20 de setembro de 2020

Gazetilha

GAZETILHA

Não bastam os leitos

Novos leitos de UTI são fundamentais, mas não bastam. Se nada for feito para conter o avanço da pandemia em Franca, do ritmo de contágio, de internações e de mortes, não termos como avançar de fase. Muito menos, de socorrer quem precisa.

Gazetilha 09/08/2020

“O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica”

Norman Vincent, pastor e escritor americano

 

A última semana foi marcada por notícias difíceis para os brasileiros, de modo geral, e para os moradores de Franca e região, particularmente. Foi no sábado que o país alcançou a trágica marca das 100 mil vítimas de coronavírus. Cem mil vidas perdidas para o vírus, muitas delas desnecessariamente ceifadas por conta de uma divisão que assola o país e que faz com que, mesmo depois de cinco meses de pandemia, muitos ainda ignorem seus riscos, minimizem a gravidade dos sintomas, apostem em “medicamentos” reprovados pela medicina por serem inócuos e se considerem super-heróis imunes ao vírus.

 

Um dia antes, na sexta-feira, o governo do Estado de São Paulo anunciou a classificação das 22 regiões de Saúde para a próxima quinzena. Nada menos de 15 regiões puderam comemorar a fase Amarela, quando restaurantes, bares, academias de ginástica, salões de beleza e o comércio podem funcionar, com poucas restrições. Outras cinco tiveram menos sorte e foram colocadas na fase Laranja, onde podem funcionar apenas estabelecimentos comerciais, por algumas horas por dia. É ruim, mas é bem menos grave do que a situação das duas únicas regiões mantidas na fase Vermelha, a de máxima restrição, onde nada, além dos serviços essenciais, pode funcionar de portas abertas. Uma delas é Registro, no Vale do Ribeira, área mais pobre do Estado. A outra é justamente a nossa Franca. Não foi uma surpresa. Há semanas venho alertando que isso aconteceria. Desde a última segunda-feira o portal GCN já antecipava que, com base nas estatísticas oficiais, a fase Vermelha era certa. Foi o que aconteceu.

 

Infelizmente, nem os brasileiros, com honrosas exceções, nem os francanos, idem, parecem aprender com as lições que a pandemia ensina a cada semana. Fui o primeiro a avisar, há mais de dois meses -  quando comerciantes, donos de academia, religiosos e outras categorias pressionavam na Câmara Municipal pela abertura de tudo - que o momento era de cautela. Fui voz isolada no Legislativo e duramente criticado pelos que apregoavam que “estava tudo bem”, que tínhamos condição de estar na fase Verde. Naquele momento, insisti, apesar da violência irracional de muitos que preferiam me achincalhar, que o problema de Franca não estava no número de casos nem de óbitos, mas sim, na capacidade – ou falta dela – hospitalar.

 

Até por dever de ofício, sou estudioso, e desde o princípio dedico parte do meu dia a analisar os dados da Vigilância Epidemiológica do município e do Estado. Estava claro, e disse isso publicamente, mesmo diante de pesadas críticas, que o número de leitos de UTI era insuficiente. Que quando os casos aumentassem, o que seria inevitável, observado o ritmo de crescimento da pandemia por aqui nas semanas anteriores, não teríamos leitos para tratar as pessoas. E que, com uma ocupação acima de 80% dos leitos do SUS, estaríamos condenados a ficar na fase Vermelha. Disse que, naquele instante, não era hora de discutir abertura, mas sim de lutar, urgentemente, por mais leitos. Preferiram criticar e zombar. Virei meme, fui criticado por adversários políticos e atacado violenta e covardemente até mesmo por alguns que diziam representar, paradoxalmente, os pacíficos ensinamentos de Jesus Cristo. No final, eu estava certo. Nunca ninguém se desculpou pelas ofensas. Nem pelo erro de avaliação.

 

Demorou, mas há pouco mais de um mês enfim a cidade acordou para a necessidade de mais leitos. Pressionados pela triste realidade de ver a Santa Casa operar com 100% de ocupação na Ala Covid e com gente no Pronto-socorro à espera de uma vaga que não existia, políticos das mais variadas vertentes se uniram no discurso de necessidade urgente de ampliar a capacidade hospitalar para receber quem precisa de atendimento. Infelizmente, o entendimento não foi total. Alguns, incapazes de fazer um “mea culpa”, voltaram sua artilharia contra as cidades da região, como se fossem elas as responsáveis pela sobrecarga do sistema de saúde.

 

O próprio prefeito de Franca, Gilson de Souza, chegou a gravar vídeo onde cometia duas atrocidades. A primeira, dizer, sempre indiretamente, como é de seu habitual feitio, que a região era a culpada por ocupar 70% dos leitos da Santa Casa. É verdade, assim como é verdade que todas as regiões do Estados vivem idêntica situação. Hospital público grande, de referência, capaz de cirurgias e atendimentos complexos, é privilégio apenas das sedes das regiões. As menores cidades têm unidades básicas ou prontos-socorros. É assim em toda parte. Mas Gilson, incapaz de assumir sua responsabilidade, acenava com a ideia de que Franca estava ótima e se, não fosse a região, não haveria problema. Só esqueceu de dizer que, se não fosse a região, também não teríamos a Santa Casa custeada pelo Estado. Ou seja, o problema seria o mesmo. Para piorar, ainda disse que “a Franca está superando o Covid”, quando os números mostram exatamente o contrário, reforçando, de forma equivocada, a ideia de que basta ampliar o número de leitos para resolver o problema.

 

Gilson errou ao ceder a pressões e avacallhar a fase Vermelha em Franca, limitando o trabalho de fiscalização. Errou de novo ao travar por meses a instalação de novos leitos de UTI na Santa Casa, por conta de uma burocracia que fracassa miseravelmente em enfrentar. Errou outra vez ao apostar em “curas milagrosas”, que não se mostraram eficazes em nenhum lugar do mundo, como forma de combate ao coronavírus. Errou, por fim, ao sinalizar para a população que está tudo bem e que basta instalar mais leitos que vamos avançar.

