21 de janeiro de 2021

Culinária

Salada no pote

Cresce a tendência de usar potes de vidro para levar a salada ao trabalho ou à faculdade; assim ela pode ser facilmente transportada sem riscos mesmo dentro de uma bolsa

Culinária 01/11/2020
Sonia Machiavelli
da Redação
Dirceu Garcia/GCN
Salada no pote
Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido
  • 8 tomatinhos-cereja
  • 1 xícara (chá) de ervilhas 
  • 1 cebola roxa pequena em plumas
  • ½ xícara (chá) de folhas de hortelã picadas
  • 2 folhas de alface
Molho

  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • ½ colher (sopa) de vinagre branco
  • 1/2 colher (chá) de sal
 

As saladas são fundamentais na dieta de qualquer pessoa que se preocupe com sua saúde. Mas isso não é novidade. Conhecemos desde criancinhas os benefícios das folhas e dos legumes em nosso organismo. Acontece que pressionados pelo tempo, adultos acabam optando pela óbvia combinação de tomates e alface. Para constatar, é só olhar nos varejões como eles são a opção da maioria. E depois dizem que as crianças não gostam de saladas! Para que se habituem a consumi-las, precisam se encantar pelo seu aspecto, sonhar nas suas cores, surpreender-se com os formatos, sentir a diferença de sabor entre um e outro molho. Sob esses aspectos, a salada no pote pode cativar os pequenos.

No entanto, ela foi criada pela necessidade dos que levam comida caseira para o trabalho, em substituição aos alimentos processados, quase norma na maioria dos restaurantes populares. Tornou-se muito comum, de uns tempos para cá, levar a marmitinha individual até para a faculdade. Como as folhas murcham facilmente, o molho costuma vazar e tudo virar uma lambança, alguém acabou com o problema acondicionando a salada num pote de vidro, bem limpo e esterilizado. Para isso basta colocá-lo de boca para baixo no micro-ondas por cinco minutos. O vidro é material que não contém toxinas, o que acontece ao plástico, que tem na sua composição o BPA, elemento tóxico nocivo aos humanos.  

A tendência da salada no pote veio para ficar. A beleza das cores motiva quem as olha a comer mais verduras, contribuindo para uma alimentação balanceada. Há outras vantagens. Uma delas é que você pode preparar com antecedência e armazená-la na sua geladeira, pois dura cerca de uma semana.

Quer montar sua salada no pote? Vamos lá. Prepare o molho, misturando azeite, vinagre e sal numa tigelinha. Reserve. Corte ao meio os tomatinhos e em plumas a cebola roxa. Rasgue as folhas de hortelã. Retire da lata o atum sólido e destaque as lascas. Escorra as ervilhas. Monte a salada no pote. No fundo vai o molho. Depois, as folhas de hortelã rasgadas. Sobre essas, as metades dos tomatinhos. Uma camada de ervilhas vem a seguir. Então, as lascas de atum e o grão-de-bico. Após, a cebola roxa picada. E para arrematar, as folhas de alface. Feche bem e coloque na geladeira. Depois da primeira, crie suas saladas com os ingredientes que preferir e usando sua imaginação. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

Veja mais Receitas da Sônia

CLIMA EM FRANCA

28°
17°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2336
    Sorteio: 08, 10, 20, 27, 28, 50 Data: 20/01/2021
  • Quina: 5471
    Sorteio: 07, 27, 35, 39, 49 Data: 20/01/2021