20 de setembro de 2020

Opinião

A revelação de Deus

Opinião 09/08/2020

Com a graça de Deus estamos vivendo mais um dia a Ele consagrado: o domingo. Os ensinamentos da sua Palavra nos revelam quem Ele é e como fica conosco.

Primeira Leitura: Iª livro dos Reis 19.

Elias viveu num período histórico caracterizado por profundas mudanças políticas e sociais.

Estamos no século IX antes de Cristo.

A leitura de hoje nos conta que, tendo chegado ao Oreb, Elias recebe a revelação de Deus.

Para grande espanto seu, porém, Elias percebe que o Senhor não se encontra no vento, nem no terremoto, nem no fogo, mas no murmúrio de uma leve brisa.

Mudando o modo de se revelar, o Senhor quer dar a entender ao profeta que o seu modo de imaginar a face de Deus não é puro.

Não é fácil para Elias mudar de mentalidade e aceitar uma nova imagem de Deus, diversa daquela à qual está acostumado e na qual sempre acreditou firmemente.

Segunda leitura: Romanos 9.

Neste trecho da Carta aos Romanos Paulo enfrenta um problema que o angustia profundamente: porque os judeus, seus patrícios, rejeitaram a Cristo?

Quando esta carta foi escrita tinham decorrido quase trinta anos da morte e ressurreição de Jesus.

Na leitura deste dia, ele revela que estaria disposto até a ser excomungado e separado de Cristo, se isto pudesse servir para recuperá-lo. Trata-se, obviamente, de um modo de falar paradoxal, que mostra, porém, quanto ele sofre com o problema.

Evangelho: Mateus 14.

Quando nos Evangelhos encontramos que Jesus cura os doentes, se aproxima e toca os leprosos, expulsa os demônios entendemos logo que, através destes gestos ele quer revelar o amor do Pai para todos aqueles que sofrem no corpo e no espírito. Mas, no episódio narrado hoje, o que é que ele quer revelar?

Os discípulos se deram conta que, na pessoa do Mestre, revelou-se o próprio Deus. Eles conseguiram ver nele o vencedor de todas as forças do mal.

Em nossos dias, diante das forças do mal que se verifica quer dentro da Igreja, quer fora (injustiças, corrupção, violências, abusos de poder...) os seguidores de Cristo podem sentir-se extraviados. Mas não há motivo para ter medo. Eles sabem que ao seu lado está o Ressuscitado, que nos momentos difíceis lhes estende a mão e lhes comunica a sua força.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais José Geraldo Segantin

CLIMA EM FRANCA

31°
21°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2301
    Sorteio: 17, 18, 35, 36, 47, 52 Data: 19/09/2020
  • Quina: 5370
    Sorteio: 07, 10, 29, 41, 68 Data: 19/09/2020