 

Diferente de outras regiões do Estado e do país, Franca não chegou ao platô, quanto a establidade e alcançada. Por aqui, estamos em curva ascendente de casos, de internações e de óbitos, num crescimento exponencial. Basta olhar os números do governo paulista e da própria prefeitura. Franca fechou o mês de março com apenas 1 caso confirmado e nenhuma morte. Abril encerrou com 36 novas confirmações e a primeira morte pelo vírus. Maio trouxe 87 novos positivos e outra morte. Junho teve 247 infectados e 6 óbitos. No mês de julho, foram 943 casos e 26 vítimas fatais. Agora, em agosto, apenas nos primeiros oito dias do mês, já contabilizamos 623 casos positivos de coronavírus e 12 mortes. Basicamente, nesta primeira semana de agosto já tivemos 50% mais de mortes e duas vezes mais casos do que no acumulado de março a junho.

 

É exatamente por analisar os dados que propus, há quase um mês, que Franca adotasse um lockdown parcial, como foi feito, com êxito, em dezenas de municípios brasileiros – e, com muito mais rigor e eficiência, em países inteiros. Aumentar leitos é fundamental, mesmo porque há gente esperando na fila por atendimento, mas não basta. É preciso, neste instante, conter também o ritmo de contágio da doença na cidade.

 

Sem isso, Franca corre o risco de, na próxima avaliação, ser a única região mantida na fase Vermelha – ou, na melhor das hipóteses, apenas seguir rumo ao Laranja, o que pouco ajuda. Quem dedicou alguns minutos do seu tempo para ouvir o que diziam as autoridades do Estado na tarde da última sexta-feira, ao invés de apenas praguejar, percebeu que a região de Registro tinha nota para avançar para a fase Laranja. Registro foi mantida forçosamente na fase Vermelha apenas porque o governo acha precoce promovê-la, mas nota aquela região tinha. A gente, não. E para piorar, ainda que consigamos resolver o problema dos leitos, a nossa avaliação na Evolução da Pandemia, que mede exatamente internações e óbitos, está disparada e pode nos segurar no Vermelho.

 

Na última sexta-feira, quando ainda não estavam no comparativo os números dos últimos dias com a enxurrada de casos de quinta, sexta e sábado, mal tínhamos nota para ficar na fase Laranja. Se nada for feito para conter o contágio, se a fiscalização não for reforçada e respaldada, se o fluxo de pessoas nas intermináveis filas que se formam em algumas lojas não for contido, e se os jogos de futebol e as festas não forem coibidas, poderemos ficar retidos mais uma vez não apenas pela falta de leitos, mas também pela evolução da doença.

 

É preciso agir, e agir muito rápido. Quinze dias passam voando. Os leitos que a Santa Casa adicionou estão tomados. Os novos, que sequer foram contratados, ainda vão demorar muito, até porque a própria instituição já avisou que, mesmo com dinheiro e respiradores, não consegue implantar mais do que 5 novos a cada 15 dias. Conter a disseminação do vírus é crucial. Que aqueles que têm a responsabilidade de agir e ignoram mais este alerta não venham amanhã dizer que não sabiam. Ninguém aguenta mais a quarentena, mas é preciso seriedade e trabalho duro para sair dela. Não serão os discursos demagógicos e a covardia que vão nos tirar de onde estamos. O tempo corre rápido. A necessidade de atender quem precisa de socorro, também.

 

