08 de agosto de 2020

Franca

COVID-19

Gilson oficializa quarentena até 10 de agosto e descarta lockdown

O prefeito Gilson de Souza (DEM), em vídeo divulgado no início da tarde de hoje, descartou qualquer chance de decretar lockdown. “Não tem possibilidade nenhuma de haver o lockdown”, afirmou.

Franca 30/07/2020 - Luciano Tortaro
Foto de: Dirceu Garcia/GCN
Movimentação na avenida Abrahão Brickmann, no Leporace, no início da manhã da última quarta-feira

O prefeito Gilson de Souza (DEM) publicou decreto determinando novo período de quarentena para mitigar a proliferação do Covid-19 em Franca, entre esta quinta-feira, 30, e a segunda-feira, 10 de agosto. Também hoje, por nota, a Prefeitura descartou a decretação de lockdown na cidade.

O decreto estendendo a quarentena até a segunda-feira após o Dia dos Pais segue determinação do Governo do Estado de São Paulo e foi publicado na edição de hoje no Diário Oficial do Município.

Franca está na fase Vermelha do Plano São Paulo, de reabertura da economia paulista. Na cidade, só podem funcionar com atendimento presencial comércio e serviços essenciais. Os estabelecimentos não-essenciais podem trabalhar por sistema de delivery (entrega em casa), drive-thru (entrega no veículo) ou takeaway (entrega na porta da loja).

Lockdown

Em nota publicada nas redes sociais da Prefeitura, a administração municipal descartou a decretação de lockdown em Franca. Com o avanço da pandemia, aceleração nos casos positivos e mortes por coronavírus, além do colapso do sistema público de Saúde, com todas as vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto Covid-19 ocupadas, cresceu a discussão sobre o assunto.

Na última terça-feira, 28, o vereador Corrêa Neves Júnior (PSD) defendeu a ideia na sessão da Câmara. “A situação é de caos. Não é apenas uma projeção de caos. Todos os indicadores de Franca hoje são horríveis. Passou da hora de fazer o que precisa ser feito. Ninguém aguenta mais essa quarentena. Alguma medida precisa ser tomada. Lockdown já, por 15 dias. Agora é momento de fazer o que tem que ser feito”, disse.

Pela proposta, apoiada pela maioria dos vereadores, lojas e supermercados ficariam fechados aos finais de semana e a venda de bebidas alcoólicas seria proibida das 18h às 8h da manhã por 15 dias.

Ontem, o secretário municipal de Saúde, José Conrado Netto, disse em entrevista ao programa Hora da Verdade, da rádio Difusora, que os municípios da região estariam estudando a decretação de um lockdown, parecido pelo proposto pelo vereador, regional.

Hoje, porém, a Prefeitura descartou a possibilidade – ao menos, por enquanto. “Está oficialmente confirmado que não está previsto lockdown na cidade. Qualquer modificação no atual estágio das orientações será comunicada previamente à população”, diz a nota.

Já o prefeito Gilson de Souza (DEM), em vídeo divulgado no início da tarde de hoje, descartou qualquer chance de decretar lockdown. “Não tem possibilidade nenhuma de haver o lockdown”, afirmou.

No texto, a administração pede que empresários e a população em geral respeitem as regras dos decretos e alerta que a Vigilância Sanitária, a Guarda Civil e a Polícia Militar estão nas ruas para coibir os desrespeitos às determinações. “Neste grave momento, é imprescindível e extremamente necessário o respeito de todas as pessoas às regras sanitárias.”

