20 de setembro de 2020

Franca

TRATAMENTO CONTROVERSO

Prefeitura de Franca recomenda hidroxicloroquina e vermífugo para pacientes do Covid

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), diversos órgãos médicos e estudos no Brasil e no mundo, ambos os medicamentos não apresentaram eficácia no tratamento do coronavírus.

Franca 08/08/2020

Arquivo/Comércio da Franca
Gilson de Souza queria distribuir ivermectina à população, mas Comitê foi contra

Após o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus rechaçar a criação de um protocolo para tratamento precoce de pacientes do Covid-19 com um vermífugo, o prefeito Gilson de Souza (DEM) encontrou uma maneira de colocar sua ideia em prática.

Baseada em Nota Técnica (NT 05/2020) da Secretaria Municipal de Saúde, assinada pela diretora técnica do Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”, a médica Cláudia Poubel, e pelo médico plantonista Gustavo Eichnberger, Franca passará a recomendar o uso de ivermectina, um vermífugo, para pacientes com sintomas leves do coronavírus, no intuito de prevenir a doença, e a hidroxicloroquina, para o tratamento dos pacientes confirmados com o vírus.

Como não tem aprovação do Comitê, a Prefeitura trata a Nota Técnica como uma “recomendação”, não um “protocolo” e, por isso, não distribuirá os medicamentos na Rede Municipal de Saúde, como foi feito em Joinville (SC), por exemplo, e queria Gilson.

Seguindo as determinações do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina, mesmo com a “recomendação”, a prescrição de tais medicamentos é de total autonomia do profissional médico e depende de consentimento do paciente ou responsável.

“Os medicamentos serão receitados pelos médicos da Rede Municipal de Saúde, com o intuito de prevenir ou conter a doença COVID 19, ou seja, em pacientes sintomáticos leves que estejam aguardando o resultado do exame do tipo PCR RT, feito através de SWAB”, diz a nota técnica.

De acordo com o documento, para prevenir o coronavírus, o médico deverá receitar Ivermectina, Azitromicina, Vitamina D, Zinco, Paracetamol e Metoclopramida. Já o tratamento dos pacientes que testarem positivo será feito com Ivermectina, Hidroxicloroquina, Osetalmivir, Azitromicina, Vitamina D, Zinco, Paracetamol e Metoclopramida.

Importante ressaltar que o uso de qualquer medicamento deve ser feito após prescrição médica. O alerta é ainda mais primordial no caso de remédios, que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), diversos órgãos e estudos no Brasil e no mundo, não apresentaram eficácia no tratamento do coronavírus.

Em nota, a Prefeitura afirma que a NT “está amparada no documento federal denominado ‘Orientações do Ministério da Saúde para Manuseio Medicamentoso Precoce de Pacientes com Diagnóstico da COVID 19’, com data de 20 de maio de 2020, tendo, portanto, lastro técnico do Ministério da Saúde”.

“A Prefeitura reafirma sua preocupação primordial com a preservação da vida das pessoas e que a orientação de indicação do tratamento precoce contra COVID 19 respeitará a conduta e autonomia médica em receitar para seus pacientes os remédios indicados na NT”, afirma.

 

Distribuição em ‘saquinhos’

Em uma reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus em Franca, no dia 14 de julho, foi discutida a “encomenda” de Gilson para criação do protocolo. A ideia, segundo as discussões, era a distribuição “em saquinhos” por “drive trhu” da Ivermectina.

“É uma vontade do prefeito buscar essa prescrição e esse protocolo o mais breve possível”, disse na reunião o assessor de Políticas Públicas da Secretaria de Saúde, Luiz Carlos Vergara. Médicos que fazem parte do Comitê criticaram duramente a ideia, falando em “populismo” e defendendo que a relação médico-paciente deve prevalecer.

