08 de agosto de 2020

Nossas Letras

2012

Ano que os ingleses nunca esquecerão. Ano que quem teve chance de visitar Londres em Julho, jamais esquecerá. - Lúcia Helena Maniglia Brigagão

Nossas Letras 25/07/2020 - Lúcia Helena Maniglia Brigagão
Foto de:
Ano que os ingleses nunca esquecerão. Ano que quem teve chance de visitar Londres em Julho, jamais esquecerá. Tão logo terminaram as comemorações da passagem do ano, teve início o calendário de divulgação dos Jogos Olímpicos de 2012, oficialmente conhecidos como os Jogos da XXX Olimpíada, que seriam realizados de 27 de julho a 12 de agosto naquele ano. Em Stratford - região estrategicamente escolhida por ter ampla área em parte desocupada, relativamente próxima ao centro e recortada por riachos, concluíam-se as construções de estádios, arenas, piscinas, iniciadas em junho de 2005, quando a Inglaterra foi escolhida como sede das Olimpíadas em 2012. De lá, até a abertura foram anos de muitas obras, treinamento e planejamento. Diferente do que aconteceria no Brasil, em 2016, todos os prédios construídos obedeceram a rígidos padrões de qualidade, ecologia, pós-utilização. Nada foi superfaturado. Hoje a região é considerada, do ponto de vista urbano, chique, segura e planejada. Nada está ocioso, os prédios esportivos ainda são utilizados para eventos, e o imenso shopping que serve a área oferece possibilidade de comércio, lazer e abastecimento para visitantes e moradores das áreas subjacentes. Naquela ocasião a Mc Donalds, patrocinadora do evento, lançou sous-plat decorado, com informações saborosas sobre Londres, londrinos e ícones ingleses. São alguns deles:
 
· Os romanos fundaram Londres quando invadiram a Inglaterra no século I e estabeleceram uma sede no rio Tâmisa, chamando o local de Londinium.
 
· Em 1642 o rei Charles I tentou prender, sem sucesso, cinco membros do Parlamento por traição. Desde então, é proibida a entrada de reis e Rainhas da Inglatterra na Casa dos Comuns, no Palácio Westminster.
 
· Os guardiões da Torre de Londres são também chamados de Beefeaters – comedores de bife. Antigamente ocupavam posição privilegiada quando formavam a guarda real, sendo-lhes permitido comer quanta carne quisessem da mesa do rei.
 
· Londres é o paraíso para quem gosta de ler. Existem 395 bibliotecas públicas que juntas possuem milhões de livros. Existem também cerca de 900 livrarias.
 
· O Tâmisa, que já foi considerado rio poluído e sem vida, depois de 150 anos de luta por sua recuperação, hoje é rio limpo, que abriga cerca de 121 espécies de peixes em suas águas.
 
· Não é a Rainha quem escreve os discursos que recita no Parlamento, mas o Primeiro-Ministro e seus auxiliares.
 
· Os chapéus pretos usados pela Guarda da Rainha medem meio metro de altura, pesam 680 gramas e são feitos de pele de urso.
 
· Comida mais típica de Londres: Fish and Chips, peixe empanado e batatas fritas, servidos em embalagem feita de jornal.
 
· Tecnicamente o Big Ben é o sino de 14 toneladas da Torre de Westminster e não o relógio que fica no mesmo local. Instalado em 1858, ele toca de hora em hora.
 
· O metrô de Londres é o mais antigo do mundo. Começou a ser construído em 1863, possuía na época das Olimpíadas, 175 estações e 408 km de trilhos.
 
· Bread and honey (pão e mel) é gíria Londrina para dinheiro.
 
· Mais de 320 mil atrações musicais acontecem por ano em Londres, cerca de 620 por semana. 17% delas são gratuitas.
 
· Os ônibus de dois andares, também símbolos londrinos, são chamados de Routemaster e estão sendo substituídos por outros mais modernos, também de dois andares.
 
· No último final de semana de agosto o bairro Notiing Hill promove o maior carnaval de rua da Europa.
 
· Diz uma profecia que quando os últimos corvos abandonarem a Torre de Londres será o fim da cidade. No mínimo seis corvos ainda vivem na
 
Torre, treinados e alimentados especialmente pelo Ravenmaster (Mestre dos Corvos) cuja única função é alimentar e proteger essas aves.
 
· Sherlock Holmes, criação de sir Arthur Conan Doyle, morava em Londes na Baker Street, 26. O endereço é real, lá existe um museu, mas Holmes nunca existiu...


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Textos

CLIMA EM FRANCA

24°
15°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2286
    Sorteio: 09, 21, 30, 41, 42, 43 Data: 05/08/2020
  • Quina: 5334
    Sorteio: 08, 13, 20, 31, 37 Data: 07/08/2020