Por fim, informa que foi criado um comitê regional que trabalha para a implantação de mais 40 leitos de UTI no DRS-8 (Departamento Regional de Saúde) de Franca. As vagas já tinham sido anunciadas pelo Governo do Estado.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Rosane
    30/07/2020 11 Curtiram
    Vc é péssimo Prefeito . Espero que o MP faça alguma coisa . Vc tem que ser responsabilizado
  • Gerardo Prado
    30/07/2020 19 Curtiram
    Parabens prefeito, nao deixemos politicos oportunistas safados ditar nosso destino!!!!Quero ver se esse comentario sera publicado, mesmo sendo contra o dono deste jornal!
    • Maria
      30/07/2020 7 Curtiram
      Quanta ignorância hein Sr Gerardo vc deve ser um dos empresários pequenos que devem estar devendo até os bancos pra dizer umas bobagens dessa , cria vergonha na cara , várias vezes já discordei desse jornal e eles sempre publicam sugiro há você ir negociar com seus credores as suas dúvidas que só vão aumentar kkkkk
  • Rosane
    30/07/2020 4 Curtiram
    Lojas atendendo na porta não evita aglomeração. Sou testemunha . Vejo todas as noites. Aglomeração na porta de um estabelecimento. Ou decreta Lockdow ou autoriza exclusivamente delivery com portas fechadas.
  • Carlos
    30/07/2020 8 Curtiram
    Esse nosso Prefeito realmente e Covarde. Nao tem Peito para enfrentar a meia duzia de empresarios que mandam nessa cidade Sera que Ministerio Publico e Senhores vereadores vao tomar alguma atitude..ou se alguem ficar doente e nao tiver vaga no hospital vai para casa do Prefeito..
  • Antonio Carlos
    30/07/2020 12 Curtiram
    Parabens prefeito, por nao se compactuar com a ditadura, por pensar na nossa cidade, por pensar nas familias que ja estao passando por dificuldades, por pensar nos comerciantes, por NAO compactuar com politicos mercenarios... Lockdown nao resolvera o problema, o virus ja esta espalhado...Quem quer lockdown sao funcionarios publicos e aposentados que estao com seus rendimentos garantidos e nao pensam no proximo, verdadeiros canalhas... Vamos cobrar investimentos na area da saude, tomar os cuidados necessarios e trabalhar, uma grande crise economica pode matar muito mais que esse virus.
    • Teresa
      31/07/2020 5 Curtiram
      ditadura DO QUE meu senhor? sai da bolha do zapzap e cai na realidade um pouco
    • Assis
      31/07/2020 1 Curtiu
      Caro sr. Antonio Carlos Lamentável sua colocação quanto aos servidores. Sugiro que procure se informar. Muitos de nós estamos dependendo de auxílio de terceiros, pous tivemos horas de trabalho reduzidas e consequentemente salário reduzido. Há sim servidores com altos salários e tranquilos nessa situação - mas é uma minoria formada por comissionados, que lidam com a população cara a cara diariamente. Repense sua fala. Procure saber o que muito de nós estamos passando. Falo por mim e dezenas de colegas, não queremos ficar em casa, estamos saturados com tudo isso e desesperados, queremos nosso trabalho no melhor nível de normalidade. Não estamos com rendimentos garantido. Se adoecemos por covid que contraimos no trabalho e somos afastastados, perdemos esses dias e nos é descontados até nos míseros valores do Vale Alimentação, afinal doentes não precisamos comer.
    • Antonio Carlos
      31/07/2020 3 Curtiram
      Senhora Teresa, impedir o direito de ir e vir da populaçao desnecessariamente é ditadura sim, lockdown não solucionara a pandemia e ainda acarretara varios outros problemas, o virus ja esta espalhado, tem que haver conscientizaçao e prevençao por parte da populaçao e investimentos na area da saude por parte do poder publico. Quem quiser lockdown que o faça e nao sera contaminado.Aconselho a senhora a parar de se informar por jornais sensacionalistas com vies politico.
    • Antonio Carlos
      31/07/2020 2 Curtiram
      Caro Assis, acho que me expressei mal, estava me referindo a ALGUNS funcionarios publicos que estao sem trabalhar, nao tiveram suas rendas afetadas com a pandemia e estao gostando da situaçao, nao se importando com quem esta passando por dificuldades.Voce sabe que tem muitos com essa mentalidade... Sei que voce nao se enquadra nesse tipo de pessoa e se preocupa com o pais, desculpe por me expressar mal e boa sorte..
  • Leandro Fernandes
    30/07/2020 14 Curtiram
