações de cidades próximas umas das outras, tenha ajudado a impedir que a pandemia ganhasse velocidade excessiva. Há ainda o próprio desenvolvimento urbano de Franca, que fez com que a cidade se estruturasse de forma muito espalhada ao longo do tempo, com bairros distantes entre si e sem grandes concentrações de população, que pode da mesma forma ter impedido uma explosão de casos.

Números ajudam a traduzir quão privilegiada poderia ser nossa condição. Franca tem até hoje 598 casos confirmados e 14 mortes. No mesmo período, Ribeirão Preto registra 7.560 positivos e 225 óbitos; Bauru tem 2.315 confirmados e 45 vítimas fatais; Rio Preto soma 4.187 positivos e 124 mortos; Limeira tem 2.775 infectados e 95 pessoas que perderam a vida por conta do vírus. Isso, para ficar em poucos exemplos. Para onde se olhar no Estado de São Paulo, Franca tem significativamente menos casos do que outras cidades de porte semelhante.

Quando comparada com cidades maiores, o abismo é ainda mais evidente, mesmo considerada a proporção da população. No embate direto, Ribeirão tem aproximadamente duas vezes o tamanho de Franca e nada menos de 12 vezes mais infectados pelo coronavírus. Se a análise é feita considerado o número de mortes, o abismo é ainda maior, com 16 vezes mais vítimas lá do que aqui.

Apesar disso, alguma coisa deu muito errado por aqui. Quem acompanhou a reunião na Câmara Municipal na tarde da última sexta-feira, que contou com as principais lideranças envolvidas no combate ao coronavírus na cidade, pode comprovar, mesmo a contragosto, que todos os alertas feitos pelo portal GCN ao longo do tempo estavam corretos.

A cidade está à beira do colapso, sem leitos capazes de atender a demanda de pacientes que precisam de tratamento. Mais uma vez, é forçoso repetir. Não foi por falta de aviso. Desde o início da pandemia, o médico Homero Rosa, chefe da Vigilância Epidemiológica, alertava para a necessidade de conter a velocidade de propagação do vírus para permitir que a capacidade hospitalar da cidade desse conta do atendimento aos pacientes contaminados. Foram dezenas de entrevistas concedidas por ele, ao longo de meses, falando a mesma coisa. Vale o mesmo para Conrado Netto, secretário de Saúde, que repetiu a mesma ladainha em incontáveis oportunidades. Daniel Haber, presidente da Unimed, desde o primeiro instante adverte para a necessidade de medidas duras para conter a disseminação do vírus e para evitar o colapso. Os diretores da Santa Casa, especialmente o administrativo, Thiago Silva, fizeram vários pronunciamentos reforçando os entraves burocráticos que atrapalhavam o hospital de se preparar adequadamente para o desafio que se aproximava. Reclamaram das dificuldades com prefeitura, governo do Estado, governo federal. Só não ouviu quem não quis.

Pessoalmente, falei muito também. Já apresentei mais de 120 lives nas redes sociais, cada uma com cerca de 1h30 de duração, repetindo todos esses problemas e alertando para os riscos. Fiz o mesmo número de programas de rádio, no Hora da Verdade, com idêntica temática. Textos no portal GCN, foram centenas. Isso tudo, sem contar os discursos e pronunciamentos na tribuna da Câmara Municipal, muitas vezes na condição de voz isolada.

Nas, afinal, se os problemas eram conhecidos, se os alertas foram feitos, se as condições de Franca nos colocavam numa posição tão privilegiada, o que deu de tão errado para que a região fosse uma das únicas quatro do Estado a ser mantidas na fase vermelha?

Dois fatores, ambos interligados, explicam o que houve. O primeiro, um curioso efeito derivado do sucesso do combate ao coronavírus na cidade nos instantes iniciais. Como bem ensina o Dr. Homero Rosa, quanto mais eficiente são as medidas de enfrentamento à pandeia, menos as pessoas imaginam que precisassem delas. Assim, no começo, com a adesão ao isolamento, a postura firme do poder público e a pronta preparação do sistema de saúde, era como se não houvesse perigo por aqui. Poucos infectados, leitos para todos que precisavam, mortes isoladas. Parecia que tudo era um exagero, uma “guerra política” contra o presidente, um problema que não se agravaria.

Junte-se a isso o segundo fator: eleições. A população, cansada pela prolongada quarentena e castigada pela crise econômica que, infelizmente, é inevitável, independente da postura que se adote com relação ao vírus, passou a pressionar pela volta à “normalidade’. Diante da crise financeira cada vez maior e de um impacto da doença que não era visível, a maioria passou a exigir a retomada das atividades. Bares e restaurantes, academias de ginástica, motoristas de vans, profissionais de eventos, comerciantes, industriais, todos correram a pressionar pela retomada das atividades. É compreensível. O que não seria compreensível é admitir que os líderes cedessem à pressão de olho no voto que será depositado nas urnas em novembro. Com medo dos reflexos nas suas candidaturas, cederam ao apelo fácil do “abre tudo de qualquer jeito”.

Tempos de guerra, como os que enfrentamos, são aqueles que forjam grandes homens e mulheres. É momento da liderança se projetar, da lucidez se impor, e das ações efetivas tomarem o lugar do discurso vazio focado unicamente no resultado eleitoral. Há que se fazer o que é certo, independente da urna.

Mas ao invés de se debruçarem sobre planilhas, números, projeções, contas, de parar para ouvir o que a Santa Casa gritava, o que a Unimed alertava, o que os especialistas diziam, muitos políticos – especialmente o prefeito Gilson de Souza, mas não apenas ele – passaram a fazer coro ao “abre tudo” ao invés de cuidarem da lição de casa. Preferiram repetir o coro da multidão ao invés de ecoar os argumentos da razão. Foram semanas recheadas de reuniões para tratar da “reabertura”, o que é sempre uma discussão válida, desde que com critérios, e quase nenhuma energia devotada a contribuir para encontrar formas de aumentar a quantidade de leitos de UTI, o grande problema.

Além disso, houve erros imperdoáveis. Um deles, a forma incompreensível com que o Executivo decidiu continuar repassando uma quantia considerável para um hospital, o da Caridade, que ainda sequer pode funcionar plenamente como hospital. E onde foram instalados leitos de enfermaria que têm pouquíssima serventia. Tudo isso em detrimento de garantir que os recursos chegassem à Santa Casa, que precisava, além de dinheiro, também de tempo para se preparar para os tempos difíceis que chegariam – como, de fato, aconteceu. O que nem Freud explica só mesmo as urnas ajudam a entender.

Reza o ditado que não adianta chorar sobre o leite derramado. É verdade, mas também é preciso aprender com as lições para não deixar o leite derramar outra vez. O que impede a instalação dos leitos de UTI na Santa Casa de Franca não é a falta de dinheiro. A verba existe e já foi aprovada. Nada tem a ver com o dinheiro que o governo federal mandou para todos os Estados e municípios - no caso de Franca, são R$ 39 milhões –recomporem seus caixas, debilitados pela queda da arrecadação. Mesmo sem considerar este dinheiro, que, é bom reforçar, não se destina ao combate ao coronavírus, a prefeitura de Franca tem verba para socorrer a Santa Casa. A Câmara Municipal já até aprovou. O Estado também tem recursos reservados.

O problema, agora, é burocrático. Um leito de UTI precisa de equipamentos (e não apenas respirador), profissionais e também de “habilitação”, o processo pelo qual ele passa a “existir” para fins de atender quem precisa. No SUS, quem habilita um leito é a União, o governo federal. O ministério da Saúde alega que faltam documentos. A Santa Casa diz que já mandou tudo. E o Estado de São Paulo culpa o governo federal.

