26 de novembro de 2020

Brasil e Mundo

DECLARAÇÃO

Após críticas de Biden, Bolsonaro diz que Brasil tem que ter 'pólvora'

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, de que o Brasil sofrerá consequências econômicas caso não haja uma atuação mais firme para combater o desmatamento e as queimadas na Amazônia.

Brasil e Mundo 11/11/2020

Estadão Conteúdo
Agência Brasil
Diante da ameaça do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, de que o Brasil sofrerá consequências econômicas caso não haja uma atuação mais firme para combater o desmatamento e as queimadas na Amazônia, o presidente Jair Bolsonaro reagiu e disse que uma solução "apenas pela diplomacia não dá" nessa situação. "Depois que acabar a saliva tem que ter pólvora. Não precisa nem usar a pólvora, mas tem que saber que tem", afirmou Bolsonaro, nesta terça-feira, 10.

Biden citou a possibilidade de consequências econômicas ao Brasil por causa da política ambiental na Amazônia ainda durante a campanha, em debate com o presidente Donald Trump. No último sábado, 7, Biden foi declarado vencedor das eleições, derrotando o atual presidente americano, de quem Bolsonaro é aliado. O presidente eleito dos EUA tem recebido cumprimentos de diversos chefes de Estado, mas ainda não teve a vitória reconhecida pelo brasileiro.

"Assistimos há pouco um grande candidato a chefia de Estado dizendo que, se eu não apagar o fogo da Amazônia, ele vai levantar barreiras comerciais contra o Brasil", afirmou Bolsonaro durante evento para lançar a retomada do turismo no País. "Apenas pela diplomacia não dá", emendou ele, lançando a "pólvora" na relação entre os dois países.

O presidente não dá sinais de que mudará de opinião sobre reconhecer a vitória de Biden e continuará aguardando o fim das ações judiciais movidas pelo presidente Trump, que se recusa a admitir a derrota.

A pressão para o presidente se manifestar aumentou principalmente após autoridades mundiais, incluindo de extrema direita, cumprimentarem Biden pela vitória. Ministros evitam responder sobre a questão e alegam que esta decisão caberá somente ao chefe do Executivo.

A preservação ambiental não é o único ponto de discórdia entre Bolsonaro e o presidente eleito dos EUA. Biden adotou, como primeira medida, a criação de um comitê para o combate da covid-19, cujos índices de contaminação voltaram a subir no país. O democrata também fez um apelo para que a população use máscara, proteção recomendada por especialistas para evitar a transmissão da doença.

Bolsonaro, por sua vez, voltou a dizer que a pandemia está sendo "superdimensionada". "Aqui começam a amedrontar o povo brasileiro com segunda onda. Tem que enfrentar (segunda onda), é a vida", afirmou ele.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Asdrúbal da Franca
    11/11/2020
    Agora o Orangotango-Mito declara guerra aos EUA? kkkkkkkkk Quem acha que um paspalho desse pode ser presidente de um país só pode ser tão lesado quanto esse animal e seus filhotes!! Se a grama mudar de cor os minions passam fome! Avante orangotando-minions, vamos à guerra contra o Grande Irmão do Norte...agora comunista e governado pelo discípulo de Lenin Joe Biden....kkkkkkkkkk
    • Alex
      11/11/2020
      Quem é esse tal de Lenin Joe Biden? Não lembro dele nos livros de história....
    • Asdrúbal da Franca
      12/11/2020
      kkkkkkkk...Esse mundo dá voltas! Um orangotango-minion me cobrando o lapso de uma vírgula...kkkkk E eu imaginava que, de fato, eles nem sabiam ler! Taí, Alex: discípulo de Lenin, Joe Biden! Mas, vem cá, tu já leu mesmo algum livro de história?
    • darsio
      14/11/2020
      Tadinho do Alex. Sempre se fez um idiota com a sua ignorância. E, quando procura se passar por pessoa culta, toma mais outra paulada. Sugiro a ele que faça como o carlão e se coloque como um lunático com doutorado em manicômio. E, na sua revisão literária que, contemple somente whatsapp e as grandiosas obras do Olavo de Carvalho. Lendo o livro : A Terra é plana, do Olavo de Carvalho e, saboreando um salgadinho de alfafa, acompanhado por um refrescante copo de cloroquina, talvez o alex possa ser um pouquinho mais inteligente que o asno.
  • darsio
    11/11/2020 1 Curtiu
    Meu Deus! Essa anta só abre a boca para falar asneiras! Estaria ele ameaçando militarmente os EUA? Isso é uma piada? Se essa anta provocar algum conflito, que seus adoradores é que sejam colocados na linha de frente. Afinal, desejo que ele e seus adoradores se explodam!
Veja mais Brasil

CLIMA EM FRANCA

30°
17°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2318
    Sorteio: 28, 44, 52, 54, 58, 60 Data: 14/11/2020
  • Quina: 5418
    Sorteio: 22, 35, 44, 53, 66 Data: 17/11/2020