20 de setembro de 2020

Gazetilha

GAZETILHA

Cara de paisagem

Enquanto Gilson diz que Franca "está superando" o coronavírus, os números mostram um crescimento de 354% no número de infectados e 425% nos óbitos provocados por covid-19 apenas na cidade. Por ironia do destino, quem pode salvar Franca é justamente a região que Gilson tanto condena.

Gazetilha 02/08/2020

“A dificuldade é um severo instrutor”

Edmund Burke, filósofo irlandês

 

As últimas notícias sobre o combate à pandemia em Franca não são boas. Todos os principais índices são negativos. Cresceu de forma significativa, ao longo do mês de julho, o número de novos casos confirmados (354%) e de mortes por conta do coronavírus (425%). Os leitos de UTI do SUS, oferecidos na Santa Casa, passaram praticamente o mês inteiro com 100% de lotação. Na rede particular, a situação de intensa pressão sobre o sistema, com taxas de ocupação acima de 80%, também marcou o mês que acaba de terminar. Some-se a tudo isso a resistência de parcela significativa da população em aderir a medidas voluntárias de distanciamento social - na média, o índice se manteve na casa dos 41% - e tem-se o cenário perfeito do caos.

 

A atualização semanal das fases de flexibilização e retomada da economia dentro do Plano SP, anunciada pelo governo do Estado na última sexta-feira, mostra que a situação da região de Saúde de Franca é frágil e a perspectiva, ruim. A decisão sobre a classificação das 22 regiões de saúde será anunciada na próxima sexta-feira. Se fosse hoje, continuaríamos, por mais 15 dias, na fase mais restritiva de uma quarentena que ultrapassa os quatro meses e provoca desgaste em todos – tanto nos que a combatem, como também entre que sabem que é necessária. Outras 18 regiões estariam em situação muito melhor do que Franca, Ribeirão, Piracicaba e Registro, com comércios abertos, bares e restaurantes retomando as operações, academias autorizadas a funcionar. Nada disso está próximo de nós.

 

Diante de tudo isso, a dedução lógica leva à conclusão de que o prefeito de Franca, Gilson de Souza (DEM), deveria estar preocupadíssimo com o andar da carruagem. Debruçado sobre números e planilhas, falando ao telefone sem parar com lideranças políticas, o prefeito lideraria a luta para implantar, a fórceps se necessário, os leitos de UTI que são fundamentais para Franca garantir condições de atendimento a quem precisar – e, também, para avançar rumo a fases menos restritivas. Traria consigo nesse esforço todas as forças da cidade, ainda que alguns sejam desafetos históricos, num movimento suprapartidário capaz de mostrar de forma inequívoca ao governo paulista que Franca merece respeito, atenção e suporte.

 

No tempo que sobrasse, Gilson estaria reforçando não apenas a importância do isolamento social, mas respaldando, com palavras e ações, o fundamental papel da Vigilância Sanitária e da Guarda Civil para coibir os abusos, interromper festas e jogos de futebol, multar bares que operam clandestinamente e conter aglomerações.

 

Mas, afinal, o que de fato tem feito o sumido prefeito Gilson de Souza para tirar Franca de onde está? Nada do que poderia se esperar. Perdido em devaneios tolos e reuniões inúteis, o prefeito pouco fala. Quando abre a boca, é para dizer bobagem, como quando resolveu gravar um depoimento ao lado da vereadora Cristina Vitorino (Republicanos).

 

Foi na quinta-feira, 30 de julho, que Gilson quebrou o silêncio. Aparentemente a pedido de Cristina, incomodada com a repercussão da discussão de medidas mais restritivas, o prefeito veio a público para descartar o lockdown que eu havia proposto. Disse, com todas as sílabas, que “não há a menor chance de haver lockdown”.  Não propôs nada no lugar. Ou, melhor, para ser absolutamente justo, quase nada.

 

As únicas sugestões de Gilson para a população que acompanha atônita o que acontece foi para que haja “conscientização”, “união” e “oração”. Nada mais. Nenhum outro esboço, nenhuma medida alternativa, nenhum prazo para analisar os dados e tomar alguma outra posição. Absolutamente nada além de “conscientização”, como se fosse possível mudar alguma coisa depois de 140 dias de quarentena apenas pela simples sugestão; “união”, como se precisasse de mais tempo para que ele se juntasse aos deputados Roberto Engler (PSB) e Graciela Ambrosio (PR) numa ação coordenada; e “oração”, sempre importante mas que não é exatamente medida de combate ao coronavírus.

 

Para piorar, o prefeito virou um simulacro de Bolsonaro ao dividir com a população suas impressões sobre a pandemia. Foi num longínquo 12 de abril que o presidente da República, numa live de celebração religiosa, compartilhou com a nação sua profunda sabedoria e incomparável capacidade de análise. “Parece que está começando a ir embora a questão do vírus”, disse, na ocasião, Bolsonaro.  "Precisamos cada vez mais de liberdade. O país precisa ser informado do que realmente está acontecendo. E não através do pânico, mas através de mensagens de paz, de conforto, cada um se preparar para a realidade”. Naquele instante, o Brasil contabilizava exatos 22.169 casos confirmados e 1.223 mortes. Três meses e meio depois, nos aproximamos de 3 milhões de infectados e de cem mil mortos. Bolsonaro jamais pediu desculpas pelos seus erros de avaliação e continua dizendo que é preciso “informar corretamente”, como se os dados e os fatos não o desmentissem copiosamente.