Se alguém conseguir resolver esta estupidez burocrática - e era para isso que o tempo do prefeito de Franca devia estar direcionado há semanas, não para tratar de reuniões dominicais sobre disputa eleitoral – restará o desafio da implantação dos leitos. Porque a Santa Casa já disse que, ainda que o dinheiro estivesse disponível nesta segunda-feira nas contas da instituição, não seria possível implantar mais do que 5 leitos a cada 15 dias – e isso, se o Estado ajudar com equipamentos. Se não ajudar, pode levar quatro meses, tempo médio que os fornecedores pedem hoje para entregar os equipamentos necessários ao funcionamento dos leitos de UTI. O tempo perdido não volta atrás. O que não foi feito quando deveria é impossível de ser resolvido num passe de mágica.

Ainda assim, mais do que nunca, é hora de correr. De parar de perder tempo com negacionismos infantis ou de focar energia em artimanhas eleitorais. É bom também reforçar a necessidade dos cuidados possíveis nesta quarentena que, cada vez mais, existe apenas no papel. Porque conter, um pouco, a velocidade de disseminação do vírus, neste instante, é absolutamente crucial. Tomar coragem e colocar a fiscalização na rua, amparada e com apoio, seria medida de bom senso que o prefeito deveria adotar já. Ontem, se fosse possível.