PS: impossível terminar o texto de hoje sem registrar a postura do presidente Jair Bolsonaro diante dos 100 mil mortos. No sábado em que superamos a trágica marca, o presidente foi às redes sociais para celebrar a vitória do Palmeiras. Não que o Verdão não mereça, mas é inacreditável imaginar que ele tenha se preocupado mais com isso do que com as mortes de tantos brasileiros. Neste domingo, manifestou-se sobre o Líbano, que também merece apoio e suporte, mas em cuja tragédia morreram 150 pessoas, nenhuma delas brasileira. É um número 666 vezes menor do que as vítimas do Covid por aqui, às quais ele reservou apenas na tarde de domingo um texto insensível e, mais uma vez, recheado de comparações ilógicas e falaciosas. Lamentável, para dizer o mínimo. Vergonhoso e revoltante, para resumir o que sinto.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • João Paulo
    09/08/2020 7 Curtiram
    LOCKDOWN aos sábados é domingos JÁ !!!!!!!
    • Guilherme
      10/08/2020 26 Curtiram
      ainda com isso? já deu né! fica na sua casa e não enche, se não quer sair.
    • João Paulo
      11/08/2020 4 Curtiram
      Desculpe Guilherme mas acho que não pedi a sua opinião...
    • darsio
      12/08/2020
      Eu achoe que o guilherme é e livia! Pra escrever uma baboseira e depois ficar curtindo várias vezes o lixo que escreveu. Então, só pode ser a lívia mariana.
  • Luciana Nicolela
    10/08/2020 6 Curtiram
    Prezado Corrêa Neves, concordo com cada palavra escrita por você. Como sempre brilhante em suas explanações. Só faltou dizer que o nosso prefeito tem se fingido de cego. Estamos na fase vermelha onde muitos serviços não deveriam funcionar mas é só andar muito pouco pela cidade e vermos igrejas evangelicas tendo cultos, academias e lojas funcionando normalmente. Impossível que ele como governante não saia pela cidade e comprove.
  • Luis
    10/08/2020
    Matéria esplêndida, parabéns.
  • Luis
    10/08/2020 1 Curtiu
    Fecha tudo, inclusive a semana toda. O povo não respeita e a prefeitura não consegue fiscalizar a cidade toda.
  • José osmar
    10/08/2020 37 Curtiram
    Com todo respeito sr.Vereador ,vamos esclarecer :para mim a maior culpa e do governador ,como que ele queria enfrentar essa Pandemia com miseros 17 leitos ,para uma região de 511mil pessoas , recursos os governadores reberam e alem disso o STF outorgou a responsabilide de gerir a Pandemia aos governadores e Prefeitos ,alem de que a OMS não tem tido a competência de lidar com a Pandemia e sr. ainda vai isentar a China que e uma Fabrica de vírus a céu ABERTO, agora so por interesse colocar na conta do Bolsonaro , e muita CANALHICE , esta e minha opinião e de muitos Brasileiros.
    • darsio
      10/08/2020 5 Curtiram
      Cara. Ao menos uma vez na vida procure se fazer mais sensato. Coloque fim a essa sua paranoia de China e, reconheça que o Bolsonaro é omisso. Se no dia seguinte ele rever sua postura e buscar atuar ativamente e, em parceria com os municípios e estados, ele será muito elogiado. Mas, para tanto deve mudar a sua postura.
    • Anônimo
      10/08/2020 7 Curtiram
      Sua fonte é o whatsapp. Bolsominion não tem opinião, segue a seita do babaca. Direitopata é doença sem cura.
    • Maria
      10/08/2020 3 Curtiram
      Eita de novo o Zé feitiche falando do Dória. Que coisa feia , muda de assunto ou vai acabar pirando por causa do Dória
    • darsio
      10/08/2020
      O Jose Osmar! Você não faz outra coisa na vida? Só sabe nos encher com as suas asneiras e ficar curtindo esse monte de merda.
  • Francisco Matos
    10/08/2020 3 Curtiram
    Gilson peca muito na administração municipal, todavia a desgraça maior está na pessoa, se é posso trata-la assim, que ocupa o cargo de presidente do Brasil. É um GENOCIDA.
  • darsio
    10/08/2020 4 Curtiram
    De fato, para qualquer lugar que olhamos, lá está um grupo de pessoas muito próximas umas das outras e, com as máscaras abaixo do queixo. Fico a pensar até que ponto as pessoas podem ser tão ignorantes assim e, não ter o mínimo de amor a própria vida e as de seus familiares. Franca já fez a algum tempo, a sua opção para a reabertura da economia. A escalada no número de mortes e de contaminação é uma sequela já prevista. E, assim caminhamos para uma situação em que muitos desses ignorantes ou familiares seus, deverão residir definitivamente em um dos cemitérios da cidade. E, lá do céu ou do inferno, ouvirão o mito dizer que sente, mas que a vida segue. Afinal, o mito e sua família não precisam se preocupar, pois para eles jamais faltará qualquer recurso médico ou hospitalar.
  • Carlos
    10/08/2020 4 Curtiram
    O prefeito agora quer o votos do gado bolsonarista ao instituir o protocolo do remédio dos piolhos e das emas. Virou outro ignorante bolosomion
    • Daniel de Oliveira
      10/08/2020 3 Curtiram
      E uma vergonha esse prefeito de Franca
  • Asdrúbal da Franca
    10/08/2020 4 Curtiram
    A postura do prefeito, assim como de grande parte das pessoas que desrespeitam sistematicamente as regras de isolamento social, refletem a conduta irresponsável, burra e criminosa do sujeitinho acéfalo que ocupa o cargo de maior mandatário da nação. Se nas suas macaquices ele faz troça do risco e do sofrimento, os 30% de fanáticos que o seguem e mimetizam seu comportamento, reproduzem tal e qual sua conduta. Me surpreende que, tendo ultrapassado a marca de 100 mil mortos, tenha aqui ainda uns desacerebrados que insistam em isentar o orangotango que nos governa e persistam em delírios conspiratórios que atribuem a culpa à China. O país está doente e o símio com a faixa presidencial comemora o título do Parmera...E os adoradores de Orangotango-Mito aplaudem!! É duplamente triste e trágico!!
    • Livia
      10/08/2020 22 Curtiram
      Então a culpa não é do PCC que criou o vírus praticamente, impediu que fossem divulgados os números, ameaçou o médico pela segunda vez na história. A primeira foi a SARS COV 1. colocaram o mundo em risco pq quiseram mentir e enganar a população igual todo comunista faz e agora ninguém cita isso. Querem colocar a culpa no presidente brasileiro, sendo que o vírus é chines, surgiu na China e se espalhou graças ao autoritarismo do PCC, que não permite a liberdade do seu povo. O médico que morreu quase foi preso pq pediu para que tomassem cuidado com o vírus. Inadmissível que defendam esses criminosos chineses e tentem colocar a culpa no nosso presidente que é aprovado pela maioria da população, segundo o datapoder, que já é suspeita.
