24 de outubro de 2020

Opinião

O cristão e o estado

Deus, através da sua Palavra, nos ensina o compromisso do cristão. A religião não dispensa ninguém das responsabilidades humanas.

Opinião 18/10/2020
José Geraldo Segantin
Especial para o GCN
Primeira leitura: Isaías 45.

            Certo dia aparece um profeta. É um homem muito inteligente iluminado pelo Senhor, descobre, por trás daqueles que para os demais são fatos políticos corriqueiros, um plano de salvação de Deus. Na leitura de hoje ele revela ao seu povo o projeto do Senhor sobre acontecimentos que estão para envolver os exilados. Vamos ver do que se trata.

            Como os israelitas na Babilônia, nós também, nesta terra, vivemos como estrangeiros.

            A leitura de hoje nos ensina a cultivarmos uma sensibilidade espiritual mais intensa. Somente assim estaremos em condições de discernir o amor do Pai que acompanha o homem, em qualquer hora, alegre ou amarga, da sua vida.

            O segundo ensinamento é que Deus pode se servir de qualquer homem e de qualquer acontecimento para realizar os seus projetos.

            Pode servir-se de um pagão, de um descrente, de um ateu.

Segunda Leitura: Iª Tessalonicenses 1.

            A partir de hoje, e durante cinco domingos consecutivos teremos, como segunda leitura, um trecho da primeira Carta aos Tessalonicenses.

            Tessalônica era uma rica cidade mercantil.  

            Paulo ali chega cerca de vinte anos depois da morte de Jesus, prega o Evangelho e funda uma comunidade. Ali permanece por muito pouco tempo.

            Certo dia, porém, chega de Tessalônica o amigo e companheiro de lides apostólicas, Timóteo. Traz-lhe boas notícias daquela comunidade. Conta-lhe: “sabes, Paulo, em Tessalônica todos se lembram de ti, a comunidade está se desenvolvendo muito bem, é formada por pessoas generosas e fiéis ao Evangelho, não cedem nem mesmo diante da perseguição. Falam continuamente de ti, te agradecem porque anunciaste a eles Cristo e aguardam com ansiedade uma tua visita”.

             Nos primeiros cinco versículos, relatados na leitura de hoje, Paulo confessa a alegria que experimenta toda vez que na oração pensa nos cristãos de Tessalônica, sabe que de fato a comunidade deles está bem alicerçada na fé, na esperança e na caridade.

            No processo espiritual levado a bom termo pela comunidade de Tessalônica, Paulo vislumbra a obra de Deus e o poder do seu Espírito.

Evangelho. Mateus 22.

            O homem não vive sozinho, faz parte de uma sociedade.

            A pergunta que se apresenta é a seguinte: a religião tem algo a ver com a organização da vida social e política? Encontramos a resposta no Evangelho de hoje.

            A fé não pode ser vivida de uma maneira desligada das realidades deste mundo, não pode ser praticada em segredo, no próprio quarto, ou na igreja durante quarenta e cinco minutos por semana. A religião condiciona todas as escolhas do homem e todas as horas da sua vida, portanto não pode deixar de influir também sobre opções políticas e sobre o cumprimento dos deveres de cidadão.

            O primeiro ensinamento que Jesus quer dar é claro: é uma obrigação moral, além de civil, contribuir para o bem comum com o pagamento dos impostos justos.

            As palavras de Jesus são um chamado para o cristão de hoje. Convocam-no para estar muito atento, a vigiar o comportamento de qualquer autoridade, a estar de prontidão, se necessário, para contestar, para criticar, para colocar em discussão qualquer um que não respeite a imagem de Deus que está impressa no rosto de cada pessoa. 



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Carlos
    1 dia atras
    Salmos 115:16 Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens. Então somos à imagem e semelhança do criador e nos foi dada a terra para nós e não para Satanás ou seus seguidores que professam o comunismo, cujas ideologias incluem a matança de cristãos, cristofobia e outras ações do anti-Cristo para destruir as famílias como o aborto, incesto, pedofilia, erotização infantil, liberação de drogas, prostituição, Os satânicos pedem para não misturar política com religião, mas , Mateus 3:2 Jesus veio dizer que é chegado a voz a política, (o reino), arrependam-se do comunismo. Mateus 6:9-13 Pai nosso, ... venha o teu governo (reino), Isaias 9:6,7 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o goverbo, ( principado, reino) está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.Do aumento deste governo ( principado, reino) e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto. O eleitor deve evitar votae wn satânicos, de ideologias satânicas, só assim evitaremos aqueles escândalos como mensalão, petróleo e toda a corrupção que pode levar o Brasil a miséria como na Venezuela,Cuba, etc. Deuterônomio 17:15 : elegerás aquele que for dos teus irmãos e não ímpios e comunistas. https://www.youtube.com/watch?v=iX9Tk62-pxQ - Comunistas estão AUTOMATICAMENTE excomungados diz padre Paulo Ricardo
Veja mais José Geraldo Segantin

CLIMA EM FRANCA

20°
18°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2311
    Sorteio: 03, 05, 09, 35, 43, 60 Data: 22/10/2020
  • Quina: 5398
    Sorteio: 09, 14, 37, 54, 80 Data: 23/10/2020