Enquanto a burocracia se arrasta e os políticos sonham com novembro, pessoas correm risco de morrer à espera de 20 novos leitos de UTI prometidos que, de fato, nem existem. E que seguirão assim, na melhor das hipóteses, até o início de setembro. Já desperdiçamos a chance de ter feito história. É melhor agir logo para não nos convertermos em exemplo de tudo que não devia ter sido feito. É um preço que se paga com vidas. Um preço que ninguém tem o direito de pagar.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Anderson Ribeiro
    12/07/2020 5 Curtiram
    Deu gosto ler o artigo. O autor discorreu sobre um problema loca, abstendo-se de tema nacional. NOTICIOU o fato sem militância politica e, por consequência sem ataques ofensivos ao presidente da republica. Senhor autor, continue nessa linha, ganha você, sua mídia, a população da cidade, pobre de meios de comunicação e que não é obrigada compactuar com vieses desmedidos e covardes. Parabéns pelo artigo que deixou evidente sua opinião critica.
    • Asdrúbal da Franca
      13/07/2020 2 Curtiram
      Por \"abster-se de tema nacional\", o senhor quer dizer: \"não mencionar a incomensurável culpa que repousa sobre o lombo do orangotango raivoso que atualmente atende pelo cargo de presidente da República?\"
    • Francisco Matos
      14/07/2020 1 Curtiu
      O Sr. não leu o texto por completo, ou não o entendeu em sua essência. \"...ESTUPIDEZ BUROCRATICA...\", é que o prefeito deveria estar tratando sana-la. O ministério da saúde, sem ministro , há meses, com dezenas de militares da ativa perdidos como cão que cai da mudança na esquina da São João com Ypiranga. É o descaminho desse governo GENOCIDA, cujo titular até a Ema não o suporta.
  • Paula
    12/07/2020 1 Curtiu
    20 leitos p um tanto de pessoas ja contaminadas maiá aa que virão. Estamos nas maos de pessoas que so pensam em politica nao m vidas. 4 meses???? É bom aa pessoas começarem acreditar o que vem por aí...quem podw fique em casa. Resta saber se o sr prefeito ja providenciou as covas...lamentável o que vamos passar. Espero que população acorde enqto é tempo....que Deus nos abençoe
  • Luis
    12/07/2020 3 Curtiram
    Sem dúvida que a prefeitura foi omissa, e continua sendo na fiscalização.
  • Paulo Tadeu
    12/07/2020 2 Curtiram
    Eu me pergunto o senhor é parte da solução desse problema, pois como vereador, em apoiar o Prefeito sua pessoa parece ser conivente com o mesmo. Afinal ele age dessa maneira por tem apoio de um grupo de vereadores que o senhor faz parte.
    • Janice
      12/07/2020 2 Curtiram
      Um só vereador não faz nada sozinho certo
  • Franc
    12/07/2020 1 Curtiu
    Dificuldades de implementação de leitos se deve a falta de planeamento, em outras cidades de mesmo porte a abertura de leitos foram feitas antes de chegar no limite, e os governantes foram acertivos nas tomadas de decisões, hoje eles estão em nível melhor. O problema de Franca é a falta de união política para o objetivo de projetos começando pelo desenvolvimento educativo, sanitário e de segurança para atrair novos investimentos além da indústria do calçado e de baixa tecnologia.
  • José 0smar
    12/07/2020 5 Curtiram
    Que absurdo mais uma vez fz -se uma miscelânea para confundir os leitores , para aqueles que não sabem ou se esqueceram foi o STF que determinou que os governadores e prefeitos tem a autonomia da gestão e controle das acoes com relação a Pandemia,sendo que ate se exagerou na construção de campanha casos de Pacaembu e Ahembi,tanto e que foram desativados em torno de1800 leitos , não sei porque o colunista não quis por o dedo na ferida que são a falta de leitos e e pr isso que estamos na Fase Vermelha, e que o Grande culpado e o sr Joao Doria , que negligenciou a nossa região com miseros 17 leitos por favor sejamos verdadeiros , porque esconder isso do povo da região Nordeste de São Paulo quanta Hipocrisia,vamos por o dedo na Ferida , chega de distorcer a realidade.
    • Asdrúbal da Franca
      13/07/2020 3 Curtiram
      Para não confundir o leitor, é bom que se diga que o STF decidiu que governadores e prefeitos teriam autonomia para gerir os problemas da pandemia porque entendeu que, caso a questão ficasse nas mãos do dignatário orangotango-mito, o país iria se afundar em catástrofe sanitária de proporções gigantesca! Isso, porque esse primata delirante que ocupa o cargo máximo da nação (hecatombe causa pelo delírio coletivo de 1/3 dos eleitores) não tem condições de administrar nem mesmo sua própria higiene pessoa, o que dirá dirigir um país! O Sr. Dória é um péssimo gestor, mas pelo menos, nesse momento, não se comporta como um chimpanzé em uma loja de cristais...apenas faz o que um administrador ruim faria!
  • jane
    12/07/2020 2 Curtiram
    LOCKDOW JÁ As pessoas continuam nas ruas pq as lojas deveriam estar fechadas e não estão. Os comerciantes pensam na economia e os irresponsaveis saem para comprar. Sem fiscalização Franca vai á beira de infectados. Se cada um fizer sua parte isso passaria rápido por Franca. Mas o olhar para o próprio umbigo é difcíl.
  • José 0smar
    13/07/2020 3 Curtiram
    Nos somos seres racionais ,uma coisa me intriga porque o governador Zema comprou omesmo respiradouro que o Doria pagou 300 mil reais ,o Witzel pagou 500mil reais e ele governador de Minas pagou 50 mil reais , a PF ja pegou 6 governadores com a boca na botija porque sera , e porque as estaticas mostram que os paises Africanos, apesar de não ter recursos tem tido os menores numeros de casos de Covid, sera que e porque eles usam como protocolo medicamentos e não orientação segundo a OMS, sera que a OMS e mais amiga da Onça do que de nos? Responde ai iletrados gurus suprasumos da \"Ciência \" responde pra nos simplorios humanos da camada inferio r da pirâmide , mas não nos venha com churumelas.
    • Asdrúbal da Franca
      14/07/2020 2 Curtiram
      Não lhe intriga também grande sábio José Osmar, que MG seja um dos estados que mais tiveram casos de covid nas últimas semanas? Que esteja vivenciando o pico agora, depois de um longo tempo de subnotificações? Me intriga também o fato de que como é possível que para alguns grandes sábios a referência ser os países africanos, nos quais os problemas de informação são crônicos (sobretudo, em razão dos problemas de infraestrutura e, em alguns casos, da má-fé de governos ditatoriais). Ah, mas esses grandes sábios preferem acreditar num grande gênio da humanidade, o ORANGOTANGO-MITO, que nos protocolos médicos alicerçados em orientações de grandes universidades e centros de pesquisa do mundo! Quais o critérios racionais para essa preferência? O orangotango-mito é um iluminado por Deus, superior a toda ciência produzida no planeta? Eu devo ser um sujeito muito insensível e de pouca iluminação mesmo, pois só consigo ver nele um primata desacerebrado e os que acreditam e lhe sejam uma multidão de fanáticos sem noção!
  • Alex
    14/07/2020 2 Curtiram
    Gente cadê o pós graduado? Ele deixou sozinho esse que só sabe falar (falar não escrever): orangotango aqui, orangotango ali, orangotango acolá. Parece disco arranhado... KKKKKKK
    • Asdrúbal da Franca
      14/07/2020 2 Curtiram
      Olha um orangotango-minion aqui...kkkkkkkkkk A gente reconhece fácil...Eles só falam em comunismo e desconsideram completamente qualquer pontuação ou regra gramatical...kkkkkkkkk
    • Asdrúbal da Franca
      14/07/2020 3 Curtiram
      Caro Alex, mesmo se eu ficasse aqui as 24 horas do dia, nos próximos 50 anos, chamando o seu mito de ORANGOTANGO, ainda assim eu não conseguiria expressar toda a tosqueira e animalidade que ele representa...Com saudades do Darsio, né? Eu entendo. Ele se preocupa contigo, lhe mandando estudar...se incomoda com a quantidade de bobagens que você e seus colegas fanáticos dizem...E com razão: a gente lê e fica com muita vergonha alheia!
    • Alex
      14/07/2020
      Só perguntei pelo seu amigo. Não falei nada de comunismo, fascismo ou qualquer outra coisa, mas suas postagens são sempre a mesma coisa: comunismo, orangotango, mito, bolsominion, blá, blá, blá....
    • darsio
      15/07/2020 2 Curtiram
      Ich! É só abrir as porteiras e, quem aparece? o alex! Mugindo e com um baita copo de cloroquina e um quitute de alfafa nas patas.
    • darsio
      15/07/2020
