08 de agosto de 2020

Franca

SEM MISTÉRIO

“Um caso só é contabilizado positivo quando temos o resultado do exame”, diz chefe da Vigilância

Felipe Granzotti nega possibilidade de falhas na contabilização de mortos ou positivos para covid-19. "Tudo é feito com muito cuidado", afirma.

Franca 31/07/2020 - Lucas Faleiros
Foto de: Reprodução
O diretor da Vigilância Sanitária de Franca, Felipe Granzotti, disse nesta quinta-feira que o protocolo de contabilização dos casos confirmados de coronavírus na cidade, assim como o registro dos óbitos por conta da doença, é seguido a risca. Segundo ele, as confirmações são feitas a partir dos resultados enviados diretamente pelos laboratórios ou por declarações de óbito assinadas pelos médicos que prestaram atendimento aos pacientes. Nenhuma confirmação de novo caso ou de óbita é feita sem exame de laboratório que confirme a condição de "positivo para covid-19".

Granzotti detalhou o processo de contabilização dos casos, situação que gerado especulações de parcela da população. “Somos nós que lançamos os boletins. Isso é feito com muito cuidado, pois não pode haver erro. Um caso só é contabilizado como positivo quando temos o resultado do exame em mãos. Nossa equipe trabalha em conjunto com os hospitais. Eles nos fornecem a ficha de cada paciente”.

Quanto há morte, o diretor explica que a responsabilidadeé do médico que assina a declaração de óbito do paciente. “Quando alguém está internado com suspeita de Covid-19 e realiza um teste, o resultado demora cerca de dois ou três dias para chegar. Caso essa pessoa morra nesse meio-tempo, a declaração de óbito chega como ‘suspeita de infecção por Covid-19’. Diferente do que alguns pensam, o caso suspeito não entra para o número de mortes. A pessoa somente é contabilizada quando o exame chega com um resultado positivo, dias depois. O resultado desse diagnóstico não é de responsabilidade da Vigilância, e sim do médico que acompanhou o paciente”, afirma.

Situação da cidade

Nos últimos dias, Franca vem batendo recordes negativos com relação à pandemia. Nesta quinta-feira, a cidade registrou 68 novos casos de Covid-19, alcançando os 1.268 para a doenças. Os óbitos subiram a 34 com uma morte computada na manhã desta sexta-feira.

Nos últimos trinta dias, o número de mortes por infecção do novo coronavírus cresceu 300% apenas na cidade de Franca.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Larissa Neroni
    31/07/2020 1 Curtiu
    Pois é um grande mentiroso! O exame da minha avó deu negativo e ainda assim contabilizaram como covid, e inclusive disseram que não iriam retirar das estatísticas! Palhaçada e desumanidade o que fazem com as pessoas e familiares! Inclusive este jornal, parece que cada morte é uma alegria para vocês.
  • Luis
    31/07/2020
    Sr. Diretor precisa fechar a cidade.
  • Dorival
    31/07/2020
    Cuidado os olhos de Deus está vendo vão pagar caro diante dele .
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

24°
15°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2286
    Sorteio: 09, 21, 30, 41, 42, 43 Data: 05/08/2020
  • Quina: 5334
    Sorteio: 08, 13, 20, 31, 37 Data: 07/08/2020