 

Gilson vai pelo mesmo caminho no vídeo desta semana. “Nós precisamos pedir muita oração, orar muito, pedir muito a Deus para que a gente possa - Deus dá a sabedoria - encontrar o melhor caminho. O momento agora é de união”, disse Gilson de Souza. “(Para) lutar contra esse adversário que é o vírus, que é um adversário muito forte, precisamos de união. Precisamos de união de todas as lideranças da cidade, lideranças também da Câmara de Vereadores, para que a gente possa levar a informação correta à população. É muito importante.” Para completar suas reflexões, vaticinou. “Eu vejo que, se Deus quiser, esse vírus vai passar, ele vai embora. Eu tenho fé em Deus. E a Franca já está superando”.

 

As declarações do prefeito foram dadas exatamente no pior mês da pandemia em Franca, quando todos os índices estão em disparada e nenhuma perspectiva de melhora existe no curto prazo. É de se perguntar que “informação correta à população” ele pretende levar, se todos os números repercutidos pelos veículos de comunicação diariamente têm como fonte exatamente a Vigilância Epidemiológica do município.

 

Dizer que qualquer lugar no mundo estava preparado para a pandemia do coronavírus é o mesmo que mentir. Apesar de alguns especialistas sustentarem há tempos que uma pandemia (epidemia que atinge o mundo todo) atingiria a humanidade num futuro qualquer, tudo não passava de mera especulação. Mas o que os líderes têm feito diante da pandemia diz muito sobre como suas populações têm superado o problema. Quem não teve medo de agir e tomou as medidas necessárias, em qualquer lugar do planeta, colhe agora os frutos de uma retomada mais rápida da economia e de um sistema de saúde que está melhor preparado para lidar com a demanda de doentes. Quem fez cara de paisagem e minimizou o problema, contabiliza mortos aos milhares e tenta culpar os outros por uma responsabilidade que, antes de tudo, é deles mesmos. A lógica se aplica perfeitamente a Jair Bolsonaro. E, no que diz respeito à região de Franca, a Gilson de Souza.

 

Sobre a região, vale uma última reflexão. Apesar de insistentemente tentar responsabilizar as cidades vizinhas pela fase Vermelha de Franca - como se não fosse nosso o dever e responsabilidade de oferecer serviços mais complexos como sede da região que somos - serão justamente os pequenos municípios que poderão tirar Franca do buraco em que a cidade foi colocada. Enquanto Gilson pede “união”, os municípios vizinhos exercem, de fato, poder e influência. No último anúncio feito pelo Estado, 30 leitos de UTI foram destinados para quatro cidades próximas. Serão 5 em Ituverava, 10 em Ipuã, 10 em Igarapava e 5 em São Joaquim da Barra. A promessa é que todos estejam instalados ainda durante o mês de agosto. Juntos, os leitos representam 150% da oferta disponível pelo SUS hoje em Franca.

 

Com sorte, os leitos da região poderão ajudar a diminuir o percentual de ocupação do sistema de Franca. Se não houver novo disparo no número de casos e óbitos, pode ser este o fator decisivo para que a gente avance para a fase Laranja. É uma chance remota, uma perspectiva improvável, mas ainda assim, é a única que existe.

 