    • darsio
      10/08/2020 4 Curtiram
      Livia mariana! Chega de de tanta merda! Vá buscar outro espaço para defecar suas cacas! E, não pense que somos idiotas, pois sabemos que você fica o dia todo curtindo os seus próprios comentários.
  • Livia
    10/08/2020 24 Curtiram
    Comunista Neves como sempre nunca decepciona a extrema esquerda e os esquerdotapatas. Na luta para enfiar o comunisto goela abaixo dos leitores alienados ele modifica os fatos e omite fatos relevantes. Um deles, é que o vírus é Chinês sim! Esse é o vírus do Partido Comunista Chinês. Negligenciaram a situação, e pela segunda vez tentaram esconder um vírus do mundo. A primeira vez foi a SARS, é necessário que todo cidadão de bem resolva boicotar a China, que o mundo resolva acabar com o Partido Comunista Chinês, a culpa não é dos chineses, mas sim do PCC. O mundo deveria levantar barreira contra a China até o Partido Comunista Chinês deixar o poder. Mas o colunista nem cita os comunistas no texto, claramente está protegendo a ideologia que ele defende. Criticam o fato do melhor presidente da história do Brasil comemorar o título, como se fizesse diferença a comemoração ou não. Há ainda a omissão gravíssima onde o STF tirou a autoridade da presidência para agir, de modo que o presidente não pode fazer nada. As mortes são culpas dos prefeitos e governadores, que insistem em medidas ineficientes. Não permitem nem que a população se medique com Cloroquina e ainda muitos governadores roubaram o povo na compra de insumos. João Dória e Covas reduziram a frota de onibus na capital gerando aglomeração. Em suma, 90 por cento dos mortos são de idosos, o presidente tendo a ciência disso, propôs o isolamento vertical e a aplicação de cloroquina que reduziriam 90 por cento as mortes, mas a oposição por birra não aceitou, e agiu como ditador querendo prender e cercear as liberdades do povo. Isso Comunista Neves não cita no texto, os governadores corruptos que superfaturaram respiradores tbm não são citados. Artigo de digno de um militante comunista, o que não é errado, mas deveria admitir a parcialidade.
    • Maria
      10/08/2020 5 Curtiram
      Voltou afff tava ótimo sem seus comentários fakes , ou vc pensa que engana Sra Livia
    • Livia
      10/08/2020 11 Curtiram
      Parei de comentar não gosto de discutir com os comunistas fanáticos. Tenho direito de comentar, embora o autoritarismo da esquerda latente em alguns aqui pretenda censurar os comentários divergentes. Tipico dos comunistas ditadores, igual ocorreu na China. Comunista não gosta da liberdade alheia, gosta de ser tirano, ninguém pode discordar deles. Se está incomodada é só não ler e pronto, simples assim. Na democracia é assim que funciona.
    • Asdrúbal da Franca
      10/08/2020 1 Curtiu
      Pronto Lívia, conseguiu: já é hors-concours também! Ninguém consegue delirar mais obtusamente que você nos comentários! Duas coisas agora: 1) seja coerente com sua proposta de boicote à China e elimine o uso de seu aparelho celular, tablet ou computador; a não ser que você os tenha construído artesalmente em sua casa, a partir de artefatos que obteve aí mesmo, somente assim não terá não haverá nenhum componente chinês em seu aparelho. Essa coerência nos livraria permanentemente de seu delírio diário, insensível e inconsequente nessa página. Mas, como coerência (e inteligência) não é o forte dos orangotango-minions, duvido que o fará! 2) Para um orangotango-minion é supercomum um mandatário da nação comemorar futebol com a responsabilidade por 100 mil mortes nas costas; os orangotangos não passaram pelo mesmo processo civilizatório que o homo-sapiens em sua evolução, por isso, condutas como respeito, solenidade, alteridade lhes são estranhas! É só ver a expansão desenfreada de feminicídios, demonstrações de homofobia, transfobia, racismo e segregação social, nesse ano e meio de desgoverno do presidente Orangotango!! Parece que hoje você exagerou em sua cachaça com cloroquina...O que tem misturado nela: remédio de piolho e ozônio?
    • darsio
      10/08/2020 1 Curtiu
      De novo Liviamariana? Acessando um site comunista? Ah, não! Vive metendo o pau no jornal, mas não para de acessá-lo. E, para piorar o infesta com as suas merdas fétidas! Vá defecar em outro lugar, minha cara!
  • José osmar
    10/08/2020 21 Curtiram
    Os xing ling não aguenta ouvir a verdade nua e crua ,eu sei que ser derrotado doi muito ,principalmente para os Nescios,os Arrogantes e Prepotentes ,mas 2022 esta ai ,quanto mais vcs mentem ,mais Bolsonaro cresce , agora vai ser no 1º TURNO ,Chora ESQUERDALHA mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi CORRUPTOS.
    • Asdrúbal da Franca
      11/08/2020
      Orangotango-minions são caras que enchem a boca pra chamar os outros de corruptos, mas são daqueles que querem levar vantagem em tudo, sonegam impostos, dão cano no pagamento do pedreiro, vendem carro com motor prestes a dar pau...Eu mesmo conheço algumas dezenas assim: são o espelho de toda escrotidão, mas corruptos sempre são os outros! Foi esse o Brasil que saiu vitorioso das urnas em 2018...não é por acaso que o país tornou-se uma piada global. Vejam o exemplo do orangotango-filho, que é honestíssimo e encontra caras bonzinhos, como o Queiroz, pra pagar boleto de 20 mil no banco quando eles não têm dinheiro no bolso...Pra depositar uma grana responsa na conta da esposa dele...kkkkkkkkkkk
  • Antonio
    10/08/2020 19 Curtiram
    ...quem nasceu para ser vereador medíocre numa cidadezinha como Franca, nunca chegará a ser um Bolsonaro....de nada adianta a inveja...
    • Darsio
      10/08/2020
      Mas, é muito fácil ser como o bozo. Basta falar asneiras que atraem ignorante e se comportar como um psicopata!
    • Asdrúbal da Franca
      11/08/2020 2 Curtiram