      Não conhece a norma culta da língua portuguesa e profana ideias insanas e, ridiculamente possui um coeficiente de inteligencia inferior ao de um orangotango. Esse é o alex... Gostei Asdrúbal! A partir de agora o alex vai ser o nosso bichinho de estimação, o orangotango.
    • Alex
      16/07/2020 1 Curtiu
      Desculpa Dada ( vulgo puldo) por não saber a norma culta da língua portuguesa. Eu somente estava preocupado com você. Asdrubal, concordo com você, pelo mesmo tempo que você citou eu também não conseguiria expressar o nojo que tenho do LULA/CIRO/MARINA/DILMA/TEMER/SARNEY/COLLOR/JADER/STF/O RESTANTE DA CORJA e seus lambe botas como V.Sa. e o restante da esquerdalha mortadela me causa.
  • José 0smar
    14/07/2020 5 Curtiram
    Sabio guru mortadelico corruptilineo , vsa nao sabe que medicos cientista pesquisadores são seres comuns que acertam e erram como qualquer ser humano de aconselho a ler um livro \'Medicos ou semi-deuses\"com certeza descobriras muitas verdades desse meio em que a sua idolatria cega pela \"ciência \"nunca mais confiaras 100% em tudo que se diz ,o grande sabio Salomão ,concluiu que do que se fala no mundo apenas 20% se traduz em verdades , portanto e chegada a hora da coerência ,como confiar em João Dória e Witzel que mesmo tendo conhecimento por antecipação da existência do virus realizaram a festa do carnaval , sera que eles querem o bem do povo brasileiro? Quando eu vejo vc defender o Dória acho eu pura Hipocrisia.
    • Asdrúbal da Franca
      15/07/2020 2 Curtiram
      Médicos são pessoas comuns que se guiam por um método racional, convencionalmente chamado de método científico...Não é idolatria, pois tem como parâmetro padrões de condução do conhecimento por meio de uma metodologia invariável. Isso é racionalidade. Idolatria é se guiar pelo senso comum de uma multidão de fanáticos que não possuem método algum e que mitificam um orangotango, que acreditam ser um líder salvador. Simples assim!
  • José 0smar
    15/07/2020 3 Curtiram
    Xii a casa caiu para esquerdalha e também para a OMS,saiu estudo realizado pela Sociedade de infectologia realizado em 2200 pacientes ,estudo duplo cego ,Radomizado da Hidróxido Cloroquina,com excelentes rezultados . Será que a Esquerdalha ainda vai continuar a negar a Ciência, quantas vidas não seriam poupadas ,quem e ORANGOTANGO do THEDROS da OMS,quantos editoriais Anticloroquinico , A Casa Caiu pra Vocês .Esta provado cientificamente os excelentes resultados alcançados quem quiser e so entrar na página da Sociedade de Infectologia.
    • Asdrúbal da Franca
      15/07/2020 3 Curtiram
      Caro José Osmar, você continua se informando pelo zap, né? Veja o que diz o último comunicado da Sociedade Brasileira de Infectologia: \"Até o momento, os principais estudos clínicos, que são os randomizados com grupo controle, não demonstraram benefício do uso da cloroquina, nem da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes hospitalizados com COVID-19 grave. Efeitos colaterais foram relatados. Seu uso em profilaxia pós-exposição, até o momento, também não demonstrou benefício\". Apesar de você ter se esmerado para digitar uma palavra que desconhece (radomizado), escreveu errado (é randomizado, e no estudo original está grafado corretamente), seus amigos orangotangos lhe trouxeram fake news novamente! Vocês não aprendem, né? E depois a \"esquerdalha\" é que é corrupta! VAI ESTUDAR e larga de ficar divulgando mentiras !!!!!!!!
    • Asdrúbal da Franca
      15/07/2020 1 Curtiu
      Esqueci de dizer no último comentário (e depois dessa, duvido que o José 0smar terá coragem de voltar aqui): diante da mentira deslavada que veio aqui dizer e ainda com a cara de pau de tripudiar a esquerda, típica conduta dessa direitinha mequetrefe, desonesta e fuleira, acho que fica \"cientificamente comprovado\" que todo filhote de orangotango-minion é viciado em notícias falsas! No médio e longo prazo isso pode resultar em um desvio de caráter!
    • darsio
      15/07/2020
      Asdrúbal se faz elegante e profundo sábio no que fala. E, isso incomoda os boçais iletrados, que embriagados por um coquetel que mistura mitologia, fanatismo e insanidade, não se cansam de vomitar suas fétidas asneiras.
    • darsio
      15/07/2020
      Depois dessa José Osmar, eu não abriria mais a boca de tanta vergonha. KKKKKKK. Desculpa, mas não dá para deixar de rir. Com licença. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk etc
  • darsio
    15/07/2020
    Numa analogia com o futebol, a história nos mostra que já aconteceram situações de times com muitos craques não ganharem absolutamente nada. Isso mesmo! Tinham grandes jogadores, mas não tinham um líder. Alguém que fosse o cérebro do time, que explorando as individualidades dos jogadores e, numa relação dialógica, conseguia estabelecer uma sinfonia, uma equipe de verdade. Assim é o Brasil. Bastando se pautar pela razão, única e somente pela razão destituída de paixões e fanatismos, é fácil constatar de que na guerra contra a covid19, nós não tivemos esse líder. Não se trata de falar mal ou bem da pessoa Bolsonaro, mas em avaliar a sua política voltada para essa guerra que estamos enfrentando. Os fatos e acontecimentos comprovam que, o presidente foi muito mais aliado do vírus do que o seu inimigo. Desrespeitou a opinião médica, a ponto de até mesmo exigir que um medicamento cientificamente comprovado ser ineficaz, fosse receitado as pessoas. Dispensou da pasta da saúde um ministro que se fazia capacitado e, no seu lugar acabou colocando um militar que nem formação em saúde possui. Ignorou as orientações quanto ao isolamento e ao uso de máscaras, incentivado os seus seguidores a agir desse modo. Ridicularizou as mortes e, indiretamente fez deboche dos familiares dos falecidos. Foi contra a OMC, de modo a puxar o saco do Trump. E, hoje Brasil e EUA são os campeões mundiais na doença, a ponto serem isolados pelos outros países. De fato, todos nós temos a nossa parcela de culpa, mas certamente ela seria muito menor se de fato tivéssemos esse líder.
    • Asdrúbal da Franca
      15/07/2020
      Caro Darsio, admiro sua paciência e didática tentando explicar aos orangotango-minions o porquê de o mito que eles idolatram ser uma completa farsa! A democracia ganha muito com pessoas de bom senso e inteligentes assim como você! Parabéns!
    • Alex
      16/07/2020 1 Curtiu
      Não entende nem de raça de cachorro vai entender de futebol?
    • darsio
      17/07/2020
      De quadrúpedes o alex entende muito bem! Afinal, vive em um curral!
    • Alex
      18/07/2020 1 Curtiu
      Lembrando que os pulsos também são quadrúpedes. Kkkkkkkkk
  • José 0smar
    15/07/2020 3 Curtiram
    Vai estudar vc Asdrubal ,fake news e a equerdalha que so distorce as noticias , veja bem esta notícia nao e da Sociedade de Infectologia do Brasil e trabalho exposto na Sociedade de Infectologia mundial , trabalho este realizado em 2200 pacientes na cidade de Detroit por 6600medicos , portanto mentiroso e vc ,os leitores podem comprovar foi publicado esta semana ,vc pensa que e muito esperto ,mas nao e ,vc nao respondeu sobre os respiradores poque que o João Doria pagou 500mil reais pelos respiradores e Witzel 300 mil reais e o governador de Minas apenas 50 mil reais, ai vc distorceu o assunto , e que nem agora se vc e a Sociedade Brasileira esta desatualizada ,problema de vcs ,mas os leitores percebem muito bem que a esquerda nunca erra so rouba ,eque nunca quer aceitar a sua derrota ,para quem tem um minimo de visao quanto mais insistirem em um 3° turno a derrota de vcs se torna mais Fragorosa ,acorda que ainda e tempo faz mea culpa quanta mais demora ,Ah me esqueci a Esquerda Nunca erra So ROUBA.
    • Asdrúbal da Franca
      15/07/2020
      Recomendo que você siga o sábio conselho do amigo Darsio aqui dos comentários e vá estudar! Esse estudoo que você menciona aí não é de sociedade mundial de infectologia coisa nenhuma, mas do Henry Ford Medical Group, um grupo privado que realizou pesquisa apenas em Detroit, uma cidade norte-americana com população do tamanho da de Ribeirão Preto!!! O FDA, órgão máximo de saúde dos EUA, continua reprovando o uso dessa porcaria que você e os outros bolsominions tomam com cachaça e limão! Esse é o estudo global que você veio apregoar aqui, seu fakenewszeiro? O Darsio é que tem razão: vocês minions são patéticos !!! kkkkkkkkk
    • Asdrúbal da Franca
      15/07/2020
