08 de agosto de 2020

Franca

POLÊMICA

Casos e mortes dobram, mas Gilson diz que Franca 'está superando' o covid

Gilson não apresentou nenhum dado ou estudo confirmando que a pandemia em Franca está perto do fim. Ele, porém, voltou a recomendar união e oração contra o vírus. “Nós precisamos pedir muita oração". O vereador Corrêa Neves Jr, que defende o lockdown, criticou duramente a postura de Gilson. "É patético. Não apresentou nenhuma outra proposta", lamentou.

Franca 30/07/2020 - da Redação
Foto de: Reprodução
Em apenas 15 dias, cresceu em 100% o número de mortes por complicações causadas pelo novo coronavírus em Franca. Em 17 dias, também dobrou a quantidade de pessoas infectadas pelo Covid-19 na cidade. Em um mês, as mortes cresceram 300% - quadruplicaram - e os casos positivos aumentaram 230,5% - mais que triplicaram. Mesmo diante deste alarmante cenário, o prefeito Gilson de Souza (DEM) afirmou nesta quinta-feira, 30, que Franca “está superando” o vírus.
 
“Eu vejo que, se Deus quiser, esse vírus vai passar, ele vai embora. Eu tenho fé em Deus. E a Franca já está superando”, afirmou o prefeito, em vídeo gravado com a vereadora Cristina Vitorino (Republicanos).
 
Gilson não apresentou nenhum dado ou estudo confirmando que a pandemia em Franca está perto do fim. Ele, porém, voltou a recomendar união e oração contra o vírus. “Nós precisamos pedir muita oração, orar muito, pedir muito a Deus para que a gente possa - Deus dá a sabedoria - encontrar o melhor caminho. O momento agora é de união.”
 
O vídeo foi gravado para desmentir um áudio que viralizou pelas redes sociais em diversas cidades do Estado, inclusive Franca, afirmando que seria decretado lockdown no município. O áudio cita como fonte a “vereadora Paula”. Franca sequer tem uma parlamentar com este nome. A única mulher na Câmara é a vereadora Cristina Vitorino.
 
Gilson diz que é preciso levar a informação correta à população. “(Para) lutar contra esse adversário que é o vírus, que é um adversário muito forte, precisamos de união. Precisamos de união de todas as lideranças da cidade, lideranças também da Câmara de Vereadores, para que a gente possa levar a informação correta à população. É muito importante.”
 
No último dia 12 de julho, Franca tinha praticamente a metade – 607 – dos 1.200 casos positivos confirmados até ontem. No dia 29 de junho, um mês atrás, eram apenas 363. Já as mortes, hoje em 32, eram 16 no último dia 16 e apenas 8 há 30 dias.
 
O prefeito, porém, ignora as mortes diárias e avanço descontrolado do vírus na cidade e afirma que Franca está superando o vírus, sem apresentar algo que comprove sua tese. “Daqui a pouquinho ele vai embora e a vida toda volta”, afirmou Gilson.
 
