29 de novembro de 2020

Opinião

As eleições municipais

Opinião 15/11/2020
Toninho Menezes
Especial para o GCN
O escritor Machado de Assis já dizia: "Não será difícil achar a semelhança entre uma eleição e uma mágica: avultam em ambas as visualidades e tramóias."

Caro leitor, gostaria de deixar para efetuar comentários sobre as eleições somente após as mesmas, porém em razão das várias manifestações que recebemos, abordaremos o tema e após as eleições efetuaremos comentário mais profundo.

Desde os primórdios das eleições no Brasil, até as eleições municipais que no dia 15 de novembro se realizam, houve muitas mudanças. O avanço ocorreu de forma contínua, apesar dos percalços do caminho que, por vezes fizeram com que diminuíssem o ritmo evolutivo rumo à democracia.

Apesar das conquistas, muitas coisas ainda precisam ser implementadas em nosso sistema eleitoral. Porém, no que diz respeito às formas de se fazer e conduzir as campanhas eleitorais, mesmo com o advento do marketing político, ainda segue os mesmos caminhos e ferramentas utilizadas no início do século passado.

Como sempre fazemos, em razão de nossa área de atuação profissional, acompanhamos a campanha eleitoral registrando dados para arquivo e podemos dizer, que os mesmos foram ricos: em mentiras, em hipocrisias, em promessas vãs, como as de outros tempos. Basta ver que todos os aspectos da vida em sociedade (saúde, educação, esporte, lazer, transporte, trabalho, obras etc.) foram objeto de promessas a serem adquiridas com facilidade pelos cidadãos a partir de janeiro de 2021, em troca de votos, como se isso fosse possível. Ninguém falou das obrigações a serem assumidas e honradas, também não falaram claramente como conseguirão transformar estes “sonhos” em realidade, qual a mágica a ser feita, frente às dificuldades administrativas.

Um conhecido dicionário traz as seguintes definições para o verbete "política": - Princípio doutrinário que caracteriza a estrutura constitucional do Estado; - Sistema de regras respeitantes à direção dos negócios públicos; e - Maneira hábil de agir, astúcia, ardil, artifício, esperteza.

A última definição é, sem dúvida, a que melhor caracteriza a política em nossa época. Aliás, o termo "politiqueiro", definido nos dicionários como "aquele que em política se utiliza de processos menos corretos", e também "indivíduo intrigante, mexeriqueiro", apareceu pela primeira vez no ano de 1899, como que num prenúncio do que seria a política nos anos vindouros.

Conforme já comentamos ao aproximar-se o dia das eleições os ânimos se acirram, trazendo denúncias, promessas impossíveis etc. O pior é que tais atos apenas nos dão o direcionamento de como poderá ser os próximos quatro anos da administração pública municipal, ou seja, de perseguições, denúncias, brigas judiciais, tudo de interesse pessoal e, que não trará nenhum benefício aos interesses dos munícipes francanos.

Infelizmente às vésperas das eleições municipais, tal linha de conduta, mal dimensionada, além de manchar o modo de se fazer política, aumenta seu descrédito, visto que aos olhos do povo, a política é “coisa suja”, “desvio dos bens públicos”, “conchavos”, “troca de favores” etc. Tal ato poderá trazer muito mais prejuízos do que benefícios aos seus idealizadores, basta ver a reação de desaprovação popular que tomou conta dos comentários entre os cidadãos francanos nos últimos dias.

Todos têm que ter consciência de que a política é a ferramenta da construção da sociedade e, o que diferencia um político de outro é a forma de como se utiliza desta ferramenta. Todos nós somos responsáveis por essa construção política, até aquele que fica de braços cruzados, pois a sua justificativa de um discurso aparentemente não político, trata-se de linha ideológica de um determinado pensamento político.

São evidentes que o processo eleitoral apresenta os mesmos vícios, as mesmas distorções de antes, já que não evoluímos, pois não promovemos mudanças na legislação e a reforma política não aconteceu.