      Outra coisa: procure um curso de português aqui nos classificados do GCN e se matricule. Sua redação é horrível. Assim você passa vergonha duas vezes: pelas ideias sem noção e pelo uso lamentável da língua portuguesa! Que espécie de patriota do mito você é, que não conhece nem a língua materna?
  • José 0smar
    15/07/2020 2 Curtiram
    Somente esclarecendo para os leitores o trabalho científico foi publicado pelo \"International Journal of Infections\" ,trabalho este realizado na Fundação Henry Ford na cidade de Detroit USA,lamentamos pela ignorância de alguns letrados ,mas além o que interessa e a medicina prática ou seja David Uip utilizou a hidróxido -Cloroquina e esta vivo ,sendo ele secretário da saúde do estado de SP, ele ficou tao envergonhado tentando esconder o fato , que pediu demissão do Governo João Doria, o que importa e que se o presidente Jair Bolsonaro que esta se tratando da Covid for curado também ,chegamos a conclusão que e somente uma FALÁCIA da parte do sr. Asdrubal e do sr Darsio ,quando eu opino nesta coluna não e para ganhar debate não ,isso coisa de idiotas ,mas o meu intuito e se aproximar da verdade ,porque ela liberta , tem mais , os Mentirosos mais cedo depois de um tempo sao descobertos ,geralmente eles partem para os ataques ,mas isso nao importa ,nao podem mudar a realidade ou seja a nossa Bandeira JAMAIS será vermelha .
    • Asdrúbal da Franca
      15/07/2020
      Você está correto José 0smar, os mentirosos são descobertos: você e sua turma de fakenewszeiros são exemplo disso! A metodologia científica dos minions é sofisticada: dois casos (Dr. David Uip) e o picareta do orangotango-mito, dentre mais de 13 milhões de casos no mundo, já são suficientes para comprovar a eficácia da cloroquina...kkkkkkkkkkkk A ciência recua a passos largos com essa turma de embusteiros...A bandeira jamais será vermelha, só as mãos do mito...do sangue de mais de 75 mil brasileiros, muitos dos quais não puderam ser salvos pela incompetência e irresponsabilidade dele!!
    • Alex
      16/07/2020 1 Curtiu
      Blá, blá, blá, fake news. Blá, blá, blá, orangotango. Blá, blá, blá não sabe português. Blá, blá, blá, você tem que estudar. Agora, refutar a publicação científica, nada. Muita conversa e nada de provar nada.
  • Jose osmar
    15/07/2020 2 Curtiram
    Entao sabio guru vc vai esperar que a vacina do João Dória,ela e da China ,sabe quando ela será aprovada pela Food and Drug Administration vai aprova-la NUNCA ,e ai mesmo assim vc vai aconselhar a esquerdalha do João Doria toma-la ? E ai seu hipócrita? A política do corretamente globalista vai ser aplicada ? Os astutos sao pegos na propria astúcia , aquele que se sabio aos proprios olhos ,não passam de TOLOS.
    • Asdrúbal da Franca
      16/07/2020
      Cara, vocês bolsominions são hilários...Só de chamar João Dória de esquerdalha já demonstra o grau de sabedoria política que têm...kkkkkkkkkkkk Que saudade de quando a direita tinha pessoas inteligentes, como o Delfim Neto, Roberto Campos, Nelson Rodrigues (em comum, todos liam livros)...Os minions não sabem diferenciar um almofadinha engomado de um comunista...kkkkkkkkk Se a revolução estivesse mesmo a caminho eles iriam atacar seus parceiros...iam morrer de fogo amigo...kkkkkkk O Dársio tem razão: vocês divertem demais a gente! É cada coisa sem noção, que a gente fica pensando: não é possível, só pode ser um personagem...Ele sabe que Dória não tem nada a ver com esquerda ou comunismo...ninguém é tão obtuso assim...kkkkkkkkkk
  • José osmar
    16/07/2020 4 Curtiram
    Ue mas o Fernando Herique não e um dos fundadores do Foro de São Paulo? O Dória e do partido dele o PSDB que quer dizer partido Socialista Democrático Brasileiro , que de democratico não tem nada ,tanto e que o Dória e completamente alihado com a China Comunista , inclusive tem varias filmagens dele com os chineses e fotografias , ou mais uma vez vc e Darsio vai falar que e fake news.Agora explica pra mim e para os leitores dessa coluna o irretocável mortadelico corruptilineo sabio mor distorcido o que e Esquerda? Segundo o ex-Senador Fernando Gabeira o que a Esquerda Comunista queria implanta em 1964 era a ditadura do proletariado ,são palavras dele e ele fazia parte dos quadros da Esquerda (PCB ) tem tudo em video gravado para que nao digas que e fake news.Agora explica pra mim e para os leitores dessa coluna eu nao sei bem o que e Esquerda ?Eu sou meio ignorante não ria não ,porque tem gente muito pior que eu,bom eu vou falar o que eu vi aqui no Brasil, sera que esquerda e distrair o povo ,colacando disputas sociais entre as classes, tipo empregado contra patrão,pobre contra rico ,filhos contra pais ,negar a instituição familia ,liberar as drogas,imputa nas crianças a ideologia de genero para destruir a familia e levar ao caos social,e enquanto isso as liderancas se saqueiam os cofres publicos,desviando verbas de todos os lugares ,de fundo de pensao,do FGTS,do FaT,do BNDES,licicitacoes superfaturadas de montão. A esquerda que eu conheco e essa ,que privelegia as lideranças deixa o povo na miseria, exemplos : Família Castro viverm e vivem nababescametnte em Cuba ,Hugo Chaves que já morreu eMaduro na Venezuela,Xi Jiping na China Comunista em que apesar de ser o 2°PIB mundial esconde da Humanidade os 500 bilhoes de miseraveis famintos e perseguidos, Coreia do Norte não e nem presciso falar , agora nao me venha fala que isso e fake nwes ,porque vai fica mais feio e nem venha fala que vcs não sao esquerdista que todo mundo que le essa coluna sabe que sao. Agora nos apresenta a esquerda maravilhosa e utopica que deu certo na pratica ,sanguinária e genocida e a raiz da Esquerda em que Stalin matou 100milhoes de pessoas e nao me venha fala que isso e fake news que nao cola mais ,a verdadeira piada são vcs mas infelizmente vcs nao percebem que a esquerda foi parada pelo povo , outro erro de vcs e o povo que nao quer mais a esquerdalha em 2022 a resposta do povo sera mais contundente , Ah estava esquecendo a esquerda nunca erra mais R0UBA.
    • Asdrúbal da Franca
      16/07/2020 1 Curtiu
      Caro José Osmar, tudo o que você conseguiu provar com isso que escreveu aqui é que você acreditou em todas as baboseiras que chegou no seu zap nos últimos tempos e, ao invés de buscar fazer leituras (de livros) para se informar, tomou-as todas como verdadeiras! Eu tô dizendo: vocês minions pereceriam com o fogo amigo se um dia a revolução chegasse! Mas, pode ficar tranquilo, pois a revolução não chegará: o comunismo, que vocês tanto temem, acabou...Relaxe, fique tranquilo...tome sua cloroquina com cachaça e limão, ouça seus modão sertanejo e seja feliz. Você falou tanta besteira aqui que não vou me dar o trabalho de questioná-las. Para você ter um pista de que lhe enganaram com fake news de zap nos últimos tempos, vou lhe dar uma dica: coloque Suécia no Google e leiam um pouco sobre esse país. É um país com uma das melhores distribuições de renda do mundo e, indubitavelmente, capitalista. Atualmente, é governado por uma coalizão do Partido Social-Democrata com o Partido Verde (partidos de esquerda, mas que para os minions seriam chamados de comunistas). O partido Social-Democrata sueco governa há décadas. A Suécia, inclusive, é uma monarquia constitucional, ou seja, algo bem longe de um país comunista. Estou tendo a paciência de lhe dizer isso para que você não passe vergonha dizendo as bobagens que diz sobre a esquerda e o comunismo. Vou te dar a real José Osmar: estão lhe enganando sobre essas coisas de comunista são contra a família, querem roubar sua propriedades, etc. Se continuar insistindo nisso, vai passar por burro quando esse pesadelo que é o governo do orangotango-mito acabar e as coisas voltarem ao normal!
  • Jose osmar
    16/07/2020 2 Curtiram
    Apenas um alerta uma estrategia da esquerda ,distorcer a verdade mesmo que voce prove ,e como Lula ao lado de Sergio Cabral ,foi condenado a mais de 250 anos de prisão, ele disse :esse aqui eu endosso tudo que ele fizer ,portanto eles são assim mesmo que se prove o erro deles ,eles negam assim como se pega o ladrão no flagrante ele nega nega e nega ,Ah ia me esquecendo a esquerda nunca erra so ROUBA,pelo o menos a mim vcs nunca mais me enganam, pesquisem o Foro de São Paulo quais os partidos que fazem parte.
    • Asdrúbal da Franca
      17/07/2020
      Já entendi José Osmar: você fez opção pela ignorância e pela insistência no delírio. Não esperava mesmo mais que isso, afinal, você é um fanático bolsominion que nega qualquer horizonte de racionalidade!