Ainda bem que existe a região, onde prefeitos corajosos não se furtaram em adotar medidas drásticas para conter a disseminação do vírus e evitar mais mortes. Se depender de Gilson de Souza, seu mandato chega ao fim com Franca exatamente onde está. No vermelho. Ou pior.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Hebe Cristina, Cruz da, Silva
    02/08/2020
    Infelizmente foi a pior burrada, que franca fez em dar crédito de confiança para, Gilson como prefeito de todos que já passou ele foi o pior não fez nada pela cidade da maneira que pegou está entregando nunca vi tanto descaso de um prefeito como ele mas com certeza sua conta bancária está bem gorda e nós morrendo as minguas
  • Anonymous
    03/08/2020 2 Curtiram
    Infelizmente a população está colhendo os frutos de ter elegido tantos incompetentes, muitos ainda vão morrer por conta dos desequilibrados. Só espero que se lembrem disso na hora do voto!
  • José osmar
    03/08/2020 17 Curtiram
    Isentar o governador João Doria nesta história e também os vereadores e também o STF e um absurdo e também a Esquerda que governou 30 anos e lastimável na minha opinião,a sua analise e muito superficial e insetona priviligiando alguns e sobre carregando outros e sem fala da fonte que e a China onde tudo começou e que poderia ser contida ali mesmo sem permitir que se espalhasse pelo planeta e com a dubiedade da OMS mostrando seu despreparo, que mais confundiu do ajudou a Humanidade. Questao de opinião sem paixão política.
    • Asdrúbal da Franca
      03/08/2020 6 Curtiram
      Meu caro, quem esteve no poder local e estadual por mais de 30 anos foi a direita...para de \"fazer a egípicia\" ou se fazer de louco de pedra com essa história de Doria de esquerda, STF de esquerda...Essa cantilena dos filhotes de orangotango-mito já deu
    • Asdrúbal da Franca
      03/08/2020 1 Curtiu
      O país chegando a uma centena de milhar de mortos e esses malucos fanáticos seguidores do orangotango-mito brincandinho de \"é comunismo\", \"é comunismo\"...Vocês são responsáveis pelos 50 anos de atraso que teremos daqui pra frente! Segurem na mão do orangotango-mito e vão para o inferno, seus malucos delirantes !!!!!!
    • darsio
      03/08/2020 1 Curtiu
      Sua matemática não vai muito bem! O PT governou por cerca de 15 anos e, não trinta. E, em São Paulo o PSDB que, não é de esquerda e sim de centro-direita, está a completar quase trinta anos no poder paulista. Se não bastasse seu português ser muito confuso e suas ideias mirabolantes, agora vejo que a matemática também não é o seu forte. Tá difícil, heim!
    • Asdrúbal da Franca
      03/08/2020 1 Curtiu
      Boa Darsio!! Coloca o gado face a face com a analfabetice deles !!!
  • Lívia
    03/08/2020 24 Curtiram
    Comunista Neves não consegue escrever uma coluna sem defender e militar pelo comunista. O João Dória some de qualquer responsabilidade no texto dele. A China, da ditadura comunista, não tem nenhuma responsabilidade. O presidente que luta pela liberdade de seu povo tem todo a responsabilidade. Com todos os defeitos se Gilson resolvesse dar uma de ditador e confinar o povo a força em casa, o Gcn estaria aplaudindo agora. Ainda bem que Gilson e o melhor presidente do Brasil, junto a Donald Trump lutam pela liberdade de seus cidadãos. O que está em jogo é a liberdade contra a ditadura dia comunistas. Na China a ditadura comunista venceu, e estamos onde estamos por culpa dos ditadores.
    • Asdrúbal da Franca
      03/08/2020 2 Curtiram
      Garota, chega dessas maluquices. A situação é muito séria para essa brincadeira delirante de \"comunista\" para lá, \"comunista\" pra cá...Qualquer pessoa normal, que tenha mais que dois neurônios, João Doria é um sujeito de direita e você mesma deve ter votado nele justamente por isso! Vamos parar de palhaçada...É uma crise sanitária, chega de loucura!!!
    • darsio
      03/08/2020 2 Curtiram
      Ah, não! Você de novo? Mas, tudo que você faz é demonstrar seu ódio aos comunistas, chamando-os de mentirosos e corruptos. E, incansavelmente vive chamando esse jornal e o colunista de comunistas, o que de acordo com o seu entendimento são mentirosos e não devem ser ouvidos. Mas, porque então vive acessando o site? Ele não é comunista? Poxa vida! Tenha compaixão dos nossos olhos para que eles não tenham que se deparar com tanta merda fétida que você diz. TENHA COERÊNCIA NO QUE FALA E, PORTANTO, VAI LER OUTRO JORNAL!
    • darsio
      03/08/2020 2 Curtiram
      Fala verdade, Lívia. Você diz tudo isso porque está nos zoando. Poxa vida, mas nem um lunático do mais estranho e maluco hospício da Via Láctea , conseguiria dizer tantas asneiras como você vive vomitando boca afora. E, sinceramente eu digo que se o colunista for ao menos simpatizante do comunismo, então eu poderia confirmar que sou a reencarnação de Cristo. Vai um conselho: toma dois copões de água com cloroquina dissolvida e, depois mira a boca em um vaso sanitário e, vomita todas essas cacas fétidas que saem dos seus pensamentos. Mas, uma dúvida: você pensa?