Sem aval do Comitê, Gilson teve de recuar, mas conseguiu readaptar sua ideia, com a emissão desta nota técnica, para colocar sua vontade em prática, pelo menos em partes.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Gloria
    08/08/2020 14 Curtiram
    Parabéns Gilson...não deixe esse jornal te assustar, o título dessa matéria mostra o nível de desespero deles. A famosa torcida do vírus.
    • Maria
      08/08/2020 5 Curtiram
      Ridícula !!!!!!
    • Maria
      08/08/2020 3 Curtiram
      Ridícula já que pensa assim , pque vem comentar neste conceituado Jornal sua imbecil !!!!
    • Francisco Menezes
      08/08/2020 11 Curtiram
      Diz a D. Maria aposentada que em outro post disse que queria que os empresarios se danassem. Mal sabe ela que quem paga a aposentadoria dela são os impostos e que uma boa parte é paga por empresarios. Dinheiro não dá em arvore e se ficarmos imprimindo dinheiro para pagar as bolsas e manter todo mundo em casa vai ter inflação e aí D MAria sua aposentadoria vai perder o poder aquisitivo. Imagino que a Sra não sabe como economia funciona, mas continue com o fique em cada, lockdown, etc. Sua aposentadoria daqui a alguns meses ou anos não vai comprar nada.
    • darsio
      09/08/2020 8 Curtiram
      Você poderia me dizer em que curso de enfermagem ou de medicina se formou? Sabemos que o prefeito mal sabe se expressar no português e, muito menos entende de saúde, mas e você? Afinal, em que devo dar confiança? Na sua fala e no discurso do prefeito ou nas afirmações de infectologistas? Com todo o respeito, eu lhe digo que seu discurso só contribui para aumentar as filas nos cemitérios.
    • darsio
      09/08/2020 6 Curtiram
      Ao Francisco eu digo que, quem de fato mantém os serviços públicos e as finanças do Estado, são sim os impostos. Mas, não são os empresários, pois em sua grande parte, eles sonegam. Isso mesmo! SO-NE-GAM. Quem de fato paga a maior parte dos impostos são os que trabalham e consomem. Afinal, não é dito que a depender do produto ou serviço, o valor em impostos pode até mesmo superar os 50%? Oras! Então somos nós consumidores quem de fato pagam os impostos pelos empresários. Entendo que devemos planejar a reabertura da economia, mas não de modo a ignorar o combate a epidemia. Afinal, se depender de falas como a sua, logo os empresários vão ter de ir aos cemitérios para contratar trabalhadores. E aí! Fantasma paga imposto?
    • Glorio*
      10/08/2020 2 Curtiram
      Kkkkkkkkkkkk, cada idiotice que escutamos, essa glória aí deve ser desses empresários que com dois dias de quarentena já estava reclamando de estar sem dinheiro. Sabe o que é pior , PESSOAS com 2 anos encostadas porque queriam recebendo auxílio do governo. Tem mais se fosse outro governo na presidência, estaríamos virando cuba. Sabe o que mais.... Ricos da igreja de franca, dizendo ser de Deus e desejando políticos morrer é etc.... aí como ele é frouxo cedeu aos donos de caminhonete e rancho, que se dizem os bonzinhos, mas dentro da normalidade nem salário em dia alguns muitos pagavam.... Como disse o presidente LULA uma vez que a caravana de franca foi para Brasília reclamar.... O que é o calçado de franca para o Brasil...nada ....kkkkkkkkkk O problema do francano é achar que é mais importante que o resto do mundo ... sendo que tem gente que nem sabe que isso aqui existe
  • Luis
    08/08/2020 15 Curtiram
    Quer preservar vida fiscaliza o uso de máscara e isolamento social. Melhor ainda seria fechar a cidade.
  • Carlos
    08/08/2020 16 Curtiram
    Agora sim. Sai da fase vermelha e vai pra fase do Santo Agostinho ou Jardim das Oliveiras
    • Wilson Silva
      08/08/2020 5 Curtiram
      Carlos não é de dar risada, mas não aguentei, você falou a pura verdade cara, esse inútil desse prefeito parece que gosta de ser o bobo da corte, não perde a oportunidade de ser motivo de chacota.
  • Erielson Silva
    08/08/2020 11 Curtiram