    • Alex
      17/07/2020 2 Curtiram
      Blá, blá, blá ignorância. Blá, blá, blá fanático. Blá, blá, blá irracional, mas mostrar o erro nada. Pura hipocrisia e a tentativa de desqualificar o opositor é marca da esquerda. PSDB e PT nunca foram opostos e sim farinha do mesmo saco com um projeto de perpetuação no poder. Sempre fizeram o famoso \"TEATRO DAS TESOURAS\" (criação da esquerda) com uma única finalidade o PODER.
    • darsio
      17/07/2020
      É meu caro! Você não tem, mas nem de longe, qualquer argumento para derrubar a fala do Asdrúbal. Para de se comportar como fofoqueiro de whatsapp e fique de boca fechada quando não tem capacidade de se contrapor a argumentos muito bem fundamentados na razão. Caso contrário, vai passar mais vergonha e... vai despertar muitas gargalhadas. Kkkkkkkkkkkk. Desculpe, mas está difícil de segurar. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    • Alex
      17/07/2020 1 Curtiu
      Blá, blá, blá fofoqueiro de zapzap. Blá, blá, blá boca fechada, blá, blá, blá vai passar vergonha, mas também não contrapôs meu argumento. Eu não me propus a derrubar o argumento do asdrubal, somente disse que ele não o fez com o comentário do José Osmar. Deve ser duro saber a norma culta da língua portuguesa, mas não sabe interpretar o texto. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Pera que tem mais KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
    • Asdrúbal da Franca
      17/07/2020
      Caro Alex, ninguém precisa desqualificar o opositor nesse caso, pois o próprio discurso já é, de princípio, desqualificado. Quem em sã consciência ainda acredita no fantasma do comunismo? Quem ainda acha que comunista come criancinha? Quem, minimamente dotado de racionalidade, acredita que haja uma \"ideologia de gênero\"? O que você e o José Osmar chamam de dados científicos qual pessoa alfabetizada chama de bobajaiada de zap-zap! Ciência é outra coisa: que já percebi que a capacidade cognitiva de vocês não consegue alcançar. Então, é inútil discutir.
    • Alex
      17/07/2020 1 Curtiu
      Asdrubal blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá. Agora você me entendeu ou quer que eu desenhe? Acho que agora vai..... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    • Asdrúbal da Franca
      17/07/2020
      Alex, pare de passar vergonha...Além de não ter argumento para nada, de não saber ler, agora faz papel de bobo da corte! Se você soubesse interpretar texto, já teria entendido há vários dias que não há nada para interpretar ou responder acerca dos delírios fakenewzeiros que vocês trazem aqui...Se considero as baboseiras que dizem algo a ser respondido, quem perde a credibilidade sou eu!! VAI LER UM LIVRO que você entenderá o que estou querendo lhe dizer!
  • José osmar
    17/07/2020 1 Curtiu
    Asdrubal veja bem o que queremos são pessoas Honestas governando porque a corrupção e mais mortal que qualquer Pandemia , foi so o Moro sai que a PF chegou em José Serra e no Alckmim , o que isso quer dizer que o Sr. Sergio Moro estava protegendo o PSDB, entao na verdade a acusação dele era infundada quanto ao Bolsonaro estar interferindo na PF,na verdade era Moro que interferia na PF ,quero dar um conselho pra vc Darsio e Asdrubal ,eu ja fui um pessoa como vcs até que percebi que cultura não e sinônimo de inteligência ai pra mim o que importa e a ideia central saber interpetrar um texto adequadamente eu sempre guardo uma máxima comigo Não há nada que e encoberto que não venha ser descoberto e que não venha ser propalado de cima dos telhados,Ah ia me esquecendo a Esquerda nunca erra .Mais Rouba Rouba rouba rouba rouba rouba rouba rouba MUITOOOOO.
    • Asdrúbal da Franca
      17/07/2020 1 Curtiu
      Já fui uma pessoa como vocês...kkkkkk Hilário!!! Já que você e o Alex sabem interpretar bem um texto e também um contexto, que a verdade bolsonariana abriu-lhes as portas da percepção, o que têm a dizer sobre o que vem acontecendo com Flávio Bolsonaro e sua ligação com esquemas de corrupção? Culpa da Rede Globo, que quer derrubar o orangotango-mito? O que têm a dizer sobre a direita que sempre roubou? Paulo Maluf também era comunista? Collor era comunista? Os anões do orçamento, liderados pelo deputado João Alves nos anos 90, eram comunistas? Alckmin e Serra são comunistas? Darcy Vera, de Ribeirão Preto, é comunista? Se me disser que sim, aí, de fato, não tem jeito...
    • Asdrúbal da Franca
      17/07/2020 1 Curtiu
      Ah, só mais uma coisa para você e o Alex, que são bons em interpretação de texto: como é que vocês interpretam a farra de cargos e liberação de recursos aos deputados do centrão? A nomeação de pessoas do círculo restrito de amigos para cargos públicos? (o genro de Silvio Santos para Ministro das Comunicações é o fato mais emblemático disso)...E a concessão de contratos públicos a parentes de gente do governo? Eu que sou um homem de pouco estudo, de poucas letras, não consegui entender: isso aí não é corrupção que chama não, né? Eu não sou bom em interpretar as coisas, expliquem aí pra mim...É comunismo que chama essas coisas? Resolvi seguir o conselho de vocês e aprender um pouco com o modo da direita interpretar o mundo!!
    • Alex
      18/07/2020 2 Curtiram
      Então me diga como eram feitas as nomeações nos governos anteriores? Só critérios técnicos? Como se chamavam as liberações de verbas? Petrolão? Mensalão? Ou seja você está querendo bancar o sujo ou o mau lavado nesta história? Kkkkkkkkk
    • darsio
      18/07/2020 1 Curtiu
      Belas e inquestionáveis palavras do Asdrúbal. É melhor o tal do alex e do José Osmar se embriagarem com cloroquina para esquecerem suas dores ou nos dizer mais uma asneira para que possamos dar outras belas gargalhadas. Kaaaaaaaaaakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk etc
    • Alex
      18/07/2020 1 Curtiu
      E você puldo, já comeu sua porção de mortadela hoje?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    • Alex
      18/07/2020 1 Curtiu
      E tu puldo? Já comeste a tua porção de mortadela? kkkkkkkkk
  • José osmar
    17/07/2020 2 Curtiram
    Mais uma vez vc quer distorcer os fatos , veja vcs viverm de utopia ,pra seu governo Fernando Henrique e membro da internazionale Comunista ,e em relação ao Flavio Bolsonaro se ele deve tem que ser punido com o rigor da lei ,mas Falácia igual a Midia podre faz dizer que a familia bolsonaro tem um patrimônio de 12milhoes ,isto beira ao ridiculo ,por dois motivos : primeiro se tem como certa essa informação atraves de rede Globo maior fake news do planeta e uma piada , segundo : 12milhoes de patrimonio para uma familia que esta na política a mais de 30 anos e chama os brasileiros de idiotas , veja bem o meu com o humilde historico construindo pequenas casas e trabalhando de motorista comprou um pequeno sitio que trocou por outro simplificando ,ele vendeu o sitio por 3milhoes ,agora imagine o cara compra um apto no rio ,outro compra uma casa e vende , o outro compra mais , ai no RJ durante 30 anos eu acho que ate muito pequeno o patrimônio deles , e irrisório . Agora eu te pergunto e os filhos do Lula foi vcs tocarem nesse assunto , um era catador de estrume do Zoológicoe ágora tem de patrimônio bilhoes e não milhões , eu acho que vcs nem tem a capacidade de analisar o que e milhão com bilhão se não nem mencionaria esse caso isso prova a intenção da esquerdalha que e denegrir os opositores ,a máxima de vcs nos ja sabemos chame eles daquilo que nos somos a casa da esquerdalha cai nas urnas e esta caindo na Justiça,mesmo ela não sendo confiável porque 8 dos ministros foram indicados pela esquerda ,Ah ia me esquecendo a Esquerda nunca erra so Rouba MUITo rouba MUITo rouba MUITo rouba MUITo rouba MUITo rouba MUITo rouba e de bilhoes de bilhoes de bilhoes de bilhoes essa e a grande diferença e tambem desvia muitas , Vamos deixa bem claro O PROJETO DA ESQUERDA e de PODER o POVO e mero ADORNO, vcs usam as massas so pra DOMINAR , a casa esta caindo pra CHINA so na Ásia ela angario mais de 20 Países como inimigos e os cientistas estão fugindo de la , ou seja logo logo estaremos sabendo e confirmando as verdades que nos o Ocidente ja desconfia que a China e a OMS negligenciaram a Humanidade alias isso e uma característica da Equerda Fraudulenta. So pra lembrar a esquerda Rouba e e MUITO não e pouco não e de Bilhoes.
    • Asdrúbal da Franca
      18/07/2020
