01 de dezembro de 2020

Eleições 2020

TRANSPORTE SUSTENTAVEL

Ciclistas cobram de candidatos medidas de mobilidade sustentável

‘’Costumamos dizer que a cada ciclista na rua é um carro a menos circulando’’, disse Flávio Henrique Alves.

Eleições 2020 04/10/2020
Pedro Baccelli
da Redação
Divulgação
Donizete e sua filha Ana Beatriz
As Eleições 2020 são uma boa oportunidade para discutir ideias para os próximos anos. Pensando nisso, a Ciclofran (Associação dos Ciclistas de Franca) está promovendo a campanha "Mobilidade Sustentável nas Eleições", em Franca. Apoiada pela UCB (União de Ciclistas do Brasil), a iniciativa busca implantar modos de mobilidade sustentável nos Planos de Governo dos candidatos a prefeito da cidade. 
 
A princípio, o grupo de ciclistas e cidadãos voluntários pensava em chegar até os postulantes a prefeito e vereadores. Porém, com o intuito de concentrar esforços, o grupo enviará uma carta de compromisso aos oito candidatos ao executivo municipal. Na carta, reivindicações como a sinalização e manutenção adequada das ciclovias; implantação de alternativas seguras para os ciclistas na av. Adhemar Pereira de Barros e sinalização e ampliação das ciclovias serão feitas.  
 
"Costumamos dizer que a cada ciclista na rua, é um carro a menos circulando. Muito se fala na questão do trânsito, a respeito de problemas envolvendo empresa de transporte coletivo, e assim, o ciclismo pode chegar como uma alternativa. Embora a topografia seja questionada por parte da população, devido às três colinas, têm alternativas que podem contornar este problema", afirmou o analista de sistemas Flávio Henrique Alves, de 39 anos, ciclista desde 2016.
 
Ainda segundo Alves, a existência de mais ciclovias já poderia impactar na escolha da população. "Algumas pessoas vão trabalhar todos os dias de carro. Faz todo o seu deslocamento com o automóvel. Talvez, se próximo à casa dela passasse uma ciclovia e que a levasse em segurança até o seu destino, estimularia na nossa concepção, baseado em diferentes exemplos, a cogitar a ideia de ir de bicicleta."
 
A campanha também está sendo organizada pelo projeto "Como Anda", Cidadeapé (Associação pela Mobilidade a Pé) em São Paulo e Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). De acordo com relatório divulgado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) em 2019, a cada hora, cinco pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil.
 
Segundo o servidor público Donizete Augusto de Barros, de 35 anos, o ciclismo surgiu para ele como opção após uma grave lesão. "Conheci o ciclismo como uma alternativa de esporte em 2018. Gostava muito de praticar futebol, futsal e basquete, mas tive uma lesão que me impediu de continuar. Na época, estava triste, sem perspectivas com relação à prática esportiva. Em uma sessão de RPG, descobri que poderia pedalar, mesmo com a lesão, então conheci e me apaixonei pelo ciclismo."
 
"Já passei esta paixão para a minha esposa e para a minha filha. O ciclismo proporciona qualidade de vida a todos nós. Atualmente, deixamos de ir trabalhar de carro para ir de bicicleta. Ao invés de levar a minha filha na escola de carro, levo de bicicleta em cadeirinha especial. Ela até prefere ir de bicicleta para não poluir o meio ambiente. Então, este foi um beneficio enorme que o ciclismo trouxe a minha vida!", completou.
 
Para mais informações da campanha "Mobilidade Sustentável nas Eleições" acesse https://mobilidadenaseleicoes.org.br/.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Luis Carlos Raça Negra
    04/10/2020
    Papagaiada
  • Charles Darwin
    04/10/2020
    Lembrando aos candidatos que calçada pintada de vermelho não é ciclovia.
Veja mais Franca

CLIMA EM FRANCA

31°
19°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2318
    Sorteio: 28, 44, 52, 54, 58, 60 Data: 14/11/2020
  • Quina: 5418
    Sorteio: 22, 35, 44, 53, 66 Data: 17/11/2020