Dessa forma, a maioria dos cidadãos mantêm a descrença generalizada que se agrava a cada processo eleitoral no País, descrença em relação às instituições públicas, partidos políticos, políticos de uma forma geral.

São alterações necessárias, e esperamos que, para os próximos pleitos, possamos ter um novo modelo político no Brasil, porque este já está condenado, superado, desgastado e reprovado não só nas urnas, mas em qualquer pesquisa que se possa fazer no País.

Enfim, O modelo político vigente no Brasil é, sem dúvida, um modelo antigo que tem que ser substituído por algo mais moderno, mais avançado e que possa ser instrumento de recuperação da credibilidade que foi perdida.

E não deixem de votar.



COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal GCN e se comprometem a respeitar o Código de Conduta On-line do GCN.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Carlos
    17/11/2020
    O RECADO DAS URNA 2018/2020 É : FORA COMUNISWTAS E ANTI-CISTOS A arte da esperteza para dominar o próximo e tirar dele vantagens. Políticos nem querem salário, mas poder, pois com ele recebem comissões e propinas em todas as obras, nas construções de viaduto, prédio ou negócio ou projeto sempre tem como enriquecer, até o edil que vende calçadas para cervejarias atropelando leis como CTB art. 254 IV,V), , lei da acessibilidade 10.098/00, Dec. Est. 28.643/ 88, revoga ou emenda leis a favor de terceiros, vale tudo, é uma luta de foice no escuro. O povo grita: queremos nossas vias de trânsito de pedestres e praças de volta, etc., Quem seria capaz de retomar os espaços públicos usurpados e criar leis que impeçam repetição ?. Os países comunistas como Cuba, Venezuela, Kin Jon diz que toda eleição com mais de um concorrente é confusa, controvertida. Kin para ser reconhecido por organismos internacionais como “Eleito” e ter um certo aval moral; arruma um concorrente que fica na mira do fuzil só no “faz de conta”. Interessa aos organismos internacionais, que tem comunistas integrantes, reconhecer a vitória de qualquer ainda que por meio de fraudes como no caso de Maduro/Gaidó, Biden/Trump, Kin Jon/Nihil, etc. Acreditam que se a massa de manobras estiver quieta nos currais eleitorais não haverá guerras. O povo fica sem esperança... Barroso cumpanhero comunista de Luladrão tem projetos de eleição por telefone, “Ao meu ver...” não importa que os “cumpanheros” ganhem com suspeitas...mas que ganhem...É como dizia o ditador comunista Joseph Stalin: Não importa o voto, nem quem vota, o que importa é quem conta os votos e decide...Biden foi ao cemitério agradecer aos mortos que votaram nele... A abstenção de 2020 se deve as enganações que cansam e ao Coron-19. A cristofóbica comunista Manu de Porto Alegre vai a missa tomar hóstia e pedir votos, mas vai tb na passeata na avenida e enfia o crucifixo no ânus por causa da ideologia cristofóbica, será eleita. Apólogo de Jotão - Juízes 9:8-20 Era uma vez, as árvores frutíferas se recusaram a dominar sobre as outras...Então todas as árvores disseram ao espinheiro estéril: Vem tu, e reina sobre nós. O que não tem fruto, se apressa a ser candidato. O espinheiro, estéril, sempre se apresenta, se oferece - quem se abstem da política, deixa o espinheiro reinar. Candidatos honestos deviam migrar dos partidos comunistas para partidos democráticos senão ficarão de fora. Quando a benção não governa, a maldição reina. Provérbios 29:2 Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme. Deuterônomio 17:15 : elegerás aquele que for dos teus irmãos e não ímpios e comunistas, satânicos e anti cristo. Oséias 4:6 . https://www.youtube.com/watch?v=fVZywErGTc8 – Todos vão perder... https://www.youtube.com/watch?v=Ru8-Nv-zaZ4 – Quando as árvores votam