    Boa tarde, ao excelentíssimo magnânimo Sr. vereador Corrêa Neves Júnior, poderia nos informar o endereço de vossa excelência, para irmos todos, eu minha família e funcionários com suas respectivas famílias, para o senhor tomar conta, pois sem trabalhar todos vamos passar fome, e como o senhor, graças ao salário de funcionário público, que vai continuar sendo pago,(ah, só pra lembrar, salário esse pago por todos nós, contribuintes), podera nos auxiliar, adorarei ficar sem trabalhar de férias na sua casa, no aguardo do envio do endereço. Caso não seja possível ir para sua casa , por favor, nos poupe, dessas ideias, vamos seguir tomando cuidado, no precavendo, cuidando dos idosos, e TRABALHANDO. Grato pela sua \"grande boa intenção\" mas acho que não vai rolar. :)
    • Parceiro
      30/07/2020 4 Curtiram
      Na moral, seguro desemprego é de 6 meses, corra despesas como internet e telefone cerveja e churrasco que sobra dinheiro para pagar água e Luz, e que do terminar essa quarentena ,espero que esteja vivo, assim vc faz um curso no Sebrae e SENAI para administrar melhor seu dinheiro. Realmente existem famílias passando apertado pois já estavam desempregadas a tempos, mas essas famílias já estão sem internet e telefone a muito tempo. Então não vem dar um de eu faço é aconteço porque não rola.
    • María
      30/07/2020 3 Curtiram
      Larga a mão de ser canalha rapaz , porque vc não candidata quem sabe sua mãe vota em vc , escroto , o vereador está só querendo o bem da população , se fosse ele dava o endereço pra vc e esperaria vc e sua família com pedaço vara marmelo nas mãos e te daria uma surra bem dada
  • Joao
    30/07/2020 5 Curtiram
    Eita prefeito frouxo. Vamos ver como vamos entrar o mês de Agosto.
    • Tio
      30/07/2020
      Verdadeiro mas de cachorro louco
  • Márcio L Silva
    30/07/2020 2 Curtiram
    Se esta será a postura do prefeito então, ele terá que por os fiscais da vigilância para removam das ruas essas pessoas que não estão obedecendo o isolamento e nem usando as mascaras
  • P
    30/07/2020 2 Curtiram
    Fiz a minha parte. Agora lavo minhas mãos. Boa sorte pra todos.
  • Adriano
    30/07/2020 5 Curtiram
    Quarentena?!?!? Que quarentena Sr. PREFEITO??? Exemplo de administração ineficiente e tendenciosa!
  • SeuCuca
    30/07/2020 1 Curtiu
    Vamos boicotar o prefeito, quem quer viver e pensa no próximo faz o possível para ficar em casa.... se alguém sem máscara vier falar com você ignore, se você ver algo de errado denuncie, se alguém te humilhar porque está fazendo o possível para proteger sua família, processe mesmo que com um defensor público, faça BO, e ligue 190 sempre que algum incrédulo egoísta tiver fazendo algo errado. Não perca tempo discutindo com quem defende político que tem médico particular e se recupera rápido da doença (independente de partido).
  • MARCOS
    30/07/2020 1 Curtiu
    Prefeito Gilson, dessa vez Parabéns. ao menos quem não ajuda não atrapalha !!! e vereadores vamos atrás dos leitos !!!
  • José osmar
    30/07/2020 5 Curtiram
    Uma verdadeira HIPOCRISIA dos defensores do Lock Dow ,o que esses politicos de Esquerda querem e salva a sua pele ,em 30 anos eles so saquearam o país, eu mesmo posso testemunhar que pessoas da minha familia morreram durante esse período por falta de atendimento Hospitalar na era da Dilma ,assim morreram milhares naquela época era milhares de pessoas nos corredores dos Hospitais , em vez de construir hospitais foram fazer a copa do Mundo , as Olimpiadas incentivados pela Globo e corruptos de plantão,são esses mesmos que além de rouba muito naquela época ,ainda tem o cinismo de sugeri lock down,O Problema de Franca e o descaso do governo do sr.João dória que não tem assistido a região com número proporcional de leitos por Habitantes ,mas apesar disso podemos dizer que Franca até esta bem se não fosse a falta de leitos , fazendo uma comparação com Limeira que equivale o número de habitantes uma das últimas informações de la e que tem ja mais de 5000 infectados e mais de 150 mortes ,não que isso seja um alento pra nos francanos ,mas que o fundamental seria mais leitos no momento , por isso que eu digo que todo esquerdista e ditador distrai o povo e la vem ditadura,sai fora meu vai procura o caminhao de onde vcs cairam o regime do Brasil e DEMOCRACIA,Fora Xi Jiping Fora Xi Jiping Fora Xi Jiping Fora Xi Jiping.
    • T
      31/07/2020 6 Curtiram
