29 de novembro de 2020

Franca

ESPERANÇA

Uma foto por dia: francano registra luta contra o câncer em 316 imagens

Artur Pacheco, de 19 anos, descobriu o câncer em outubro do ano passado e registrou todo o período em que esteve sob tratamento, totalizando 316 fotos. As imagens repercutiram nacionalmente e contam hoje com mais de 10 milhões de visualizações.

Franca 25/10/2020
Higor Goulart
da Redação
Reprodução/Instagram
Já curado, Artur aproveita seu Instagram, com mais de 150 mil seguidores, para mostrar que é possível vencer o câncer
Há exatamente um ano, em outubro de 2019, um jovem francano, de apenas 18 anos, era diagnosticado com câncer após perceber um caroço no pescoço. Hoje, com 19, Artur Pacheco está curado e registrou fotos de todos os dias em que esteve sob tratamento, totalizando 316 fotos. O vídeo com as imagens, publicado no Instagram, rodou a internet e hoje tem mais de 10 milhões de visualizações.
 
Apesar do registro feliz, no início, Artur relata o sofrimento. O caroço descoberto sem ter nenhum sintoma assustou o jovem, sua família e os médicos, que não acreditavam que seria possível. “Quando eu descobri os caroços, eu não tinha nenhum sintoma, nenhuma dor. Sintomas de câncer, eu não tive nenhum. Então, foi o que preocupou os médicos, por não ter nada, mas ter um caroço grande no pescoço. Foi bem assustador quando eu tive o diagnóstico, por ser também uma doença tão silenciosa.”
 
Além de ficar assustado por não ter os sintomas, Artur se sentiu perdido, sem um norte, mas percebeu que não adiantaria ficar dessa forma. “Eu teria que passar, revoltado ou não, porque era minha vida, era minha saúde e, se não fizesse, poderia piorar. Eu sempre tive muita fé, por ser criado numa família católica. Nós sempre acreditamos que Deus faria um milagre, além dos médicos.”
 
Logo, iniciou o tratamento em Ribeirão Preto, viajando para realizar um total de seis ciclos de quimioterapia – três de um dia de tratamento e outros três de três dias. “Era bem complicado quando era essa quimio de três dias, porque era medicação correndo na veia três dias seguidos sem parar. O único tempo de descanso que eu tinha era à noite, para dormir. Só que era bem difícil por ter os efeitos colaterais. Eu passava mal, ficava muito fraco. Eu tinha muita vontade de desistir nestes momentos, mas a minha família, com oração, sempre me deu muita força para seguir até o fim do tratamento.”
 
Durante as noites de descanso, como descritas pelo jovem, Artur não pensava na possibilidade de que poderia morrer, mas existia o medo de nunca ser curado do tumor. “Eu tinha esse medo de ficar nessa de hospital para sempre, mas como foi algo novo e muito assustador, tive que adiar minha vida para viver uma que não imaginava nunca. Esse foi meu medo sim, que aconteceu. Eu até comecei a fazer terapia, conversar sobre isso, porque é algo que afeta a cabeça, o corpo, a família e a gente fica muito perdido. Mas nunca tive medo de perder a vida”, contou.
 
Redes sociais foram a maneira de Artur quebrar o tabu e mostrar que câncer não é tão assustador
Durante todo o tratamento, o francano pôde partilhar os momentos, mesmo os mais complicados com aqueles que o acompanham em seu Instagram. Com fotos e até frases sobre a doença, Artur pôde mostrar algo que para ele não era tão apresentado, por ser tratar de um tabu que deveria ser quebrado.
 
“Comecei a compartilhar textos. Compartilhar tudo que estava acontecendo comigo, depois de dois meses e meio que eu já estava nessa de hospital e exames. Eu tinha muito medo de ser julgado, por querer ganhar seguidores para o meu ego. Não era isso que eu queria. Eu me guardei muito, mas logo que depois que eu vi que as pessoas queriam escutar, comecei a compartilhar tudo isso.”
 
Daí, com o engajamento inicial, Artur se inspirou em pais que mostravam o crescimento dos filhos e decidiu registrar o período em que esteve em tratamento, totalizando 316 fotos. “Me inspirei nisso e tirei uma foto por dia durante todo o tratamento e montei o vídeo para acompanhar meu cabelo, minha pele, minha fisionomia. Só que eu não esperava que repercutiria tanto assim, com mais de 10 milhões de visualizações, com a ajuda de quem compartilhou e postou. Serve para mostrar que o cabelo cai, a gente fica careca, mas, no final, tudo vai dar certo. Não é uma doença que vai nos levar.”
 
Com todo o engajamento de seus seguidores e a repercussão da história com o vídeo, Artur conta atualmente com mais de 150 mil seguidores em seu perfil no Instagram. Agora, já curado, continua levando mensagens de motivação e mostra que vencer o câncer não é impossível. 
 
“Eu fico muito feliz quando chega a mensagem que eu quero passar para o máximo de pessoas. O meu intuito desde o início não era fama, mas levar que as pessoas, passando ou não pelo tratamento, têm o direito de dar valor na vida dela e agradecer, porque existem aqueles que querem estar no lugar dela. E para mostrar para as pessoas que câncer não é assustador como é falado por aí”, finalizou.
 


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Ana Carolina
    26/10/2020
    Somos felizes por termos o GCN para acompanhar as notícias da cidade e a matéria é muito especial por abordar uma história tão bonita. Mas o texto... ufa! Só de \"então \" contamos uns 10.
    • GCN
      26/10/2020
      Nota da Redação: obrigado por seu comentário, Ana Carolina. Você tem razão. O texto, até pela história, merecia um cuidado melhor. Estamos trabalhando para atender suas expectativas e honrar nossa tradição.
Veja mais Local

CLIMA EM FRANCA

°
°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2318
    Sorteio: 28, 44, 52, 54, 58, 60 Data: 14/11/2020
  • Quina: 5418
    Sorteio: 22, 35, 44, 53, 66 Data: 17/11/2020