24 de outubro de 2020

Eleições 2020

GRANDE SABATINA

Bruxellas crítica contrato de 10 anos com a São José: 'Isso é jogar o dinheiro do povo no lixo'

A declaração do mais jovem candidato à Prefeitura de Franca foi feita durante entrevista na Grande Sabatina, projeto do portal GCN e rádio Difusora.

Eleições 2020 16/10/2020
Higor Goulart
da Redação
Reprodução
Rafael Bruxellas, candidato a prefeito de Franca pelo PT, foi o entrevistado desta sexta
Durante a manhã desta sexta-feira, 16, o portal GCN e a rádio Difusora deram sequência às entrevistas do projeto A Grande Sabatina. Dessa vez, o entrevistado foi o candidato Rafael Bruxellas. Na sabatina, o representante do Partido dos Trabalhadores (PT) analisou os problemas de Franca e citou formas de resolver caso seja eleito.
 
Como tem feito nas redes sociais, o jovem candidato de apenas 27 anos foi muito crítico com a renovação do contrato com a empresa São José – responsável pelo transporte coletivo de Franca. O novo acordo foi feito pelo atual prefeito Gilson de Souza (DEM), que renovou por dez anos.
 
Para Bruxellas, o contrato é irregular e não está sendo respeitado. “Foi feito um contrato sem licitação, numa renovação de dez anos. O contrato precisava ter uma licitação, além disso contrato não está sendo cumprido e a São José é uma empresa que não está prestando um trabalho para cidade de Franca há muitos anos. É uma empresa que está há 60 anos na cidade de Franca. A população não gosta do serviço. Você faz um contrato sem licitação e ainda não obriga a empresa a cobrir o contrato. Isso é jogar o dinheiro do povo no lixo”, afirmou.
 
Para resolver, o petista diz que enviaria o contrato ao Tribunal de Contas para confirmar as irregularidades e conseguir uma quebra. “O contrato foi firmado de forma irregular, ele não pode vigorar. Não dá mais para ficarmos dependendo disso. A São José, em meio à pandemia, colocou uma faca no pescoço da população e disse que iria embora pra Campinas se não recebesse um subsídio. Ela fez isso porque é um monopólio e isso não é bom.”
 
“Temos que fazer uma licitação, colocar uma cláusula de que precisa ser mais de uma empresa e que não podem ser do mesmo grupo econômico. Essa é a primeira coisa que precisamos fazer no transporte público de Franca. Não dá mais.”

Assista à sabatina na íntegra:
 

 
Saúde
Bruxellas afirmou que o dinheiro da Saúde é mal investido. “A Prefeitura gasta muito, mas gasta mal. Gasta com a questão da promoção de saúde. Briguei para que a gente estivesse se planejado para a questão da pandemia aqui em Franca. E isso desembocou num acúmulo de cirurgias eletivas. Recebemos R$ 3,5 milhões destinados a investimentos, e poderíamos ter feito um Hospital de Campanha, mas a Prefeitura preferiu fazer uma espécie de cruzamento ou viaduto, que não sei o que é, e gastou o recurso que poderia ser destinado para o hospital de campanha.”
 
Como o recurso não foi destinado para o que Bruxellas acreditava ser a solução, o candidato agora defende que a melhor maneira seja trabalhar com clínicas privadas e UBSs. “Podemos focar mais nas UBSs. A gente faz credenciamento de consultórios e clínicas, e quem paga é a Prefeitura. E aí você começa a desafogar esses hospitais. E tem que separar o que é uma cirurgia por conta de uma berruga ou por conta de uma haste que está na perna. Tem que fazer essa separação, porque as clínicas podem fazer pequenas cirurgias.”
 
Histórico do partido
Além dos problemas, Bruxellas também comentou a respeito do seu partido, o PT. A legenda governou Franca por dois mandatos, com Gilmar Dominici, entre 1997 e 2004. O ex-prefeito, apesar de reeleito, teve uma série de problemas em seu mandato e, desde então, o partido tem dificuldades para eleger até mesmo vereadores.
 
Apesar disso, o jovem acredita não ter dificuldade para enfrentar esse histórico. “Seja do PT ou de outro partido, aquilo que teve de erro vamos usar como experiência e o que teve de acerto usaremos como incentivo. E, no caso do PT, as pessoas tentam pegar mais no PT. O PT foi o único partido em Franca que fez uma autocrítica, O único partido que resolveu renovar seus quadros.”
 
E é por conta dessa renovação que aconteceu em seu partido que Bruxellas acredita poder ser a mudança que Franca precisa. “As pessoas querem mudança. Sabe quantas pessoas de 16 a 29 anos tem em Franca? 82 mil. São 82 mil pessoas que não conheceram os governos dos últimos 15 anos. A Prefeitura está trabalhando na marcha lenta do papel em pleno século XXI. As pessoas demoram dois anos para marcar uma consulta. E fica só nessa discussão. Queremos construir uma sociedade que pensa para frente.”
 
O projeto A Grande Sabatina, do GCN e Difusora, tem apoio institucional da OAB-Franca. Já passaram pelos estúdios da rádio os candidatos Orivaldo Donzelli (PTB), Flávia Lancha (PSD), Alexandre Ferreira (MDB) e Rafael Bruxellas (PT). Na próxima quarta-feira, 21, será a vez de João Rocha (PSL).



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Alex fernando Lima
    16/10/2020 1 Curtiu
    Todos sempre falaram a mesma coisa e a sao jose ta lá até hoje kkkkk
  • Emerson
    16/10/2020 2 Curtiram
    Avante franca, esse candidato mesmo com à pouca idade se mostrou o mais bem preparado!!!
  • Sandro
    17/10/2020 1 Curtiu
    Um aprendiz de comunista mais um candidato pondo em risco a democracia,fora PT fora comunistas vão para Cuba,Venezuela para o diabo que os carregue.
    • Asdrubal da Franca
      18/10/2020
      Sandro, analfabeto profissional. Vai ler um livro e deixar de ser burro seu cabeça de bagre...Vai procurar comunista e duendes debaixo de sua cama! Se achar...
  • ninguem
    5 dias atrás
    PT não
  • milton menezes
    5 dias atrás
    Lula 2021!!! PT - Partido dos Trabalhadores.
Veja mais Franca

CLIMA EM FRANCA

20°
18°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2311
    Sorteio: 03, 05, 09, 35, 43, 60 Data: 22/10/2020
  • Quina: 5398
    Sorteio: 09, 14, 37, 54, 80 Data: 23/10/2020