    • Junior
      04/08/2020 3 Curtiram
      Darsio, essa Lívia é alguma idosa ou desempregada que passa o dia no site da gcn deixando comentários lunáticos que recebe pelo whatsapp e dando coração aos próprios comentários. Se alguém descobrisse a identidade verdadeira dela, provavelmente ela ou ele já estaria em uma camisa de força ou com uma ordem de interdição.
    • Francisco Matos
      05/08/2020
      Como se explicar uma figura desta natureza? O que ela sabe sobre tendências políticas desde o século XIII? É impressionante a cabeça os coxinhas, hoje bolsonions. Coxinha, para ela entender, é uma referência daquele salgado dotado de muita massa externa com pouco miolo.
  • darsio
    03/08/2020 4 Curtiram
    Em suma, pode-se dizer que o francano, diferente de muitos outros brasileiros, está ferrado duplamente: de um lado é governado por esse lunático Bolsonaro e, por outro, pelo omisso prefeito. Vejo que um dos problemas em todas as esferas de governo, se chama reeleição. Isso mesmo. Eles mal foram eleitos e, passam a focar unicamente a reeleição, de tal ordem que o Estado deve ser aos seus interesses e, não os da sociedade. É por isso que nesse país, nada prospera, ou seja, não existem políticas de Estado e, sim, de governo. Maldita herança criada por FHC as custas de muita corrupção.
  • Paulistano de berço, FRANCANO de coração
    03/08/2020 3 Curtiram
    Olha, votei no Bolsonaro porque não havia opção melhor , votei no Doria porque ele iria melhorar São Paulo inclusive o que fez e a esquerda não gostou foi de dar parcerias para moradores de rua trabalhar , mas não votei no Gilson porque sabia que ele não mudaria nada. Hipócrita e ignorante político quem bota a culpa no Doria por incompetência do prefeito e mais burro ainda é quem bota a culpa no Doria pela falta de responsabilidade do presidente. Muitos francanos falam mal do Doria mas não sabem o que ele fez para SP capital, onde esta a própria polícia em perseguição policial levava multa por estar a cima da velocidade(ordem do governo do PT). E mais uma coisa , cidades que respeitam o que o governo Doria decreta estão conseguindo conter o aumento do covid, já os que defendem as \"ideias\" fracas do presidente sobre o assunto estão se contaminando ə deixando a cidade cada vez pior. Em fim.... o que dizer para pessoas que com uma semana de quarentena já estavam reclamando que estavam sem dinheiro e nem tinham recebido a primeira parcela do seguro.
    • darsio
      03/08/2020
      Concordo em parte com alguns de seus apontamentos. Mas, sobre a polícia, os fatos estão aí para comprovar que algumas mudanças precisam acontecer na instituição. É verdade que, em se tratando de perseguição a bandidos, alguns aspectos são toleráveis. Todavia, nada justifica abordar as pessoas como se de imediato elas fossem bandidas. Pessoalmente, em que pese haver policiais rudes e trogloditas, já me deparei com fiscalização de trânsito em que fui educadamente abordado por policiais, o que certamente me trouxe segurança e confiança nesses profissionais. Logo, notamos que na polícia temos um ótimo material humano para promover as mudanças necessárias. E, isso não é uma questão partidária.
  • José osmar
    03/08/2020 17 Curtiram
    Meu filho chega do teatro das tesouras , o PSDB e de esquerda sim o maluco , alem de esquerdista são também distorcistas ,anarquistas ,corruptistas e facistas e churumelistas e enrolacionistas ,fica quietinho terceiro tunistas , e melhor vcs guarda a energia , 2022 esta ai, agora agunta o Bolsonaro e se continuarem maluquetes ,vai apanha mais e mais e mais e mais e mais e mais e mais e mais.
    • Asdrúbal da Franca
      03/08/2020 1 Curtiu
      Louco de pedra como todo orangotango-minion...kkkkkkkk Quer enganar quem? És um doriana arrependido !!! kkkkkkk Foi um daqueles abobalhados que diziam \"voto no Doriana porque ele é um bom gestor\" e porque o Márcio França é uma comunista e devora criancinhas...kkkkkkk Ah, mas como todo orangotango-minion, não tem nenhum compromisso com a realidade...apenas com o delírio!!! Não é por acaso que a minionzada tá toda enrolada com a CPI das Fake News!! kkkkkkkkk Bostángua e sua trupe delirante é um JK às avessas: 40 anos de atraso em 4...Vê lá a sinistra Damares querendo a volta do cinto de castidade e o xexelento da falta de educação a volta da palmatória! Sem contar que os abestados voltaram séculos na astronomia, dizendo que a terra é plana...kkkkkkkkk
    • darsio
      03/08/2020
      Nossa! Que doideira é essa?
    • darsio
      03/08/2020