      Quatro receitas de sucesso para chegar a ser um Bolsonaro: 1) bata com a cabeça na parede com bastante força umas 15 vezes: quando não consigar mais raciocinar e só babar, pronto...vc já é um Bolsonaro; 2) esqueça todos os valores morais, cristãos e laicos, que você aprendeu ao longo da vida: quando perceber que já perdeu quaisquer escrúpulos, pronto...você já é um Bolsonaro! 3) junte uns trutas, organize uma mílicia e ponha-os para barbarizar a população pobre da periferia e, pronto...você já é um Bolsonaro; 4) Converta-se ao hinduísmo, morra e reencarne como um orangotango...pronto, você já é um Bolsonaro!
  • jorge
    10/08/2020 19 Curtiram
    quem tem que implantar leitos é o governador doriana,para de encher o saco do bolsonaro.
  • José osmar
    10/08/2020 18 Curtiram
    O Darsio ja sei vc tem vocação pra Vaso Sanitário ,toda vc clama merda,merda merda merda merda.Darsio cultura não e inteligência ,sai dessa vida que ainda da tempo de ser feliz,Ah aprenda a respeita as urnas e o voto da maioria,a não ser que vc seja também um DITADOR ,ai ta lascado não tem conserto pra vc.
    • darsio
      10/08/2020 1 Curtiu
      Mas, o que eu posso dizer? Você e outros só dizem merda! É merda mesmo, sô!
    • Darsio
      10/08/2020
      José Osmar! Que merda, hein!
  • Anderson Ribeiro
    10/08/2020 20 Curtiram
    Realmente a militancia de esquerda é uma verdadeira perda de tempo é a escória humana. Perfis com evidentes problemas psiquicos. Ofendem, agridem gratuitamente e se auto declaram sábios. Como dar credibilidade? Bolsonaro, livrai-nos desse mal. Livia, José Osmar e outros que defendem a moralidade, temos que conviver com esses seres abjetos em seus manifestos, mas lembrem-se, cada injustiça que imputam ao presidente e aos valores que ele representa, nos tornamos mais fortes e a opinião publica está entendendo isso basta ver as curtidas nos comentarios. Não parem de comentar e expressem sim seus pontos de vistas neste espaço.
    • Asdrúbal da Franca
      11/08/2020
      kkkkkkkkkkk...Bolsonaro, valores e moralidade na mesma frase...kkkkkkk Assim, você nos mata de rir Anderson!!! Isso mesmo não deixem de postar aqui seus comentários: são hilários...kkkkkkkkk O sujeito defende um racista, machista, homofóbico, miliciano e, mais recentemente, genocida, e tem coragem de falar de valores !!! kkkkkkkkk Eu não me canso de me surpreender com essa gente de bem, criminosa, bandida e sem escrúpulos...kkkkkkk
    • darsio
      11/08/2020
      Mas, que merda é essa sô?
  • sandro spfc
    11/08/2020 3 Curtiram
    voce ter simpatia ou admiraçao por um governante tudo bem e seu direito agora nao querer atribuir a ele nenhuma responsabilidade por erros ou querer jogar a culpa dele para outros e muita burrice meu deus aonde vamos parar com essa(jumentaiada)bolsonaro tem sim uma parcela enorme de culpa pois e o governante maximo o almofadinha do doria pois toma atitudes no minimo controversas e politicas o sr Gilson tambem pois fica quefendo dar jeitinho em tudo sendo que tinha que tomar atitudes de um governante firme.a populacao tambem tem culpa pois nao esta nem ai pra nada agora penso que muota coisa pode ser feita para amenizar o problema em nossa cidade temos os que votaram no sr 17 e os que nai votaram temos os que votaram no sr 25e is que nao votaram a china esta pouco se lichando pra nos trochada ficar ai de mi mi mi falando deles nao vai adiantar nada a economia deles esta crescendo me parece sim que isso faz parte de uma guerra mas vc mortal francano deve se unir pela cidade em prol de arrumarmos uma solucao o brasil e baba ovo dos states sao paulo e a preferida dos politicos pq da mais dinheiro ribeirao tem uma economia mais forte e e sempre lembrada e franca sempre de lado se os proprios moradores ao inves de batalharem unidos por uma solucao ficarem ai com essa ladainha essa batata quente de a culpa e do bozo e do mariana e do alexandre e do gilmar e do roberto engler ai sim.a (vaca vai pro brejo)
  • José osmar
    11/08/2020 9 Curtiram
    Na verdade Anderson A Esquerda se nega em contemplar A Verdade, ou seja quanto mais Mentem mais se afundam na areia Movediça da Derrota e Bolsonaro cresce para desespero deles ,a atitude deles são de Ditadores que não respeita o vota do povo Brasileiro,Ditadores querem impor a sua vontade a qualquer custo não se importando com a nossa Pátria.
    • Asdrúbal da Franca
      11/08/2020 1 Curtiu
      As verdades dos orangotango-minions são, entre outras: a é terra plana; cloroquina cura covid; mamadeira de piroca e kit gay são políticas públicas; filho do Lula é dono da Friboi; armar a população diminui a violência urbana; Bolsonaro tem cérebro e é honesto...E aí querem que as pessoas normais compartilhem da mesma percepção de mundo deles! Seria o colapso da civilização se isso acontecesse, meu caro...Vocês deveriam nos agradecer!!! A vida inteligente no país só resiste porque nós não sucumbimos a esse delírio coletivo !!
    • Asdrúbal da Franca
      11/08/2020 1 Curtiu
      Só mais uma coisa: que verdade é essa que não tem vírgula Zé Osmar ???? !!!!! Um pensamento sem vírgula é uma mentira contada depressa pra ninguém perceber a grande besteira que está sendo dita !!! kkkkkkkk
    • darsio
      11/08/2020 1 Curtiu
      Mais outra merda José Osmar?
  • José osmar
    11/08/2020 11 Curtiram
    A Esquerdalha ainda não compreendeu que maquer a realidade nao cola mais,e a Mentiropatia so faz crescer Bolsonaro temos cabos eleitorais gratuitos ,antes eles ganhavam um pãozinho com mortadela , agora faz propaganda eleitoral gratuita .Acho melhor vcs fica quietinho fazer o mea culpa e respeita as urnas ,Ah estava me esquecendo Ditadores não respeita ninguém.
    • Asdrúbal da Franca
      12/08/2020 2 Curtiram
      Bolsonaro só cresce quando Queiroz bota dinheiro na conta da mulher e dos filhos dele...De resto, a única coisa que cresce é a quantidade de vidas perdidas por conta da incompetência, irresponsabilidade e incapacidade desse orangotango sem alma e sem cérebro que você chama de Mito!! Ah, cresce também a vergonha do país no cenário global...A múmia do prejumento é ridicularizado por todas as autoridades respeitáveis no mundo!! Última coisa, Zé: não adianta colocar vírgula aleatoriamente (como fez aqui); tem que ser onde realmente a leitura faz uma pausa!! Como ninguém minion lê, não sabe escrever...Tá ruim de dominar o mundo assim...kkkkkkkkkkk
    • Asdrúbal da Franca