    Totalmente um desgoverno a administração da cidade. Criam notas técnicas sem embasamento científico, todas essas drogas não mostraram benefício em todos os ensaios clínicos que foram submetidas. É vergonhoso assistir a quantidade de pessoas contaminadas todos os dias. Seguirão na fase vermelha até o final do ano por incompetência e falta de gestão. Se quiser fazer algo Sr prefeito feche a cidade por 15 dias e verá o resultado prático já que hoje o francano finge que faz quarentena e o prefeito finge que administra.
    • Maria
      08/08/2020 5 Curtiram
      Ele não tem peito pra fechar !!!!
    • ju
      09/08/2020 2 Curtiram
      fecha 15 diad quando abrir volta td de novo ou vcs esqueceu que nao tem vacina o virus vai continuar por ai quando o povo sair pega igual ja aconteceu fico td parado quase n tinha caso liberou algumas coisas pra abrir começou a alimentar os casos quero ver como vai ficar depois as fábricas comércios td falidos e povo morrendo de fome pq governo nao tem dinheiro pra sustentar td mundo parado e casa
  • Horácio
    08/08/2020 7 Curtiram
    Texas brasileiro seguindo firme em sua capacidade de passar vergonha! Piada pronta essa cidade. HAHAHA
  • Emerson
    08/08/2020 11 Curtiram
    franca e os francanos sao um pessimo exemplo no combate ao covid
    • Maria
      08/08/2020 4 Curtiram
      Concordo plenamente !!!!
  • Hortencia
    08/08/2020 18 Curtiram
    Corretíssimo o SR PREFEITO, tenho acompanhado relatos de pessoas que se curaram.No início a IVERMECTINA funciona sim!
    • Anonimo
      08/08/2020 10 Curtiram
      Boa tarde! Já ouviu falar sobre método cientifico? Para um remédio ter eficácia comprovada, ele precisa passar por vários testes controlados, com vários grupos de pessoas, várias regiões, etc. Isso que você falou chama evidência anedótica, é quando apenas uma ou poucas pessoas falam que algo funciona. É igual eu falar que bebi água e fui curado, minha opinião sozinha não vale para nada, para certificar que um remédio funciona, é preciso fazer vários testes em várias pessoas, a experiência individual é irrelevante. Lembrando que o \"IVERMECTINA\" não tem comprovação cientifica e abaixa a imunidade, ou seja, além de ter a mesma eficacia que um copo de água, ele ainda vai aumentar o risco de você ter complicações ao contrair o vírus.
    • María
      08/08/2020 3 Curtiram
      Ridícula dê para sua família
    • Claudio
      09/08/2020 3 Curtiram
      Fake news não conta como fonte confiável senhora.
    • darsio
      09/08/2020 4 Curtiram
      Poderia indicar algumas dessas pessoas, mas acompanhados de relatos de médicos? Certamente que não, pois simplesmente você mente!
  • carlos
    08/08/2020 5 Curtiram
    Não tenho mais nada a comentar sobre este sujeito ridiculo.
    • Maria
      08/08/2020 2 Curtiram
      Nem eu !!!!
  • Cleuber de Sousa
    08/08/2020 15 Curtiram
    Impressionante o apego pela doença e o descaso pela vida, existem trabalhos que comprovam a Hidroxicloroquina, negar um tratamento em troca de ficarmos fechados em casa é no mínimo um desprezo pela ciência. Imaginemos a Pandemia acabando agora, o que a imprensa fará ? Torcer contra o quê?
    • Paulo
      08/08/2020 14 Curtiram
      Me apresente os estudos científicos publicados que comprovam a eficácia. “Estudo observacional” não tem base científica para comprovação.
    • Maria
      08/08/2020 3 Curtiram
      Ridículo dê para a sua família
    • Claudio
      09/08/2020 4 Curtiram
      Cara o Instagram da família Bolsonaro não é um fonte confiável de notícia não, se a oms, Anvisa, e 99,9% dos cientistas diz que não tem nenhuma eficácia comprovada. Mas o Bolsonaro diz que sim. Aí o babacao acredita no Bolsonaro. Pq largar de acreditar no Bolsonaro é largar de acreditar em si mesmo. Gado
    • darsio
      09/08/2020 5 Curtiram
      Vocês falam de estudos, trabalhos e de pessoas que comprovariam a eficácia desses medicamentos. Mas, não são capazes de nos indicar as fontes. Ou seja, leem algo no whatsApp e de imediato passam a creditar naquilo como se fosse uma verdade absoluta. Não deveria, mas vou lhe dar uma dica. Recentemente foi publicado nos principais jornais do país, resultados de pesquisas feitas pelos mais importantes hospitais brasileiros comprovando a completa ineficiência desses medicamentos no combate ao coronavírus. Além disso, a Sociedade Brasileira de Infectologia também publicou nota recente que confirma esse estudo dos hospitais. Poxa vida! Saia do whatsApp e vai ler alguma coisa em que se possa confiar!