      Está aí José Osmar algo que realmente nos revolta, ou seja, por que pensar em reeleição se, mal terminou o segundo ano de mandato do presidente? Oras! Que Bolsonaro faça um ótimo governo, pensando no que é melhor para a sociedade e, não pura e simplesmente governar apenas para se reeleger. Afinal, quem vota com a consciência, busca uma pessoa que construa políticas de Estado alinhadas a edificação de uma sociedade justa e democrática e, não o contrário, ou seja, que transforme o Estado em refém de seus interesses próprios. Afinal, para que ficarmos pensando em 2022 se a demanda de solução para os problemas atuais é extensa e urgente? O Brasil é infinitamente maior que os mimos da família Bolsonaro.
    • Alex
      04/08/2020 19 Curtiram
      Então puldo! Quando FHC criou o mensalão, o Lula criou o petrolão, a Dilma criou o pedalão e o Temer criou o emendão vou reclamou de alguma coisa? Com certeza estavam todos pensando em se perpetuar no poder. A hipocrisia da esquerda é phoda??????
    • darsio
      05/08/2020
      Him-hã, him-hom hom-hã. Eu falei em asnês. Traduzindo: bom dia, alex!
    • Alex
      06/08/2020 5 Curtiram
      AU AU AU! Traduzindo o puldês: Bom dia para você também.
    • darsio
      06/08/2020
      Que legal. Que eu seja um cachorro, mas o alex com a sua fala, reconhece ser um asno. Vai um sanduiche de alfafa, alex?
    • Alex
      06/08/2020 2 Curtiram
      Me acompanhe na refeição e traga a sua ração....
    • darsio
      07/08/2020
      Eu sabia que você alex tinha profunda e inquestionável certeza de que és um asno. O que eu posso dizer? Apenas os meus sinceros pêsames ao coitadinho do animal pela terrível semelhança. E, a patir de hoje eu serei o cão e você o asno. Au, au, au . kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    • Alex
      07/08/2020 2 Curtiram
      Vamos ver se está bem treinado. Se fizer direitinho ganha um pedaço de mortadela. SENTA. DEITA. ROLA. FINGE DE MORTO. DÁ A PATA. LATE. Parabéns fez tudo direitinho. Toma o seu pedaço de mortadela.
  • Fernando Heiss
    03/08/2020 10 Curtiram
    Lendo a matéria e os seus comentários cheguei a uma conclusão, blá blá blá blá blá
    • darsio
      04/08/2020 2 Curtiram
      Mas... Alguém lhe obrigou a ler os artigos e os comentários? Afinal, se não tem capacidade de compreender e formar suas ideias que, então vai ler revistas de fofocas.
  • José osmar
    04/08/2020 25 Curtiram
    O que ’e notorio e o odio , a mágoa , o ressentimento devido ter sido quebrado o Dominio Esquerdopata , a ira de vcs e notória,vcs sao os cegos dessa historia , foi feita uma pesquisa pelo UOL em a que a pergunta era como esta se saindo o governo BOLSONARO na Pandemia resultado 64% de aprovação da população,mas vcs querem so dengrir a imagem dele ,mas os leitores e eleitores percebem o desespero da Esquerdalha ,esta derretendo não tem jeito mesmo ate o Suplyci disse que o PT esta em processo de extinção , e hoje também fechou duas midias comunistas , uma e a tal de Conversa Afiada ,a mamata esta acabando ,ja pra vcs faz o mea Culpa ,vamos ver até quando vcs vão debater nessa areia movediça logo so vai so fica a cara de derrotado na superfície.
    • Asdrúbal da Franca
      04/08/2020 1 Curtiu
      kkkkkkk...Olha aqui a prova de orangotango-minions são viciados em fake news (ou patetas o bastante para acreditar em tudo o que lhes chega pelo zap acompanhado de um modão e uma muié pelada): Agência Lupa. #Verificamos: É falso que pesquisa do Datafolha mostrou Bolsonaro com 64% de aprovação (https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/07/15/verificamos-datafolha-bolsonaro-aprovacao). Nem vou dizer mais nada: a realidade dos minions é um delirante conto da Carochinha!! kkkkkkkkkk
    • Asdrúbal da Franca
      04/08/2020
      Ah, esqueci de dizer: essa fake news usa como base um texto de reportagem do G1, utilizando dados do Datafolha, informando que Lula batia recorde de aprovação!!! kkkkkkkk O Bozo pra ser bom precisa ser Lula...kkkkkkk Ô minionzada medonha !!!!!!! kkkkkkk
    • Asdrúbal da Franca
      04/08/2020
      kkkkkkkkk...Isso é fake news José Osmar !!! Todo mundo (que é normal) já sabe e está em todos os monitoramentos sérios de mentiras! kkkkkk Os minions são patéticos !!! kkkk
  • Mariana
    04/08/2020 23 Curtiram