    • Asdrúbal da Franca
      21/11/2020
      De duas, uma: ou é doido de pedra ou tá possuído. Normal, certamente não é !!
  • darsio
    17/11/2020
    Temos visto na nossa classe política uma árdua defesa por reformas. Assim fizeram com a previdência, em que mantiveram privilégios para castas já privilegiadas e ferraram com o trabalhador. Agora falam na tributária em que não falta o desejo de ressuscitar a CPMF, tirar parte da tributação que recai sobre as elites e jogá-la nos bolsos das classes média e miserável. E a reforma política? Por que nada fazem? Nada mudarão, pois partidos e caciques políticos não aceitam qualquer mudança que coloca em risco a perpetuação deles no poder e, que possa tirar suas bocas das tetas do Estado. Aliás, os velhos caciques logo buscam emplacar os nomes de filhos para que a família ainda possa continuar a mamar no Estado. Desejar uma reforma política que acabe com a reeleição para todos os cargos, fim do financiamento público de campanha eleitoral, fim dos trocentos auxílios e drástica redução da verba de gabinete, rígida fiscalização dos gastos de gabinete e punição exemplar ao uso de laranjas, rachadinhas e de notas frias, obrigatoriedade de 8 horas de trabalho, das quais a maior parte sendo cumprida nas casas legislativas para as quais foram eleitos, fim de salários paara vereadores de cidades pequenas, etc. Mas, infelizmente todos esses desejos estão muito mais para uma utopia.
  • darsio
    18/11/2020
    É fato. Há um profundo consenso entre os cientistas políticos de que Bolsorano saiu perdedor nessas eleições. Dos doze candidatos que ele fez campanha em suas Lives, nove foram derrotados e, dois correm risco de também perderem nesse segundo turno. Seu partido, embora não oficial, o PSL, praticamente desapareceu. Foi derrotado em São Paulo, cidade estratégica para seus interesses, pois não esconde a intenção de enfraquecer o Dória. Para aumentar a sua dor de cabeça, acabou de ser confirmado que a coronaVac produziu anticorpos em 97% dos voluntários e, a uma primeira quantidade já deve ser recebida pelo Butantan nessa semana. Bozo pagará muito caro não somente pelo protagonismo de Dória, mas pela sua omissão no combate à doença, entendida por ele como sendo uma gripezinha. No Rio de Janeiro, a situação caminha para o mesmo fim. Seu filho foi eleito, mas com 37% de votos a menos, quando comparado a última eleição. Sua ex-esposa e mãe dos três mais velhos filhos bozo, também perdeu. A tal Val do Açai, uma das laranjas e que nessas eleições com amplo apoio do governo, passou a se chamar Val Bolsonaro, também perdeu. Bem ou mal, os partidos tradicionais conquistaram a ampla maioria das prefeituras. Em outras palavras, Bolsonaro está preocupado porque sabe que não possui combustível para se reeleger. É verdade que, ele ainda mantém um fiel percentual de alienados, mas profundamente insuficiente para reelege-lo. E, para piorar a sua agonia, sabe que no cenário externo ficará isolado. Biden não compactuará de suas atitudes insanas na questão ambiental, nos direitos humanos e, na questão do multilateralismo. No encontro dos BRICS, o governo chinês fez pesadas críticas indiretas ao Bozo e, não devemos estranhar se começarmos a ter o superávit comercial reduzido com os chineses. E, não vamos esquecer que a China, o Japão e outros países do Sudeste Asiático, acabaram de firmar a maior área de livre comércio do mundo. Enfim, o Bozo caminha para o seu fim. O Japão, assim como os EUA de Biden, também virou comunista!
  • José osmar
    20/11/2020 2 Curtiram