  • João Paulo
    08/08/2020 14 Curtiram
    Cada um tem o pseudo-bozo que merece....
  • darsio
    08/08/2020 8 Curtiram
    É por isso e muito mais que Franca é uma das duas regiões do estado no vermelho. Como já disse antes, o francano está duplamente ferrado. De um lado é governado por um presidente psicopata e, por outro, é também governado por um prefeito profundamente ignorante.
    • ju
      09/08/2020 3 Curtiram
      franca esta no vermelhos por falta de utis e vai continuar pq onde ja se viu tao poucos leitos assim a culpa não e so povo ir trabalhar a culpa w da gestão da saude ai sempre foi pessima se fica meses ate ano pra conseguir consulta
  • Mario
    08/08/2020 9 Curtiram
    O medicamento ja curou o muita gente sim,so nao enxergam os que sao a favor do virus
    • Claudio
      09/08/2020 4 Curtiram
      Curou, o Porteiro do prédio, o tio da amiga do seu sobrinho, a vizinha da amiga da sua vizinha. Mas tá lá o Mário, repassando fake news que chega pra ele no zap
    • darsio
      09/08/2020 4 Curtiram
      Que legal! Poderia nos dizer alguns nomes? Ah! Mas não se esqueça de postar os relatos dos médicos atestando tal eficácia. Para de ler whatsApp e vai ler noticia de verdade, meu caro.
  • Beijamim
    08/08/2020 9 Curtiram
    Engraçado, não vejo o jornal torcendo para o vírus, ao contrário, o Vereador Correa Neves levantou a bandeira do Lockdowns já se faz algumas semanas, os médicos são contrários ao possível protocolo, incluindo, a hidroxicloroquina e a ivermectina, sob a alegação de que não há comprovação de sua eficácia. Pergunto: qual medicamento se encontra com a sua eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19, se sabem. porque estão deixando tanta gente morrer? Na falta de outro medicamento, vamos utilizar aquele que se tem em mãos.
    • Sandro
      08/08/2020 13 Curtiram
      Tomando a invermectina caso seja contaminado os efeitos são menores tomei hoje mesmo comprei com receita médica não temos vacina portanto a opção é esta se você não for infectado não cria resistência eu não tomarei a VACHINA do Doriana esquerdopata vou esperar a de Oxford a intenção da mídia é apenas derrubar Bolsonaro e quebrar a econômia a propósito publiquem este comentário porque o anterior até agora nada ou este jornal é parcial?
    • João Paulo
      09/08/2020 4 Curtiram
      Isso mesmo Sandro....tomou seu remédio de vermes...agora que está protegido está pronto pra mais uma churrascaria....PARABÉNS....rumo aos 2000 casos....
    • Claudio
      09/08/2020 1 Curtiu
      Sandro, na boa? Você fuma pedra só pode. De pessoas retardadas como você, que o mundo não necessita
    • darsio
      09/08/2020 2 Curtiram
      O Sandro precisa deixar a ignorância de lado. A questão é que não nos baseamos em politicagem para criticar o uso dessas substâncias. Isso porque preferimos acreditar em quem tem formação médica e científica do que num psicopata que, nada entende de saúde pública. Se o seu presidente mudar de postura, deixando o discurso de que sente muito e, de fato atuar ativamente no combate ao vírus, ele certamente e justamente será aplaudido. Mas, a permanecer com esse discurso covarde que, menospreza os mais de cem mil mortos, assim como os seus familiares, que então receba as críticas.
    • Mari
      09/08/2020 5 Curtiram
      Não existe medicamento eficaz. Você faz uma acusação grave contra os médicos e enfermeiros que trabalham duro para cuidar dos pacientes. Você está dizendo que eles estão deixando as pessoas morrem de propósito porque não querem usar um medicamento que não adianta. Aliás, como você sabe que não estão usando o medicamento? E se estiverem usando, mas não está resolvendo? E Sr Sandro do outro comentário, me passa seu nome completo porque se sair a vacina chinesa (tomara a Deus que sim), você terá seu nome marcado para não receber, não ter direito.
  • Gabriel
    08/08/2020 16 Curtiram
    Parabéns prefeito, lutando contra o GCN com as narrativas Manipuladas, sou totalmente a favor do prefeito nesse caso.