Com seu pronunciamento, Gilson também descarta a proposta de lockdown parcial apresentada pelo vereador Corrêa Neves Jr (PSD) durante a última sessão da Câmara Municipal. "É lamentável, para não dizer patética, a postura do prefeito. Segue assistindo a sequência de mortes, como se não fosse sua a responsabilidade de liderar o enfrentamento do problema. Recusa uma proposta concreta e não apresenta nenhuma outra. Fala banalidades e prega conscientização depois de quatro meses de quarentena. Ninguém aguenta mais a falta de leitos, a falta de perspectiva, a falta de ação. É um desastre", disse Corrêa Neves Jr.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Mateus
    30/07/2020 11 Curtiram
    Ninguém falou que a cidade ficaria livre da doença. Uma hora ia aumentar. Jornal asqueroso
    • María
      30/07/2020 7 Curtiram
      Asqueroso é você imbecil o jornal do passa o que é verdade , vc deve ser daqueles que deve favor para nosso prefeitinho , com certeza já arrumou algum bico na prefeitura ou alguém da sua família seu puxa saco
    • Tiago
      31/07/2020 4 Curtiram
      Não gosto da gestão desse prefeito, mas concordo com o Mateus. É nitidamente um ataque político com dados óbvios. O número de óbitos e casos vai sempre aumentar e ninguém do mundo sabe o fim da pandemia. Abaixa a bola aí GCN , esse tipo de campanha política pode não funcionar.
    • Paulo ferreira
      01/08/2020
      Trabalho com vigilancia sanitaria em sao paulo e sao fatos : Ninguem aqui fez diferente do que aconteceu ai em Frana. Periferia cheia de pancadao, churrasco ...e sem contar onibus e metro lotados. Do nada os casos comecaramba cair hospitais de campanha vazio Ha uma diferenca enre 3 a 4 semanas entre o ciclo do virus entre capital e interior O que ta deixando afranca travada e a falta de leitos Alias o governo estadual errou em nao montar hoapitais de campanha regionais
  • Moraes
    30/07/2020 3 Curtiram
    Sem comentários, pra esse prefeito ser ruim tem que melhorar muito
  • Carlos
    30/07/2020 6 Curtiram
    Eu vou rezar bastante pra chegar logo o final deste ano e esta \"anta\" sumir da prefeitura.
    • Tiago
      31/07/2020
      Pode rezar o quanto quiser , o tempo não vai passar mais rápido ou mais devagar por conta disso.
  • Piada
    30/07/2020 9 Curtiram
    Palhaçada..... Prefeito fracooooooooooo.... Francanos frouxos..... Pelo amor de deus a cidade está beirando o colapso falência ... graças aos imbecis que com uma semana de quarentena já reclamava que estava sem dinheiro e instigaram os Maria vai com as outras a não usar máscara, ao não ficar em casa. As pessoas hoje estão irritadas pois não sabem o que fazer, dinheiro acabando e pessoas morre do, ESTAMOS VIVENDO DIAS DE GUERRA, mas a guerra da ignorância e hipocrisia, pois ninguém respeita o próximo, muitos vão morrer e a culpa...Bom na cabeça de muitos a culpa deve ser das estrelas né?porque arrogância e ignorância são lemas nessa cidade. Agora por favor estampam em suas camisetas, sou hipócrita, só pénso em mim voto no Bolsonaro, Lula, Dilma e Gilson, f@#$ O Brasil e Franca SP.
  • Marcelo Fernandes Squilante
    30/07/2020 2 Curtiram
    Simples, vamos todos enviar \"recados\" na ouvidoria da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo.
  • Lucio Almeida
    30/07/2020 2 Curtiram
    Eu gosto do Prefeito, pra minha familia ele é um excelente prefeito.
    • Maria
      30/07/2020 4 Curtiram
      Outro puxa saco para falar assim com certeza o Prefeito deve ter arrumado uma boquinha na prefeitura para toda família cria vergonha na cara
  • Luiz
    30/07/2020 1 Curtiu
    Só histeria! Coitado do prefeito, haja saco e paciência.
    • Maria
      30/07/2020 1 Curtiu
      Histeria , coitado , seu cara de pau , é porque ninguém da sua família pegou covid-19 por isso pensa desse jeito , quando sua mãe ou seus filhos pegarem sua cabeça vai mudar
    • Carlos
      31/07/2020
      Sim, é histéria,quase 100 mil mortes no Brasil devido ao novo coronavírus, e daí?É tudo invenção da globo e dos reptilianos .
  • silvia Marangoni