    Na verdade a maior derrotada foi a Esquerda \"Cupanheiro\" ,O PT ficou lá traz na maioria das cidades, O PSDB também com algumas excessões,foi muito reduziddo, mas a imprensa calhorda ,continua distorcendo a realidade,tanto no Brasil, como no exterior.Quem acredita na imprensa?/??/?? .Quase ninguém mais.
    • Asdrúbal da Franca
      23/11/2020
      Zerosmar, o maior derrotado nessas eleições foi o seu mito Amebassauro (como já disse, não cometerei a injustiça de comparar a besta do presidente com qualquer outro animal vertebrado, por isso não o chamo mais de Orangotango-Mito)!! Ele estava com a máquina na mão e ninguém que ele apoiou venceu em municípios de alguma relevância! Ele é o fracasso total !! E o gado que o segue é cara da derrota...Chorem minions...Se a grama mudar de cor, vocês passam fome!!!
    • darsio
      23/11/2020
      Onde está o patriotismo do seu bozo que, assiste passivamente à exportação das nossas carnes e grãos para a China, ao passo que os preços da comida no prato do brasileiro subiram absurdamente? Afinal, os chineses não são comunistas? Então porque os agropecuaristas e o bozo, tão patriotas, vendem para eles? O dinheiro nos bolsos deles vale mais do que as vidas dos brasileiros? É isso que é patriotismo? Vai me dizer que os caríssimos preços que pagamos nos supermercados também são mentirosos? E, o que falar dos combustíveis e do gás de cozinha que também não param de subir? Onde está a política de abastecimento do seu bozo? O que aconteceu com a milhares de toneladas de arroz que foram estocadas por governos anteriores? Caia na real seu idiota! Bozo não elegeu seus aliados porque o povão já está se tocando da farsa que é esse asno que nos desgoverna. E, pare de ficar lendo whatsapp e vai ler notícia de verdade. É o próprio STE que divulgou os resultados que, com todas as letras, nos informam que bozo não elegeu a quase totalidade dos candidatos para os quais ele fez campanha. É o próprio STE que, ao divulgar os números, mostra matematicamente que o filho do bozo teve 37% menos votos nessas eleições. É o STE que indica o crescimento das siglas tradicionais, muito embora eu não tenha nenhuma simpatia por elas. Ou seja, os números oficiais comprovam que o PSL (Partido Só de Laranjas) praticamente desapareceu e, Bozo está tremendo de medo, pois Trump foi chutado da Casa Branca, Macri foi varrido da Casa Rosada e, em 2022 vamos tirar o Bozo do Planalto e, manda-lo para as profundezas de uma depressão absoluta. Se é que você sabe o que é a morfologia de uma depressão. Vai estudar seu ignorante e MENTIROSO!
    • darsio
      4 dias atrás
      É verdade Asdrúbal. Também não vou comparar o bozo com um asno. Não posso continuar a desmerecer a inteligência do coitadinho do animal, comparando-o ao bozo. e< saiba que também não podemos comparar o bozo a merda, pois esta ainda tem utilidade para a produção de biogás.
  • José osmar
    24/11/2020 1 Curtiu
    Te chamo daquilo que somos ,nos falta adjetivos para qualifica_los ,mas vejamos os fatos , Cuba ,Venezuela,Coreia do Norte, China na qual vcs defendem ,nada mais nada menos são o maior exemplo de Opressores da Humanidade, os falsos lideres \"herois \" , vcs idolatram Luladrão, Maduro,Xi Jipinho, veja o naipe da galera , a Esquerda cada vez mais ridícula e nefasta,defenestra vai ,só os cabeça vento pra embarca nessa Barca furada .
    • darsio
      5 dias atrás