    • Maria
      08/08/2020
      Caso com ele !!!
    • Giovanna Ohyo
      09/08/2020 5 Curtiram
      Parabéns prefeito, chega de assistir essa sacanagem. É lobbie farmacêutico, outros metendo a mão no dinheiro público com a desculpa da pandemia, a imprensa não ajuda, apenas tenta controlar a guerra de narrativas e política. Parabéns, Deus te de força e abençoe.
  • Peter
    09/08/2020
    Morto de tanto rir dos comentários. Kkkk. Tem um aí que deu ctrl c / ctrl v em ridiculo e comentou em tudo. Kkkk
  • darsio
    09/08/2020 7 Curtiram
    Fico a pensar se a ignorância de certos seres possui limites. Como podem ser tão boçais assim que, sem a mínima formação em saúde e, contrariando médicos e hospitais, defendem o uso de medicamentos que, cientificamente comprovado, não possuem qualquer efeito no combate ao vírus? Não estamos aqui falando de politicagem, mas de saúde pública referendada pelos melhores centros de pesquisa, hospitais e infectologistas do país. Mas, os boçais, preferem acreditar no discurso do psicopata presidente. Infelizmente as pessoas de maior consciência está pagando pelos erros desses boçais.
  • Eder
    09/08/2020
    Li varios comentarios e o que eu tenho a dizer é o seguinte, ninguem sabe exatamente o que fazer, entao td q dez até ag nao deu certo, entao vamos esperar uma semana ou duas semanas pra ver os resultados. Ag se alguem tiver a soluçao q fale.
  • Sandro
    09/08/2020 4 Curtiram
    Dona Mari e Sr Darsio infelizmente é desgastante falar com pessoas que se acham acima de tudo é de todos portanto não vou perder meu tempo Dona Mari a senhora deve ter uma ligação gigante com STF Doria é assustador sua ameaça mas olha estou tremendo de medo e morrendo de preocupação com sua ameaça, isto é coisa de psicopata vai se tratar em vez de ficar ameaçando as pessoas de bem o primeiro sintoma da esquerda é jamais aceitar uma opinião ou comentário contrário ao seu isto sim é ser ignorante Sr Darsio é dona Mari
    • Mari
      10/08/2020 3 Curtiram
      Que ameaça, Sr. Sandro? Eu só pedi o seu nome para todos aqui serem testemunhas de que você não irá tomar a vacina da China que vai sair logo. Ou você é cão que ladra mas não morde? Fala para todos que é contra vacina, mas é o primeiro da fila quando liberar?
  • Maria Aparecida goncalves
    10/08/2020 1 Curtiu
    Isso já deveria ter acontecido a muinto tempo depois de perder muintas vidas.estou decepcionada com nosso prefeito.não cumpriu nada que prometeu.a secretaria da saúde nota zero di faz o que convém a eles .ridículo a saúde de franca deixa muinto a desejar.
  • Professor
    10/08/2020 3 Curtiram
    esses bozoquetes querem loucamente o tal do ozônio no chibiu.. gadaiada burra.
    • Professorzim
      10/08/2020
      Da aulas de como falar água? Kkkkk
  • Kkkkkkk
    10/08/2020
    Que ridículo, o cara não fez nada o mandato inteiro e quer imitar o Presidente agora só para ganhar popularidade. Em quando hipócritas chingam o único jornal que da a possibilidade de você comentar as notícias, coisas acontecem ruins estão sendo feitas com o seu dinheiro e ninguém percebe.
  • Renato
    10/08/2020 1 Curtiu
    Na minha opinião,o prefeito está certo em liberar o medicamento, até hoje ele não fez nada e reclamamos dele com razão,agora se o medicamento está sendo bom para algumas pessoas deixa usar melhor que não dar esperança nenhuma. Sou a favor do medicamento tomei estou muito bem, melhorou minha respiração, não tenho tosse e não precisei internar.. Respeito todos comentários este é o meu. Abraços a todos que possamos suportar de pé até a vacina ser liberada.
  • Décio
    13/08/2020
    Parabéns ao Prefeito Gilson e aos demais agentes de saúde de Franca. Estão fazendo realmente o que uma elaboração racional indica, apesar de todo o esforço daqueles que preferem abandonar o cidadão à doença. É preferivél errar por excesso do que por omissão. Esse mimimi do contra já encheu o saco!
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

31°
21°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2301
    Sorteio: 17, 18, 35, 36, 47, 52 Data: 19/09/2020
  • Quina: 5370
    Sorteio: 07, 10, 29, 41, 68 Data: 19/09/2020