    30/07/2020 4 Curtiram
    Gilson de Souza, para de brincar de governar e olha pelo povo, saia as ruas da a cara, procure soluções, ou será que vai esperar chegar na sua familia, mais empatia por favor
  • Andreia
    30/07/2020 1 Curtiu
    Deve que ninguém pegou na família dele porque na minha foram quatro
  • João Paulo
    30/07/2020 7 Curtiram
    Franca também tem seu Bolsonaro....
    • darsio
      31/07/2020 1 Curtiu
      Muito bom. Verdade inquestionável.
  • Marina
    30/07/2020 6 Curtiram
    O francano continua fazendo festa de aniversário e churrasco cafona com música sertaneja. Não adianta fechar o comércio.
  • BEIJAMIM CHIARELLO NETTO
    30/07/2020 9 Curtiram
    A população outorga ao cidadão ou cidadã, através do voto, a responsabilidade pela administração do município pelo período determinado pela legislação vigente. No caso, essa responsabilidade foi outorgada ao senhor Prefeito Gilson de Souza, ficando assim responsável pelo destino de nosso Município, cuja outorga vence no final deste ano, portanto, infelizmente esse Coronavírus foi e está politizado em todo o País, razão, que certamente está fazendo com que seja proteladas medidas capazes ou pelo menos tentadas no sentido de se diminuir as contaminações entre pessoas. É evidente que leitos são necessários para o tratamento do infeliz infectado, porém, só o leito não resolve, necessário que medidas sejam adotadas urgentemente para se evitar as transmissões do vírus, haja vista, que se diminuir as contaminações, também as ocupações dos leitos diminuirão. Mãos à obra senhor prefeito. Respeitando os que pensam contrariamente a mim, não vejo outra saída, a não ser a decretação do LOCKDOWN, mesmo que seja por apenas 10 dias.
  • L
    30/07/2020
    Para de preocupar só com leitos e diminui os casos.
  • Maria helena
    30/07/2020 1 Curtiu
    VERGONHA!!!! O POVO PRECISA SE CUIDAR .POIS O PREFEITO ...
  • MAICO AURELIO SANTOS COSTA
    30/07/2020 21 Curtiram
    E quem disse que esse correia Jr se preocupa com vidas..ele está interessado numa campanha política em seu favor, atacando todos os que não concordam com sua opinião..mais um mimado, filho de Papai e que se acha dono da cidade..
    • María
      30/07/2020
      Seu ignorante para de falar besteira , com certeza nem sabe o que diz , antes mimado do que burro
    • carlos dias
      31/07/2020 1 Curtiu
      maico falou pouco..mas disse tudo...
  • Maria
    31/07/2020 4 Curtiram
    Inacreditável. Enquanto o secretário da saúde fala uma coisa e tenta uma solução, o prefeito mira para outro lado, o lado da negação. Igual o panaca que está em Brasília e conseguiu espantar dois médicos do Ministério da Saúde. Temos um discípulo negacionista aqui em Franca e que daqui a pouco quer enfiar vermífugo na população. Alguém denuncie esse prefeito.
  • Luis
    31/07/2020 1 Curtiu
    Fecha essa cidade Sr. Prefeito, está esperando aumentar os casos e morrer mais gente. Cria coragem para no amanhã ser lembrado positivamente.
  • Piada
    31/07/2020 1 Curtiu
    Já vi prefeito Ruim, mais igual a esse não tem igual!!! Já que fez cagada agora bota fiscalização e multa pesada pra quem sair sem máscara.
  • Fran
    31/07/2020
    Se cada um largasse o prefeito de lado e cuidasse de si, as coisas estariam melhores. Vai gente sem noção, faz lockdown e passem fome, idiotas. Só rico pra ficar 15 dias enfiado dentro de casa.
    • ju
      31/07/2020
      verdade e tbm nao adianta nada fecha 15 dias quando abrir volta subir de novo pq o vírus ta ai n tem vacinas então bora trabalhar pq se não morre de corona vai morrer de fome
  • Franca
    31/07/2020 1 Curtiu
    A verdade é que aproveitam a doença para fazerem política, Franca atende outras cidades e a população destas junto com a de Franca totalizam cerca de 1 milhão de pessoas. E a grande maioria não adere a quarentena e quando o prefeito foi um dos primeiros do Brasil a colocar isolamento social muitos diziam ser exagero.
  • Márcio L Silva
    31/07/2020