      Um litro de óleo custando mais de 8 reais, um pacote de arroz a 30 reais, o álcool ultrapassando os três reais, um quilo de carne de segunda por mais de 35 reais, gás de cozinha por quase cem reais etc. Saiba seu babaca que tudo isso não é mentira. Não é notícia de whatsapp. Basta você ir num mercadinho que constatará. Saibam leitores que, desde o governo FHC ao de Dilma, não havia aumentos tão escandalosos assim. Aliás, leitores perguntem a esse ignorante do ze osmar por qual motivo o bozo dele continua a exportar os nossos alimentos para os comunistas chineses? Pergunte a ele onde está o patriotismo do bozo e dos agropecuaristas que preferem ver o povão brasileiro passar fome e pagar caro nos alimentos, mas com um dinheirão nos bolsos, do que priorizar o mercado interno? Onde está o sentimento patriota verde-amarelo em tirar a comida dos pratos dos brasileiros para servi-la nos dos chineses comunistas? Ou esse zé osmar é um baita tapado que, fala apenas insanidades ou é um burguesinho que não sabe se quer o que é trabalhar na vida. Ou seria os dois?
    • darsio
      4 dias atrás
      Meu caro! Em respeito a população brasileira, você que certamente vive grudadinho nas genitálias do bozo, peça para ele e os grandes agropecuaristas serem patriotas de verdade. Peça para que deixem de vender a nossa soja e as nossas carnes para os comunistas chineses, para que esses alimentos sejam disponibilizados ao brasileiro. Peça também, para esses ilustres patriotas pararem de vender o nosso arroz para os comunistas venezuelanos. Então, meu querido! O bozo e os grandes agropecuaristas estão de rabo preso com os comunistas chineses e venezuelanos, ou seja, estão tirando a comida do prato do brasileiro para servi-la nos do chinês e venezuelano. Deixe seu whatsapp e vá a um mercado e verás que, diferente do que você diz, os preços absurdos dos alimentos são verdadeiros. Vá e confira!
    • Asdrúbal da Franca
      4 dias atrás
      Zerosmar, vou lhe dar uma dica preciosa à sua alfabetização política (aliás, dica que já lhe dei inúmeras vezes): para de repetir igual papagaio as bobagens que lhe chegam do esgotão do zap...A esquerda que realmente importa é crítica a todos esses governos que vocês minions atribuem o nosso apreço! É a esquerda que ocupa governos na Europa e na América Latina, e não a que se preocupa com a edificação de regimes autoritários...Você já viu Guilherme Boulos falando de Coreia do Norte, China ou Venezuela? Certamente que não: mas ele fala do direito CONSTITUCIONAL à moradia digna! Certamente, pelo fato de a direita ser tão BURRA e não conseguir enxergar quem é, de fato, o adversário, que o Boulos atropelou a direitalha cega e caduca (Russomano, Joyce, Fidélix) e cresceu tanto politicamente! É por isso que sempre digo: se a grama mudar de cor, minion passa fome!
    • darsio
      4 dias atrás
      Acho legal você zé osmar escrever uma porção de asneiras sem qualque fundamentação e muito menos veracidade. E, depois você mesmo curte as suas tolices escritas. Ou acha que somos tapados em acreditar que alguém curtiu suas asneiras? Mas, olha! Saiba que bozo e os agropecuaristas estão de rabo preso com o comunista Maduro e com o governo chinês, pois estão tirando a comida dos pratos dos brasileiros para servi-la a esses comunistas. Deixa de ser otário rapaz e vai estudar na vida!
  • José osmar
    4 dias atrás
    Essa Dupla de Esquerdista é tão idiota que acham que as pessoas são BoBas tal qual , subiu os alimentos, de quem é a culpa ?Veja bem qual o Governador que aumentou o ICMS? João Dória não é mesmo?Inclusive da cesta Básica.Outra perguntinha ,quem era os defensores do fique em casa ,vocês as duas esquerdolas mais o Governador Chines.Essa Esquerda Tupiniquim está tão alienada que até o Barak Banana diz que o Luladrão é Ladrão,mas os Bocós o defendem , isso é IDIOTICE a enésima potência,simplismente podemos dizer que cultura não é INTELIGÊNCIA,exemplo notório :DUDU e DADA.
    • darsio
      4 dias atrás