    Vendo artigos dessa magnitude, com essa carga ideológica, tenho medo do futuro do país. O Comunismo está profundamente enraizado no Brasil. No artigo não há criticas aos comunistas, que são os responsáveis pela existência do vírus. A ditadura comunista chinesa abafou o vírus e impediu o combate, assim como ele já tinha feito com a SARS. Mas para o jornalista o que importa é a presidente brasileiro. Que está de mãos atadas graças a medida do STF que impede o presidente de agir. Há também extremistas que impedem a população de tomar remédios eficientes só por questões ideológicas. O povo quer se tratar com Cloroquina, é só ver os comentários pela cidade, e aqui no GCN. Mas vendo o tamanho da carga ideológica comunista desse artigo, chego a uma só conclusão. O exercito tem que fazer o que o povo está pedindo e clamando. Uma intervenção militar com Bolsonaro no poder. Isso é fundamental para extirparmos o comunismo do país. Há pessoas que não se dizem comunista, mas reproduzem ferrenhamente todos os valores comunistas é o caso dos funcionários públicos, do Dória, do Gilson e , provavelmente, do colunista. O método Paulo Freire impregnou o Brasil com os valores comunistas, só com uma guerra cultural o Brasil conseguirá progredir. É preciso que o exercito faça o que o povo quer, uma intervenção militar com Bolsonaro no poder para promover uma guerra cultura e acabar com o pensamento e atitudes de esquerda no Brasil. Nada contra os esquerdistas, mas eles são perigosos para o mundo, é só ver s situação da Venezuela, de Cuba e da Coreia do Norte, não há liberdade de expressão nenhuma. E querem implantar isso no Brasil.
    • Darsio
      04/08/2020
      Nossa! Mais outra maluca?
    • Asdrúbal da Franca
      04/08/2020
      Caríssima senhora, sinto dizer-lhe, mas o título de Maluco do Ano já foi conquistado pelo Sr. Carlos, de um comentário de outra página do jornal: ele é hors concours! Seu esforço foi nobre e, realmente, suas teorias sobre comunistas e vírus, são bem delirantes e descabidas de qualquer racionalidade. Não há como vencer o Sr. Carlos, mas, dado a completa falta de noção de suas ideias, você tem grandes chances de obter o título de princesa dos malucos! Rei, aí já é o Sr. Carlos!
    • Junior
      04/08/2020
      Lívia usando vários nomes nos comentários, cada hora ela é uma pessoa.
    • Asdrúbal da Franca
      05/08/2020
      Acho que você matou a charada Júnior...não existem duas pessoas tão loucas assim na Franca! Tá se superando, hein Lívia!!!!
    • Livia
      05/08/2020 21 Curtiram
      Vai arrumar o que fazer Junior. Eu não tenho nada a ver com a Mariana, não conheço e não fico dando coração nos meus comentários. Deixa de ser ditador e aceita que há pessoas que discordam de você, e não há problema nisso. Diria que a maior parte discorda, no mínimo 35 por cento aprova o presidente no combate ao coronavírus. Goste você ou não é um percentual significativo. Aprenda a respeitar os demais e chamar de louco e achar conspiração, dizer que eu fico postando várias vezes com outros nomes e fico \"curtindo\" meus comentários. Vocês já foram humilhados em 2018 e serão em 2022. Não aceitam que pessoas de bem possam apoiar o presidente, se acham os donos da verdade e se der errado são robôs que discordam de mim, são pessoas inexistentes e loucas, o mesmo blá blá blá de 2018. Quando a população brasileira deu um basta no comunismo, mesmo com esse mimimi todo. Se tivesse uma eleição hoje, Jair Bolsonaro estaria no segundo turno e seria reeleito. Pare de achar que tudo o que discorda de você é errado. Toda a aprovação do presidente está errada então, são tudo robôs. E Junior o iluminado está correto? Deixa de negar a realidade, as pessoas curtem o que eu posto porque concordam, e sim há várias e várias pessoas que concordam tanto que Jair Messias Bolsonaro foi eleito em 2018 e será, novamente, em 2022, goste você ou não. A chance dos comunistas voltarem ao poder é irrisória, se for contra os corruPTos então será um massacre. E novamente vão ficar falando que é robô e todo o mimimimi da esquerda que não aceita a derrota nunca, que agem como ditadores.
    • darsio
      05/08/2020
      O Junior tem total razão. Mariana e Lívia são as mesmas. Basta fazer o DNA que, teremos 100% de imbecilidade genuinamente iguais. Aliás, a Lívia está usando outro nome por conta a incoerência em ficar escrevendo em um jornal e, ao mesmo tempo afirmando que ele não possui a mínima credibilidade. E aí Lívia? Já vomitou suas asneiras na privada?
    • darsio
      05/08/2020
      Agora sim a Lívia fica ainda mais parecida com o bozo. Se não bastasse a loucura e a falta de cultura, agora também se ampara na falsidade ideológica, utilizando-se de outro nome. Que coisa feia, heim!
    • darsio
      05/08/2020
      A única coisa que a lívia mariana sabe faze é, escrever um monte de bobagens e, ficar o dia todo curtindo o que ela própria escreve, como se de fato houvesse tantas curtidas de outras pessoas assim. Enfim, ela é tão falsa quanto o mico, digo, mito. Não é verdade livia mariana?
    • darsio
      05/08/2020 1 Curtiu
      Eu acho que o alex, a livia e a mariana, são as mesmas pessoas. É só fazer o DNA das baboseiras que escrevem que, constataremos 100% de imbecilidade igual. Nossa ! Que legal!
    • darsio
      06/08/2020
      Junior! Na verdade eu vou além. Acho que marianalivia, alex e josé osmar são a mesma pessoa. A únca coisa que sabe fazer é escrever um monte de asneiras e, depois ficar curtindo para passar a ideia de que os leitores estão apreciando essas asneiras. Mas, o liviamariana, vai ler outro jornal, pois este é comunista!