      kkkkkkkkkkkkkkkkkk...FHC comunista !!!! (e com grafia em italiano ainda...kkkkkkkk) Cara, você é hilário...Filho do Lula com fortuna de bilhões...kkkkkk (e depois eu é que não tenho condições de distinguir milhão de bilhão)...Não adianta, é um caso perdido: em poucas linhas você consegue reproduzir todas as lendas que circulam nos obscuros e mentirosos grupos de zap desse país...O orangotango-mito e sua família criminosa venceu mesmo, eu admito: criou uma multidão de fanáticos à sua imagem e semelhança...e esses fanáticos idolatram cegamente qualquer jumentice que os criminosos apregoam. Não adianta discutir: você e seu mundo imaginário e delirante estão corretos! Continue bebendo suas cachaças com cloroquina e ouvindo seus modão...e seja feliz nesse mundo da carochinha que os criminosos Bostanáguas inventaram para seus fiéis delirarem. Não é culpa sua, eu entendo...É dos criminosos que lhe engabelam todos os dias. Mas já há um processo no STF correndo contra isso...Depois de FCH comunista eu desisto...kkkkkkkkkkkkkk
  • darsio
    18/07/2020 1 Curtiu
    A Sociedade Brasileira de Infectologia defende a imediata suspensão da hidroxicloroquina em todas as fases de tratamento da covid19, por cientificamente estar comprovado de que essa sustância não promove qualquer efeito positivo no combate ao vírus. Para tanto, se baseia em muitos estudos rigorosamente científicos, dentre os quais uma recente pesquisa feita na Espanha e publicada na revista acadêmica da Oxford, Inglaterra. O próprio Trump convencido de que a substância não possui eficácia, enviou uma quantidade gigantesca de cloroquina ao Brasil, ao invés de jogá-la fora. É como os restos de alimentos que, ao invés de irem para o lixo, são lançados aos porcos. A SBI defende o uso das verbas na compra de medicamentos necessários ao tratamento dos sintomas e das sequelas da doença, além de equipamentos. Mas, o que assusta é o ministro da saúde e um presidente que, não tem formação alguma em saúde (provavelmente apenas o ensino médio), contestar a comunidade científica e médica e, prescreverem o uso dessa substância pelas pessoas, sob a alegação de que ela possui capacidade de cura. E para aterrorizar ainda mais, muitos dos fanáticos e adoradores do bozo usam suas páginas no facebook para propagarem um texto mentiroso de que a cloroquina cura 98,7% dos pacientes. A ignorância já é algo que preocupa, mas nesse caso ela á a causadora de muitas mortes e desperdício de dinheiro público.
    • Asdrúbal da Franca
      18/07/2020
      Boa Darsio!!! Aos devaneios delirantes dos adoradores de orangotango-mito a sublime resposta baseada no conhecimento científico...À mentirada colhida em páginas obtusas da net e nas correntes de lokos do zap, informação séria...Chooooooooremmmmm minons!!! E voltem pros modão, com cloroquina e limão!!! Disso vocês entendem!!!
  • José osmar
    18/07/2020 1 Curtiu
    Ei o Bolsonaro no conceito de vcs e aloprado? Entao esta confirmado que a equerdalha e burra ne sabio guru .Porque vcs FORAM DERROTADOS nas Eleicoes ,e com uma campanha de 2milhoes e vcs gastaram 37milhoes com Hadad não adianta essa PARANOIA de vcs vai faze o mea culpa enquato vcs podem caiam na Real ,sera que se eu desenha vcs entendem?
    • Asdrúbal da Franca
      18/07/2020 1 Curtiu
      Não é apenas no nosso conceito: é no conceito do mundo todo? Ou você não reparou que governos e organizações internacionais também o tratam com desprezo e/ou deboche? Hitler também derrotou pessoas boas e chegou ao poder na Alemanha na década de 1930...Sabe como fez isso? De maneira criminosa, assim como o orangotango-mito que você e uma multidão de fanáticos idolatram!!! Volta pro modão com cloroquina e limão!!!! kkkkkkkk
  • José osmar
    18/07/2020 1 Curtiu
    Seu Asdrubal agora vc foi pego so se não publicarem meu comentário, caros leitores basta vcs clicarem la wiquepedia vcs verao que la descreve que Fernando Henrique foi exilado ,quais pessoas que foam exilados do Brasil ?Os Comunistas isso mesmo,inclusive ele foi para o Chile e depois para a Europa lecionar Sociologia ,em 1978 ele ja tinha volta do ao Brasil, trabalhou em uma revista Comunistas, e ele saiu para se candidatar ao Senado apoiado pela Esquerda ,apoio dos sindicatos inclusive de Lula da Silva ,que ate fez para ele comicios no lugar dele esta para quem quiser ver o dia chegou e tua casa caiu Asdrubal hilariante de vc mesmo ,vc esta enganando a vc mesmo sera que vao publica o meu comentário ou eu tenho os meus meios de expo -lo publicamente
    • Asdrúbal da Franca
      18/07/2020 1 Curtiu
      Ai, ai, ai, ai...Os minions são realmente burros, me desculpem a sinceridade. E você, grande gênio que me pegou no pulo, acha que todos que foram exilados na ditadura militar eram comunistas? kkkkkkkkk Apoiou Lula era comunista? Aliás, Lula é (ou foi) comunista? José Osmar, faça-me o favor, pare de passar vergonha! Suas \"grandes descobertas\", que vão me desmascarar só o fazem parecer ainda mais ignorante do que você vem se desmonstrando no decorrer dessa semana! Não acredite em mim e faça um teste: envie um e-mail para o Paulo Guedes (que é o mais estudado da equipe do orangotando): Lula é comunista? FHC é comunista? Vão dar risada de quem disse isso! Meu querido, essas coisas que você diz só demonstram que você fez a Universidade do Zap, aquela na qual as notícias são delirantes e só os que nunca leram um livro na vida acreditam nas baboseiras que trazem. Grande descoberta, hein...kkkkkkkkkkk Passou o dia inteiro para descobrir isso? kkkkkkkkkkkk
    • Asdrúbal da Franca
      18/07/2020
      Só mais uma coisa: vejam a apoteose do conhecimento para os minions: Wikipédia!!! kkkkkkkk É a Enciclopédia Barsa dos bolsominions...kkkkkkkkkkk Ta aí porque esse país está indo de mal a pior !!!! kkkkkkk
    • Alex
      18/07/2020 1 Curtiu
      José Osmar. Pare de dialogar com estes dois (Dadá e Dudu), pois são como os cães que ladram enquanto a caravana passa. Ladram, ladram, ladram, mas a caravana continua o seu caminho. Assim é o nosso PRESIDENTE, apesar dos vários cães que ladram ao seu redor diariamente, ele continua o seu trabalho no comando do nosso Brasil e com certeza seu mandato será renovado em 2022, no primeiro turno. O intuito dos mesmos é somente encher o saco dos outros, pois tem seus olhos tapados por grossas fatias de mortadela que os impedem de ver outra coisa. Só querem nos irritar,coisa que também gosto de fazer, principalmente com o Dadá (depois que escreveu puldo ao invés de poodle não perdoei kkkkk).
    • Asdrúbal da Franca
      18/07/2020 1 Curtiu
      Os minions não usam vírgulas porque acham que elas são comunistas também? kkkkkk VÍRGULA COMUNISTA !!! Ou não utilizam porque o raciocínio é tão delirante e não querem que o leitor entenda mesmo, evitando que o autor passe vergonha ??!! kkkkkkk
    • Asdrúbal da Franca
      19/07/2020 1 Curtiu
      Você está enganado Alex: gostamos de vocês! São hilários...estou guardando os escritos de vocês para mostrar para meus netos! Vou dizer a eles: acreditam que já houve pessoas, em pleno século XXI, que pensavam essas coisas? Se eu apenas contar, eles não vão acreditar !! É divertimento garantido...kkkkkkkkkkkkkk Em 2022 é: ignorância acima de tudo, arreio em cima dos minions!!! kkkkkkk
    • darsio
      20/07/2020
      Asdrúbal! Poético e de uma capacidade de leitura da realidade de dar inveja aos orangotangos.
  • José osmar
    18/07/2020 1 Curtiu
    Que vergonha Sr.Asdrubal o peixe morre pela boca quero ver vc nega publicamente o conceito seu e do Darsio a cada vai definhando e a hora que começarem a usar a hidróxido -cloroquina que até OMS proibiu o uso da mesma la Suíça, o numero de mortes aumentou significativamente e o Dr Didier na França em seu Hospital teve quase zero mortes ,eu quero ver que hora for comprovado que qdo a hidróxido -cloroquina e usado nos primeiros dias da sintomatologia ela e eficaz ,quero ver vcs os antis tudo encararem seus amigos e seu familiares ,como vao justificar posição anticloroquinica de vcs , fala tudo nos podemos mas também seremos julgados por causa delas,e melhor fazer o mea culpa o quanto antes.
    • Asdrúbal da Franca
      19/07/2020
      kkkkkkkkk...Tá bão José Osmar: a ciência do mundo inteiro está certa e o seu líder-quase deus-guru-orangotango é que está certo...a cloroquina é a salvação do planeta! Diga lá no grupo do zap que você conseguiu convencer um comunista dessa verdade incontornável a qual inteiro terá que curvar-se! Mito acima de tudo, arreio em cima do José Osmar !!!