    Concordo com o João Paulo, franca também tem seu bolsonaro. Ele é o chefe e não toma nenhuma atitude e não nenhuma importância para saúde
  • adilson
    31/07/2020 1 Curtiu
    Prefeito ? franca tem isso? desgoverno total , se espelha no palhaço de Brasilia
    • David William Fernandes
      31/07/2020 2 Curtiram
      Numa boa... Respeitando todos os comentários, apesar de muitos sem nexo e um pouco mais de conhecimento. Me respondam uma coisa sem se colocar partido político no meio. Quando q a saúde da população brasileira e municipal foi boa? Quanto e quantos milhões de verbas destinadas a saúde foram roubadas em outros governos e foram dadas para familiares construir empresas e impérios para seu luxo e conforto? Se no normal não consegue resolver o problema da saúde, com um vírus que ninguém descobriu com exatidão como q é contagiante, quanto tempo suporta certa temperatura ambiente, se está na maçaneta de uma porta ou em uma tampa de uma caneta. Se eu pegar uma pneumonia vão me tratar como covid 19 não é?! E será correto?! Febre por inflamação na garganta o que é?! Covid 19. O governador de São Paulo desde o início é o que manda em tudo, só vi ele ajudar a cidade de São Paulo capital, e nósdo interior?! Kd os hospitais de campanha?! Respiradores comprados na China com alto custo de até 3 ou 4 vezes mais caros. Lugar para fazer hospital de campanha nós temos mas, ficar querendo q nosso prefeito resolva uma situação que é ligado a saúde pública é perca de tempo. Qual governo resolveu. Correia Neves Jr. o que já fez por e para ajudar Franca? Virou o dono da verdade em um ano político, depois some. Ajudou a quem?! Prefiro o Prefeito calado do que ouvir mais mentiras e iludir quem precisa de paz, saúde e alegria. Pessoal, peço desculpas se ofendi alguém com essas palavras, e se desculpem uns aos outros que acabaram ofendendo nesses comentários anteriores. Infelizmente estamos em um jogo político. A doença existe mas muitos morreram sem estar com ela sendo mal medicados e entubados pensando que seria ela. Bom dia a todos. Abraços
  • Jorge
    31/07/2020 1 Curtiu
    Este jornal é ridículo, não conseguiu nenhum leito para franca,vereadores,deputados,todos patéticos,incompententes
  • L
    31/07/2020
    Fecha a cidade, coragem Sr. Prefeito. No futuro todos vão agradecer.
  • adilson
    31/07/2020 1 Curtiu
    O prefeito é fraco, mas quando ele toma a decisão correta é criticado, pior são os vereadores que não fazem nada,só criticam em vez de exigirem mais leitos uti ,porque esse mesmo jornal disse que a região de Franca é a que tem menos leitos UTI do estado então quem quiser e puder em casa que fique e não critiquem quem precisa trabalhar .
  • Franca
    31/07/2020 1 Curtiu
    Para que o lockdown funcione, as outras cidades que dependem de atendimento em Franca devem aderir.
  • Carlos Eduardo
    31/07/2020 2 Curtiram
    Ataque político com interesses, e um prefeito simplesmente rídiculo. Combinação perfeita pra Franca ir pro buraco. Como tem político bosta nessa cidade. Pelo amor de Deus.
  • Car
    31/07/2020
    Infelizmente a população é ignorante, mas é só uma gripezinha né.Lotado de gente no comércio,um empurrando o outro sem o mínimo de distanciamento social.Nova Zelândia ri do Brasil
  • jorge
    01/08/2020
    filhote da globo,prefeito,deputados,vereadores,todos incompententes,nunca fizeram nada pela saúde,
  • Gabriel
    02/08/2020
    O prefeitim vagabundo esse faz porra nenhuma pra cidade só sabe por cemafaro em cada rua
  • João Filho
    02/08/2020
    Interessante lembrar que a Câmara dos vereadores possui o poder de fiscalização e , portanto , pode tomar certas providências quanto a má administração do prefeito. Afinal, o legislativo não pode ficar somente com \" bla bla bla \" e não fazer nada. Honrem seus votos senhores vereadores e tomem alguma providência a respeito.
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

24°
15°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2286
    Sorteio: 09, 21, 30, 41, 42, 43 Data: 05/08/2020
  • Quina: 5334
    Sorteio: 08, 13, 20, 31, 37 Data: 07/08/2020