      Eita sujeito bobo. O arroz, o óleo, as carnes e o gás de cozinha dispararam de preço em todo o país e, entenda seu ignorante que o Dória governa apenas para São Paulo. Logo, seu idiota não foi o aumento do ICMS, embora condenável, o grande vilão nessa história. Além disso, esse período de disparo de preços não coincidiu com o do plantio, que teve inicio no final de setembro. Aliás, o seu próprio bozo chamou os agropecuaristas de machões, sob o discurso de que eles não pararam durante a pandemia. Vou de novo tentar te ensinar algo inteligente, seu ignorante: com o dólar disparado e muito valorizado, as exportações ficaram mais atrativas e, com isso nossos estoques de soja e a produção de carnes voltaram-se para o mercado chinês (comunista) e, os de arroz foram vendidos para a Venezuela (também comunista). DEIXA DE SER TROUXA RAPAZ! VAI ESTUDAR E LER NOTÍCIAS DE VERDADE. SEU BOZO É O GRANDE CULPADO PELOS AUMENTOS, POIS JAMAIS TEVE ALGUMA POLÍTICA DE ABASTECIMENTO. ELE E OS GRANDES AGROPECUARISTAS SE DIZEM PATRIOTAS, MAS PREFEREM VENDER A PRODUÇÃO PARA COMUNISTAS. ESTÃO POUCO SE LIXANDO PARA OS BRASILEIROS. E, VAI APRENDER A ESCREVER, HAJA VISTA QUE SEU PORTUGUÊS É BEM BOZADO, ISTO É, INTELECTUALMENTE SOFRÍVEL.
    • darsio
      4 dias atrás
      Ou os brasileiros tenham maior consciência nas eleições de 2022, ou vão ter de fazer arminha para ter comida no prato.
    • Asdrúbal da Franca
      3 dias atrás
      Caro Darsio, não adianta discutir com o Zerosmar...Ele é a representação emblemática do amebaminion doutrinado, cego e acéfalo. Você traz argumentos racionais e o amendoim-neurônio dentro da cabeça dele dá cinco piruetas e grita: MITOOOOO! Você vê: 170 mil mortos e, venerando o Orangotango-Preto, o sujeito ainda diz que o isolamento social foi um erro. E se não houvesse o isolamento, quanto seriam? Esse é o caráter de toda pessoa-de-bem-só-que-não seguidora do Presidente Jumento: vida nenhuma importa, apenas o dogma!
  • José osmar
    2 dias atrás
    A Dupla de esquerdista e fake newsera da Lupa ,da foice do Sô Paulo ,da Rede BoBo,Isto já Era,Zóia e etc ,só postam noticias falsa, a Esquerdalha prescisa é pagar o calote que deram no Brasil através daqueles empréstimos feitos no BNDES,fora o que devem ainda temos de acolher suas populações famintas , e a Argentina está indo para o mesmo caminho de miséria,eita socialismo utópico e comunismo Opressor,sai dessa vida.
    • darsio
      1 dia atras
      Você de um concurso de inteligência num curral? Siga meu conselho e não vá. Pois os outros quadrúpedes vão te dar um bale.
  • José osmar
    2 dias atrás
    A Dupla DADA e DUDU,são tão ignobeis que fica nessa conversinha de Covid ,quem não ve que o numero de mortos não dá nem 1% da população , e que esse 1% tem muitos que não morreram de Covid e sim de comorbidades, em relação a enfermidades como : Cancer ,pneumonia,doenças cardíacas, suicídios,tuberculose e outras doenças não se preocupam portanto não passam de Hipócritas,substimam a nossa Inteligência,além de que ficam sugestionando lock-down ,coisa que não tem 1 trabalho sequer que comjprove sua eficácia,enem mascára , porque se assim fosse não teríamos nenhum profissional da saúde contaminados,no entanto são os que mais foram os contaminados, deixa de pregação de ideia seus manes ,Sai do Prepúcio do DitaDória e do Xing Ling.
Veja mais Toninho Menezes

CLIMA EM FRANCA

30°
17°

MAIS LIDAS

COLUNISTAS

ECONOMIA Atualizado 1 hora atrás

  • Dólar Comercial:
    Data:
  • Dólar Turismo:
    Data:
  • Euro:
    Data:

LOTERIAS Atualizado 1 hora atrás

  • Mega-Sena: 2318
    Sorteio: 28, 44, 52, 54, 58, 60 Data: 14/11/2020
  • Quina: 5418
    Sorteio: 22, 35, 44, 53, 66 Data: 17/11/2020