      12/08/2020 1 Curtiu
      Maquear a realidade? Mentiropatia? Ué, mas não foi você mesmo que veio na semana passada com uma pesquisa do Lula, dizendo que era a popularidade do Orangotango-Mito? A realidade da minionzada medonha é fake news 24 horas!!! O Bozo pra ser popular tem que ser Lula...kkkkkkkkkkkk Melhor mortadela que cloroquina e vermífugo pela goela !!! Eita miniozada tenebrosa !!!!!
  • José osmar
    12/08/2020 5 Curtiram
    Agora esta confirmado os caras estão tendo até delirios ,desespero e pouco,paranoia acompanhada de ilação,a bestialidade chegou a niveis extremos , e o Bonde da Esquerdalha Jumentica Lupaniana fake newsera e companhia.
    • Asdrúbal da Franca
      12/08/2020
      kkkkkkkk A minionzada pira, pois não tem senso de humor (a não ser pra piada racista, machista e homofóbica) e não sabe escrever!! A casa do Orangotango-Mito está caindo, porque ele e sua familícia são uma horda de bandidos, e os minionzianhos não têm pra onde correr e estão com vergonha porque defenderam o fascínora com unhas, dentes, fanatismo e altas doses de cachaça com cloroquina...kkkkkkkk A vida dos orangotango-minions é uma espiral de mentira; até a terra deles é plana...kkkkkkk A terra é rendonda, Zé Osmar, redonda!! Há 500 anos atrás Galileu já sabia disso!!! kkkkkkk
    • Asdrúbal da Franca
      12/08/2020
      Se há desespero na esquerda é por ver que há uma manada de jumentos destruindo o país a coice...Que Brasil restará para os meus netos???? O Brasil no qual a metade dele fica no Hemisfério Norte??? A elite da minionzada (general Pazuello) acha que neva no Amapá ou no Sergipe...Escreve \"paralisação\" com z (ministro Weintraub, da Educação)...Acha que o peixe é inteligente o bastante para desviar da mancha de óleo (secretário da Pesca)...(aquele mesmo peixe não reconhece um anzol com uma minhoca)...kkkkkkk O que esperar do futuro??? É fake news tudo isso que falo aqui??? Como diria o grande gênio que foi ministro da Educação: \"imprecionante\"...kkkkkkkkkkk Ê, minionzada medonha !!!!!!
  • Cleuber Alves de Sousa
    12/08/2020 2 Curtiram
    concordo, também precisamos de uma câmara municipal que pelo menos ajude ao invés de ficar criticando, não na Covid mas em todos assuntos.
  • José osmar
    12/08/2020 4 Curtiram
    E agora Asdrubal dopoliticamente correto ,Doria testou positivo,responde ai pra nos? Ele se contaminou porque? Vc se e a Esquerdalha se dizem \"expert \" em Pandemia ,no que ele errou?Não seguiu as recomendaçoes da Magnânima OMS? Eu so espero que pelo menos seja honesto se toma a Hidróxido-Cloroquina ele responda , assim como seu secretario dr.David Uip,e também o prefeito Bruno Covas (apesar de estar com CA) não relataram nenhum efeito adverso. Então sr. Asdrubal queremos o teu retorno com a devida coerência,sem se desviar do foco ,apesar da sua dificuldade interpetrativa.Mas desejamos pronta recuperação ao sr, Governador , apesar de ter se esquecido de Franca e Região
    • Asdrúbal da Franca
      12/08/2020
      Doriana testou positivo porque não cumpriu adequadamente as recomendações de isolamento social...Simples assim! Qualquer um que veja TV e se informe por jornalismo sério (e não por correntes do zap como os orangotango-minions) sabe disso!! Se a mulher dele recebe socialite em casa e conversam sem máscara, acham que ele, que ainda cumpre funções de um governador, está fazendo diferente? Zé, entenda uma coisa de uma vez por todas: o Doriana é um político de direita, com todos os defeitos de um sujeito de direita! Não é porque ele encabeça algumas diretrizes com as orientações da OMS, que é de esquerda. Só na cabeça orangotânica de vocês minions, o Doriana é esquerdista! Ninguém que seja de direita e tenha um cérebro pensaria uma coisas dessas!! Eu sei que você mesmo, minion-direitista que é, votou no Doriana em 2018 e agora se arrependeu porque ele não é tão abestalhado como o presidente orangotango!!! Respondido com a devida coerência!
  • darsio
    12/08/2020
    Não entendi. A avó da primeira dama morreu de covid19. O bozo esqueceu de lhe dar cloroquina? Isso é um crime, pois a cloroquina traria a cura. Não é verdade bolsominios?
  • José osmar
    13/08/2020 5 Curtiram
    So na sua cabeça o PSDBe de direita, Partido Socialista agora e de direita ,a narrativa sua e do Darsio e sempre em cima do muro ,veja bem ,isolamento social e impossivel de ser feito ,por isso que essa estória de lock down e ridicula ,veja bem se vc for pegar a sua correspondência na caixa de correio ,vc está arriscando a pegar covid , se vc for no supermercado ,na padaria,na farmácia,que são coisas basicas e nescessarias ,o que dira andar de ônibus,de metro , de trem e etc. Porque ilude-se quem pensa que máscara protege , o vírus tem diametro nano na qual em apenas um poro passam inumeros virus e a OMS omitiu isso também.E por isso que os bonitinhos politicamente \"corretos \"estão também se contaminando ,o que deveria ser era orientar as pessoas adequadamente e não com medidas ditatoriais que a prática da Esquerdalha Jumentica que \"acha \" que sabe tudo mas não sabe de nada e fica ainda achando que a Desorganização de Saúde sabe de tudo, e muita Manelagem não e o cara ,o que fazer com os menos favorecidos isola eles e os mata de Fome?
    • Asdrúbal da Franca
      13/08/2020 1 Curtiu
      Hmmmmm...deixa ver se entendi: devo confiar no cara que acredita que a terra é plana e não sabe nem usar vírgula e desconfiar de pesquisadores de Harvard, Cambridge, Yale, Stanford, Oxford, Sorbonne...Se eu fizer isso é que estarei sendo inteligente, é isso?
    • Asdrúbal da Franca
      13/08/2020
      Zé, PSDB é Partido da Social Democracia Brasileira...não tem nada de socialista nisso!!! Onde já se viu achar que um empresário almofadinha como o Dória pode se vincular a algo que pudesse ligeiramente cheirar a socialismo !!! Zé, tô querendo te salvar da ignorância e da vergonha monumental, mas você não ajuda em nada!!! Pára de acreditar nas pataquadas do zap e dá uma olhada no mundo à sua volta, Zé...O vice do Doriana é do Democratas, que esquerda e que socialismo é esse Zé? Tenha paciência...Sabe o que fazer com os menos favorecidos? Ampará-los com políticas públicas, como os governos da Europa estão fazendo e o Orangotango que você chama de mito não tem ideia do que seja: por isso quer que as pessoas arrisquem suas vidas! O Estado existe para isso Zé; não é para nomear amigos e família e depois pegar a metade dos salários deles em benefício próprio (como faz a familícia)