  • Marília
    04/08/2020
    A vc Paulistano meus sinceros parabéns!!! Votei no Dória e votaria novamente para Governador. Só tem uma pessoa que tira meu voto de presente dele... Geraldo Alckmin. A ignorância das pessoas não os deixam abrir os olhos para ver o que ele e Dória fizeram por São Paulo e Franca... Pode chingar a vontade. Não estou nem aí para a opinião alheia.
  • José osmar
    04/08/2020 22 Curtiram
    A maior fake news e a Esquerdalha que sempre governou baseado em mentiras ,o proprio Lula ja confessou que mentia qdo estava no exterior e disse que falava em numeros astronomicos sobre crianças abandonadas so para imprenssionar, e mais ele ainda disse que era o homem mais \"honesto \" do Brasil , a Esquerdalha sim e a MAIOR fake news Politica da história do Brasil.
  • José osmar
    04/08/2020 23 Curtiram
    Ah ta bom Asdrubal a sua fonte de pesquisa para me rebater e a tal de Lupa , que e apenas uma agencia de jornalistas ,na qual inclusive alguns jornalistas do conselho de etica (piada ) são nada mais nada menos que colunistas do jornal \" O Globo \", ou seja vc se basea numa empresa fake newsera para me contradizer e vc e mesmo uma PIADA so rindo e muito kkkkkkkkkkkk auauuuuuuuuu Puldo Asdrubal Auauuuuuuuuu Puldo Asdrubal auauuuuuuuuu.
    • Asdrúbal da Franca
      04/08/2020 1 Curtiu
      kkkkkkkkkk Os orangotango-minions até começam a latir quando confrontados com a verdade...kkkkkkkk Não adianta Zé Osmar, o mundo de vocês é de faz-de-conta...É melhor já ir se acostumando: o mundo real, baseado na ciência e na técnica, é incompatível com as pataquadas mirabolantes tiradas da cabeça oca de um minions malucos que acreditam, entre outras coisas, que a terra é plana...kkkkkkkkk Me diz uma coisa Zé Osmar, que forma tem o planeta terra? Diz aí...ou vai me confrontar dizendo que o tal de Galileu, do Kepler, eram comunistas ordinários que se escondiam atrás de teorias mirabolantes para conquistar o universo financiado por mercadores chineses...kkkkkkkkkkkk Não adianta latir, a que a gente sabe que o gado muge...muuuuuuuuuu !!!
    • Alex
      05/08/2020 9 Curtiram
      José Osmar. O puldo é o Darsio, o Asdrubal deve ser pinscher. KKKKKKKKK
    • Asdrúbal da Franca
      06/08/2020
      Olha só, quem está aqui...Saudades de gente inteligente, né Alex? Dá uns conselhos aí pro Zé Osmar, que ele passa vergonha demais aqui...Por que vocês não se matriculam num curso supletivo noturno? É on-line agora, dá pra fazer de casa! Mas não vão dizer essas pataquadas que dizem aqui para a professora, senão ela vai achar que os Trapalhões invadiram o link da aula dela e bloqueia vocês !!!! kkkkkkkkkkkk
    • Alex
      07/08/2020 3 Curtiram
      Sim. Sempre passo aqui para ver os comentários do José Osmar, da Lívia e outros. Claro também vejo os seus e os do darcio para rir um pouco.
  • José osmar
    04/08/2020 26 Curtiram
    O cara esta cada vez mais deseqilibrado coisa de esquerdista.
    • Asdrúbal da Franca
      05/08/2020
      kkkkkkkk...O sujeito acha que a terra é plana, que existem comunistas e conspirações comunistas para fazer a revolução (e que Dória, o almofadinha, é um dos líderes deles) e quem é desequilibrado é o esquerdista...kkkkkkkk Fala a verdade Zé Osmar, é um personagem isso que você faz, né? Não existe gente sem noção assim em pleno 2020...Essas doideiras suas são uma estratégia para quem é de esquerda pensar que os os direitistas orangotango-minions são mais loucos do que a gente pensa que eles realmente são!!! Te peguei: você é um militante de esquerda e tá querendo enganar a gente! Ah, moleque !!!
    • darsio
      05/08/2020
      Você é ruim em português, não domina porcentagem e as quatro operações matemáticas e, também nada entende de história e geografia. Existe alguma área que você pode falar com um relativo conhecimento? Não venha falar que sabe filosofia e sociologia! Já sei! Fofoca. Isso mesmo! Você entende de fofocologia!
  • José osmar
    06/08/2020 8 Curtiram
    E vc entende mediocrologia ,mentirologia ,bestiologia ,corruptologia ,alias de doriologia ,inclusive defensor do mesmo esta caindo juntamente com seu secretario , ou vai jurar inocência ate o fim como faz e fez com esquerdiopatia , esta ficando FEIO pra vcs ,o povo não e bobo não ,aconselho vcs a cursinho de abre visão para que deixem a Cegueira política.
    • Asdrúbal da Franca
      07/08/2020
      kkkkkkk...Cursinho com quem? Com a Escola Mística da Terra Plana dos Orangotango-Minions das Verdades dos Teletubies? kkkkkk O que essa cambada de analfabetos dos fanáticos seguidores do Bozo têm para ensinar para alguém? Não saber ler nem escrever, a ciência deles é um faz-de-conta tirado da própria cabeça em estado de delírio permanente...A única coisa que devem saber fazer bem é organizar milícia...mas aí já não estou interessado, pois sou um honesto cidadão de bem!!