    • darsio
      20/07/2020 1 Curtiu
      Meu Deus! Com uma linha de pensamento tão, mas tão cientificamente embasada, acho que vou tomar um copo de cloroquina. Talvez assim, eu fique mais ignorante e não sofra com a estupidez dos que defendem esse desgoverno.
    • darsio
      20/07/2020 1 Curtiu
      Asdrúbal! Não adianta desejarmos discutir o tal alex e o José Osmar. Creio que primeiramente esses dois precisariam passar por um transplante de cérebro para quem sabe assim tem um mínimo de inteligência. É difícil, mas a medicina tá evoluindo muito...
    • Asdrúbal da Franca
      20/07/2020
      Você tem toda razão...As discussões da semana que passou me mostraram isso claramente...Como diria um personagem do Nelson Rodrigues (um sujeito de direita, mas que lia e escrevia livros, e era inteligente), se a realidade não é o que eu estou vendo, pior para a realidade...kkkkkkkk
  • Asdúbal da Franca
    20/07/2020
    Vai aqui uma sugestão ao GCN: criação de uma coluna intitulada \"Calamidades de um orangotango na presidência\". Dá para publicar uma coluna por dia e ainda ficará assunto importante de fora. A primeira poderia ser: \"Orangotango-presidente demite diretor do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, alegando que estaria mentindo sobre áreas devastadas por queimadas na Amazônia, e no final do ano ele é eleito uma das 10 principais personalidades do ano pela conceituada revista Nature\". A credibilidade do Bozo termina na porta do curral...kkkkkk
    • Alex
      20/07/2020 1 Curtiu
      KKKKKKKK. Já tem ex-ministro petista desmentindo as falácias, da mídia e de grupelhos, sobre o desmatamento e queimadas, então o assunto proposto já perde a importância.
    • Asdrúbal da Franca
      20/07/2020
      KKKKKKK...Só na cabeça fakenewszenta dos bolsominions uma barbaridade como a que diz é verdade...KKKKKK Os minons são hilários Darsio, querem desmintir até foto de satélite...kkkkkkkkk O INPE com toda a sua projeção internacional está errado e o Orangotango-Mito com seu olhômetro de atleta de meia-tigela é quem está certo...KKKKKKKK SATÉLITE COMUNISTA !!!! kkkkkkkk Já que a coluna \"Calamidades de um orangotango na presidência\" vai bombar...Tem as calamidades do próprio orangotango-mito, e depois as calamidades que sua trupe de fanáticos inventam para legitimar a bobajaiada que o PresiDoente fez!!
    • Alex
      21/07/2020 1 Curtiu
      Viiiiiisssssshhhhh!!!!!!! O Dada te deixou no vácuo. kkkkkkk
    • Asdrúbal da Franca
      21/07/2020 1 Curtiu
      Mas o recado era para você...Que bom que veio aqui ver! kkkkkkkkk
    • darsio
      21/07/2020 1 Curtiu
      Asdrúbal! Não perca tempo com esse tipo. Afinal, não vale a pena. Deixe que eles se afoguem na própria ignorância. Caso insista, logo você estará falando gadès, pois é o único idioma que essa gente é capaz de entender por conta do défict de inteligência.
    • Alex
      22/07/2020 1 Curtiu
      Continua vindo aqui sim. Me divirto bastante com o malabarismo mental que vocês fazem para distorcer a realidade. Os esquerdolóides tem uma mente muito criativa. KKKKKKKKKKKKK
    • Asdrúbal da Franca
      22/07/2020 1 Curtiu
      kkkkkkkk...o Darsio é quem está certo mesmo, com os orangotango-minions não adianta diálogo...vivem em um mundo próprio, com realidade própria, com um dialeto próprio...kkkkk Quando o pesadelo desse circo de horrores que convencionou-se de governo acabar, aí verão que o mundo de verdade é bem outro, e que a realidade delirante em que viveram só existiu em seus catocos de cérebro!! Conselho de irmão: acorda Alex !!!!!! Você não vê que no resto do planeta todo as pessoas veem o mundo de maneira normal e só vocês minionfanáticos enxergam a vida dessa forma mirabolante ???
    • Alex
      23/07/2020 1 Curtiu
      Viiiiissssshhhhh.... Duplo twist carpado. Mais um Daiane dos Santos....
  • Asdrúbal da Franca
    23/07/2020 1 Curtiu
    Sempre passando aqui para aprender um pouco, né Alex? Fico contente de estarmos lhe desbolsominionzando!! Parabéns! O mundo fica melhor assim !!!
    • darsio
      24/07/2020 2 Curtiram
      Asdrúbal. Você é de uma inteligência inquestionável e nos farta de sabedoria com os seus comentários, mas é teimoso. Eu já lhe disse que, para que possamos ser compreendidos por certos indivíduos, temos que nos comunicar em gadês ou asnês. Vou lhe dar um exemplo. him-hã, him-hom. Viu só! Falando asnês eu disse: e aí galera do curral, bom dia! Viu! É assim que seremos compreendidos, ou seja, falando a língua deles.
  • darsio
    23/07/2020
    Notícia fresquinha. Pesquisa feita por grandes hospitais brasileiros, dentre os quais citam-se o Albert Einstein, HCor, Sírio-Libanês, Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa etc, comprovam que a hidroxcloroquina não promoveu nenhuma melhoria significativa no tratamento de pessoas com a doença. Para piorar, ficou comprovado o maior risco de lesões no fígado e de arritmias cardíacas para os que foram tratados com essa substância. Se não bastasse os infectologistas aconselharem o abandono dessa substância por nada acrescentar no combate ao vírus, agora temos os grandes hospitais do país compartilhando do mesmo entendimento. E, os ignorantes preferem dar as costas para esses profissionais e instituições de saúde, para simplesmente acreditar em um boçal que, provavelmente mal terminou o ensino médio. É muita ignorância para um só país!
    • Asdrúbal da Franca
      24/07/2020
      Mas Darsio, você vai dar credibilidade a médicos que fizeram 6 anos de faculdade, mais alguns anos de residência, especializações e, não raro, até mestrado e doutorado, e não vai acreditar em um orangotango-presidente que cismou que cloroquina é bão e está até oferecendo para as emas do Planalto? Isso é malabarismo mental, meu caro !! (antecipação da fala do Alex) kkkkkkkkkk
  • José osmar
    24/07/2020 1 Curtiu
    Então a China cria o virus e inventa a vacina HUUM ,interressante , so louco toma esta vacina , podia dar para o Joao Dória e seus eleitores e também uma passagem so de ida para a China com direito a um tour de visita aos 500 bilhoes de Famintos , fora os perseguidos e os oprimidos do regime do seu Jipinho.
    • Asdrúbal da Franca
      24/07/2020 1 Curtiu
      Hummmmm...então, essa tal de Cinderela, que era faxineira lá nas quebradas da \"Carochina\", diz que foi num baile e perdeu os sapatos de cristal (quem tem um sapato de cristal, meu Deus do céu???), e depois vem dizendo que tem o direito de se casar com o príncipe...Tô sabendo: essa tal de Cinderela é sim uma COMUNISTA! Por que não se resignou como a trabalhadora Branca de Neve e ficou esperando o princípe ir lá salvá-la? Cinderal comunista! Comunista!
    • Asdrúbal da Franca
      24/07/2020 1 Curtiu
      Com os fanaticominions só assim, interpretando como conto de fadas, pois sua realidade delirante não deve ser considerada. Afinal, vivem em um mundo particular e sem conexão com o planeta real !!
  • José osmar
    25/07/2020 1 Curtiu
    Sabio guru mortadelico corruptlineo expert em pandemia , da-nos uma explicação científica porque apesar do elevado esclarecimento que as autoridades e artistas do fique em casa , tem sido registrado os maiores indices de contaminação e que mendigos e favelas houve contaminação a menor em proporção, não venha com churumelas e bla bla bla e esquerdonicos,explica ai irretocável guru?
    • Asdrúbal da Franca
      25/07/2020
      Vc é que está correto grande gênio da sapiência mito-orangotânica...O mais adequado é aglomerar mesmo e ser contaminado para aquisição de imunidade de rebanho, pois o gado do mico entende de rebanho...Não importa quantas vidas se perca para isso! O MICO está correto mesmo, os grandes centros de pesquisa do planeta é que estão equivocados...Querem saber mais que o MICO, que foi o descobridor da cloroquina? Perguntem para o Mago Merlin !!!!!
  • sandro
    25/07/2020
    meu deus quanto tempo esse povo perde brigando na internet.por favor apenas me digam qual funeraria esta aceitando curriculuns.o povo precisa agora de trabalho e essa area esta em expansao
Veja mais Corrêa Neves Jr

CLIMA EM FRANCA

26°
15°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2287
    Sorteio: 02, 04, 06, 29, 41, 56 Data: 08/08/2020
  • Quina: 5335
    Sorteio: 13, 15, 45, 54, 58 Data: 08/08/2020