    • Fora Doria
      14/08/2020 1 Curtiu
      Social Democracia não tem nada de socialista? Depois esse indivíduo aí é espertalhão. Você sabe quem são, por exemplo, José Serra ou Fernando Henrique Cardoso? Favor ler as obras desses dois autores, que estão ligados à escola cepalina (caso não saiba o que é a CEPAL, favor pesquisar). Você conhece o Movimento Esquerda pra Valer? Pois é, amigão. Deveria ocupar um pouco do seu tempo se instruindo. E olha que nem estou citando nada de \"teoria da conspiração\", o que, segundo sua brilhante mente, é tudo.
    • Asdrúbal da Franca
      15/08/2020
      kkkkkkkk...Meu caro, pra você ter a instrução que eu tenho, você teria que estudar pelo menos mais duas décadas (e ser aprovado por várias bancas composta por doutores, livre-docentes e catedráticos)...As obras de Serra e FHC, assim como de Celso Furtado e outros da CEPAL, já li e reli mais de 3 vezes de trás para frente...Agora você, um ignorantão que deve ter se formado em uma faculdadezinha privada mequetrefe e fuleira, deve ter ouvido falar e achar que sabe alguma coisa! Só um idiota monumental pra achar que CEPAL, ligada à ONU, cujo financiamento advém em grande medida dos EUA, tem alguma coisa de comunismo! Te enxerga cabeça-de-bagre...kkkkkkkkkkkkk Pra você ser meio burro tem que melhorar muito...kkkkkkkkkkkk
  • José osmar
    13/08/2020 6 Curtiram
    Os globalistas acham que o povo e burro e bobo ,ja conhecemos a agenda dos Que querem destruir o Conserdarismo ,vcs mentem descaradamente , nos um povo na maioria Cristão e defendemos a Família Tradicional,constituida por um homem e uma mulher, e defendemos a liberdade reliogiosa , também somos Patriotas e defendemos a liberdade de Expressão,portanto somos anti-esquerdaque defende o Aborto,a Pedofilia,a ideologia de Genero, somos contra a Doutrinação política nas escolas, e o que representa melhor a indole do povo Brasileiro, Esquerdalha não nos representa nem o PSDB que nunca teve nada de direita , inclusive a sua figura maior o sr,Fernando Henrique que e o Maior Comunista enrustido do Brasil ,o seu canto de sereia não Engana Ninguém sr.Asdrubal.
  • José osmar
    13/08/2020 12 Curtiram
    O Asdrubal agora nos vimos que vc e o NERD da Política ,vc disse que qualquer um que se baseia em canal serio de TV,como por ex:Foice do Sopaulo,zoia,Est. Do SoPaulo,UOR,e também a Lupa tudo da rede BoBo, a maior FaKe NEwSera do planete quem assiste isso cara como fonte séria,a não ser que vc e rep.comercial deles ,se não vc e uma decepção para os leitores dessa coluna e vc que recusou Wikipedia como fonte vc e doidão demais cara isso e pura calhordice kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkLupakkkkkkkkkkkkkkkkLupaTVseriakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkredeBoBokkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    • Livia
      14/08/2020 9 Curtiram
      Admiro a paciência que você tem para discutir com esses comunistas. Eles devem ganhar um pão com mortadela para ficar dependendo os \"corruPTos\" nas redes sociais. Já vi ambos defendendo e passando pano para os corruPTos. Com certeza devem estar recebendo um pão com mortadela para essa vergonha. De fato, enquanto os comunista ficam mentindo aqui, a aprovação do melhor presidente da história do país só sobe. Saiu hoje na foice de SP, se até a foice está reconhecendo é pq a coisa está feia para os comunistas. Em 2022 o mito derrotará os comunistas corruPTos no primeiro turno, para desespero dos comunistas, alimentados a pão com mortadela, Darsio e Asdrúbal da Franca. A popularidade do capitão aumentou segundo a foice de SP. No mínimo 70 por cento de brasileiros honestos e patriotas aprovam o capitão para desespero dos corruPTos
    • Asdrúbal da Franca
      14/08/2020
      Zé, eu já cantei essa bola aqui : você é um sujeito de esquerda! Parabéns cara, você é genial...Leva ao extremo a burrice dos minions e aí a patota do PT, do PSOL, do PCdoB, cheio de medo, fica pensando: temos que livrar o país desses desacerebrados! Essa gente tá levando o país pra idade média!! Ótima estratégia...De que coletivo de esquerda você é? Cara, que prazer em saber que você tá com gente...Olha, engana direitinho...dá uma exagerada, porque não é porque o sujeito é orangotango-minion que é completamente sem noção e abestalhado...mas isso eleva o moral da militância e bota o pessoal que tava acomodado desde a eleição do Lula pra ir pra rua, panfletar, fazer comício...Qualquer um tem medo do país ser tomado por uma manada de mentecaptos como esse seu personagem aí...Valeu, irmão...tamo junto!!
    • Asdrúbal da Franca
      14/08/2020
      A Liviavoadinha não nega mesmo ser cria do esgotão do zap. A pesquisa do Datafolha diz que a aprovação do Orangotango-Mito é de 37% e ela, como boa orangotanguinha, já diz 70% dos brasileiros honestos (kkkkkkkk...defendem milicianos) e patriotas (kkkkkkkk...querem ver o Brasil se destruir) votarão no prejumento!! Eu ganho a vida com meu trabalho digno, sem precisar ganhar nada de ninguém...Agora, tem gente de bem, como os filhos, a ex-esposa e a 3a. esposa do defensor da família tradicional que atualmente ocupa a presidência, que ganham a vida com depósitos bancários feitos por desconhecidos na conta bancária, com um terço de salário de assessores, com repasses da milícia...É assim que as pessoas de bem ganham a vida nesse país...A senhorita também?
    • Darsio
      16/08/2020
      Essa livia mariana só sabe dizer asneiras. 70%? De onde essa analfabeta tirou isso? Somente ela pra ficar curtindo as asneiras que ela mesmo escreve. Até agor foram 09 curtidas. E aí, livia mariana? Não vai dar mais algumas curtidas?
    • Livia
      16/08/2020 1 Curtiu
