31 de outubro de 2020

Nossas Letras

Livro: aprendizado para a vida

Desde que nascemos, começamos a descobrir o mundo e cada nova descoberta é um eterno saber que levamos conosco - Eduardo Villela

Nossas Letras 25/09/2020
Eduardo Villela
Especial para o GCN
A vida é um processo de aprendizado contínuo. Desde que nascemos, começamos a descobrir o mundo e cada nova descoberta é um eterno saber que levamos conosco. Segundo relatório do Institute for Lifelong Learning (em tradução livre, "Instituto para o Aprendizado Contínuo"), vinculado à UNESCO, sobre o futuro da educação, é necessário que se crie uma cultura global de aprendizagem para toda a vida, não apenas durante a formação educacional, que vá além da formação básica e de graduação em uma universidade. Segundo tal relatório, o lifelong learning será a chave para a humanidade e as instituições enfrentarem os mais recentes desafios e os que ainda irão surgir. E, além disso, seria uma maneira de reduzir as desigualdades que foram tão expostas e evidenciadas pela pandemia da Covid-19.

A recomendação da UNESCO é estabelecer a aprendizagem ao longo da vida como um bem comum e um direito básico de todos. Umas das principais ferramentas para isso, ainda segundo o relatório mencionado, é o livro. Por meio da leitura cria-se a oportunidade de entender outras áreas profissionais, ou até mesmo de se aprofundar em uma diversidade de assuntos. Essa formação seria ainda mais valiosa se combinada a vídeos, cursos e palestras online, como os TEDTalks, sem a necessidade de um alto investimento financeiro. Ou seja, é possível aprender muito a um baixo custo.

A segunda edição anual da Global Learner Survey (Pesquisa sobre o aprendizado global), publicada em agosto de 2020, mostrou o impacto da pandemia sobre profissionais do mundo todo. De acordo com o estudo, 76% dos brasileiros já repensaram suas carreiras nos últimos meses, taxa acima da média mundial. Este dado não me surpreende, pois, ao longo da vida, cada vez mais vemos a necessidade de buscar conhecimento sobre outras áreas profissionais como forma de sobreviver aos altos e baixos do mercado de trabalho. Às vezes agregamos outras habilidades ao currículo ou até mudamos completamente de carreira - seja como um modo de buscar mais satisfação profissional, aumentar o nível salarial ou para construir novas oportunidades profissionais. Isso tem sido cada vez mais comum, pois somos adaptáveis e possuímos múltiplos interesses e habilidades. Não precisamos ficar presos a uma única profissão e as novas gerações estão cada vez mais conscientes disso.

Um caminho para incentivar a necessidade de se adaptar e de buscar a formação contínua é despertar o interesse pelos livros já na infância. O hábito de ler estimula o gosto pelo aprendizado e contribui para o interesse em compreender o mundo. Como costumo dizer, o livro foi a primeira ferramenta de ensino à distância, pois permitia que o conhecimento fosse transmitido para outras pessoas sem a obrigação de um professor presente.

Vale lembrar que, ao iniciarmos o estudo de algo ou buscarmos informações e análise sobre algum assunto, os livros serão um fonte primária de consulta e estarão presentes em nossas vidas. O livro é uma ferramenta que transforma pessoas, abre caminho para novas possibilidades e amplia a visão de mundo para muitos que não têm acesso a outros meios de aprendizagem. Valorizar esse bem comum da humanidade é promover o conhecimento, o estudo e a evolução pessoal e profissional.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Textos

CLIMA EM FRANCA

24°
18°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2313
    Sorteio: 03, 20, 26, 45, 49, 58 Data: 28/10/2020
  • Quina: 5404
    Sorteio: 20, 34, 66, 70, 75 Data: 30/10/2020