      meu deus quanta teoria da conspiração! deve ser muito triste viver acreditando nisso tudo que vc escreveu.
  • Marina
    30/07/2020 6 Curtiram
    Francanos querendo lockdown para ver falência e pobreza. Além de fofoqueiro, o povo francano gosta de ver a desgraça dos outros. Quando eu mudar dessa cidade não levarei nem o pó.
    • Rodrigo
      31/07/2020 10 Curtiram
      Vai tarde. Aposto que nunca levantou a bunda para se preocupar com pobreza e emprego e agora que pagar de boa santa.
  • Alessandra
    30/07/2020 3 Curtiram
    Intão Sr. Prefeito contrate fiscais para tirar das ruas os irresponsáveis que não usam máscaras e que estão a passeio. Por favor Ministério Público socorra a população de bem !!! Em respeito à todas as famílias enlutadas e que sofrem com um ente internado!!!
  • L
    30/07/2020
    Não tem coragem Sr. Prefeito.
  • BEIJAMIM
    30/07/2020 4 Curtiram
    Acorda prefeito, quarentena é só no papel, ninguém cumpre, e esta é a razão da disseminação do vírus, coragem, medidas drásticas são necessárias, todos países europeus assim fizeram. Estou em quarentena absoluta desde o dia 17 de março, portanto, são 136 dias de confinamento. Desejo voltar às minhas atividades normais, contudo, para isso, preciso ter certeza de que posso sair sem correr o risco de ser contaminado. Anciosamente aguardando.
    • David
      01/08/2020
      So uma pergunta: Como vc esta se sustentando a quase 5 meses sem sair de casa? Voce é funcionario publico, aposentado ou filhinho de papai?
  • Ilton
    30/07/2020 6 Curtiram
    Parabéns pela postura forme Gilson! Manda estes idiotas da seita da terra parada ficarem em cada e fecharem as empresas deles! Todo mundo trabalhando! Todo mundo se cuidando. Fechar tudo? Ta doido? Gilson agiu de forma correta e tem o apoio da maioria da população que sabe o que deve ser feito.
    • María
      30/07/2020 4 Curtiram
      Tem aprovação da maioria população ???? Só se for de vc idiota e de sua família com certeza também deve favores para o Prefeito puxa saco ,
  • Rodrigo
    31/07/2020 6 Curtiram
    Maior hipocrisia desse povo vir aqui latir que “pessoas estão passando fome”, como se soubessem realmente o fundo do problema. Nunca fizeram nada para ajudar, e aposto que sempre foram contra programas sociais e agora querem pagar de santos preocupados com fome e desemprego. Se realmente tivessem preocupados não estariam aqui deixando comentários todos os dias, se estão é porque a vida deve estar muito confortável em seus mundinhos. Ninguém se ligou até agora que a maioria das pessoas que estão morrendo estavam sendo atendidas pelo SUS? Pobres estão morrendo em Franca de covid e não de fome.
  • Anônimo
    31/07/2020
    Medida sensata do prefeito Franca não aguentaria uma semana sequer mais com tudo parado.
  • Deusdelia Batista da costa de oliveira
    31/07/2020 1 Curtiu
    Penso q o momento e de recuar,não adianta quarentena com comércio funcionando, onde está a quarentena?a cidade um caus, falta compromisso com o povo, responsabilidade com a saúde daqueles q o elegeram, fiscalização.Espero q o PM e o diretores do comércio tomem a iniciativa e cuide da nossa cidade.familias em Pânico, destruídas por essa pandemia e ninguém faz nada. Q Deus nos ajude
  • Elenice
    31/07/2020 1 Curtiu
    Vamos passar por momentos ainda piores, a economia da cidade já falida há anos está sendo priorizada por migalhas e quantas vidas ainda serão ceifadas??? Estamos jogados a nossa própria sorte, o número de leitos pode triplicar, teremos profissionais suficientes para cada leito criado?? Um leito não é só uma cama pra deitar, é necessário ter estrutura, profissionais específicos. Nossa cidade não tem, e não é de hoje. Prefeito encara a guerra, e priorize as vidas!!!!! Ainda há tempo, feche comércio não essencial, a circulação de pessoas tende a diminuir, se não há portas pra adentrar, porque seu decreto é ilusório, tudo funciona normalmente na cidade, tudo aberto ao público sem a menor cerimônia, só você prefeito e os destemidos não enxergam isso. Prefeito, até agora você não fez nada marcante em seu mandato, seu momento é agora, proteja a vida dos cidadãos da amada Franca.
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

24°
15°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2286
    Sorteio: 09, 21, 30, 41, 42, 43 Data: 05/08/2020
  • Quina: 5334
    Sorteio: 08, 13, 20, 31, 37 Data: 07/08/2020