      Darsio Mortadela tinha que aparecer por aqui. É necessário ganhar proteger os corruPTos para ganhar um pão com mortadela né. Já vi vários comentários onde você defendia o partido mais corruPTo da história da humanidade. Sem contar o português sofrível do houveram, houveram aquilo. Só foi incapaz de dizer, houveram escandalos de corrupção enormes. O verbo haver no sentido de existir é impessoal. Mas os 70 por cento que disse, é pq todos sabemos que a Foice de Sp é parcial, se ela está dizendo 37 por cento, é no minimo 70 por cento. É bom ver que o brasileiro não é mais enganado por picaretas esquerdistas.
  • Lázaro
    14/08/2020 6 Curtiram
    Qualquer coisa que o presidente falar ou fazer vai voltar contra ele, Lockdown não é a solução, porque não falam dos suicidios causados pela falta de perspectiva, que começou lá em 2016 e piorou coma pandemia? Bolsonaro não é perfeito, longe disso, mas tá fazendo o possível.
  • LÁZARO
    14/08/2020 5 Curtiram
    Lamentável, tentam jogar nas costas do presidente as mortes, mas se esquecem de pesquisar, nos cartórios de registro civil, os óbitos, o orridos entre março de 2019 a julho de 2019 com o mesmo período de 2020, quem pesquisar verá , que as mortes por pneumonia caiu 30.000, e aí, coincidência? Nem vou comentar sobre AVC, INFARTO, ETC, tem coisa errada aí, mas vanos manter a distância social, usar máscara e esperar a vacina não estou debochando, mas apenas questionando, abraços!!!!
  • Asdrúbal da Franca
    14/08/2020
    Desisto. Você é caso perdido Zé Osmar. Tenho pena, pois quando as ratazanas sem escrúpulos e desacerebradas do bolsonarismo voltarem para os seus esgotos, haja vista que em breve esse país voltará a ser normal novamente, você será um pobre ignorante à deriva, que acreditou em todo o churome que despejaram no seu ouvido! Passará por louco! Já é louco, mas haverá um tempo em que quem compartilha dessa loucura não terá mais coragem de dizê-lo. Pense bem, olha o tipo de defensor da família tradicional que você idolatra: 3 casamentos, filhos corruptos, machista, não respeita nem a filha (quanto mais as demais mulheres) fala 2 palavrões a cada 3 merdas que diz...Mais: você acreditaria se um sujeito lhe dissesse: \"Não lembro que alguém me deu 600 mil em dinheiro vivo para eu pagar um apartamento\"? Esse é o tipo de \"gente de bem\" que você defende Zé Osmar!! Desse jeito, vou acabar pensando que você é um cara assim...
  • José osmar
    14/08/2020 9 Curtiram
    Asdrubal olha para os seus idolos esquerdopatas: Stalim o MAIOR GENOCIDA da historia da humanidade ,no qual estima-se que Matou mais de 100 milhões de pessoas,tudo em nome da causa,outro Fidel Castro GENOCIDA também numa ilhazinha chamada Cuba Matou mais de 150mil pessoas,outro idolo de vcs Hugo Chaves e Maduro que suprimiu o direito de Liberdade e além disso tem Matado milhares de pessoas de fome e para finalizar Xi Jiping que e um patricida que entregou o propio pai para ser executado pelo Partidao (PCC ), agora temos o Brasil do Lula do mensalinho ,mensalao ,do Petrolao ,com suas amantes , outro idolo de vcs Dilma com uma moral ilibada que vive saudando a mandioca ,e os deputados dinheiro na cueca ,quem e a Esquerdalha pra acusar alguém, que moral vcs tem ,mas sabemos que vcs doutrinados pelo \"acuse-os daquilo que nos somos \",agora o que eu disse e a História e o que vc disse e Estória fruto de ilação e devaneios mentais com subterfúgios delirantes de uma mente cauterizada nublada e obscurecida pela Insensatez ,mas nos ja copiamos a estrategia Bestial.
    • Asdrúbal da Franca
      14/08/2020
      Claro Zé Osmar, um sujeito que conhece tanto de história como você não deve ser questionado! Você se esqueceu APENAS de mencionar quantas milhões de vidas foram perdidas em séculos de escravidão capitalista (sob as benções dos cristãos e gente de bem, inclusive), nas duas guerras mundiais, ocorridas por motivos evidentemente capitalistas de divisão de mercados no planeta...Esqueceu APENAS também um pequeno detalhezinho da história: do maior genocídio da civilização humana, que foi o nazismo...perpetrado por uma das maiores potências capitalista do globo, a Alemanha...com o apoio de grandes empresas CAPITALISTAS, como Volkswagen, Siemens, Krupp, etc. Você realmente é um grande historiador Zé Osmar...Esqueceu também APENAS de dizer que desde 1954 a maior parte dos partidos comunistas do mundo CONDENARAM O STALINISMO (no zap te dizem que todo esquerdista adora Stalin,né?), que a maior parte da esquerda contemporânea CONDENA o regime chinês, que boa parte da esquerda CONDENA o autoritarismo em CUBA...Mas esses são apenas pequenos lapsos, né Zézão? É porque você não tinha um livro de historiador para ler e aprendeu na Faculdade de História Ficcional e Delirante do Zap da Universidade dos Lokos de Pedra Desacerebrados da Terra Plana: a única na qual você aprende hystóriah na versão do nunca aconteceu, com acompanhamento de modão e foto de muié pelada!! Não sabe nem usar vírgula e utilizar a língua portuguesa e agora me vem com essa de historiador !!!!! kkkkkkkkk Se fosse patriota mesmo, aprendia a utilizar a sua língua materna!!! Que espécie de brasileiro tu é? Da espécie orangotango, por isso não precisa saber falar a língua? kkkkkkkkkkkk
  • José osmar
    14/08/2020 4 Curtiram
    Então sr Asdrubal vcs tem muito mea culpa pra fazer ainda ,veja bem ,o Lula queria aplicar a lei da mordaça na imprensa,queria desapropia terras produtivas, queria e impos a doutrinação nas escolas são todas atitudes ditatoriais.Agora vc mencionou que o Capitalismo e isso e aquilo ,mas lembre-se da história dos Países nórdicos que vcs tanto idolatram eram os viking que viviam de pirataria e de saquear ,portanto não existe nação perfeita e nem modelo politico perfeito ,mas o melhor que se apresenta e o Capitalismo,tanto e que a China sonha dominar o mundo atraves do que ?Do Capitalismo e do Militarismo a unica excessao e que Ela quer impor o comunismo , e la e o país mais racista que existe e que eles escondem muito bem ,a internet e controlada pelo Estado, e toda imprenas também, e escondem muito bem os 500bilhoes de famintos , depois nos de direita que somos facistas ditadores e etc ,vcs Asdrubal não passam de uns HIPÓCRITAS,o canto de sereia de vcs não engana a Ninguém mais.
Veja mais Corrêa Neves Jr

CLIMA EM FRANCA

31°
21°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2301
    Sorteio: 17, 18, 35, 36, 47, 52 Data: 19/09/2020
  • Quina: 5370
    Sorteio: 07, 10, 29, 41, 68 Data: 19/09/2020