    • darsio
      08/08/2020
      José osmar! Siga um conselho. Vai ler revistinhas de fofoca. Você leva jeito e, certamente faria muito sucesso. Afinal, sua cultura é nota... ZERO!
  • José osmar
    07/08/2020 1 Curtiu
    Não o Diploma de Jumentico Esquerdalha Mor vc ja tem , que tal um curso de Humildeologia ou Politiologia a melhor que Verdadeologia ai sua mascara da Prepotência,da Arrogância,da Mentira, ah não esquece de levar a sua Lupa se lembra Lupa a fake newzera sucursal da GROBO .
    • Asdrúbal da Franca
      08/08/2020
      kkkkkkkkkk...A direita analfabeta, anacrônica e atrasada pira com a inteligência da esquerda...kkkkkkkk Chorem orangotango-minons tenebrosos !!! Chora minionzada medonha !!!!!!! kkkkkkk
    • Asdrúbal da Franca
      08/08/2020
      Bota vírgula Zé Osmar!!!! Ô diretinha medonha, sô!!
    • darsio
      08/08/2020
      José osmar! Você sabe o que significa ciência e cultura? Certamente que não, pois caso contrário não infestaria esse espaço com tantas cacas. E, muito fétidas. Bota fétidas nisso!
  • Sandro
    08/08/2020 2 Curtiram
    Infelizmente todos irão se contaminar com o vírus como não tem vacina é o único meio de se criar resistência e imunidade,então é uma idiotice o isolamento social,em resposta aos esquerdopatas já que nos chamam de gado a esquerda está no poder desde o governo Sarney onde sua família saqueou o Maranhão em 94 FHC entrou no poder e preparou terreno para Lula e sua quadrilha FHC nos anos 70 já panfletava junto
    • Asdrúbal da Franca
      08/08/2020
      Hiii...mais um orangotango-minion saindo do esgoto da ignorância...Como todos dessa manada tem sérios problemas psicológicos, então, é melhor não contrariar...Claro Sandroido, você tem toda razão...Todas as principais universidades e centros de pesquisa do mundo estão equivocados e possuídos pelo comunismo...O Orangotango-Mito tem nos alertado para a máxima verdade, afinal, tem a sabedoria daqueles que enxergam para além do mundo real.
  • José osmar
    08/08/2020
    Asdrubao então quer dizer que vc e aquele credulao em que a Cincia nunca erra , o cabeção a OMS não tem falhado muitas vezes vou te mostrar os erros : por acaso ele não falhou em demorar para declarar que esta enfermidade era uma Pandemia (levou 3 meses ) , seundo no começo não recomendou o uso de mascaras , so após algun tempo e não tem nenhum estudo científico que a mascara protege temos as nossas duvidas se não enfermeiros e medicos não contrairiam a enfermidade ,ainda mais com aparato que usam,e terceiro a OMS anunciou que os assintomaticos não transmitia a enfermidade e depois mudou o discurso,como crer na Desorganização Mundial da Saude?So gente como vc militante que não interessa as verdades que vão surgindo ao logo da caminhada,são rejeitada por vcs ,sem noção de tudo ,vcs esquerdopatas acham que a ciencia e estática ,o THEDROS que vcs idolatram disse que pode nem surgir uma vacina , e ai esquerdalha Jumentica vcs vão joga na lata do lixo a vacina do xing ling?Deixa de ser Manezao.
    • Asdrúbal da Franca
      09/08/2020
      Zézão, grande gênio da humanidade, você quer falar de erros? Me diga quantas vezes o orangotango que você idolatra e chama de mito acertou? Será que 100 mil mortes já não é um erro grande o bastante para essa sua cabeça de melão conseguir perceber que não houve erro maior nisso tudo que confiar os destinos de um país a esse psicopata genocida que vocês, desacerebrados, consideram um líder? Você e essa cambada de fanáticos devem a mim e à minha família um país, uma história...nos devem décadas de atraso em dois anos! A algumas outras famílias, vocês e suas escolhas devem a vida de entes queridos...Se toca, sai desse delírio, e se arrependa por ter sido co-responsável por essa tragédia!
  • Anderson Ribeiro
    09/08/2020 1 Curtiu
    Realmente a militancia de esquerda é uma verdadeira perda de tempos a escória humana. Perfis com evidentes problemas psiquicos. Ofendem, agridem se auto declaram sábios. Como dar credibilidade? Bolsonaro, livrai-nos desse mal
    • Asdrubal da Franca
      10/08/2020
      A direita é racista, homofóbica, segregadora, antidemocrática, difusora de fake news, sem-edudacação e a esquerda é que escória, né? Quando essas ratazanas delirantes da direita estavam em seus buracos de esgoto e só se relacionavam com os ratos de sua espécie o país era muito mais feliz!! Vocês negam a realidade e o problema psíquico é nosso, né? Volta pro seu bueiro!! O Bolsonarismo é a escória e todo o mal desse país, sua besta!!!
Veja mais Corrêa Neves Jr

CLIMA EM FRANCA

31°
21°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2301
    Sorteio: 17, 18, 35, 36, 47, 52 Data: 19/09/2020
  • Quina: 5370
    Sorteio: 07, 10, 29, 41, 68 Data: 19/09/2020